Resenha: A Lista por Cecelia Ahern - Ed. Novo Conceito

00:00 Fernanda Bizerra 27 Comments


Olá Catarina´s (os)!

O livro foi meu primeiro contato com a autora Cecelia Ahern. Ainda não tinha me interessado em nada para ler dela, apesar de ter vários livros famosos e até adaptações de filmes dos romances dela. Mas esse foi diferente.

Quando me ofereceram ele para ler, acabei arriscando e apostando na leitura. Sem esperar nada e (pasmem!) sem nem ler a sinopse. Simples assim, minha proposta era mergulhar as cegas no livro, sem criar expectativa e ver o que me aguardava.

E como aprendi com o livro. Ele me foi uma lição. E talvez por eu ir as cegas com o livro, acabei criando uma pequena identificação com a protagonista, que após a morte de sua amiga e colega de profissão, também ficou completamente perdida quando se propôs em escrever a ultima matéria que ela queria fazer em vida.

Mas, Miaka, como assim? Explica isso direito - deve ser o que estão se perguntando após a leitura do parágrafo acima. Então irei resumir a história para vocês: No inicio do livro, você tem contato com a Kitty, uma jovem repórter que acaba passando por problemas na vida profissional e pessoal. E sua amiga Constance, está hospitalizada por um câncer terminal. Numa visita a amiga no hospital, ela pergunta qual seria a matéria que ela sempre quis escrever, mas nunca fez. E no fim, todo o livro é pra descobrir essa matéria e o motivo que dá o nome ao livro.

E após o que citei, que foi o erro em seu último emprego (e os problemas de dimensões inimagináveis que ela causou), ela se dedica ao desafio: escrever a última matéria de Constance. E a única pista é uma lista com 100 nomes. E nenhuma orientação a mais.

E assim como Kitty, em uma narrativa simples e enxuta, você vai procurando os motivos em comuns e conhecendo as pessoas da lista de 100 nomes. E com cada uma você tem uma lição de vida e um aprendizado para ela própria. E talvez essa seja a segunda chance, pois, sempre se sentindo tão culpada e péssima, precisa para retornar a sua vida.

O livro é focado nos personagens, então não vá esperando detalhes de cenários e ambientações. E talvez por se focar na experiência de transmitir o que é cada personagem, a leitura é rápida e leve. Os holofotes da história não é no protagonista em si, o que foge um pouco, já que algumas horas até deixa a entender que do jeito que a ela pensa tão em si mesma sem olhar o lado dos outros, ela mesma iria detestar não ser o centro das atenções no livro (risos).

O livro tem uma narrativa simples e enxuta, é realmente prática para a leitura e não há devaneios. A autora se foca em seus personagens e não em detalhar cenários, o que eu adorei e transformou a leitura em algo leve e rápido.

Enfim, o livro não é um romance propriamente dito, está mais perto de um drama. É diferente do que eu tenho costume de ler, mas mesmo assim amei a narrativa e me deu mais vontade de conhecer outros livros da autora. Para quem gosta de livros leves, sem tramas complexas, esse livro é uma ótima pedida! 

Onde comprar: Amazon // Extra 
Sobre a autora:


Cecelia Ahern é filha do atual Taoiseach irlandês, Bertie Ahern. É formada em jornalismo e multimídia pelo Griffith College Dublin. Sua irmã mais velha, Georgina Ahern, é casada com Nicky Byrne, da banda pop irlandesa Westlife.Em 2000, Cecelia fazia parte do grupo pop Shimma, que terminou em terceiro lugar na final irlandesa do Festival Eurovisão da Canção.Aos vinte e um anos, seu primeiro romance, PS. Eu Te Amo, tornou-se o bestseller mais vendido na Irlanda (por 19 semanas), Reino Unido, EUA, Alemanha e Holanda. O livro foi adaptado para o cinema, numa produção dirigida por [[Richard LaGravenese]. Seu segundo livro, Onde Terminam os Arco-íris foi o vencedor do CORINE Award alemão. Cecília tem também contribuído escrevendo contos em livros editados por organizações beneficentes sem fins lucrativos.


Sobre Miaka Freitas:
Assino meus textos como Miaka J. S. Freitas. Graduanda no curso de Design pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Nas horas vagas procura por um sofá fofinho para cuidar dos blogs "Universo Atakima e "Um Sofá à Lareira". Além do canal "Insônia Nerd", aonde perde o sonho com as melhores obras desse universo. Atualmente também atua como resenhista no "A Estante da Mila". Estou tentando encontrar o meu próprio espaço para ouvirem minhas ideias e pensamentos meio que "insano" as vezes... E por ai pela internet afora ainda podemos nos encontrar
Me Siga também nas Redes Sociais: Facebook // Twitter // Instagram // Google + // Canal  // Blog

Siga o blog nas redes sociais:

27 comentários:

  1. Olá, Miaka.
    Eu devorei esse livro e foi um dos melhores da autora que li até agora. A história é leve, mas tão complexa, tão rica que não dá para deixar de lado até ter lido todas as páginas. E uma coisa que amei foi a lição que a autora passa de que cada história, inclusive a minha e a sua, são especiais.

