Minha Jukebox: Música nos anos 60 por Glau Tambra.

12:25 Fernanda Bizerra 20 Comments

Olá linduxos e Catarina´s! Tudo bem? Espero que esteja tudo bem e possa ficar melhor ainda quando lerem esse post!

Fernanda incumbiu-me de fazer a coluna Minha Jukebox sobre os anos 60! É algo difícil, já que não vivi nessa época (risos), no entanto... acredito que deve ter sido bem legal e então aceitei o desafio. Não sou especialista no assunto, mas procurei trazer um pouco de tudo e desculpem se não citei alguém importante, é só deixar nos comentários que incluímos no texto.

Bem, antes de começarmos a falar de música que é o foco do post, acho legal nos ambientalizarmos em todos os aspectos.  Uma rápida incursão na história poderá nos colocar a par dos acontecimentos.
Vamos lá:

                      


No aspecto político tivemos a renúncia de Jânio Quadros e quem assumiu foi João Goulart, mais conhecido entre nossos avós de Jango. Teve uma curta estada na Presidência do Brasil, pois foi desposto pelo golpe militar de 1964. Se liguem, porque o militarismo influenciou todos os segmentos da sociedade na época.

                     


A juventude se uniu para realizar a revolução sexual que preconizou mudanças no comportamento sexual voltados para o amor livre e muito rock in roll.  Os métodos contraceptivos ganharam força para serem regulamentados.

                         


Na metade da década em diante, o governo militar começou a endurecer suas políticas extinguindo os partidos políticos; permitiu a cassação de mandatos pelo executivo; fechou o congresso e determinou novas regras para a aprovação de uma nova constituição, além de estabelecer eleições indiretas. Assim se deu a consolidação da ditadura militar e, cá entre nós, ainda não entendo como há pessoas (que não conhecem a história) pedindo o retorno desse câncer social. A sociedade protestou e fortes movimentos surgiram para contrapor o regime. A UNE (União nacional dos Estudantes) teve grande importância nesses movimentos contra o regime. Mas foi em 1969 que a coisa piorou e a repressão aos jovens, estudantes e demais pessoas que eram contra ao regime ocorreu.

                         


Essas breves linhas foram necessárias por que a música passou a ter um contexto diferente devido à censura imposta por esse regime do cale-se!

                           
Na moda, a grande vedete da época foi a minissaia. O unissex ganhou força com os jeans e as camisas sem gola. Pela primeira vez, a mulher ousava se vestir com roupas tradicionalmente masculinas, como o smoking [lançado para mulheres por Yves Saint Laurent em 1966].

                        
                     


Não podemos esquecer que foi nessa década que o homem pisou na lua embalado pela música. 

                      


E, falando de futebol, a copa do Chile foi nossa em 62, tornando o Brasil bi-campeão. 

                             


  Essa foi regravada por Jefferson Airplane:

                              


Enfim, vamos parar por aqui porque foram tantas coisas boas que aconteceram, não é mesmo! Mantenhamos o foco.

                              
Sob o lema de rebeldia, diversão e transgressão surgiram no mundo Bandas de rock como Os Beatles, The Rolling StonesThe WhoThe Kinks, Bob Dylan – outra figuraça, The Mamas e The Papas, Animals, Jefferson Airplane, Pink Floyd, The Doors

                         


O final da década culminou no maior evento de música o Festival de Woodstock que contou com a presença de Jimi Hendrix e Janis Joplin, Creedence Clearwater Revival, Sly and Family Stone, Carlos Santana, entre outros lendários do rock clássico.

                            
                           


No Brasil, temos a Elis Regina interpretando Arrastão de Vinicius de Moraes e Edu Lobo surgindo assim, a MPB. 

                          
A jovem Guarda composta por Roberto Carlos, Erasmo e Wanderléa.
Chico Buarque compõe “A Banda” interpretada por Nara leão. 

                           
Disparada e Pra não dizer que não falei das flores de Geraldo Vandré 
                        
                           
Caetano Veloso com a música Alegria, Alegria.
                         
Gilberto Gil com Domingo no Parque:
                         
Temos tantos outros artistas que ficaram de fora, mas quem se interessou, pode dar uma rápida pesquisada na net pode lhe revelar tantos outros!
Encontrei esse site http://acasadevidro.com/2015/02/07/50-classicos-da-musica-popular-brasileira-nas-decadas-de-1960-1970-e-1980-em-ordem-cronologica/ muito interessante para quem quer saber mais e eles trazem música até 1990. Inviável colocar todos aqui!

 Ufa e ainda não falei dos filmes dos anos 60? Acho que será assunto pra outro post!


Até a próxima e espero que curtam!


Glau Tambra

Redes sociais 
Siga o blog nas redes sociais:
 Facebook  |  Skoob  |  Twitter  G+ | Instagram       

20 comentários:

  1. Olá, isso sim é que é música e não essas porcarias que as pessoas ouvem hoje em dia! eu acho que estou na época errada, não vejo televisão, não escuto música, não sou viciada em internet....
    Seu post me deixou com saudades, olha que nem sou tão velha assim kkk só tenho 26 anos

    ResponderExcluir
  2. Olha, gostei das músicas!
    O post está super bacana, mais acho que por eu não ser tão velho - nem vivi ainda (risos) - não conheço a maioria das músicas!

