A Educação no Brasil por Antonio Henrique

00:00 Fernanda Bizerra 54 Comments


Se tem uma coisa neste país que assusta mais do que os crimes (e olha que é uma coisa surreal) é a Educação.  Não me refiro só quanto à educação das escolas... Essa é falha, não pelos professores, mas pelo que se investe e pelo que falta. Escolas caindo aos pedaços, estruturas podres, leis inócuas. Não há investimento na base da educação brasileira. A criança cresce sem saber ler e escrever direito, porque para certos governantes saber assinar o nome é considerado alfabetizado. Se a pessoa não consegue ler um texto e dele tirar um entendimento, como é que pode dizer que é alfabetizado?

Não investem em projetos, matemáticos, científicos, históricos. O aluno vai para escola, muitas vezes pensando apenas na merenda escolar (quando tem). Ele não vai pensando que vai aprender e que esse aprendizado ele vai levar para o resto de sua vida pessoal e profissional.


É através da escola que encontramos os gênios que alavancarão o país. Não conheço escolas especializadas em dar suporte a essas crianças. Para que utilize todo o seu intelecto e assim ajudar pessoas (e ao país, claro).

Também é na escola que encontramos os atletas do futuro, tendo investimento nas aulas de educação física se consegue encontrar talentos. O nosso país precisa disso. E dar continuidade ao atleta para que ele chegue a uma faculdade e se torne também um profissional, como acontece em outros países, mais avançados.


 E novamente temos aí também leis que nada ajudam e protegem demais esses meninos. Uma palmada não mata, não machuca e corrige sim. Apanhei muito de meu pai e ao invés de ser bandido hoje sou policial com muito orgulho. Mas alia-se a ineficiência do Estado em proteger (quem merece) e a inoperância e preguiça dos pais e temos hoje um futuro incerto. As crianças são o futuro deste país... Tenho medo. Muito medo. Acompanho as notícias e vejo muita coisa ruim envolvendo jovens, adolescentes que são mais bandidos que os adultos, e pior, eles sabem disso.

Como policial já vi muitos desses adolescentes e eles são maus, são desonestos, malcriados e cínicos. Conhecem mais a lei que qualquer um. Temos que proteger sim as crianças, mas não criar monstros.

Os pais têm que fazer sua parte... Desde pequenos, ensinar essas crianças as coisas boas, a respeitar os mais velhos a respeitas as leis. Tem que ensinar a ajudar os outros. Dar bons exemplos.

Enquanto isso não acontecer - E as duas formas de educação estão entrelaçadas - Só podemos temer pelo pior.







Antonio Henrique Fernandes

Autor e capitão do Navio Errante.

54 comentários:

  1. Concordo com algumas coisas ditas no texto: realmente educação vem de casa, a escola dá o conhecimento das matérias. E realmente falta investimento em muitas coisas inerentes a educação, como infraestrutura, qualificação de professores e apoio à práticas esportivas.

    aguardandoocamaleao.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Flávia,
      a educação tem sempre que começar em casa, escola é complemento, desde que ela tenha condições para isso, coisa que estamos longe de ver.
      bjs

      Excluir
  2. De lá pra cá muita coisa mudou principalmente o ensino hoje está dez vezes melhor que antigamente porém os alunos pioraram.
    http://garotaliterary.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá,
      realmente, hoje com a tecnologia e mais condições para o professor pesquisar fez melhorar a qualidade do ensino, mas o aluno infelizmente tem outra mentalidade. nada quer.
      infelizmente.

      Excluir
  3. Boa tarde,
    Acho que em termos de estrutura estamos bem melhores. <Mas a mentalidade dos alunos piorou e muito.
    Lamentável :(

    Abraços
    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Sandro,
      Infelizmente, com a mudança da mentalidade dos pais, os filhos pioraram. Nada querem.
      um abraço

      Excluir
  4. Antonio,
    Poderia ficar aqui por horas e horas comentando sobre esse post! Realmente é uma coisa que o Brasil peca, e peca e muito!
    Nossa educação é uma das piores que existe, e isso é uma coisa primordial, pois são princippios que devem ser estudados pois assim que se constroi o mundo.
    Infelizmente não temos mais como mudar isso, infelizmente nao tenho mais a minima esperança nesse pais.. Poderia ficar aqui horas e horas criticando o nosso atual governo, mas seria uma discussa interminavel!
    Beijao
    Gio - Clube das 6
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Gio,
      Bom, eu ainda tenho um fio de esperança de que alguma coisa possa acontecer e o jogo ser virado, mas... com esse governo atual não sei não.
      bjs

      Excluir
  5. Adorei o post.
    Fiz Letras e sei exatamente como é essa situação.
    Tenho medo do que nos espera!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rizia, o futuro a curto prazo não é dos melhores...muita coisa precisa ser mudada.
      bjs

      Excluir
  6. Olá Antonio
    A situação da educação no país é realmente crítica, mas acho que enquanto os pais não fizerem sua parte em casa isso não vai mudar. Não adiantaria ter a melhor estrutura e bons professores se os alunos não respeitarem e entenderem qual o objetivo das escolas...

    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Evelise,
      Infelizmente, a mesma tecnologia que hoje ajuda a tantos também ajuda aos pais a deixarem os filhos mais "independentes" e isso atrapalha na sua educação familiar e estrutura para enfrentar o dia a dia, fora a questão da educação. o negócio tá feio.
      bjs

      Excluir
  7. Olha gostei bastante do texto sobre a educação e realmente tudo vem de casa né?
    E depois o que aprendemos na escola é apenas um conteúdo a mais para que possamos ter uma vida mais decente, pois na verdade a escola não vai te educar para vc ir no caminho certo ou errado, mas sim os pais que vão te mostrando isso. Você que vai saber dos principios que devem seguir na sua vida. E isso eu sempre me lembro sabe? Quando estou com medo de algo eu penso duas vezes antes de fazer. Então tipo, eu sei do que é certo e errado na minha vida e o que devo ou não fazer e acho que muitos deveriam ter consciência sobre isso. Adorei =]

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Silvana,
      Coisa básica, educação vem de berço, e com a educação vem a vontade de querer saber, de estudar, de ser curioso. isso está em falta.
      bjs

      Excluir
  8. Olá Antonio, gosto muito do seus post.Trabalhei como educadora de 2001 a 2013 e vi coisas realmente terríveis, desde professor sendo agredido a cadeiradas a pais estapeando diretora por suspender seus "bebes" , com leis tão frouxas isso só tende a piorar. Daqui a pouco professor sera uma profissão em extinção.
    BEIJOSSsss...

    http://sonhosdeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Janaina,
      Concordo. Os pais não ensinam os filhotes e querem culpar os professores. Infelizmente é a realidade atual.
      bjs

      Excluir
  9. Olá Antonio. Ótimo post. Você exemplificou bem o momento que estamos atravessando.
    Concordo com você em número, gênero e grau, quando diz que a educação vem de casa. E infelizmente o que mais vemos hoje em dia são pais mal educados gerando e criando filhos mais mal educados ainda. Como você bem colocou estamos com uma alarmante geração de perdidos, ineptos, desqualificados e afins. Infelizmente temos pouco o que fazer para resolver esta situação triste e lamentável que vivemos.
    O jeito é pedir a Deus que ilumine nossos governantes, para que olhem para nossos jovens e crianças.