    ResponderExcluir
  2. Olá, eu já tenho curiosidade com esse livro faz um bom tempo, mas escuto comentários muito variados a respeito da obra, uns falam mal, outros falam tão bem kkkk também gosto quando o autor não faz um descrição de cada objeto que está na cena kkkk tem gente que sente falta, eu prefiro assim, pois foca na história e realmente fica mais rápida a leitura.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Miaka, tudo bem?
    Eu adoro a autora, acho a escrita da Ahern muito gostosa. Já li três ou quatro dela, mas o meu preferido é PS eu te amo. <3 <3
    Até a próxima,
    bjs JU
    Visite: Nossa Estante Nacional

    ResponderExcluir
  4. Oi!!!
    Ainda não li nada da autora; mais conheça as adaptações para o cinema e gosto muito. As vezes nos surpreendermos em que sair da zona de conforto é bom e faz conhecer novos horizontes. Gosto de livros que tem boas lições de vida. Sua resenha está enxuta e clara, parabéns.

    Beijos Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  5. Oie!
    Confesso que não gostei dessa trama, e foi muito dificil chegar até o final dela. A leitura simplesmente não fluia, e eu não conseguia terminar de ler. Não foi o melhor livro que li da autora...
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Nossa, eu ainda não conhecia essa autora, pode ser que eu já até tenha visto alguma adaptação do cinema e não saiba que é dela.
    O livro já chama logo de cara a atenção pelo nome. Gosto de nomes simples mas que retratem bem a história.
    Achei muito bacana a personagem realizar uma busca para entender qual era a matéria que a amiga queria escrever. Não li o livro ainda, mas só nessa sua resenha já temos uma bela lição do que è uma amizade verdadeira!
    Bacana mesmo!
    Um abraço
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  7. Tenho uma relação estranha com os livros da autora. Adorei o P.S. Eu Te Amo e o Simplesmente Acontece, mas odiei O Livro Do Amanhã, então tenho ressalvas para com os livros dela. Mas este aqui me interessou um pouco em função deste aspecto dramático que você falou que ele tem. Acho que lerei em breve!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá,
    Nunca li nada da autora, mas assisti alguns filmes adaptados de obras dela.
    Sempre vejo esse livro por aí, mas vejo a capa e penso 'deixa eu ver do que se trata' e logo em seguidab'Ah depois eu vejo' e assim foi. Agora finalmente lendo do que se trata a história, achei bem interessante e gostosa a história.

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Não sei se entendi direito, mas o livro vai falar sobre os 100 nomes da lista? Nossa, se for isso mesmo são muitos personagens.
    Eu imagino que a Kitty jogou toda a dor da perda da amiga na descoberta de quem seriam essas 100 pessoas da lista da Constance.
    É de se deixar o povo curioso porque não deixa de ser um mistério. Quer dizer, eu to aqui pensando que matéria seria essa que ela lista 100 pessoas?
    E mesmo assim ser uma leitura leve, achei bem interessante essa observação, o que me deixa ainda mais intrigada pelo livro.
    bjs
    diariodeumapsicopedagoga.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olha eu ainda não li o livro, mas estou hiper interessada, até porque a Cecelia é uma das minhas autoras preferidas e estou doida para conhecer mais um dos seus livros. Eu adoro sua escrita até porque é bem envolvente. Espero poder fazer a leitura assim que puder. Não sei quando ou como, mas ano que vem vou começar a ler meus livros da estante e ela não me escapa ! hhahahaha

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/resenha-lembra-de-mim.html

    ResponderExcluir
  11. Ola Miaka sou apaixonada por essa capa é linda e delicada, estou doida para ler esse livro, justamente pelo contato com essas 100 pessoas da lista e cada uma com certeza vai deixar grandes aprendizados, cada pessoa tem sua vida com dores e momentos felizes. Com certeza vou ler fico feliz em saber que gostou da leitura. bjos


    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  12. Olá
    adorei ver esse livro por dentro rsrs, amei saber que a autora ia publicar o livro aqui rsrs
    achei muito top essa capa, mas eu vi tantos comentários ruim sobre o livro que me deixou com um pé atras. Mas eu adoro essa mulher! ♥
    Bjk

    ResponderExcluir
  13. Oiii,
    Já tenho curiosidade nesse livro há um tempo. Várias resenhas falam muito bem dele, e o enredo parece ser bem interessante. Acho legal esses livros que trazem ensinamentos, e nos acrescentam, por isso quero muito lê-lo. Pela sua resenha você diz que o livro é puxado para o drama, senti umas lágrimas caindo? Hahaha
    Xx

    ResponderExcluir
  14. Cecelia maravilhosa!!!!!

