Resenha: Eu te Darei o Sol por Jandy Nelson - Ed. Novo Conceito

00:30 Fernanda Bizerra 31 Comments

Olá Catarina´s (os)! 

Ao primeiro momento, no anúncio de lançamento do livro, não tive um pingo de interesse em ler nem ao menos a sinopse para conhecer o livro, confesso. O titulo e a capa me deu outras impressões e julguei o livro com um gênero e história totalmente diferente. Tola fui eu ao achar que o livro era outra coisa sem nem ao menos me dá o trabalho em ler sua sinopse.

Após o tempo, um amigo, blogueiro também, começou a leitura desse livro e qual minha surpresa em ele comentar o livro e falar tão ruim dele logo no inicio? E esse foi o estopim de eu querer ler esse livro e viver pedindo pra ele me passar o mesmo. Acontece que ele não me passou, mas a Fernanda me deu a chance de ler ele e agora vou deixar para vocês todas as minhas considerações.

Posso dizer logo de cara que eu adorei o livro. Amei.  Realmente não era nada que eu tava imaginando a princípio quando julguei (erroneamente) o livro por seu titulo e capa.

O livro é um romance, que fala muito mais do amor familiar, principalmente o amor de dois irmãos que sempre foram unidos até uma fissura na estrutura deles: a morte de sua mãe. O livro é um vai e vem no tempo (o que no inicio me deixou confusa para me situar na leitura, confesso), mostrando pensamentos e o modo de ver, agir dos protagonistas antes e depois da tragédia.

E mesmo vendo o ponto de vista dos dois irmãos (um casal de gêmeos), você
vê o quanto a história pode ter dois lados, pode ter mentiras e verdades mal contadas e o quanto ela pode se tornar complexa, exatamente como a nossa vida. Noah e Jude nos mostram partes do que sabem e parte do que acham que sabem. E por seus olhos vemos o quão é raro tudo que tem certeza e que, o que achamos que é só a beira do mar, na verdade é fundo, tão fundo que se torna abissal.

O que me fez mais gostar do livro é o tanto de coisas que ele pode tratar, separação dos pais, o homossexualismo, a mudança da fase entre a criança para o adolescente, a perda de um ente querido, a traição... E quando falo de traição, não apenas a traição conjugal, mas sim a traição de ideais, da moral, do coração em relação a razão e por aí vai.

O tanto de coisas que a autora pode tratar num único livro é fabuloso e o que mais me atraiu e a complexidade da vida humana e todos esses sentimentos em conflito. E que a verdade pode mudar dependendo da lente que usa para vê-las. O livro foi uma experiência única e eu adorei poder tê-la. Com certeza se a autora tiver outro livro na pegada deste, eu estarei na fila para a compra, pois já virei fã.

E que logo dizer, que mesmo sendo uma narrativa complexa, mas leve, sem assassinatos, traições, poderes e magia (como muitas ficções e fantasias que estamos tão acostumados em consumir), dedico a leitura apenas a aqueles livres de preconceitos, que se despidam e leiam nu, sem morais da sociedade ou de alguma religião e que encare o livro como uma forma de rever seus preceitos e antes de tudo como uma experiência, mesmo que inquietante. Não julgue ele por seus assuntos abordados, mesmo que para isso sua moral cívica diga que é errado e que se devia queimar o livro numa fogueira, as vezes um livro não é para uma leitura divertida apenas e sim para provocar aquela sensação de inquietude e mudar seu comportamento perante algo. E em tempos como os atuais, discutir esses assuntos é válido, até demais! 

Compre aqui: Amazon // Submarino // Americanas
Sobre a autora:
Jandy Nelson mora em São Francisco, e lá, assim como Lennie, divide seu tempo entre cuidar das árvores e correr livremente pelo parque. Jandy é uma agente literária, poetisa com livros publicados, e acadêmica eterna. Formada pelas universidades de Brown, Cornell e Vermont. É uma pessoa supersticiosa e uma romântica dedicada, loucamente apaixonada pela Califórina, e pela forma como esse estado continua firme na ponta de um continente. O céu está em todo lugar é seu primeiro romance.


Sobre Miaka Freitas:
Assino meus textos como Miaka J. S. Freitas. Graduanda no curso de Design pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA. Nas horas vagas procura por um sofá fofinho para cuidar dos blogs "Universo Atakima e "Um Sofá à Lareira". Além do canal "Insônia Nerd", aonde perde o sonho com as melhores obras desse universo. Atualmente também atua como resenhista no "A Estante da Mila". Estou tentando encontrar o meu próprio espaço para ouvirem minhas ideias e pensamentos meio que "insano" as vezes... E por ai pela internet afora ainda podemos nos encontrar
Me Siga também nas Redes Sociais: Facebook // Twitter // Instagram // Google + // Canal  // Blog 


Siga o blog nas redes sociais:
 Facebook  |  Skoob  |  Twitter  G+ | Instagram        
Beijos Fê :*

31 comentários:

  1. Miaka lindona eu amo essa capa, ainda não li esse livro, mas o que mais me chama atenção é a narração ser pelos irmãos em épocas diferentes, dando duas visões diferentes, gostei dos temas abordados e pelo visto não deixou o livro pesado. o livro já está em em minha lista de leitura. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  2. Olha olhando só a capa e o nome eu faria como você colocando o livro de lado.
    Mas me chamou atenção o fato de você dizer que é um livro que temos que ir livre de preconceitos... Tenho certeza que não é um livro fácil de ler. Mas fiquei curiosa pelos temas abordados!
    Um abraço
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  3. Olha olhando só a capa e o nome eu faria como você colocando o livro de lado.
    Mas me chamou atenção o fato de você dizer que é um livro que temos que ir livre de preconceitos... Tenho certeza que não é um livro fácil de ler. Mas fiquei curiosa pelos temas abordados!
    Um abraço
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  4. Olha amiga eu ainda não tive a chance de fazer a leitura desse livro, mas tenho visto algumas falando bem e outras não tão bem assim por conta da narrativa que é um pouco cansativa. Não sei ao certo, mas quero tirar minhas conclusões. Quanto a trama, vamos ver se me agrada né? Me parece ser um livro que envolve e com personagens muito bons também. Mas eu vou ver, porque agora quero fazer leituras mais leves, pois ando bem cansada e acho que esse livro nào seria bom agora para o momento que estou passando, mas enfim...

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/resenha-paralelos.html

    ResponderExcluir
  5. Oie, tudo bem?
    Alguns dias atrás, eu li uma resenha onde a blogueira dizia que o livro era cansativo, e isso me deixou desanimada, pois estou louca para lê-lo. Sua resenha me deixou mais tranquila, e ainda mais instigada pela leitura. Adorei o tema central do livro e a forma como a autora desenrola a trama, me parece ser inteligente e envolvente. Além disso, a capa do livro é simples e linda. Espero adquiri-lo em breve.

    Beijos,
    Dai | www.cheirodelivronacional.com.br

    ResponderExcluir
  6. Oiii!

    Eu não li esse livro ainda e já vi diversas resenhas bem positivas. Mas eu achei legal o fato de pegarem diversos temas pesados e tratar na obra, acho que se não forem feitos com delicadeza transforma a obra em algo cansativo.
    Anotei a dica para ler sem nenhum tipo de preconceito, acho que isso deixa qualquer leitura mais proveitosa.


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  7. Olá,
    Eu, pela capa e título, leria o livro sim, não sei me bateu uma atração, também gostei muito da temática geral, da história sendo contada por dois irmão que por algum motivo se separaram, possui temas em fortes e relevantes.
    Mas não sei se estou na vibração certa para lê-lo nesse momento, estou procurando livros com ação e mistério, para me divertir mesmo, por que passei por um momento de crise de ansiedade e depressão, mas estou deixando anotado, por que como disse o livro me interessa e muito.

    ResponderExcluir
  8. Olá, eu já estou de olho nesse livro faz um tempinho, mas sempre acabo adiando essa leitura, imagino que deva ser uma leitura intensa e que nos faça refletir, espero poder ler em 2016, pois quero mesmo conhecer essa história

    ResponderExcluir
  9. Olá!!!
    Bem já dizem que não julgue um livro pela capa e eu me enquadro neste; pois já tinha visto o livro e não dei atenção que nem li a sinopse, agora depois ler sua resenha quero ler o quanto antes. Um livro que trata de assuntos da atualidade e do cotidiano de muitas famílias. Parabéns pela resenha e lindo seu ultimo parágrafo que expressa muito da sociedade atual.

    Beijos
    Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  10. Quando vejo uma capa "simples" como essa, já fico interessada porque imagino que o conteúdo ira superar qualquer expectativa. Adoreia premissa da história e a forma como ela é contada. Quero er o mais rápido possível!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Também faço muito disso... esqueço de me dar o trabalho de ir ver sobre qual o conteúdo do livro e ir julgando pela aparência. Lego engano o nosso, ao fazer isso, né? Quantas coisas se passam nesse livro, hein? Mas o que mais me interessou foi da separação e do homossexualismo. Ótima resenha.
    -Mari

    ResponderExcluir
  12. Olá, esse livro sempre desperta opiniões diferentes, já li resenhas de pessoas que amaram a obra e de pessoas que odiaram, então nem sei o que esperar do livro. Porém, a sua resenha está muito cativante e eu também tenho essa mania de julgar um livro pela capa, mas que bom que ele te surpreendeu!

    Beijos

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/resenha-sombra-da-figueira.html

    ResponderExcluir
  13. Oiee ^^
    Comecei a ler esse livro hoje, acho que devo ter lido umas vinte páginas, e já gostei do Noah ♥ ver como ele é criativo e o jeito que vê o mundo me fez gostar MUITO dele ♥ também porque personagens sensíveis e que passam por descobertas sempre acabam sendo os meus queridinhos. Não imaginava que esse livro era tão bom, espero gostar dele tanto quanto você :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi, tudo bem?
    Confesso que quando esse livro foi lançado não tive o menor interesse em lê-lo, mas, depois que fui vendo algumas resenhas, com o tempo o livro passou a me chamar atenção. Gosto de livros que trazem personagens sensíveis que passam a se descobrir e passar por descobertas ao longo da narrativa. Ele já está na minha listinha, e parabéns pela resenha.

    Beijos,
    Andy!
    http://quotesperdidos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oiii,
    Eu amo amo amoo esse livro! Fiquei encantada com ele. Admito que no inicio não dava nada por ele mesmo, e deixava de lado, mas a medida que fui lendo o livro, a leitura foi ficando mais necessaria, as tramas sendo formadas, e os segredos quase revelados. E isso me deixava muitooo curiosa. Eu lia um POV esperando que o próximo começasse kkk. E exatamente como você disse, o modo de ela abordar assuntos complicados com tanta delicadeza me fez amar o livro ainda mais. É um livro que recomendo a todos!
    Xx

    ResponderExcluir
  16. Oi
    Estou louca para ler esse livro. Confesso que achava que era um livro para passar tempo, mas adorei saber que ele provoca o leitor e tira da zona de conforto.
    Esses conflitos familiares são sempre ótimos temas e acho que nunc ali sobre um casal de gêmeos.
    Preciso ler
    Adorei a dica.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  17. Ao contrário de você me interessei por esse livro desde quando soube de lançamento e achei a leitura bem diferente do que costumo ler. Contudo entendi a mensagem que a autora quis nos passar, de que se estamos bem conosco mesmo e com aquele que amamos, o resto é só o resto. Achei interessante também a abordagem dos dramas familiares e do sexualismo, foi uma leitura de grande reflexão para mim. Que bom que você decidiu dar uma chance a leitura e se surpreendeu, acho ótimo quando isso acontece.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  18. Que resenha LINDA!! Amei!!

    Eu estava como vc, nem com vontade de ler sua resenha pela capa desse livro kkk Nunca li nada sobre ele até agora!!
    Pode não ser meu gênero preferido, mas a maneira como vc faloud e tudo, mais que me convenceu que tenho de ler!!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  19. Eu acho a capa desse livro tão legal, é simples e linda. Amo amarelo (rs). Eu achava que esse livro era um YA basicão, nem passou pela minha cabeça que tinha essa complexidade toda. Mas isso aguaçou minha curiosidade com a leitura, nem tinha ligado pra ele, nas real só achei a capa interessante, mas nem fui atrás pra saber do que se tratava. Sua crítica fez com que me interessasse pela leitura.


    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  20. OIeee. Disse tudo. O livro é lindo e cheio de tramas que enchem o nosso coração da forma como é tratado. Acho que a união dos irmãos foi tratada de uma forma tão profunda, já que cada um deles tinha algo a esconder e mesmo assim a autora conseguiu colocar diversos pontos na história. Eu amei demais este livro.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  21. Não tive problemas com os assuntos abordados no livro, muito pelo contrário, essa foi uma das coisas que gostei. Você tem razão, são discussões muito válidas e livros às vezes servem para dar uma sensação de inquietude e às vezes até provocar uma mudança de comportamento. Apesar disso, e de ter achado as personagens bem construídas, acabei me decepcionando bastante com a leitura. Achei o livro extremamente arrastado, principalmente por ter pouquíssimos capítulos e alguns chegarem a ter quase cem páginas... parecia que eu não estava chegando a lugar nenhum, apesar de todos os acontecimentos. Mas que bom que você gostou tanto assim!

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  22. Olá,

    Eu li outro livro da autora e apesar de ter gostado da escrita e dos personagens, eu senti a falta de algo mais. Acho a capa desse livro bonita e sei que lá fora ele fez o maior sucesso, mas estou com medo de ler e não gostar, por isso estou adiando a leitura.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Confesso que pela capa e título também tive interesse zero em ler, mas depois de descobrir melhor sobre a trama e todo o drama desses irmãos, me pareceu ser uma história linda e incrível que merecer ser lida. Quero muito ler!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  24. Comigo foi meio que o contrário do que aconteceu com você... Vi a capa e o título e fiquei bem interessada, querendo ler. Até por que eu adorei O céu está em todo lugar que é da mesma autora. Mas comecei a ler o livro e a história não aconteceu para mim. Como eu acho que a leitura é muito coisa de momento e como a sua resenha me fez pensar em várias coisas, ainda pretendo dar uma nova chance e tentar ler novamente - torcendo para que consiga dessa vez.
    E olha que não tem nada a ver com o tema, ou com preconceitos. Adoro livros que trazem uma certa inquietude e temas fortes que precisam ser abordados. Só que no momento não estou conseguindo me prender a leituras mais densas, acho que é o fim do ano e toda essa correria. Adorei sua resenha!
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  25. Olá! Realmente a capa não é atrativa. Mas, gostei de saber que a história é boa e que te envolve. Fiquei curiosa para descobrir sobre no drama dos irmãos. Achei legal onlivro mostrar o ponto de vista de ambos, acho que deixa a narrativa mais verdadeira e convincente. Seu texto está ótimo. Beijos!!
    http://www.livrosepergaminhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Acho super bacana quando inicialmente o livro não nos interesaa e depois nos conquista.
    Supee bacana ele entrar tão a fundo nos assuntos familiares mas como eu sou manteiga derretida acho que eu ia sofrer um poico. Rsrs.
    Bjs

    ResponderExcluir
  27. Oi!
    Realmente essa leitura foi boa pra você ehn! Acho que é a primeira resenha positiva que leio dele, pois todos sempre reclamam do livro e não conseguem gostar, mas pela sua resenha mostrando os temas tão importantes que o livro abordou da vontade de conferir também.
    Acho que os temas famíliares estão ganhando cada vez mais destaques nos livros, e isso é ótimo pois vários confeitos estão mudando, e os livros estão ai para inclui-los cada vez mais ^^

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  28. Oi! Tive a mesma sensação que você quando conheci o livro... achei que eu não fosse gostar nem um pouco e o julguei. Ainda não o li, mas gostei da forma como pontuou os detalhes, descrevendo o livro de uma maneira bastante completa. Fico feliz que tenha gostado da leitura. Parece uma boa dica pra ler e refletir nesse fim de ano.

    bjs - Sonhos em Tinta

    ResponderExcluir
  29. Olá!
    Concordo com você, essa capa não ta favorecendo! Mas um leitor nato sabe que escolher livro pela capa só pode ser você for decidir que vai ler, não que não vai (entendeu? kkkk)
    Achei interessante ele livro, embora eu não esteja numa fase boa pra começar outros tipos agora. Vou deixar marcadinho no skoob e dou uma olhada no ano que vem, espero animar até lá!
    bjs flor
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Oi flor, dos lançamentos que vi nesses últimos meses da editora, esse é o único que não me chamou a atenção, mesmo lendo resenhas super positivas sobre ele, não consigo me fascinar pela história, não fico muito afoita para tê-lo em mãos. Os assuntos abordados são mesmo bem importantes e que vemos muitos no nosso dia a dia, quem sabe ano que vem eu não mude de ideia.

    bjs

    ResponderExcluir