    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Lia,
      como professor eu vi muitas coisas boas, mas muitas coisas ruins também. o aluno vem de casa com uma educação totalmente errática, sem respeito a ninguém e como enfrentar um aluno assim? fica complicado.
      O jeito é dar uma chacoalhada geral.
      bjs

      Excluir
  10. Oi Nanda!
    Nossa que top o Antônio fazendo parte do seu blog. Adoro as suas análises.
    Ótima abordagem do panorama atual da educação no Brasil. Concordo que é preciso os pais estarem mais presentes na vida dos filhos. Essa modernidade e vida conturbada leva os pais a deixarem os filhos mais soltos e empregar o sistema de compensação dando tudo aos filhos, com pouco diálogo. Deixando de dispensar a eles os principios e exemplos para se tornarem bons cidadãos.

    Bjos

    www.blogandolinhas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carol,
      Estou por aqui também hehehehe. É exatamente o que vc disse, os pais procuram compensar suas ausências com brinquedos e eletrônicos e com isso acaba esquecendo que tem outras obrigações como a educação do jovem. não conversa e muito menos educa.
      bjs

      Excluir
  11. Infelizmente a educação está muito defasada, e alguns pais acham que é dever da escola ensinar e educar os seus filhos e esquecem de fazer a parte deles. Acho que a educação precisa de investimento de todos.

    bjos
    Pah
    Lendo e Escrevendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pah, nós até temos algumas escolas com boas propostas, mas esbarra na falta de educação e interesse dos alunos, coisa que já vem de casa, e isso precisa ser mudado. o panorama brasileiro não é dos bons.
      bjs

      Excluir
  12. Oi Antonio,
    Estou estudando para ser professora e sei bem a realidade que tenho pela frente. A educação no Brasil se não é segundo plano, é último plano. A base fundamental do país é na verdade, apenas um dos itens na campanha eleitoral dos políticos corruptos. O descaso do governo com a educação não é de hoje e não acontece só aqui no Brasil, isso vem de muito tempo. Desde que descobriram o poder que o conhecimento tem sobre as pessoas. Além disso, os pais, cada vez mais preocupados em trabalhar e dar melhores condições de vida aos filhos, estão deixando-os sem educação. É um problema complexo, e infelizmente tudo o que podemos fazer é resolvê-lo dentro da nossa própria esfera familiar. :/

    Ótimo texto!
    Abraços,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Mariana,
      Espero que consiga encontrar uma realidade na sala de aula diferente do que vemos hoje. Se todas as pessoas fizessem a sua parte, ao menos em casa, já seria alguma coisa, mas de repente isso muda e assim a gente já começa e dar alguns passos à frente na educação do país.
      bjs

      Excluir
  13. Olá, Antônio.

    Eu trabalho dando aulas de artes e estou a todo momento convivendo com essas crianças. O sistema educacional nacional anda falho demais , mas não vou colocar toda a culpa nele, pois os pais possuem a maior parcela nessa equação. Realmente creio que se continuar dessa forma estaremos é criando monstros e não pessoas educadas para melhorar o país. Ainda sou esperançosa e espero que esse quadro melhores.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR // Curta: Facebook

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paula, assim como vc eu também tenho esperanças que um dia isso mude e que não demore tanto assim. Sempre digo, vamos fazer pelo menos a nossa parte.
      bjs

      Excluir
  14. Oi Antônio, tudo bem?
    Mais um texto incrível seu aqui no blog! Sou professora de matemática a 4 anos e conheço bem tudo que você falou!
    Por mais que nós professores nos esforcemos ao máximo para fornecer uma educação de qualidade, os jovens de hoje em dia, em sua maioria, não estão interessados em aprender, em ser uma pessoa melhor! São mau educados e não respeitam ninguém! O pior de tudo é ver que boa parte dessa má educação se deve aos pais que apoiam todas as vontades dos filhos, sejam elas certas ou erradas.
    Sonho com uma sociedade onde o professor terá o valor que merece e onde os alunos sejam sedentos por conhecimento e tenham uma educação de qualidade!