    Abraços.
    umsujeitoqualquer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Que artigo incrível!!! Adorei os paralelos políticos que você fez e amei os videos na parte nacional do seu post. Eu acredito que cada época tem suas joias preciosas no que tange à cultura musical e com os anos 60 não foi diferente. Eu particularmente ouço pouquíssimas coisas em inglês, logo alguns exemplos que você deu, eram inéditos para mim, mas adorei conhecer um pouco mais!!! Texto belíssimo!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Que post mais lindo, adorei! Não conhecia nenhuma música dessas por ser bem antigas e eu nem tinha nascido ainda, rsrs , Mas gostei bastante de algumas. Ótima dica!

    beijos
    www.apaixonadaporleiturass.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oiee..
    Essa época foi um marco parao nosso país, e em minha opinião algumas das melhores musicas surgiram nessa época também..
    Adoro Elis Regina e os Mutantes também..
    Fiquei um tempão por aqui aproveitando os belos videos que vc postou!
    Adorei o Post!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. A década em que surgiu a MPB só por isso já trouxe algo de bom! hehe... Adorei toda a contextualização da época, e realmente não dá para entender como tem gente pedindo a volta da ditadura... vai ser ignorante assim lá longe... aff... Enfim, amo várias bandas/cantores que você citou aqui, The Beatles, The Mamas & The papas, Pink Floyd, Elis, Vandré, Caetano... Adorei a postagem!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  7. Oii! Eu também não vivi nessa época mas confesso que gosto mais das músicas de antigamente do que as de hoje.

    Gostei da forma como VC abordou o tema sem jogar as músicas no post, legal colocar história junto! De todas as que conheço e gosto são as nacionais! Inclusive essa foi a tematica que eu mais amei nas aulas de História ;)

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bem.

    Música é história, é vida. Que post maravilhoso, adorei. Quanta música maravilhosa com mensagens incríveis e que marcaram uma época muito importante, algumas nem conhecia, outras nem lembrava mais. Adorei aprender e recordar. Parabéns!

    beijos
    http://www.livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oieee
    Nossa os anos 60 forma mesmo de grande acontecimentos.
    Meus olhos brilharam quando você falou da Elis e MPB, coisa que amo demais.
    Muito legal ver como a política influenciou, mesmo que indiretamente, na música né?
    Melhor ainda ver o surgimento do estilo de Rock que eu tanto amo ouvir.
    Excelente o post.
    bjs
    diariodeumapsicopedagoga.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oii, tudo bem?
    Musica dos anos 60 é vida! Principalmente os The Beattles, Rolling Stones e The Who! Só dão eles na minha Playlist.

    ResponderExcluir
  11. Fiz uma playlist dos anos 60 no blog para a semana do rock e ficou muito diferente que a sua! A minha ficou lotada de Elvis Presley e The Beatles (♥)!!! Mas vi uns nomes familiares como The Doors e Pink Floyd. Gostei do fato de ter intercalado com fatos que ocorreram na década, que os temas das músicas pode muitas vezes ser movido ao que ocorre no mundo.

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi flor, dos artistas/cantores brasileiros que citou, adoro todos, muitos falam que nasci em 80, mas que tenho a alma de velho. Não ligo muito pra isso, mas MPB e esses lindos que citou são demais. As bandas gringas já ouvi algumas músicas, mas meu forte são os nacionais. Vou no link depois. ótimo post.

    bjs

    ResponderExcluir
  13. Oi Glau, sua linda, tudo bem
    Olha, das músicas estrangeiras dessa época, só os The Beatles mesmo. Agora, quando você colocou Elis Regina, você deixou meus olhos brilhando, adoro ela!!!!! Para mim não existiu e continua não existindo ninguém como ela. Para mim ela foi um verdadeiro monstro de intérprete, e estou elogiando. Você só colocou feras na sua postagem, Nara Leão é outra excelente cantora da época. Essa música do Geraldo e a do Caetano são muito conhecidas, sempre que as escuto, lembro das minisséries que vi sobre os assunto.
    Adorei a postagem!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Adorei!
    São músicas dançantes e cheias de significado.
    Senti falta de mais músicas de Chico Buarque, que amo tanto!
    Muitos não conhecia, mas vou ouvir todos.
    Ótimo post.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  15. Olha eu gostei bastante das músicas
    mas sinceramente não são muito meu estilo.
    Eu gosto mais das músicas de hoje...da atualidade sabe?
    Acho que esse é do tempo do meu pai e minha mÃe e até mesmo do meu irmão
    que curte quase as mesmas coisas. Eu já sou mais POP rs

    Mas mesmo assim eu achei bacana a postagem, principalmente
    para as pessoas que querem lembrar dessa época. =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/sem-querer-me-apaixonei-por-voce-4.html

    ResponderExcluir
  16. Olá,

    Da última vez que acessei esta coluna fiquei viciada na música "apresentada", mas desta vez, além de eu não conhecer nenhuma das músicas citadas, nenhuma faz o meu estilo, e não curto músicas das antigas.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Oi, Glau
    Muito legal essa coluna no blog, ainda não tinha visto. Acredito que fica bem legal encaixar a música aqui, já que todos amam música, pelo menos não conheço ninguém que não goste.
    Eu sempre amei algumas músicas de Os Beathes e The Doors, eles são demais. Algumas músicas ficam mesmo marcadas por acontecimentos históricos. Bem criativo o post!

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Oi!!!
    Adoro esta sessão do blog; pois amo música e está muito presente no meu dia a dia. Mesmo não tendo vivido esta época as músicas atravessam tempo e chegam aos mais novos, e continuam encantando gerações. The Rolling Stones e The Doors são ótimos e Caetano e Gil dispensa comentários,

    Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  19. Oi,

    Meu gosto musical é pouco confuso, só eu mesmo entendo, escuto na minha playlist, musicas em inglês, japonês, francês e quase nunca português - e se for, é do Fernando Ribeiro.

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito da postagem, os anos 60 foram marcantes quando se trata de música, adorei os vídeos escolhidos, TB não vivi a época mas acho que ficou muito boa sua pesquisa!! São músicas que ouvimos até hoje!

    ResponderExcluir