Minha Jukebox: História da Música.

00:00 Fernanda Bizerra 13 Comments


Olá Catarina´s (os)! 

Quando pensei em reformular o blog, não tinha as novas colunas bem definidas, porém fui pensando e a partir de hoje começo a publicar algumas músicas na coluna Minha Jukebox. Todavia, antes de tudo, deixarei um pouquinho da história para vocês. No próximo post, todos conhecerão a primeira canção que escolhi compartilhar. 

Surgimento da música: 
Podemos dizer que a “Música” é a arte de combinar os sons e o silêncio. Se pararmos para perceber os sons que estão a nossa volta, concluiremos que a música é parte integrante da nossa vida, ela é nossa criação quando cantamos, batucamos ou ligamos um rádio ou TV. Hoje a música se faz presente em todas as mídias, pois ela é uma linguagem de comunicação universal, é utilizada como forma de “sensibilizar” o outro para uma causa de terceiro, porém esta causa vai variar de acordo com a intenção de quem a pretende, seja ela para vender um produto, ajudar o próximo, para fins religiosos, para protestar, intensificar noticiário, etc.

Acredita-se que a música tenha surgido há 50.000 anos, onde as primeiras manifestações tenham sido feitas no continente africano, expandindo-se pelo mundo com o dispersar da raça humana pelo planeta. A música possui a capacidade estética de traduzir os sentimentos, atitudes e valores culturais de um povo ou nação. A música é uma linguagem local e global.


Das grandes civilizações do mundo antigo, foram encontrados vestígios da existência de instrumentos musicais em diferentes formas de documentos. Os sumérios, que tiveram o auge de sua cultura na bacia mesopotâmia a milhares de anos antes de Cristo, utilizavam em sua liturgia, hinos e cantos salmodiados, influenciando as culturas babilônica, caldéia, e judaica, que mais tarde se instalaram naquela região.

A cultura egípcia, por volta de 4.000 anos a.C., alcançou um nível elevado de expressão musical, pois era um território que preservava a agricultura e este costume levava às cerimônias religiosas, onde as pessoas batiam espécies de discos e paus uns contra os outros, utilizavam harpas, percussão, diferentes formas de flautas e também cantavam. Os sacerdotes treinavam os coros para os rituais sagrados nos grandes templos. Era costume militar a utilização de trompetes e tambores nas solenidades oficiais.


A teoria musical só começou a ser elaborada no século V a.C., na Antiguidade Clássica. São poucas as peças musicais que ainda existem deste período, e a maioria são gregas. Na Grécia a representação musical era feita com letras do alfabeto, formando “tetracordes” (quatro sons) com essas letras. Foram os filósofos gregos que criaram a teoria mais elaborada para a linguagem musical na Antiguidade. Pitágoras acreditava que a música e a matemática formavam a chave para os segredos do mundo, que o universo cantava, justificando a importância da música na dança, na tragédia e nos cultos gregos.

Os músicos que aperfeiçoaram e enriqueceram a sinfonia clássica foram Haydn e Mozart. O “Concerto” é outra forma de composição surgida no período clássico, ele apresenta uma espécie de luta entre o solo instrumental e a orquestra. No período Clássico da música, os maiores compositores de Óperas foram Gluck e Mozart.

Até mais!!
Siga o blog nas redes sociais:
               Beijos Fê :*


Fontes: http://www.infoescola.com

13 comentários:

  1. Olá eu já tinha estudado a historia da música na epoca que eu estudava piano estão dizendo ultimamente que é bem mais antiga que a gente pensava mais ainda são pequenos estudos que não tem conclusão.
    Adorei conhecer seu blog acho que é um dos únicos que valeu a pena entrar hoje de manhã mas está demorando muito para entrar demora para carregar tente limpar o cache dele assim acho que você receberá bem mais visitas porque vale a pena muito bom seu blog.

    www.descrevendonuvens.com
    www.facebook.com/descrevendonuvens

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernanda!
    Aaah adorei o post! Eu estou fazendo curso para aprender a tocar teclado, mas a gente não vê essa parte da história nas aulas.
    Espero que você poste mais sobre história da música, é um assunto que eu gosto bastante!

    Beijos,
    Sora - Meu Jardim de Livros

    ResponderExcluir
  3. Oi Fe, sua linda, tudo bem
    A Musica assim como os livros é uma paixão minha. Acho que a música consegue tocar fundo na nossa alma, esse é o poder que ela tem, pois ela traduz vida, sentimentos de quem a criou, seja somente melodia, ou melodia e letra. Nunca parei para pensar quando ela surgiu. Por isso adorei a postagem que você fez e não vejo a hora de conhecer suas indicações.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    Caramba ainda não conhecia a história da música! #vergonha
    A música é indispensável na vida do ser humano! Diria que é impossível viver sem ouvir uma boa música!
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  5. Eu lembro que quando entrei na faculdade fiz dois semestres de música e a história dela me encantou me deixando quase com vontade de mudar minha graduação (de teatro para música). Só não mudei pois sou uma negação para tocar qualquer tipo de instrumento. Amo música, de vários tipos e acho que ela é uma das melhores formas de comunicação que existe. Não tem como ficar indiferente a música...

    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  6. Olá, tudo bem?

    Que post mais legal. Adorei. Estudei música muito anos atrás. Confesso que não lembro nada. E adorei me informar mais aqui. Música é uma coisa maravilhosa, que faz parte do nosso cotidiano, direta ou indiretamente. E é muito interessante estudar a história da música. Parabéns!

    beijos

    http://www.livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Normalmente história de nenhum tipo me interessa, mas gostei de acompanhar um pouco da história da música, embora não seja uma pessoa muito musical. Quando escuto algo normalmente é MPB, mas estou curiosa para acompanhar suas indicações. Adorei isso de que música é a arte de combinar os sons e o silêncio, nunca tinha pensado dessa forma.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Nossa, muito interessante! Não conhecia essas informações sobre a música \o/ Alem da leitura, a música é algo que eu gosto sempre de buscar novidades \o/
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  9. Olá Fê!!

    Ótimo post! Sucesso com sua nova coluna!
    Eu sou uma alienada quando se fala em música kkkkk, estou sempre por fora, mas amo música!
    Quem sabe aprendo mais por aqui! <3

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  10. Eita mulher, gostei do novo projeto,amo músicas,escuto o dia todo, principalmente quando estou organizando algo, me deixa mais animada. Gosto de músicas clássicas, apesar de não ouvir muito, mas já experimentei ouvir enquanto lia e deu certo,hahaha.E olha que músicas comuns não deu muito certo. Gostei das explicações amigas, a maioria não sabia. Aguardando as indicações pra acrescentar mais músicas na play aqui do not.

    bjs

    ResponderExcluir
  11. Oi,
    Eu amo ouvir música, mas nunca tinha parado para pensar em como ela surgiu! Adorei a ideia do post,
    eraumavezumaestante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Amiga eu gostei bastante do seu post.
    Espero que dê tudo certo nessa nova fase e que você faça muito sucesso viu?
    Espero poder te acompanhar sempre por aqui, porque minha vida na verdade anda uma loucura, mas mesmo
    assim espero de coração que os seus leitores gostem =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/11/resumo-do-mes-outubro.html

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?!
    Eu já tinha ouvido falar da história da musica, mas foi uma coisa meio por cima mesmo... Nada como no seu post.. Nem sabia que tinha música na cultura egípcia, fiquei de queixo caido, mas adore!!
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir