Resenha: Cova 312 por Daniela Arbex - Geração Editorial

00:00 Fernanda Bizerra 24 Comments


 Olá Catarina´s (os)! 

Cova 312 é o lançamento da Geração Editorial escrito pela jornalista mineira Daniela Arbex. O livro trata da investigação da morte do militante guerrilheiro Milton Soares de Castro, única morte da Penitenciária de Linhares em Juiz de Fora (MG) na época da Ditadura Militar.

O livro começa pelo relato da jornalista de como pensou no tema e de que maneira correu atrás das informações sobre o guerrilheiro.

Para começar o livro nos traz o prefácio de Laurentino Gomes, jornalista ganhador de 6 Prêmios Jabutis de Literatura.

O livro é dividido em três partes. Na primeira parte, conhecemos Edelson Palmeira de Castro, irmão de Milton que soube da morte dele por uma notícia do rádio da prisão onde se encontrava. Edelson também era da guerrilha. A notícia era que Milton havia se enforcado, versão até hoje contestada pela família, eles não acreditavam que ele se mataria.

Os guerrilheiros do Caparaó, como ficaram conhecidos, foram presos no dia 1 de abril de 1967. Foram levados para uma cidade próxima e logo depois para Linhares. Foram exibidos como troféus pelo exercito.

A rotina da Penitenciária é contada em detalhes, dos casos mais inusitados, como uma briga de presos comuns por conta da história de Capitu, de Machado de Assis, a torturas de todos os tipos.

“Rogério sentiu a musculatura contrair. O corpo tremeu por dentro com a corrente elétrica. Primeiro tomou choque no rosto, nas mãos, depois nas pernas. Aquilo queimava. Os militares debochavam.” (página 118)

O livro traz as histórias de outros militantes que também ficaram em Linhares e foram torturados. Os presos sobreviventes, hoje com idades a partir dos 66 anos, contaram em entrevistas que quando ficava insuportável viver lá eles cantavam.

O livro deveria ser leitura obrigatória para todo estudante dessa época e pessoas que, por alguma razão que não consigo compreender, ainda pedem a volta da ditadura.

Aqui, neste livro, se aprende que tortura não era exceção e sim regra. Humilhação, choques, tapas, estupros, de tudo um pouco existia.

Quanto a maneira em que acaba a investigação... bem, só lendo o livro.
Daniela fez um trabalho investigativo primoroso. Amei ter a oportunidade de ler esse livro.

Quanto a diagramação é perfeita, os capítulos divididos de forma coerente e as letras em tamanho maior facilitam a leitura além de conterem fotos, algumas chocantes, reforçam ainda mais os pavores dessa época.

Super recomendo!
“ - Milton Soares de Castro! - PRESENTE” (página 342)



Sobre a autora:
Daniela Arbex é uma das jornalistas do Brasil mais premiadas de sua geração. Repórter especial do jornal Tribuna de Minas há 18 anos, tem no currículo mais de 20 prêmios nacionais e internacionais, entre eles três prêmios Esso, o mais recente recebido em 2012 com a série “Holocausto brasileiro”, dois prêmios Vladimir Herzog (menção honrosa), o Knight International Journalism Award, entregue nos Estados Unidos (2010), e o prêmio IPYS de Melhor Investigação Jornalística da América Latina e Caribe (Transparência Internacional e Instituto Prensa y Sociedad), recebido por ela em 2009, quando foi a vencedora, e 2012 (menção honrosa). Em 2002, ela foi premiada na Europa com o Natali Prize (menção honrosa).


           Siga o blog nas redes sociais:
 Facebook  |  Skoob  |  Twitter  G+ | Instagram
Beijos da Fê :*

24 comentários:

  1. Oi, tudo bem?
    Adorei a Premissa do livro e essa caPa ficou lindíssima!
    Fiquei afim de ler.
    bj

    @saymybook
    saymybook.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Gostei muito da sua resenha.
    A Ditadura Militar é um dos assuntos mais legais de se estudar na história, acho que seu eu lesse esse livro, iria simplesmente adorar ele!
    Beijão,

    Vinicius
    omeninoeolivro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Oi Daniele, tudo bem?
    Curti muito saber mais sobre o livro, não o conhecia.
    Admito que não é meu tipo de leitura, mas gosto de ler opiniões sobre esse tipo de livro.
    Beijos,

