Resenha: O Teste por Joelle Charbonneau - Ed. Única

09:31 Fernanda Bizerra 14 Comments


Olá leitores!

O Teste é o primeiro livro de uma trilogia distópica lançado pela Única Editora. Sempre nutri curiosidade em conhecer a trama e claro que não poderia perder essa oportunidade. Achei parecido com Jogos Vorazes e isso foi um impulso para conhecer a vida das personagens, pois quem já leu as obras da Suzanne Collins, conhece a adrenalina e o medo que sentimos através da leitura.

Em O Teste conhecemos Malencia para os íntimos, Cia Vale – confesso que na primeira olhada achei que fosse Melancia (risos). Ela vive na Colônia Cinco Lagos e tudo que mais deseja é ser selecionada para participar do teste em Tosu City, depois de sua formatura no colégio e cursar a faculdade. Cinco Lagos ficou anos e anos sem enviar seus alunos para o teste elaborado pela Comunidade das Nações Unificadas, e podem descobrir o porquê lendo o livro – Risos!

Cia é escolhida e seu pai, que já participou de uma edição do teste, fica apreensivo e muito preocupado, pois sabe o futuro que espera sua pequena garota. O pai de Cia nunca falou abertamente com ela sobre o seu teste, afinal nem ao menos consegue se lembrar como as coisas aconteceram, e resta-lhe apenas alertar sua pequena menina para ter cuidado e jamais confiar em outros competidores.

Quando chega a Tosu e os testes começam Cia percebe que todos os pesadelos de seu pai se tornam mais reais e assustadores do que ela imaginava. Cada fase fica mais difícil para ela, pois a tensão aumenta, suicídios são cometidos, a pressão do confinamento afligiu os candidatos que buscam cursar a universidade e tornarem-se os novos líderes de um mundo devastado e para tentar reconstruí-lo.

O que interessa é porque os testes acontecem né!? O mundo foi devastado pela Terceira Guerra Mundial e as bombas atômicas deixaram no solo consequências graves. O solo é infrutífero, a água contaminada, os animais sofreram mutações genéticas, assim como alguns humanos, ou seja, o mundo virou um pandemônio.


Os escolhidos para cursar a faculdade têm em mãos o futuro do planeta e sua reconstrução, pois seus estudos lhes permitirão a manipulação de elementos para terem alimentos saudáveis.

Entretanto, para chegar onde desejam, os escolhidos precisam enfrentar quatro fases de um teste onde a única penalidade para os erros cometidos é literalmente a morte! Sim, meus queridos leitores, apenas um erro e o único futuro certo dos candidatos é a morte. Cia presenciou algumas delas e isso lhe traz mais e mais pesadelos durante suas noites de sono.

Quando chega a capital ela começa a observar e tudo aquilo que seu pai lhe contou em segredo é revelado diante de seus olhos. A última fase é a mais difícil e cheia de adrenalina, pois em cada esquina de uma cidade devastada pela guerra esconde uma armadilha e os desatentos podem não ultrapassar a linha de chegada. Posso dizer que Malencia tem uma vantagem muito boa perante aos outros candidatos, pois seu pai, mesmo não recordando completamente de seu teste, os pesadelos que o acompanham há anos, ajudou a treinar seus filhos no dia-a-dia a como sobreviver em situações caóticas.

No campo de batalha – digamos assim - existem aqueles que são capazes de tudo para vencerem. Tirar uma vida torna-se banalidades das mais casuais para alguns participantes. A traição é inevitável e, até mesmo, quem se diz amigo pode ser seu maior rival trajado de ovelha. Desconfiar de tudo e de todos é a melhor opção que cada personagem desta trama possui.  Até mesmo aquele que acreditamos ser o mocinho é capaz de mostrar suas garras venenosas.

Achei a capa do livro muito bonita e diz muito sobre a trama e a diagramação está ótima, apesar de, no início, ter achado as letras muito pequenas.

Em suma, recomendo a leitura e estou esperando ansiosamente pela continuação! E, claro, espero muita adrenalina!

