Assédio Sexual no Trabalho ou nas Redes Sociais por Antonio Henrique.

00:00 Fernanda Bizerra 42 Comments



Em tempos de Internet e crimes cibernéticos, há outro que se adequou muito bem. Antes limitado ao espaço de um trabalho, uma sala, chefe e empregado (a) viviam um relacionamento que poderia ser tanto de amor quanto de ódio, e no limite disso havia o assédio sexual.

Alguns poderiam dizer que é uma prerrogativa do chefe masculino, mas já ouvi casos em que a mulher chefe assediou o empregado. Pois bem, na maioria dos casos é realmente o empregado homem que assedia a empregada, e em muitas vezes ele é casado. Mas simplesmente usa de sua posição no topo da empresa (em outros casos é o diretor ou gerente), para conseguir favores sexuais.

A pessoa assediada, no início não acredita muito, até porque é mais difícil o ataque frontal, ou seja, o ataque direto. Normalmente vem acompanhado de um elogio. Depois vem um presente e quando menos se espera uma promoção. É claro, se o assediado ou assediada ceder aos caprichos.

Vamos lembrar que Assédio Sexual é crime previsto em lei e além de pagar criminalmente o culpado ainda é capaz de pagar uma indenização por danos morais e à honra.

Mas, também vamos lembrar que muitos acabam aceitando o assédio devido à dificuldade em se conseguir um emprego decente. E vivem com isso durante algum tempo. Sendo explorados no serviço e no sexo.


É Crime. E tem que ser denunciado.

Acontece que agora o assédio migrou para as redes sociais e atingiu um campo mais amplo. Muitas vezes você não conhece a pessoa, aceita em sua rede social e o assédio começa: nossa! Você é linda, como você é inteligente, é casada? Tem filhos? E por aí vai. (isso vale para os homens também).

Uma amiga minha blogueira sentiu isso de ser assediada muitas vezes por ser bonita. A pessoa que assedia não quer saber de nada do blog apenas se interessa pela pessoa. E cerca.

No caso das redes sociais é mais complicado você denunciar, pois muitas vezes o perfil criminoso é fake, e pode ser feito de uma lan house. Mas a nossa legislação ainda não se adequou a esse tipo de ataque.


Vale lembrar que o assédio nas redes é muito mais perigoso, pois o tipo de mente que ataca é frio, calculista e muitas vezes doente. É onde os pedófilos também atacam. Quem tem filhos tomem muito cuidado com as fotos que postam, principalmente onde mostra muitas partes do corpo da criança. E ainda mais nos dias de hoje em que há tantos eventos marcados pelas redes sociais. Tomem cuidado, prestem atenção e vigiem. Ainda é a melhor maneira de evitar um desastre.





Antonio Henrique Fernandes

Colunista

42 comentários:

  1. Oii, infelizmente hoje em dia todo o cuidado é pouco.
    Eu procuro sempre saber quem eu estou adicionando no facebook e afins, sei que por causa do blog muitas pessoas fora do meu circulo de amigos acabam me adicionando, sendo assim sempre que vejo que alguém desconhecido me chama no bate-papo já fico alerta pois nunca se sabe o que a pessoa quer.

    Abçs!
    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Jéssica,
      Isso é verdade, por conta do alcance das redes sociais e da blogosfera às vezes fica dificil filtrar, mas é sempre bom tomar um cuidado extra.
      um abraço.

      Excluir
  2. Nossa muito bom o post, super claro e espefico, é bom lembrar deste tipo de assedio, pois muitos se calam as vezes por medo ou ameça.
    http://clubedabelezaemaquiagem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Lia,
      Tanto os homens quanto às mulheres (principalmente as mulheres) têm que ficar atentos a esse tipo de assédio.
      bjs

      Excluir
  3. Um tema muito importante de ser discutido e não poderia ter vindo em melhor momento, depois do que aconteceu essa semana na blogosfera. Se as pessoas soubessem mais sobre o tema, com certeza a incidência seria menor, porque os culpados seriam punidos. Infelizmente, a vítima fica com vergonha e não denuncia.

    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Mariana,
      a maioria dos casos, infelizmente, fica sem denúncia exatamente pela vergonha, mas é preciso tomar cuidado e denunciar sim.
      b

      Excluir
  4. Antonio um ótimo tema a ser discutido, acontece em muitas empresas, e o empregado fica com receio de denunciar e não conseguir mais emprego, o que a prática virar rotina sem punição. Denunciem . abraços

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joyce,
      é um cuidado que tem que ser tomado, por todos, em empregos ou em redes sociais, fico preocupado com o que minha filha de 11 anos se relaciona, e quando converso com mulheres que não conheço muitas vezes vem a famosa pergunta: é casado? quando o interesse é genuíno isso aparece normalmente durante a conversa, mas, primeira pergunta? isso vale para homens e mulheres.
      bjs

      Excluir
  5. Oiee ^^
    Mesmo com tantas campanhas e avisos por aí, as pessoas ainda são descuidadas quando se trata desse assunto. É uma pena que o mundo esteja caminhando para esse lado :/
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Dryh,
      Para você ver que não é por falta de aviso, mas muitas vezes é por puro descuido mesmo. vamos ver se isso muda. se houvesse mais denúncias com certeza já teria diminuído.
      bjs

      Excluir
  6. Oi, Antonio!
    Acho muito válida a sua observação… Realmente, é preciso cuidar dos nossos filhos e saber quais medidas tomar se, um dia, formos vítimas de assédio em qualquer lugar. É uma pena que precisemos de limites legais para impor ao outro o respeito que todos merecemos. O assédio é um tipo de violência que pode fazer qualquer pessoa se sentir impotente, principalmente quando ocorre perseguição pelas redes sociais ou o chefe de um emprego do qual somos dependentes. :/

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fran,
      é um assunto antigo e que voltou com força por conta da internet, redes sociais e blogs, e agora mesmo é que mais intensificado. é preciso tomar cuidado, se já era dificil cara a cara, imagine pela internet, com quem a gente nem vê, só uma foto que pode nem ser da pessoa, o famoso lobo em pele de cordeiro. eu tomo muito cuidado com as pessoas que minha filha de 11 anos se relaciona na rede social e blog.
      bjs

      Excluir
  7. Olá,
    Adorei o texto, principalmente por ele nos fazer atentar sobre um tema bastante complicado que é o assédio, gostei das suas palavras e da forma que o post alerta!
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Inês,
      temos (principalmente as mulheres) que tomar muito cuidado. o assédio pode acontecer em qualquer área e em qualquer lugar.
      bjs

      Excluir
  8. Oi Antônio, tudo bem?
    Gostei bastante do tema da postagem! Um conteúdo sério e que não se vê tanto nos blogs!
    Assedio é realmente uma coisa muito sério, independente do meio em que aconteça. A Vitima fica sempre em uma posição muito difícil.
    Temos realmente que ter muito cuidado e estar sempre atento a tudo!

    Abraço!
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maiara,
      Sim, tudo bem, assédio é ruim em qualquer plano, concorda? Fico feliz que tenha gostado.
      obrigado.

      bjs

      Excluir
  9. Olá!

    Que demais, gostei muito do post.
    Existem muitas coisas ocorrendo, não sei de alguém que eu conheça que seja assediado (a) no trabalho, mas sim, conheço pessoas nas redes sociais.
    Lógico que deve ter muito cuidado quem aceita em seu facebook ou qualquer outra rede social, além das fotos e tudo mais, enfim, não temos o controle de tudo isso, é crime e muito ainda vivem sobre esta pressão, mas ainda vai demorar um tempo para que isso seja contido.

    Abraços!
    De tudo um pouco

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Tamires,
      A preocupação hoje em dia nas redes sociais é que exatamente isso, uma rede. um é amigo de um amigo que tem um amigo que por fim é parente ou amigo de um amigo real seu. isso é muito amplo. e dá margens a alguns inconvenientes.
      bjs

      Excluir
  10. Esse tema tem que ser bem mais abordado, parabéns pelo post, as pessoas precisam estar em alerta sempre o assedio é algo extremamente evasivo que prejudica sus vitimas extremamente.
    Beijo^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Monique,
      outro dia uma amiga minha estava reclamando de que a pessoa nem a conhecia e ficava fazendo perguntas pessoais, bem pessoais. isso tem que ser evitado.
      bjs

      Excluir
  11. olá,
    esse assunto é muito importante de ser abordado, assédio acontece em toda parte, no trabalho principalmente e como citado de mulheres para homens tbm. Na internet acho importante tbm nao postar foto de criança com pouca roupa, nem mulheres ficarem se expondo demais pq nao sabemos quem está ali, pode ser ate msm um amigo, nunca sabemos o q se passa na cabeça dos outros nao e mesmo ? Adorei o texto, beijos

    http://somandoconhecimentooficial.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Suzi,
      obrigado pelo carinho, é um assunto extremamente dificil e delicado. muitas vezes a pessoa não se dá conta da forma invasiva do outro, seja homem ou mulher, e como as redes sociais tem muitas ramificações, a gente acaba não sabendo como agir, porque um amigo é amigo de um amigo que tem um amigo que é seu amigo.
      bjs

      Excluir
  12. Oi,
    Com o alcance das redes sociais, questões como o assédio sexual foram para um nível completamente novo e ainda mais difícil de ser punido. Temos sempre que prestar muita atenção em quem aceitamos ou seguimos e principalmente cuidar das fotos e mensagens que passamos em redes sociais, não temos como saber o que todos pensam...

    sobrelivrosesonhos.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Evelise,
      Como falei ali acima, o problema maior das redes é a falta de controle com quem é adicionado. adicionamos gente que não conhecemos pelo simples fato de fazer parte da rede de um amigo ou parente e isso pode acarretar problemas bem graves.
      bjs

      Excluir
  13. É sempre bom ter cuidado quando se trata de internet, pois é sempre perigo e muita gente se aproveita, o caso é denunciar quem pratica.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sammy,
      O maior problema é detectar realmente um assédio. e o pior, com o fato de muita gente que são adicionados por pertencerem a redes de amigos ou parentes você acaba muitas vezes não levanto a sério o assédio.
      bjs

      Excluir
  14. Acho um tema muito legal para ser trabalhado principalmente com as crianças, pois elas sao as mais vulneráveis, parabéns pela iniciativa bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Carol,
      Sim, concordo com vc. as crianças são sempre o principal alvo, porque não tem como identificar o lobo da ovelha. nós pais temos que ter muito cuidado com quem nossos filhos falam nas redes sociais.
      bjs

      Excluir
  15. Oi Antonio.
    Que post excelente, esclarecedor.
    Esse é um assunto que é sempre bom ter todos os detalhes em mente.
    Só deixei meu filho começar a participar das redes sociais quando me senti segura e percebi que ele realmente compreendia os perigos, mas é claro que não deixo de vigiar.