    Priscilla
    http://infinitasvidas.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Oieee
    O teor do livro em si já é bem tenso. Tenho receio por essas histórias, mas acredito e entendo a necessidade de nos aventurarmos nesse tipo de literatura.
    Achei o nome do livro pesadíssimo, já diz bem do que se trata o sistema penitenciário.
    Fiquei imaginando o que levariam os presos a brigarem por causa da Capitu, será que foi sobre sua suposta infidelidade?
    Concordo com você, deveria ser leitura obrigatória para os estudantes e até para todos nós, entender um pouco de história não faz mal nenhum, pelo contrário, só ajuda, não é mesmo?
    bjs
    diariodeumapsicopedagoga.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Olha, eu adorei a premissa, e bem interessando principalmente o tema abordado, a arte está ótima, parabéns. Provável que eu leia, mas ano que vem... Eu to abarrotada de livros rsrs.
    Beijos
    Booksandcarpediem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    eu sou completamente fascinada por livros históricos, quando o tema é guerra, me chama ainda mais atenção, mas quando se trata da Ditadura Militar eu fico fissurada, eu não conhecia o livro e agora eu fiquei muito interessada, li a sua resenha e fiquei imaginando os detalhes, eu preciso ler esse livro não apenas por ter achado interessante, mas acho que essa época em nosso país é muito controversa, eu gosto de ler tudo a esse respeito.

    ResponderExcluir
  7. Oláá!

    Eu não li esse livro e mesmo ele não estando no genero que estou mais acostumada tenho muita vontade!
    Acredito que seja uma leitura obrigatória para conhecermos nosso pais também. Nunca fui muito fã de história, mas a fase da Ditadura foi a que mais me interessou no colégio, por isso tenho certeza que ia gostar do enredo.

    A resenha está ótima!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  8. Olha uma das meninas do meu blog resenhou esse livro assim que ele foi lançado
    e gostou bastante, mas ele não faz muito meu gênero de leitura pra te falar a verdade.
    Me parece ser uma estória bastante intensa. Mas mesmo assim aborda um assunto bastante importante.
    Enfim...Espero que um dia eu possa vim a conhecer o livro, mas não por agora, pois estou em outra fase, mas vou dar uma chance assim que possivel apenas para poder conhecer.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/resenha-esperando-por-doggo.html

    ResponderExcluir
  9. Ola Dani esse livro foge um pouco dos gêneros que gosto, pela capa confesso que não leria, mas fiquei curiosa com essa linha inteligente de investigação sobre os fatos. Não leria nesse momento devido a correria, mas anotei a dica para um momento mais calmo. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  10. Olá, Daniele.
    Eu ainda não conhecia esse livro. Não é um tema que eu goste de ler, ditadura e coisas relacionadas a politica. Mas é um livro que vou indicar a algumas pessoas pelas suas palavras ali. Conheço algumas pessoas que fazem passeatas pela volta da ditadura militar e acho que será um boa leitura para eles.

    ResponderExcluir
  11. Oii,
    Desde sempre eu escuto muito do meu pai sobre ditadura, e acho que por isso se tornou um assunto que eu me interesso. Não sei porque, já que é tão triste, mas ainda sim, é muito importante saber sobre isso, como foi, o que aconteceu, o que fizeram. Infelizmente muitos brasileiros não sabem nem metade, e por isso adorei que você disse que quem queria que a ditadura voltasse devia ler esse livro. Acho que devia ser presente de natal pra essas pessoas. Adorei sua resenha, consegui sentir o que o livro passava, e gostei muito da dica também, obrigada
    Xx

    ResponderExcluir
  12. Oiee ^^
    Adoro histórias sobre a Ditadura, então esse é um livro que eu tenho muita curiosidade de ler. Fico com pena quando vejo alguém pedindo a volta da Ditadura, acho que essas pessoas nem mesmo sabem o que foi, né?! Estou bastante curiosa para ler, e saber que tem imagens (não sabia disso até agora *-*) me deixou ainda mais animada.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Realmente não dá pra entender esse povo que pede a volta da ditadura... sinceramente, né? Na época do lançamento desse livro achei que seria uma leitura muito forte para mim, e pela sua resenha concluo que estava certa. Não tenho a menor vontade de ver essas fotos chocantes, nem de ter a confirmação de que a tortura não era exceção e sim, regra. Acredito que doeria muito em mim ler, e prefiro evitar. Não teria estômago pra essas torturas de todos os tipos.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  14. Oi Daniele, desde que esse livro foi lançado eu tenho uma vontade imensa de lê-lo, a premissa dele chama muito minha atenção,eu amo esses livros mais jornalísticos, sabe? que trata de um assunto que já aconteceu e pode ser real. Ótima resenha!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  15. Oiie,

    Pensa numa pessoa apaixonada por história, sou eu. Adoro ler história sobre guerras, como foi que aconteceu, e gosto mais ainda quando o livro tem relatos de sobreviventes, por que assim me faz acreditar que pode ter salvação no mundo. Concordo que todos deveriam ler esse livro, inclusive eu.

    Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  16. Oi
    Tudo bom?
    Esse livro parece ser bem interessante. Nunca li nada parecido.
    Concordo com vc quando fala do absurdo de algumas pessoas pedirem a volta da ditadura, mesmo não vivendo essa fase negra do país, li, estudei, e sei o inferno que foi para quem viveu aqui.
    Leitura obrigatória, concordo com vc!
    Já vou adicionar na listinha!
    Adorei a resenha
    Beijos

    ResponderExcluir
  17. Olá!!!
    O titulo do livro já causa um grande impacto. Não sou muito liga a fatos históricos e conheço pouco deste período e mas tenho alguma opiniões bem forma. A forma que apresenta o livro deixa uma curiosidade de conhecer melhor e gosto bastante quando é feito uma investigação para se chegar aos fatos.

    Beijos
    Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  18. Olá,

    A capa está bem trabalhada, repleta de detalhes que desconfiou serem relacionados a estória, apesar de sua resenha o livro não me atraiu. E por se tratar da ditadura militar, isso me deixa ainda mais desanimada para ler, eu sei que se trata de um assunto mega importante para a nossa história, porém não tenho o minimo interesse em ler a respeito, é vergonhoso eu sei hahaha.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Olá Daniele!
    Esse não é bem um lançamento recente ne? Já tem uns bons meses que lançou.. cheguei até a ir no lançamento e no bate papo com a autora que teve na minha cidade. Ela também chegou a ser professora da UFJF, o que eu não encontrei no trecho sobre ela :/
    Enfim, quando lançou eu fiquei bastante tentada a ler, pq o assunto me interessa e ela é uma conterrânea, comprei e li bem rápido, mesmo não sendo uma leitura fácil. Eu curti muito e por isso também recomendo!
    bjss
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Menina, sou chorona e me impressiono fácil, mas gosto de leituras assim e como você disse, muitos que pedem a volta dessa porcaria de Ditadura devia sim ler livros nessa pegada pra ver se deixam de ser burros. Perto da casa dos meus pais tem um abrigo onde vivem idosos que participaram dessa época, quando passei por lá algumas vezes e vi algum deles na porta, com seus olhares triste, me sentia impelida a parar e perguntar sobre tudo. Conversar sabe? Mas sempre tive medo do que iria ouvir, com certeza sofreram muito. Enfim, espero que essa época não retorne nunca mais.


    bjs

    ResponderExcluir
  21. Esse livro parece ser um dos mais marcantes na vida de qualquer leitor. Eu quero muito conhecer a pesquisa jornalística que foi feita… E acho que, infelizmente, muitos dos dados levantados não mudaram. A violência nos presídios é até pior, porque não é apenas cometida entre policiais e detentos, mas entre os próprios detentos principalmente. Tornou-se uma sociedade com cultura e regras específicas. Complicado. Eu estou torcendo para ler esse livro em breve, embora ache que vai ser o tipo de história que me incomodará (rs).

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Olá amiga
    Como você é historiadora esse livro deve ter lhe fascinado. A ditadura tem muita coisa nebulosa que eles escondem até hoje e é uma parte bem ruim de nossa história.
    Infelizmente esses que pedem a volta desse tempo nunca viveram nele ou teve algum parentr sumido, onde nem corpo encontraram, ou amanheceram mortos.
    Acho que a autora foi bem realista e pesquisou profundamente sobre esse tema e em específico essa rapaz que supostamente se enforcou.
    Beijos

    ResponderExcluir
  23. Nunca li nada do tipo e acho que vou começar por esse! Gosto da premissa e da ideia de ficar por dentro de uma rotina em uma penitenciária. E tudo isso sendo tão bem escrito, com bastante pesquisa e etc... a autora parece ter feito um trabalho incrível.
    Gostei da resenha.
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Eu amei esse livro, ele no começo é um pouco confuso mas depois se acustuma, os vinte primeiros capítulos eu li seguidos �� mesmo eu gostando do livro ele me deu muita raiva no final �� mas eu recomendo.

    ResponderExcluir