    Abraço!
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi maiara,
      Obrigado pelo carinho. O professor deveria ser o melhor dos profissionais, o mais bem pago, o mais respeitado, mas infelizmente não é o que vemos, e os pais querem que o professor ainda faça o trabalho deles, educando. Infelizmente não vejo uma saída a curto prazo, o pais está precisando de uma repaginada total.
      bjs

      Excluir
  15. Realmente da medo de pensar no futuro, mas não podemos desisitir, temos que continuar incentivando as crianças na Educação Escolar, mas isso não é um papel apenas do Professor, os Pais hoje em dia nem tem interesse em saber o que filho está aprendendo, não ajudam, não olham o caderno e alguns tem a cara de reclamar para o Professor da nota no boletim. Não percebem que até chegar na nota que está no boletim, foi feito aulas e que se tivessem acompanhado o caderno do Filho teriam visto que ele estava com dificuldade.
    É uma vergonha ver como as coisas estão hoje, a falta de educação que encontramos na escola!

    Abraços e até logo! ^^
    https://worldofmakebelieveblog.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda,
      Não vejo mudança a curto prazo, mas tenho esperanças que isso mude um dia. que o professor volte a ter aquela respeitabilidade de antes, quando era chamado de Mestre pelos pais. O problema é que os pais modernos estão esquecendo de educar até mesmo seus filhos e esperam encontrar isso nos professores, o que não é de sua competência (dentre as muitas). eu acompanho a minha filha, e cobro dela, não do professor.
      um abraço,

      Excluir
  16. Ol Antônio.
    Concordo em partes. Realmente, a educação esta precária. E não é só o governo que não ajuda a melhorar o ambiente escolar, tem muito aluno que não quer estudar. Vai dele também.
    Não tenho suportes que poderiam me ajudar e muito, mas corro atras. E também me da medo o futuro, porque esses jovens serão os adultos de amanha.
    Sobre a questão do tapa, depende muito da situação. Minha mae educou eu e meus 4 irmãos e ela nunca levantou a mao pra nos (ah não ser que a gente tivesse feito algo muito grave e serio)
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thai,
      entao, quando falei de palmada, foi no sentido de corrigir, e como vc mesma falou, quando a coisa é grave. conversando a gente sempre se entende melhor. mas ainda assim está faltando educação dos pais, que não fazem isso e nem corrigem, o que é pior. O Estado tem a sua parcela de culpa porque não dá a devida condição para professor e aluno poderem gozar de todas as coisas boas que se há na aprendizagem.
      bjs

      Excluir
  17. Adorei essa primeira foto
    Já presenciei várias vezes isso
    Como reclamar pra professora que deu nota baixa ao invés do filho?
    Muitos esquecem que antes de tudo educação vem de casa

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Ana,
      Pois é, começa em casa, mas muitos estão negligenciando e achando que o professor é obrigado a fazer isso. e o pior é que tem muitas escolas que para efeito de estatística acaba passando os alunos, mesmo sem ter as minimas condições para isso.
      vamos ver no futuro se isso muda.
      bjs

      Excluir
  18. Antonio, concordo com você quando diz que a família precisa educar e a escola precisa encontrar o apoio do governo para se tornar eficiente. Infelizmente, vemos muitos professores de mãos atadas, porque não conseguem fazer o que precisam para oferecer um ensino de qualidade. Seja por falta de estrutura física, seja por falta de estrutura política.
    Só posso dizer ter esperança de que, um dia, possamos todos usufruir de uma educação decente.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fran,
      eu também tenho esperanças que um dia isso mude e possamos ter uma maré mais favorável à nossa educação, no sentido geral.
      bjs

      Excluir
  19. É Antonio... essa é nossa triste realidade.
    Muitos pais tem transferido a educação dos filhos para e escola sendo que que este não é o principal papel dela. Acho que o primeiro quadrinho define perfeitamente triste situação atual. Ótimo texto!!

