Resenha: Fortaleza Negra por Kel Costa – Ed. Jangada

00:30 Fernanda Bizerra 20 Comments


Oi Gente! Espero que esteja tudo bem com vocês.

Há muito tempo vejo o livro Fortaleza Negra ser divulgado por colegas blogueiros, porém não tinha vontade alguma de ler. No entanto, quando a Jangada divulgou o segundo livro Tempestades de Sangue, acabei ficando curiosa. E hoje falarei minhas impressões a respeito do primeiro.

Quando iniciei a leitura me deparei com uma personagem completamente desastrada que tromba nas pessoas a todo instante. Esse fator me incomodou muito e olha que amo ler uma trama com personagens desastradas, porém, Aleksandra Baker ultrapassou o limite da minha paciência e claro quis matá-la e esperei muito que Klaus fizesse isso por mim.

Como os seres mitológicos – centauros e minotauros – estão destruindo o mundo dos humanos os pais de Sasha – como é chamada pelos amigos - tomaram uma decisão que deixou a filha apavorada. Quando recebe a notícia que precisará mudar de cidade e de país, a garota fica revoltada por deixar sua vida para trás, só que precisa acompanhar os pais e essa mudança a levará para a Rússia para a Fortaleza Negra junto aos Mestres dos vampiros com os outros escolhidos que tem o “privilégio” de viverem ali.

Sasha tinha uma vida simples e queria apenas ter a liberdade que os pais tiveram em sua juventude, mas o mundo mudou e o toque de recolher foi implantado no mundo inteiro, pois a convivência com vampiros e mitológicos nem sempre foi pacifica. Os mitológicos tocam o terror por onde passam e estão dizimando os humanos e os vampiros sempre tentam parar essa guerra.

Sasha e Mikhail
Os Mestres dos Vampiros foram os responsáveis pelo fim da Guerra Fria e usando seus poderes obrigaram os governantes mundiais a renunciarem seus cargos, deixando-o nas mãos daqueles que tem poderes sobrenaturais para governar o mundo com suas próprias leis. O mundo realmente ficou muito tempo em paz, porém, os mitológicos - não sei a causa, razão ou o porquê - começaram a atacar os humanos e as baixas em cada ataque eram cada vez maiores e os Mestres resolveram intervir, afinal, os humanos são importantes para a sobrevivência dos vampiros.

Sasha nunca foi muito certa da cabeça e depois de colocar seus pés dentro da Fortaleza Negra só arrumou confusão. Ok, que a garota só tem 17 anos, todavia estava esperando que fosse mais madura e que fosse de mais valia. Não estou desmerecendo a personagem, mas já fazendo isso, esperei tanto da garota que ela me decepcionou. Ela diz que não é fã de vampiros, mas fica caidinha logo por um Mestre. Cara, e que Mestre!!

Devo parar de falar dela, senão vocês a odiarão, porque para mim, a garota é meio desnecessária. E mais, ela não se destaca em nada neste primeiro livro, além de ser um completo desastre, só faz besteiras e fica querendo ter um relacionamento com um Mestre, Vampiro ainda por cima. O cara tem dois mil anos e ela querendo um romancizinho de adolescente com o cara? #Façameofavor! Esperei tanto da Sasha e ela não me ofereceu nada :(. Seu único destaque foi fazer besteiras e irritar os Mestres cada vez mais, por isso, fico aqui pensando o que foi que o Mestre Mikhail viu nela? Sendo que ela o irritava a ponto dele ter vontade de lhe arrancar a cabeça.

Klaus
Cansei dela e vamos falar agora da parte que amei no livro. Sim, gente apesar de tudo eu amei um monte essa história, pois o Mestre Mikhail é fabuloso com toda sua arrogância de realeza #Papaidocéu. Sem contar o Klaus, aquele arrogante de uma figa e mesmo assim gosto mais dele do que da Sasha. Os cinco mestres são em geral arrogantes e prepotentes, porém mantém a paz no mundo e vivem uma relação cordial com os humanos, mesmo, às vezes, não gostando muito deles não governam o mundo com mãos de ferros, no entanto lhes impuseram regras que apenas Sasha não as obedece, nunca as obedece. Klaus poderia arrancar a cabeça dela #sóacho.

