Resenha: O menino do pijama listrado por John Boyne.

09:51 Fernanda Bizerra 0 Comments


Olá Catarina´s! 
       Há anos tinha vontade de ler esta obra e assistir ao filme, mas o medo de chorar até desidratar não permitiu até agora. Devo confessar que não chorei, porém sim, a obra é emocionante e o filme tem algumas partes diferentes, principalmente no que diz respeito a algumas ações de Bruno. Pois, no livro ele é um garoto mais inocente, já no filme ele me pareceu até um pouco mais agressivo.

       Bruno é filho de um herr comandante, ou seja, soldado do chamando Fúria e foi levado para Haja-Vista para comandar um campo de concentração onde os Judeus são destruídos/dizimados/humilhados, nem sei ao certo que palavra usar para descrever um lugar tão horrendo como aquele. Pessoas que tinham uma vida, bons empregos, bons negócios e foram arrancados de seus lares e levados para lugares inóspitos e maltratados até a morte por uma ideia sem descrição.

      A família de Bruno viviam em Berlim e quando mudam – sabe-se lá para onde – Bruno e Gretel odeiam aquele lugar, principalmente o menino que perde todos seus amigos e em Haja-Vista não tem nem perspectiva de que exista alguém com quem brincar, até que um dia, ao sair em suas explorações, ele encontra um garoto do outro lado da cerca, Shmuel. Os dois viram amigos mais Bruno não consegue entender porque o outro é tão triste se tem vários outros garotos de seu lado com quem possa brincar.
    No livro Bruno é muito inocente, apesar de ser esperto, e não consegue compreender a diferença entre um Judeu e ele, que não sabe qual a nominação de sua raça, pois são coisas que ele não compreende. A relação dele com Shmuel é muito bonitinha e apesar das poucas diferenças existentes no filme, ele é bem fiel a trama do livro e o final creio que todos já conhecem e mesmo até esse desfecho, tanto Bruno quando Shmuel não fazem ideia do que realmente estava havendo.

     Recomendo muito a leitura do livro e assista ao filme, pois ambos possuem alguns aspectos diferentes e valem à pena.

 Siga o blog nas redes sociais:

Beijos Fê :*

0 comentários: