O Pescador por Antonio Henrique.

00:00 Fernanda Bizerra 10 Comments


Olá Catarina´s(os)!

Quem já foi à praia sabe que é tudo muito bonito. E quem não quer ficar em uma praia? Se divertir tomando banho naquela água salgada? Brincar com os filhos, parentes, amigos? Tomando uma cervejinha, uma água de coco, comendo frutos do mar?

Pois então.

Mas há alguns problemas do que podemos chamar de invasão de turistas em locais que são o pão de cada dia dos moradores.

Quando a gente é turista, muitas vezes nos deslumbramos com o local, ficamos maravilhados com a natureza, mas temos uma tendência a esquecer de que mora ali, de quem necessita da natureza para viver.

Além do óbvio, que é o lixo deixado por muitos turistas, sem o menor zelo ou simpatia com o lugar visitado, as praias cheias também causam um problema. Espantam peixes.

Sim, nos litorais ainda há muita gente que vive da pescaria, tanto pescando na praia quanto pescando em barcos ou jangadas.

E foi um desses pescadores que eu, passando pelo local (praia da Enseada dos Corais – Pernambuco), fiquei curioso e o perguntei se tinha conseguido pescar alguma coisa, pois a vara (que era grande) estava fincada na praia e a linha estava distante. Ele me respondeu daquele jeito simples que tem o pescador que até então não tinha conseguido nenhum peixe. No dia anterior ainda tinha pescado alguns, mas estava difícil, chegando a falar que, inclusive, era melhor pescar à noite. Tinha mais chances de pescar os peixes que necessitava.

Perguntei se era por causa da maré, e novamente ele me respondeu que era um horário mais tranquilo.

Ele também me disse algo que nunca passou pela minha cabeça... muita gente coloca protetor solar ou bronzeador e depois vai para a água... interessante que o perfume deixado pelo creme espanta os peixes.

É claro que agora terei mais cuidado quando for à praia. Principalmente terei mais respeito aos pescadores que estão ali ganhando o seu alimento. Muitas vezes enfrentando o mar revolto para trazer peixes para vender e para a alimentação de sua família.

Diferente de outras figuras que aparecem na praia, que apenas querem um pouco de dinheiro por suas apresentações, o pescador é parte do cenário e pode apostar que quando chega o verão ele não fica muito contente com a invasão de turistas, que trazem além disso, uma porção de lixo que deixam nas praias.

Por um mundo com mais pessoas conscientes.




Antonio Henrique 
Autor e colunista.
Visite Navio Errante 


Siga o blog nas redes sociais:
             

10 comentários:

  1. Olá,

    adorei seu texto, de fato os turistas podem ser um problema para os "locais", principalmente para aqueles que vivem e sobrevivem da pesca, pois com o turismo, se não tiver algum programa de educação e informação, os mesmos podem causar poluição e depredação do ecossistema! www.sagaliteraria.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      Acredito que devia haver uma manifestação maior das autoridades para que os turistas tivessem mais consciência na preservação dos locais que visitam.
      um abraço

      Excluir
  2. Oiee ^^
    Nossa, faz tanto tempo desde a última vez que fui à praia *-* se não me engano, devia ter uns 4 ou 5 anos *-* Nunca parei para pensar nos pescadores que precisam ficar o dia todo tentando pegar peixes na praia, enquanto os turistas os espantam. É uma coisa difícil, né? Não se pode expulsar os turistas, assim como não se pode expulsar o pescador, mas os turistas podiam, pelo menos, como você disse, ter consciência.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Dryh,
      Eu tb não tinha pensado na situação dos pescadores, sempre via, mas não compreendia. Até esse dia na praia. passei a ver com outros olhos o papel de turista.
      bjs

      Excluir
  3. Eu não sabia que o cheiro de protetores solares espantam os peixes fato bem curioso essw que o pescador te contou.
    Puxa é muito triste mesmo como as pessoas não respeitam uma a outra e a natureza, e se esquecem que é dela que obtemos os recursos essências para a sobrevivência.
    Bj
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Camila,
      Pois é... eu também nao sabia, mas vivendo e aprendendo, afinal os produtos têm química e isso com certeza vai para a água. Devemos nos proteger do sol, mas também devemos proteger a natureza. Não sei quem me falou, mas parece que é a mesma coisa de quem vai para a piscina.. antes de cair na água tome um banho e tire o excesso do produto.
      bjs

      Excluir
  4. Oi Antônio,
    Muito interessante isso. Não sabia também. É muito bom pararmos para pensar no impacto das nossas ações mesmo.
    :D www.prateleirasemfim.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi,
      Exatamente, acho que cada um de nós devemos fazer a nossa parte, proteger a natureza, e aproveitar dela também, mas sem prejuízo para ambos.
      bjs

      Excluir
  5. Oi, gostei muito do texto! Traz reflexões muito sérias, porque realmente tem turistas que só pensam em curtir o local, sem se importar com as pessoas que vivem naquela localidade.! Vide o que aconteceu acho que semana passada, onde os turistas viram o golfinho encalhado e ao invés de ajudar eles tiraram o bichinho da agua para fazer selfie e o animal acabou morrendo! Olha o absurdo da falta de respeito com a natureza! Triste como algumas pessoas não tem a noção que suas atitudes podem causar ao próximo e ao meio ambiente!

    Keyla - http://blogleituraterapia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Keyla,
      Obrigado, eu vi a situação do golfinho e ela espelha bem a situação atual dos turistas em relação aos locais turísticos. Falta respeito. se não cuidarmos do meio ambiente, daqui a pouco não haverá muita coisa para se ver.
      bjs

      Excluir