    Beijos.
    Leituras da Paty


    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Paty,
      obrigado... me sinto na obrigação de falar isso porque tenho uma filha de onze anos, ela é ingênua, tem a tendência de acreditar nas pessoas, então as crianças acabam sendo as maiores vítimas. tem que haver um controle maior e conversar bastante com os filhos, do mesmo jeito que nao devem falar com desconhecidos na rua, o conselho vale para as redes sociais.
      bjs

      Excluir
  16. Oii, tudo bem?
    Infelizmente nos dias de hoje todo cuidado é pouco, não podemos confiar em quase ninguem, isso é uma coisa deplorável, já se foi os dias em que todos se respeitavam, mas não vou perder a esperança de que um dia todos vamos viver em harmonia.

    www.fonte-da-leitura.blogspot;com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Giovana,
      Também tenho esperança que um dia possamos viver em harmonia, sem perigos, adultos e crianças, que acabam sendo os maiores alvos pelo pouco conhecimento da vida.
      bjs

      Excluir
  17. Olá Antonio... tudo bem??

    Bom essa questão de assédio é tão complicado, porque uma vítima que se presa ao denunciar tem que provar que isso aconteceu e as vezes a palavra de um bam bam bam endinheirado fala muito mais alto e ai que as coisas podem ficar realmente perigosas acho que é por isso que não vemos muitas denuncias desse tipo por ai... eu tenho uma filha de 11 anos e não deixo ela ter o facebook... acho muito cedo pra isso..., ela atualmente tem um celular por questões de segurança porque trabalho e preciso acompanhá-la... mas fico em cima... ainda bem que nessas questões ela não me esconde nada e também nem consegue... rs... mas temos que ficar em cima mesmo e todo o cuidado ainda é pouco... Xero!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá diana,
      Tem que tomar cuidado mesmo, mas quanto à denúncia, o computador guarda as conversas, então até tem como provar o assédio, a idéia é ou copiar ou fazer print das conversas. tb tenho filha de 11 anos e confio nela, mas não nos outros. e converso com ela sobre isso. ela tem face, mas controlo as amizades... nenhum adulto, a nao ser que seja parente e que eu conheça.
      mesmo assim ainda é complicado controlar.
      bjs

      Excluir
  18. Oie, tudo bom?
    Esse é um tema muito importante, principalmente a parte relacionada com o assédio na internet. Muitas vezes começa com um elogio e depois passa para a perseguição. Temos que ficar mais atentos e controlar o que é postado na internet.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Aline,
      Sim, tudo bem. é bom fazer um controle constante e questionar sempre quando a outra pessoa ultrapassa um pouco a linha da "amizade".
      bjs

      Excluir
  19. oi, tudo bem?
    adorei o texto, e o tema é super relevante. Nunca tinha visto nada sobre assédio nas redes sociais, às vezes por não enxergar dessa forma alguns comportamentos desagradáveis, mas realmente é assim mesmo. Eu sei de um caso de assédio no trabalho, mas entre dois funcionários, não de chefe/funcionário, e a situação é bem desagradável mesmo, e preocupante.
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Bruna,
      obrigado, o tema é complicado e delicado. Quando uma pessoa é assediada, nunca se sabe qual caminho que será tomado. pode terminar por bem, ou da pior maneira.
      bjs

      Excluir
  20. Olá Antonio!
    Isso é o que mais a gente vê nas empresas.
    E muitas pessoas aproveitam isso para crescer no trabalho, o famoso "teste do sofá".
    Tem gente que sofre com isso, sim! Tem. Mas acredito que as pessoas perderam tanto o respeito que acabam embarcando nessa e vê como uma oportunidade.
    Adorei o texto.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Suelen,
      É como vc disse, tem que gente que acaba embarcando nessa pela própria falta de auto estima ou até mesmo por questões éticas.
      bjs

      Excluir
  21. Oi Antonio,
    Adorei o texto. Graças a Deus eu não passei por esse tipo de situação e nem conheço alguém. Mas sei que isso torna-se cada vez mais corriqueiro. Minha mãe sofreu assedio moral e julgo com a mesma seriedade, acredito até que deveria ser criminalizado.

    Beijos,

    http://www.lendoeesmaltando.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda,
      Tem que ser criminalizado, sim. Infelizmente acontece mais do que a gente imagina. e as pessoas têm que estar preparada para isso.
      bjs

      Excluir