    Amo essa mulher! Tenho quase todos os livros dela por aqui e adoro de verdade. Não li a lista, mas me chegou essa semana.
    Acho que a escrita dela segue um padrão de confusão no início e vício no finla hahahaha.
    A capa está linda!
    Eu amo a mensagem que ela sempre nos traz.inclusive estou lendo agora o Como Se Apaixonar ;)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  15. Oi Miaka, eu já li o livro e me apaixonei pela história, mas eu sou meio suspeita de falar já que amo as obras e a escrita da Cecelia, para mim ela é uma diva da literatura! Sempre que posso estou indicando a obra. Ótima resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  16. Oi, Miaka!
    Eu acho que nunca li nada dessa autora, mas sempre ouço coisas boas dos livros dela. Adorei a sua resenha, o livro parece ser muito interessante.
    Geralmente prefiro uma leitura mais detalhada, confesso, mas ainda assim entendo que há estilos e estilos, e o fato dessa ser mais enxuta não me tiraria a vontade de ler.

    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  17. Sabe que ler sua resenha me fez lembrar que tudo no mundo dos livros é questão de gosto. E de momento também. Eu não me empolguei muito com a leitura desse livro quando li a sinopse, então ele foi para uma colunista que detestou. Ok, ela não disse que detestou, mas o livro não ganhou mais de uma estrela com ela e, pelo que ela me contou por fora da resenha eu nunca pensaria em ler ele.
    Aí leio sua resenha e tenho uma opinião completamente oposta. E adorei isso. como disse no começo, é tudo questão de gosto e de momento. Talvez não fosse o momento dela de ler algo do tipo e talvez logo chegue meu momento de ler, pois fiquei bem curiosa agora querendo saber qual de vocês duas é que está mais perto da verdade hahahahha
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  18. Olá!

    Eu amo ler livros sem conhecer a sinopse! Sempre que faço isso, acabo me surpreendendo!
    Esse não é o caso, pois estou querendo ler a um tempo!
    Da Cecilia eu só li O Presente, nada incrível, mas tem uma boa lição de vida, que acredito seja sempre o foco dos livros dela!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  19. Oiiie,

    Acho a Cecilia um amor, adoro a escrita dela, mas infelizmente só tive a oportunidade de ler um livro dela. Mas quero ler esse livro, achei lindo o foto dele tá mais importancia aos personagens do que ao ambiente em si, isso me deixa com mais vontade de ler, além do mais quero saber o que é essa última materia.

    Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  20. Oi Miaka, sua linda, tudo bem
    Estou super empolgada para ler esse livro, todo mundo está elogiando. Na verdade o que eu quero saber é o que essas pessoas têm para nos ensinar, pois pelo visto o intuito da autora foi acrescentar em nossa vida a lição que cada um deles irá dar. Tenho certeza de que irei me emocionar. Sua resenha ficou ótima!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi Linda!
    Li e gostei livro. Diferente do que estou acostumada a ler.
    Adoro listas, e uma lista misteriosa sem nenhum indício de começo foi uma sacada legal da autora.
    Confesso que esperava um final diferente, mesmo assim não deixou a desejar.
    A capa é incrível mesmo e várias lições podem ser obtidas da leitura.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  22. Não conhecia o livro, achei bem interessante! Vou colocar na lista de leitura.

    ResponderExcluir
  23. Sabe que algumas pessoas não gostaram deste livro por ser um pouco diferente, mas eu curti justamente por isto. As pessoas eram umas diferentes das outras, com um problema a resolver e mesmo assim querem ajudar umas as outras. E no fim acho que Kitty foi mais uma coadjuvante.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  24. Olá!
    Eu nunca li os livros da Cecelia (Tenho alguns problemas com esses autores famosos, porque quase nunca leio nada deles). A capa desse livro me chamou muita atenção por ser simples e bonita. Eu ainda não tinha lido a sinopse, nem visto uma resenha sobre ele e assumo que gostei. Acho que vou comprar e adicionar a minha lista de leitura.
    Beijos
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  25. Oi,

    Os livros da Cecelia, são ótimos, o meu preferido é o Simplesmente Acontece, recomendo a leitura, e não, não é igual ao filme, então se prepare para conhecer um Alex e Rosie, bem diferentes do que você ouviu falar.

    ResponderExcluir
  26. Oi!
    Gostei muito da sua resenha, confesso que é a primeira vez que leio uma resenha desse livro que não me deixa confusa com com vontade de não lê-lo, pois sempre colocam muitos pontos baixos nesse livro.
    Meu contato com Cecelia é 8 a 80, amei Ps. eu te amo, detestei simplesmente acontece, e como você disse que esse livro possui uma leitura bem fluida e sem muitas descrições, acredito que seja um ótimo livro para me aventurar mais na escrita da autora.
    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  27. Olá... Miaka, tudo bem??
    Bom ao contrário de você li já li muitas resenhas desse livro e praticamente sinto que já o li inteiro rs... ele foge muito de minha zona de conforto... porém pela sua descrição de resenha parece ser uma leitura rápida... eu particularmente curto uma descrição de ambientação... mas se você considerou o foco nos personagens um bom desenvolvimento isso já ganha pontinhos comigo... Xero!

    ResponderExcluir