Ler dá prazer por Antonio Henrique.

01:30 Fernanda Bizerra 4 Comments



Segundo uma descoberta de pesquisadores alemães e espanhóis em que 36 adultos foram incitados a ler um texto cheio de palavras que provavelmente nenhum conhecia, foi percebido, enquanto seus cérebros eram escaneados que as atividades na região do corpo estriado do cérebro aumentavam. Essa região é associada ao sistema de recompensa, sendo a mesma área ativada quando comemos (aquelas coisas gostosas como um bom chocolate), quando fazemos sexo e quando se usa drogas.

O que a pesquisa diz é que provavelmente a descoberta de uma palavra nova, ou aquela famosa aumentadinha no vocabulário, deixando sua capacidade de linguagem ainda maior ativa as áreas de prazer do cérebro.

Evidentemente que ler um livro, ou aprender uma palavra nova não tem comparações com uma noitada de prazer (100 % das pessoas vão dizer isso, com certeza), guardadas as devidas proporções do quanto de prazer cada atividade alimenta. Acho que ler ser tão bom quanto uma noitada de sexo, como proposto no artigo da coluna, é algo meio exagerado, mas de uma coisa a repórter tem razão: ler sempre será uma atividade prazerosa. Não há dúvidas quanto a isso.



Ler e aumentar seu conhecimento sobre um determinando assunto, mesmo que seja um livro de ficção de romance juvenil realmente é gostoso, e não só... Fico imaginando uma mulher com um livro de receitas experimentando uma nova receita e a felicidade que ela tem quando a coisa dá certo. Isso de alguma forma dá prazer. Uma pessoa que lê um livro e vê que aquele vilão que foi detestável durante toda a leitura teve o fim que merecia. Isso dá ou não dá prazer? Ou alguém consegue ficar indiferente a isso?

Claro que há livros que fazem chorar, outro a rir. Mas no contexto geral, ler é uma atividade que dá prazer. E aqui vamos elencar que há diversos tipos de prazer, o sexual é apenas um deles.



E você, o que acha?









Antonio Henrique Fernandes

Colunista






Siga o blog nas redes sociais:

                                                               



4 comentários:

  1. Eu acho que ler é mil vezes melhor que sexo hahahahaha (que meu marido não leia isso). Sou mega viciada e sempre troquei tudo pelos livros, então acho que a pesquisa faz sentido sim.
    Gostei!

    Aliás, Fê, seu blog está maravilhoso S2

    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Soraya,
      também acho que em certa medida a pesquisa faz sentido.
      bjs

      Excluir
  2. Oi!!
    Muito interessante essa pesquisa!
    Aliás, adorei o layout novo, Fer!
    E ao colunista, seja bem vindo!!
    Beijos!!
    http://www.vivendonoinfinito.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Beatriz
      obrigado, e essa pesquisa pode sim ter um fundo de verdade.
      bjs

      Excluir