Entrevista com Fabiane Ribeiro

12:54 Fernanda Bizerra 4 Comments

Olá Pessoal!
Há algum tempo o Blog Amor Literário fechou parceria com Fabiane Ribeiro. Ela é escritora e formada em Medicina Veterinária. Ela já possui Três livros no mercado literário " Jogado Xadrez com os anjos", Corações em fase Terminal" e seu mais recente livro "A gente ama, a gente sonha" . E hoje venho divulgar a entrevista concedida por esta pessoa linda, que é a Fabiane Ribeiro.
Espero que curtam!!



Fabiane, como você percebeu que seu destino era ser escritora?
Eu sempre amei ler e escrever, mas confesso que nunca sonhei em ser escritora. Eu estava no quarto ano de faculdade de Medicina Veterinária, quando fiquei doente e parei os estudos por um tempinho. Nessa época, em meio a momentos difíceis, escrevi dois livros. Um deles é o romance “Jogando xadrez com os anjos”, minha primeira obra publicada. Desde então, a literatura passou a fazer parte da minha vida e dos meus sonhos.

Quais eram seus passatempos que te levaram a querer contar histórias?
Como a escrita veio como uma surpresa em minha vida, conforme mencionado acima, é difícil apontar algum passatempo que tenha me levado diretamente a ela. Mas, no geral, diria que a paixão que sempre tive pela literatura foi uma das responsáveis.

De onde vêm os seus personagens? São inspirados em pessoas reais ou em fatos?
Geralmente eles surgem de forma espontânea, assim como os primeiros rabiscos de cada história. Não costumo baseá-los em fatos ou pessoas reais (pelo menos, não de forma consciente). No decorrer do tempo, eles vão ganhando cada vez mais forma e gosto muito de trabalhar com o passado de cada um deles na minha cabeça. Isso fica bem claro em “Jogando xadrez com os anjos”, pois faço alguns “flashbacks” de personagens. Gosto de ter um motivo para as atitudes e os sentimentos de cada um no presente. Então, mesmo que não seja o personagem principal, geralmente tenho a história de vida de cada um em minha cabeça. A partir do passado, monto o perfil de como cada um seria no momento presente da história.

Quais escritores e livros te influenciaram a começar a escrever?
Adoro o trabalho de vários escritores, do mundo todo, e acredito que cada um traga um pouquinho de inspiração para as minhas histórias e para a minha vida. Alguns dos que mais admiro são Carlos Zafón, John Boyne, Khaled Hosseini e Fernando Sabino.

Qual de suas obras/personagens é seu favorito? Por quê? O que ele significa para você?
Tenho um carinho especial pelo Pepeu e sempre terei. Na verdade, pela relação dele com a Anny em “Jogando xadrez com os anjos”. A Anny é uma criança que enfrenta lições muito duras da vida, e ele surge de forma misteriosa, tornando-se um bálsamo, uma luz no fim do túnel, um protetor, um irmão mais velho... e algo que ela nunca teve: um amigo. A Anny passa a amá-lo demais e de forma pura, e é esse amor que senti ao escrever cada cena em que ele esteve.

O que você mais gosta nas suas próprias histórias?
Amo os personagens. Para mim, é como se eles tivessem vida própria!

Quando começou a escrever algo afetou/mudou na sua vida? O que?
Muita coisa. Primeiramente, eu estava terminando a faculdade de veterinária. Hoje, sou formada, mas não exerço a profissão. Trabalho exclusivamente com os livros. Portanto, meu dia a dia, minha rotina, meus objetivos, tudo mudou quando comecei a escrever.

Por que gostar de escrever?
Porque posso transformar ideias em histórias, sentimentos em ações e criar personagens que podem levar as pessoas a sonhar.

Deixe uma frase ou algo que goste para nós.
Agradeço a oportunidade e o espaço para divulgar meu trabalho no blog. E quero dizer para todos os leitores: vivam seus sonhos e não deixem nunca de acreditar que a vida nos reserva boas surpresas!
E, citando meu próprio livro “Jogando xadrez com os anjos”: Não há idade para sonhar e, muito menos, para buscar sonhos antigos. Os sonhos nunca morrem”.

 Contatos da Autora.
www.fabianeribeiro.com.br
www.reinoxadrez.blogspot.com
@fabiribeirovet

4 comentários:

  1. Oi, Fernanda.

    Que legal a Fabiane! Estou tentando fazer parceria com ela também. ;) E eu nem sabia que ela era veterinária, que demais! Ah, amei conhecer mais um pouquinho sobre ela, devo ler seus livros em breve.

    Estou seguindo seu blog, querida. Obrigada por me avisar da entrevista via Skoob. ;)

    Beijos,

    Isie Fernandes - de Dai para Isie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Fabiane, é super linda, e fofa!
      Eu amei fazer parceria com ela e te desejo boa sorte!

      E obrigada pela visita.
      Beijokas!

      Excluir
  2. Legal a entrevista é sempre bom a gente saber um pouquinho da vida ou o que pensa nossos escritores.Parabéns a autora e obrigada Fê pela entrevista.
    Eu fiz resenha de Para Sempre Ana lá no blog é outro nacional super bacana :)
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelas felicitações, Flor!

      É sempre bom sabermos, um pouco mais a respeito dos autores.

      Já passei pelo seu blog, e é super.

      Beijokas!

      Excluir