    Abraços
    Jéssica Rodrigues

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jéssica,
      Infelizmente é o conceito atual, a escola é obrigada a tudo, até a educar os filhos dos outros.
      obrigado.

      um abraço

      Excluir
  20. Maravilhoso o texto, nem tenho muito o que acrescentar. Antônio falou tudo.
    Hoje em dia nessa busca insana de ter e ter mais os pais se ocupam de dar tudo aos filhos, trabalhar sem cessar e não se preocupam em dar amor e deucação, confinam as crianças em frente aos joguinhos e da televisão e mandam as crianças sem estrutura alguma pra escola e esperam que os educadores façam seus papéis. Muito trsite. Modéstia parte sou mineira daquelas que foram educadas a respeitar os mais velhos, nunca levantei a cabeça para falar alto com um professor e assim educo meus filhos. Graças a Deus nunca tive problemas com eles na sala de aula e nem nas depêndencias das escolas, só me dão orgulho.
    Novamente, parabéns pelo texto.
    Beijos
    Vivi
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Vivi,
      Obrigado pelo carinho. A gente faz a nossa parte, também não tenho o que falar de minha filha na escola, sempre foi elogiada, mas esperamos que os outros também façam a sua.
      bjs

      Excluir
  21. Antonio é uma inversão de valores , de respeito absurdo. Os pais acham que a escola tem a obrigação de educar, e com isso os pais largam a responsabilidade toda na escola, ESCOLA é para se aprender, educação vem de casa, por isso vemos notícias de alunos que ameaçam professores, É uma vergonha ver isso , e os pais ainda acreditam estra certos. Será que mudaram os valores e esqueceram de nos avisar ? Eu como mãe prezo muito educar e mostrar o certo e errado aos meus filhos. O que todos deveriam adotar. abraços

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Joyce,
      Os pais não querem mais educar.. querem fazer filhos e ganhar bolsa escola... Infelizmente é uma realidade. É uma crítica minha pelo que eu vejo todos os dias. Claro que não posso generalizar, porque estaria errando ao fazer isso, mas essas crianças que não recebem educação em casa não vão receber na escola, porque esse não é o papel dela e aí começam os choques de realidade. E sofre todo mundo. Mas vamos continuar fazendo ao menos a nossa parte né.
      bjs

      Excluir
  22. Olá, Antônio! Como vai?
    Super concordo com você. A educação no Brasil está cavando o seu buraco cada vez mais fundo - e não só a educação! -, o que é péssimo, pois é daí que criamos as pessoas, quem elas realmente serão. O que você aprende na escola refletirá quem você será no futuro. Nosso país está realmente decadente nesse quesito, até porque o que poderia ser muito bem compreendido pelos alunos é muito complicado de entender, isso por não termos o hábito de estudar. Com o estudo nos tornamos pessoas melhores e qualificadas para enfrentar o mundo lá fora, mas como é que a minha geração vai fazer isso? Eu estudo em escola particular e digo que apenas os professores se importam com os alunos; os donos do colégio estão pouco se ferrando e só querem ver dinheiro brotando. É totalmente errado a gente ter que pagar para receber algo que é direito nosso! Inadmissível. Está difícil, mas espero mesmo que a situação mude daqui para frente. Nunca estudei em escola pública para saber, mas não importa se é paga ou não, o negócio tá feio para todos os lados. Não há para onde fugir.
    Beijinhos,
    Karol.
    http://heykarol.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karol,
      A situação é complicada. Não sei a quem agrada a falta de educação do povo (governo, talvez?), mas um povo que não tem educação é mais fácil de conduzir e isso eu já ouviu há vários anos atrás, quando era garoto, e agora isso faz muito sentido. À falta de estrutura se junta a falta de competência (ou preguiça) dos pais em educar os seus filhos. O panorama com certeza não é favorável, mas tenho esperanças que isso mude um dia, não a curto prazo, mas que não demore tanto. O Governo quer estatísticas, não alunos bem preparados, por isso tantas escolas passam os alunos, mesmo sem terem condições. Lamentável.
      bjs

