Um dia sem internet por Rodolfo Andrade.

11:02 Fernanda Bizerra 15 Comments


Quem me vê aqui sentado na areia de paletó e gravata não faz ideia de quem eu sou ou por que estou aqui, o que é completamente normal, afinal, o que não é normal é um cara vestido inapropriadamente para esse local chegar, sentar, colocar um fone de ouvido daqueles que mais parecem de DJ e simplesmente esquecer do mundo à sua volta (ou pelo menos tentar). O que eu precisava era exatamente parar de pensar um pouco e simplesmente me desligar da vida, sair de órbita, sabe? Por alguns instantes até consegui, por mais incrível que pareça. Em um mundo como o de hoje, em que as pessoas trocam um almoço por um lanche por não terem tempo de tirar meia hora do dia para uma refeição decente porque podem deixar de ganhar dinheiro nesse meio tempo; em um mundo em que não damos valor para as coisas simples, em um mundo que vive conectado a coisa mais difícil é alguém parar alguns minutos para pensar no que se pode fazer para mudar algumas coisas que não estão saindo como o planejado. E aqui vale a velha temática: às vezes é necessário dar um passo para trás para dar dois passos à frente.

Quem quiser que discorde de mim, mas estou mentindo quando falo que a opinião das pessoas hoje em dia só vale se tiver vários likes? Estou mentindo quando digo que as gatinhas com seus corpos esculturais apagam as fotos se ganham menos curtidas do que o habitual? E digo mais: estou mentindo quando compartilho da opinião de outras pessoas e acho que a internet é um mundo de ilusão?

De onde eu tirei essa última afirmação maquiada em forma de pergunta? Na verdade eu sempre tive, mas ela aumentou depois de um vídeo que assisti. Nele, um rapaz narra alguns fatos que nada são mais do que verdades que sabemos, mas que, infelizmente, não queremos enxergar. Ele diz muitas coisas, mas algumas muito marcantes, como por exemplo: pessoas que estão lado a lado em qualquer local público — metrô, ponto de ônibus, trem etc. — não ousam falar umas com as outras por puro medo de acharem que são loucas ou que estão tentando fazer algum mal pelo simples fato de tentarem uma comunicação. Tem muitos outros exemplos, entre eles quero citar mais dois.

O primeiro que quero citar aqui diz que as pessoas hoje em dia não vão aos lugares para se divertir, vão para tirar foto e postar nas redes sociais que estão em um lugar bacana simplesmente com o intuito de ganhar likes e de que quem ver fale ou pense algo como “nossa, olha onde ela está! Que legal! Também quero ir lá”. Está mais do que comprovado que não conseguimos ir aos lugares sem espalhar a todos que lá tivemos. Há casos em que não esperam nem chegar em casa para postar, pelo contrário, usam os dados móveis ou o Wi-Fi local e fazem o famoso check-in. A verdade é que aquele vídeo mexeu muito comigo, me fez refletir. E hoje aqui estou eu, assistindo ao pôr do sol na praia, ouvindo uma música em inglês que diz exatamente isso e não, eu não vou postar nada. Estou aproveitando cada segundo desse momento que tornei único e especial para mim.

Já ligando uma coisa à outra, com certeza notaram que destaquei que não postaria nada desse momento na internet, não divulgaria para os outros esse momento e por quê? Por que estou seguindo a dica mais importante que esse vídeo nos traz: eu estou desconectado. E acreditem, passar um mísero dia desconectado tem dois lados: um é que a gente fica doido e com as mãos formigando para usar a internet. Dá coceira, calafrio, suadouro, falta de ar.

Mas temos que ser forte, pois o outro lado é o que vale apena: você simplesmente aproveita a vida. Você olha para as pessoas ao seu redor, percebe que num dia de sábado ou domingo ou um dia em que não está trabalhando, há muitas coisas a se ver, muitas possibilidades de ser feliz sem precisar que as pessoas vejam sua felicidade. Cá para nós, a felicidade mais importante é a verdadeira, é aquela que encontramos nos momentos mais simples, como quando vemos pássaros voando no céu — pergunte-se a si mesmo quando você olhou para o céu ou por uma janela e viu os pássaros voando ou pelo menos ouviu o canto deles —, ou quando vemos um bebê dando aquela risada gostosa, um pôr do sol, a lua, as estrelas ou mesmo quando as coisas estão difíceis, mas você tem uma pessoa ao seu lado para te ajudar, te apoiar, cuidar de você e te amar. 

Li em uma matéria que 80% das pessoas que viram esse vídeo desligaram os celulares. Eu fui um desses que venceu o vício, essa mania que temos de vivermos pendurados na internet e esquecermos do mundo real em que vivemos. Sabemos que não dá para ficar muito tempo desconectado por questões de trabalho, pessoais, enfim, mas um dia todos temos de folga por semana, por mês, por ano e esse dia, pessoal, eu indico: desliguem seus celulares também. Prestem atenção às coisas simples, pois elas são as mais especiais e no final verá que finalmente e verdadeiramente vocês aproveitaram um dia e, com certeza, se sentirão muito bem.