Na minha opinião, a autora poderia ter explorado mais o mundo dos Mestres, ter dado mais voz a Klaus, pois tenho certeza que a obra ficaria mais completa se ela o tivesse dado mais evidência, contudo, não sei qual a intenção da autora a escrever a obra, só que esperei muito mais do que me foi oferecido. E estava esperando uma trama mais voltada para a ficção fantástica do que um romancizinho e uma garotinha virgem chorando as pitangas por problemas tão minúsculos, diante a magnitude das guerras travadas nas entrelinhas da história.

Esqueceu-se da guerra travada entre humanos, vampiros e os mitológicos. Esperei mais ação durante a história, mas teve apenas alguns ataques “isolados” para atrapalhar um momento de romantismo ou para provocar um encontro entre as personagens ou dar liberdade para a Sasha fazer mais uma burrada e isso não me caiu muito bem.

Em suma, a trama é divertida, confesso. Divertir-me muito em certas partes, porém, não amei de um todo. O início é lento, o meio da trama é mais fluída, no entanto, o final volta à chatice e a choradeira da personagem que não tem nada para fazer da vida a não ser chorar porque Mikhail foi procurar os mitológicos para proteger os humanos, só que ela precisa conversar depois de ter transado. Meu bem o mundo tem problemas maiores do que falar sobre o seu lacre perdido.

A edição tem uma capa muito bonita e diz muito a respeito da trama, porém, a formatação textual não é das melhores. Sempre elogiei as edições da Jangada, pois realmente todas mereceram, mas pecaram um pouco nesta.  
Sobre a Autora: 

Kel Costa é uma carioca de 31 anos que descobriu que queria escrever para os outros lerem, durante a faculdade de Interpretação Cênica, onde precisou criar algumas esquetes.Em 2008, com o pseudônimo K®, resolveu escrever fanfics de Crepúsculo e ambientá-las em universos totalmente diferentes do utilizado no livro. Sua primeira fanfic postada no orkut foi a The Cullen’s Secret e o sucesso foi tanto que em pouco tempo o tópico se tornou o maior e mais comentado da comunidade. Leia mais

Onde comprar: Livraria da Folha / Americanas / Submarino / Shoptime


Siga o blog nas redes sociais:
Beijos Fê :*

20 comentários:

  1. Oi Fernanda!
    Eu ri agora com as suas considerações finais sobre o livro, que é parado no começo, fluído no meio, e uma chatice no final aahaha E eu li vários livros assim, ondem nem pulando algumas páginas você consegue se convencer a ler kkk
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  2. Hahahaahha obrigada.
    Tô fora dessa série. Não me atraiu em nada e sua resenha me fez rir aqui. Parabéns.

    www.vidacomplicada.com

    ResponderExcluir
  3. Hahahaahha obrigada.
    Tô fora dessa série. Não me atraiu em nada e sua resenha me fez rir aqui. Parabéns.

    www.vidacomplicada.com

    ResponderExcluir
  4. Saudações literárias! Uma boa resenha e confesso que dei risada com sua sinceridade. Parte final você fechou com chave de ouro. Nota 10 pela resenha e nota 11 pela sinceridade e bom humor rsrssrsrs.

    ResponderExcluir
  5. Oiee.
    Que bom que gostasse do livro, acho a sinopse dele muito interessante e a Kel é bem criativa. Eu comprei e presenteei uma amiga com ele, não é meu tipo de leitura.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  6. Olá Fê.
    Eu tenho esse livro aqui em casa que ganhei ele em um sorteio, mas ainda não li ele hehe. Nossa, você não foi com a cara da menina mesmo hehe. Acho que quando ler não vou gostar dela também. Odeio histórias assim, em que os protagonistas esquecem da guerra ao redor e só fica pensando em romance e fazendo coisa errada. Mas espero que no segundo livro as coisas melhores.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Preciso nem dizer que amo suas resenhas, né?! kkkkkkkk
    O que fazer com essas personagens desnecessárias? Existem tantas delas. :'(
    Já estou esperando a resenha do segundo kkk

    ResponderExcluir
  8. Oii,
    Gostei da sua resenha.
    Mas a história não me atraiu, não.

    beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi Fernanda, tudo bem?
    Te marquei em uma Tag lá no blog. Se quiser conferir, segue o link: http://goo.gl/HxzTvz
    Sobre a resenha, gostei da sua honestidade. É sempre bom lermos uma resenha onde sua opinião fica bem clara.
    Eu confesso que apesar de amar livros com vampiros, nunca me interessei por esta série. Sua resenha é a primeira que leio sobre este livro, e só fez que meu interesse ficasse menor. Não tenho muita paciência para personagens cheias de mimimi.
    Bjus
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi Fernanda!
    Nossa! Eu lia a fanfic dessa menina no orkut. Bateu saudades agora.
    Eu não conhecia a série. Essa história de personagem desastrada já deu também. Acho que vou passar o livro por agora.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  11. O livro já não é muito o meu estilo... Ai tem essa coisa de personagem desastrada que meio que já deu, né?
    E pelo que você falou, é chato no começo, fica interessante, mas volta a ficar chato... Não sei se teria paciencia para chegar ao final - ainda mais que tem continuação... Então esse eu passo!
    (Ri muito com a parte do lacre perdido...)

    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  12. Oie...gostei da resenha, mas de acordo que fui lendo, também notei pela sua escrita que esse livro estava faltando mais ação. Mas a premissa é muito boa. Vale apena ler.
    Bjss

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oláá Fê
    Nossa, eu ainda não conhecia o livro, mas me encantei através da sua resenha, eu amo mitologia e esse livroo tem um enredo diferente do que estou acostumada a ler quando envolve mitologia, fiquei muito curiosa, com toda certeza quero ler o livro! ^^
    Bjoos

    Jovem Literário

    ResponderExcluir
  14. Oie.
    Bom, eu não pretendo ler o livro, pois realmente não é um gênero que eu curto.
    A premissa não chamou minha atenção, estórias que contenha lances de mitologia também não tem nada haver comigo então não leria, mas a sua resenha está perfeita, muito bem escrita.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  15. Olá Fernanda,
    Poxa que pena você não ter amado o livro como um todo.
    Infelizmente, não pretendo ler o livro, a ideia geral dele não chamou minha atenção. Não gostei de saber que o início é lento e que melhora e volta a chatice.
    Adorei sua resenha, muito bem escrita, mas, faltou algo a mais no livro.
    Beijos
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oi Malvadeza!
    Lido a resenha me pergunto: Será? Será que leria? Cara a Bela do Crepusculo torrou toda minha paciência e reserva de mocinhas chatas, apesar de eu amarrrrrrrrrrrrr de paixão a Saga todinha Agora outra mocinha chatonilda? Jura? Mas então, fora a Sasha, que não e atraiu em nada, por outro lado temos o lado dos vampiros (adoroooooooooooooooooo) e dos seres mitologicos que me atrairam muito. Deizer que lerei? Naõ sei, mas confesso que fiquei curiosa. vou pensar, e quem sabe mais pra frente, depois de ler os que comprei esses dias.
    Bju
    www.amorascompimenta.com

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem?!
    Poxa, apesar da sua resenha bem feitinha e cheia de detalhes, não é o tipo de livro pra mim. Essa coisa de seres mitológicos, mágicos, vampiros.... Ain, me dá até desespero, então eu passaria esse livro =(
    Beijos

    LuMartinho | Face

    ResponderExcluir
  18. Oi, Fê.
    Sua resenha me deu uma nova perspectiva sobre o livro e temo não gostar dele tanto quando achava que gostaria. Estou muito ansiosa para lê-lo… É um dos livros que mais desejo adquirir, mas nunca o encontro em promoção. Fiquei um tanto decepcionada por saber que a personagem segue aquele clichê de menininha um tanto desastrada, que não parece contribuir em nada ao enredo. Apesar disso, quero muito ler a obra e ter minha própria opinião.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. Olá!
    Achei a história bem original. Vou admitir que desde crepúsculo eu ando com um pé atrás sobre histórias de vampiros. Elas pararam de chamar a atenção. Essa parece ser bem legal e diferente e eu acho que quero ler! Já me acostumei com personagens irritantes nos livros então...
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Nas hora que li sua resenha falando que a Sacha só pensava em romance adolescente enquanto havia coisas bem mais importantes acontecendo, logo me veio crepúsculo à cabeça e agora terminando de ler vi que a autora escrevia fanfics do crepúsculo. Tá explicado! rsrs
    No livro nem tanto, mas no filme, eu tive vontade de jogar a Bella para os lobisomens furiosos, pq ela me dava nos nervos.
    Não li esse livro, nem o conhecia até agora.
    Beijos!
    http://caindonacultura.com

    ResponderExcluir