Trilogia O Teste (The Testing)



1) O Teste (2014)
2) Estudo Independente (2014)
3) A Formatura (2014)



Siga o blog nas redes sociais:

                                                                Beijos Fê :*

14 comentários:

  1. Olá, Fernanda!
    Não conheço a trilogia, mas acho que não faz meu estilo literário... estou começando a me fechar nos livros para o Mestrado e os livros de parcerias... Acho que em outro momento.
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Nanda! LINDA Resenha! Amei assim como amei a trilogia, tem resenha dos 3 lá no blog, espero que vc goste de todos eles, assim como eu que sou uma apaixonada por Distopias! Beijos

    ResponderExcluir
  3. Adorei a resenha!
    Eu já li o livro e não conseguia parar de ler por um segundo. Ele é muito viciante, eu fiquei apreensiva junto com a Cia e fiquei louca para saber o que fazer!
    Beijos,
    Déia
    Own Mine

    ResponderExcluir
  4. Oi Fê!
    Esta aí um livro que está na minha fila de leitura e não vejo a hora de lê-lo. Tive excelentes recomendações sobre a série e desde então tenho muita curiosidade. Sua resenha só fez aumentar ainda mais minha curiosidade.
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Sempre vejo comparações de O Teste com Jogos Vorazes hahahahaha
    Também por esse fato tenho uma curiosidade enorme com o livro e quero muito lê-lo.
    Sempre vejo muitos elogios e isso me instiga.
    Adorei sua resenha e percebi que realmente preciso ler logo hahahaha
    Espero poder comprar esse trilogia e devorá-la logo!
    Beijão!

    ResponderExcluir
  6. Oie, Fernanda!
    As pessoas sempre dizem que O Teste é semelhante a Jogos Vorazes, mas eu não achei, a não ser pelo sentimento que nos provoca bem característico das distopias. Fiquei bem interessada, especialmente por causa da capa, e logo estarei lendo. Parabéns pela resenha!
    Com carinho,
    Celly.

    http://melivrandoblog.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Eu amei a sua resenha.
    Tenho esse livro e estou ansiosa para que chegue a vez de lê-lo.
    a história parece ser muito boa e prender o leitor do começo ao fim.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi Fernanda tudo bem, eu finalizei essa trilogia, e os elementos usado pela autora são bem inteligentes, o final não me agradou, mas a série em si deixa a gente tenso e mega curioso para saber o que irá acontecer em seguida!
    Bjkas
    Dani Casquet - Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  9. Oiee ^^
    Eu também achei que o nome da protagonista era Melancia...kkkkk' acho que nunca li Malencia quando via o nome dela *-* O teste é um livro incrível mesmo, uma das minhas trilogias favoritas, e o livro deixa mesmo a gente com medo do que vai acontecer...haha' melhor sensação de todas ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Ai gente, se você comparou com Jogos Vorazes, eu quero ler essa trilogia. Sua resenha ficou bem convidativa, comecei nesse mundo distópico ano passado e me apaixono cada dia mais, o mundo criado é sempre bem parecido, mas me encanta, espero conseguir ler essa trilogia e completar Jogos Vorazes <3

    Parabéns flor, você me fez ficar mais curiosa e apaixonada por esse mundo distópico.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. PS: Amei seu lay miga, quem fez seu banner?Me conta no inbox,achei lindo <3

      Excluir
  11. Oiii Fê
    Amei a sua resenha.
    Eu tinha me interessado por esse livro a um tempo por causa da capa hahaa feio isso ne mas achei a capa linda demais... Ai passou um tempo e eu conheci uma pessoa meio que viciada nessa série a Paulinha do Overdose kk e ela me deixou ainda mais empolgada para ler. A sua resenha contribuiu muito pra isso tambem :3 hahaha

    beijos
    Mayara

    ResponderExcluir
  12. Oie, tudo bom?
    Eu amo esse livro porque ele representa tudo o que eu gosto em uma série distópica. Gosto muito da história e do quanto a história é eletrizante. Além disso, a Cia é uma protagonista incrível.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi Fê... tudo bem??
    Adorei a resenha... estou com os dois primeiros livros aqui para leitura... quero começar logo, mas vai ficar somente para Maio... porque este mês estou deixando somente os livros de parceria... Gostei de saber que tem adrenalina e que os testes não são nada fáceis.. isso mostra bem o lado distópico das coias... estou bem ansiosa para começar... xero!!

    ResponderExcluir