      Excluir
  23. Olá Antonio! Tudo bem?
    Antonio eu concordo com você sobre educação,muitos pais pensam que EDUCAÇÃO se recebe na escola e não "em casa",uma pena ver que o nosso país tem uma desestrutura muito grande em relação a Educação. Muitas pessoas não sabem diferenciar Educação Escolar com Educação Familiar,pensam que é só na escola que se aprende bons modos, a respeitar uns aos outros e essas coisas que só família ensina!
    A família brasileira está cada vez mais jovens,não recebendo a educação adequada para educarem seus filhos e é isso que acontece mais jovens no crime,mais gente sofrendo com essa desestrutura familiar!
    Parabéns pelo seu texto.
    Beijos Pão de Queijo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Nana,
      Não é de hoje que o governo não pensa na educação. não estrutura e não dá um salário digno. complicado. e os pais não estão nem aí com a educação de seus filhos, tem muitas outras preocupações (o filho tem que vir em primeiro lugar, mas ...). O Governo tem uma parcela enorme de culpa, mas os pais tem outra que também não é pequena. Vamos continuar fazendo a nossa parte, eu educo a minha filha e espero que outros façam isso.
      Obrigado,
      bjs

      Excluir
  24. Oie, tudo bom?
    Infelizmente a geração atual não tem respeito por nada e muitos intimidam pais e professores nas escolas. Nosso país ainda não valoriza a educação como uma forma de mudança social e isso é muito triste. Aqui em Brasília estamos no meio da paralisação dos professores, pois o governo quer dividir o salário dos professores em 6x. Agora me responde, que trabalhador aceitaria isso?
    É um absurdo que nossa justiça seja tao conivente com jovens cada vez mais soltos e mal educados.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline,
      situação complicada hem? dividir salário... isso ninguem quer... pergunte a um deputado se ele quer dividir o dele? é claro que não. Infelizmente é o retrato atual de um país que está se afundando em tudo.
      bjs

      Excluir
  25. Olá, como vai? Realmente este texto resumiu perfeitamente a situação atual. Crianças cada fez mais se tornando pessoas sem educação e conhecimento. E a familia as vezes não aconselha e não ajuda a criança ou adolescente a mudar.
    Achei muito interessante este texto, e é uma tristeza. Principalmente por poder piorar cada vez mais.
    Beijos, sucesso ao blog...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Irisvanda,
      Infelizmente o panorama não é dos melhores e não vejo isso mudar a curto prazo, mas ainda tenho esperanças.
      bjs

      Excluir
  26. Infelizmente os valores hoje em dia estao completamente invertidos,os pais não querem mais se dar ao trabalho de educar os filhos e transferem essa responsabilidade aos professores que já tem atribuições demais e não tem a menor obrigação de educar os alunos,sua missão é ensiná-los ,mas até isso está comprmetido pois os professores estão cada vez mais cerceados de disciplinar os alunos em sala e tem cada vez mais dificuldades em sala de aula.

    São tantos probemas que acho que fui meio redundante no meu comentário.Mas a revolta é grande em relação a tudo isso que está acontecendo na nossa pátria educadora.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Bia,
      Nossa pátria educadora que não tem nada de educadora, mas é dificil achar um governo que realmente estruture e dê condições ao professor de fazer o seu mister. Quanto aos pais, esqueceram de suas obrigações básicas.
      bjs

      Excluir
  27. Olá Antonio!
    É realmente os valores se inverteram.
    Os professores estão se sentindo ameaçados até pelos alunos. Acabou o respeito e isso vai de mal a pior.
    Temos que rever os nosso valores, para que o mundo entre nos eixos de novo.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suelen, nós temos que fazer a nossa parte e tentar contagiar aos demais a fazer o mesmo, os pais precisam voltar a educar seus filhos, a escola não tem essa obrigação. Sem educação (dos pais ou da escola) nenhum país vai para a frente.
      bjs

      Excluir