Escrito por Rodolfo Andrade

Siga o blog nas redes sociais:
 Facebook  |  Skoob  |  Twitter  G+ | Instagram       

15 comentários:

  1. Olá
    Concordo com muita coisa no texto, acho um absurdo ir em um restaurante acompanhado e ficar teclando no celular, ir a um show e ficar filmando ao invés de pular e cantar junto e todas essas coisas. As vezes me sinto um bicho estranho por não tirar fotos dos meus momentos como todo mundo faz, mas simplesmente não tenho esse costume, prefiro viver esses momentos.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Muito bem elaborado seu texto e gosto da parte que diz que as pessoas não vão para os lugares para se divertir e sim para tirar fotos.
    As pessoas estão tão conectadas que esquecem que existe vida ao lado delas.
    Eu pelo menos tirei muito a mania de comer com celular perto. Quando estou com minha família deixo ele bem longe. A internet não vai sumir certo e apssar um tempo com pessoas reais faz bem.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com a Helana!! Um exemplo disto é a irmão do meu cunhado, acredita que eles foram viajar e 100% da viagem ela postou nas redes sociais. Ninguém podia comer sem antes de ela tirar um foto - olha o absurdo - as vezes ela levava uma troca de roupa só pra dizer que foi naquele lugar mais vezes!! Gente é o fim da picada!!!

      Também não podemos dizer que a culpa é da internet, pra mim os maiores culpados somos "nós", que não conseguimos mais viver sem um rede social, email, "zap-zap".! Não estou generalizando, mas está faltando muito bom senso nessas pessoas que não conseguem viver num 1s sem internet etc....

      Bjos,

      Keyla VIlela - http://blogleituraterapia.blogspot.com.br/

      Excluir
  3. Olá!

    Legal seu texto, mostra como a evolução prejudicou o ser humano,como ele se tornou mais individualista do que nunca. As redes sociais servem como constatação: só fomos àquele lugar se fotografarmos ou fizermos check-in. Mas, as vezes, nossa vida real é tão ruim que só a internet para nos dar alguma alegria...

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Adorei o texto e concordo plenamente. Estamos completamente escravizados pelos dispositivos eletrônicos e dando pouca ou nenhuma importância ao que realmente importa. Me lembro que antigamente ver o por do sol era simplesmente sentar na areia e contemplar o belo. Hoje é apenas sinônimo de selfies e da série curte minha foto... deprimente. Um grande beijo!
    http://www.starbooks.com.br

    ResponderExcluir
  5. Adorei o texto e concordo plenamente. Estamos completamente escravizados pelos dispositivos eletrônicos e dando pouca ou nenhuma importância ao que realmente importa. Me lembro que antigamente ver o por do sol era simplesmente sentar na areia e contemplar o belo. Hoje é apenas sinônimo de selfies e da série curte minha foto... deprimente. Um grande beijo!
    http://www.starbooks.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Gostei bastante do texto, mostra a realidade de muitas pessoas. Minha mãe te mania de tirar foto de tudo que fizer e postar no face, quando ela passou um tempo aqui em casa foi uma grande discussão. Ela queria sempre postar foto de meu filho e até com muita insistência entendeu ou fingiu que entendeu rsrs
    beijos e parabéns
    Conchego das Letras

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Adorei o texto. Muito atual e verdadeiro. Ultimamente as pessoas vêem o mundo pela tela do celular.

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  8. Só li verdades, inclusive até me identifiquei em algumas coisas que eu faço. Hoje em dia as pessoas estão movidas a internet, se não a tem ficam tipo com abstinência, falo por experiÊncia própria.

    Beijos :*
    treslivrolatras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oii,

    Tenho que confessar que as vezes sinto a necessidade, de simplesmente desligar do mundo para poder diminuir a pressão do dia a dia e também da vida!!! Principalmente da internet, que as vezes me cansa.

    beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi
    Adorei seu texto. Nossa que escrita envolvente. ...
    Concordo tanto com esse texto....
    Em tempos de Internet está difícil se "desconectar" das coisas. ...

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Oi
    Adorei seu texto. Nossa que escrita envolvente. ...
    Concordo tanto com esse texto....
    Em tempos de Internet está difícil se "desconectar" das coisas. ...

    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Texto muito bom e reflexivo..
    Assino embaixo p ele.
    muito bom mesmo.
    abrços.

    ResponderExcluir
  13. Oi, Rodolfo
    Seu texto está incrível e preciso dizer que concordo 2635% com ele kkkk
    Eu fico vendo as pessoas tirarem fotos o dia inteiro para postarem no Instagram e ganhar os tão "importantes" likes. Pra quê? Andam na rua com o celular na frente do rosto... Não vejo sentido nisso tudo. Como você disse, a internet é necessária, mas acho que precisa haver um limite. Eu tenho tentado MUITO me distanciar um pouco do celular e da internet e estou conseguindo. Alguns amigos até riem de mim, mas eu não me importo. Quero aproveitar a minha vida. Quero apreciar o pôr do sol, ver esses pássaros e sentir o momento, e não fotografá-lo. Prefiro guardar algumas coisas na minha memória mesmo.

    Abraço,
    João Victor - De cabeça para baixo | All POP Stuff

    ResponderExcluir
  14. Olá, pessoal! Gostaria de agradecer pelos comentários. É ótimo saber que tem mais pessoas comigo nessa! Eu tiro por experiência própria: eu era muuuuuito viciado na internet, mas alguns vídeos e reportagens que assisti e li me fizeram pensar melhor e eu falei para mim mesmo: "cara, você não está aproveitando a sua vida!". Foi quando eu comecei a mudar e hoje digo com toda a certeza de que aproveito cada momento. Sempre que posso fico desconectado, como nesse feriadão de carnaval, no qual fiquei longe da internet todos os dias e não tem coisa melhor.

    Por um mundo com menos acesso à internet e mais aproveitamento das nossas vidas! Um abraço, pessoal :)

    ResponderExcluir