A Indústria da Beleza (estética fatal) - Antonio Henrique

01:30 Fernanda Bizerra 20 Comments



Até que ponto uma moça chega para alcançar um ideal de beleza? Parafraseando certo político nacional, nunca antes na história deste país se teve tanta cirurgia plástica, ou a chamada intervenção estética, por qualquer motivo.

E também nunca se morreu tanta mulher (e homem também, apesar de ser uma incidência ainda menor) por conta de uma indústria estética.

O nosso noticiário está repleto de notícias envolvendo pessoas em busca de um corpo perfeito e se submetendo a cirurgias plásticas, muitas vezes em locais e com profissionais (?) duvidosos. Sem qualquer tipo de higiene ou segurança.


Quem não se lembra do cantor do LS JACK, Marcus Menna, que se submeteu a uma cirurgia para fazer uma lipoaspiração e quase morreu? Ficou em coma e até hoje ainda se recupera.

O caso mais atual envolvendo alguém conhecido é com a vice Miss Bumbum Andressa Urach, que colocou hidrogel em suas coxas para ter uma perna mais torneada e correu sério risco de perder as pernas.  Ficou internada e chegou a ficar em coma também. Hoje está se recuperando.
Marcus Menna

Andressa Urach


Mas nesses dois casos específicos mesmo que não tenha morte houve seqüelas que vão ficar para o resto da vida. A que custo?

No século XXI somos bombardeados todos os dias por imagens de homens e mulheres com um corpo perfeito, seja em Out Door, revistas, filmes, novelas, programas genéricos de televisão. Eu acho que dá pra conviver com um corpo normal, sem precisar de qualquer intervenção estética invasiva, e com saúde, porque muitas das vezes não há necessidade nenhuma de cirurgia. Já se é bonito ou bonita. Tenho a impressão que certas pessoas acabam sendo envolvidas nesse mercado, que com a insegurança natural de não estar agradando acabam fisgando a isca e partem para cirurgias desnecessárias.


Claro que não é regra. Há casos em que a intervenção cirúrgica é benéfica e feita por profissionais sérios e em locais totalmente seguros. E principalmente, são cirurgias realmente necessárias com vítimas de algum tipo de acidente e que precisam sim de reparos estéticos.

Eu mesmo fui submetido a uma cirurgia plástica quando sofri um acidente de carro que me deixou com 17 pontos no rosto. Até hoje tenho marcas. Mas foi preciso a cirurgia para amenizar e suavizar as marcas no rosto. Apesar de não ter sido feita a cirurgia em uma clínica (foi na casa de meu tio) os médicos eram profissionais e tudo correu bem.

Com tudo isso ainda quero entender porque tanto há essa procura por um corpo perfeito, mesmo correndo risco de perder a vida, como aconteceu com várias moças novas, jovens e que apenas queriam ser como as personagens lindas que aparecem em filmes e comerciais.

Façam como eu, troquem de espelho hehehehe. Ou apenas se aceitem como são. O mais importante é se gostar e se precisar fazer uma intervenção que seja por questão de saúde, não puramente estética.






Antonio Henrique Fernandes
Colunista


20 comentários:

  1. Oiee ^^
    Por mais que esteja acostumada em ver notícias de tantas pessoas que morrem por conta dessas cirurgias, ainda fiquei surpresa quando soube da Andressa, e por mais que não soubesse de sua existência até então, fiquei com pena dela, afinal, não é totalmente sua culpa. Quem coloca essas coisas na cabeça das pessoas é a mídia *-*
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dryh,
      é verdade. a mídia é a grande culpada, porque ela é quem acaba criando uma situação que mulher bonita tem que ter o corpo perfeito. mexer alguma coisa por estética, para melhorar a aparência, só acredito em caso de muita necessidade e o que nós vemos é uma verdadeira indústria. e o pior, aparece "profissionais" completamente inaptos.
      bjs

      Excluir
  2. Oi Antonio, tudo bom?
    Nossa, amei esse post! Realmente é uma coisa que está fora do controle. As pessoas querem mais e mais se parecerem com os modelos ideais de beleza e esquecem de sua individualidade. Eu como feminista tento ensinar e viver isso para minha vida, de que todos devemos buscar a nossa felicidade individual, sem padrões a serem impostos. Infelizmente a mídia se transformou de um objeto de luta e divulgação para um objeto de opressão, Me deu ate vontade de escrever uma crônica sobre isso.
    Beijão
    http://www.sarahmarques.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Sarah,
      Eu acho que tudo na nossa vida tem que ser balanceado, inclusive a estética, e eu vejo que muita coisa está sendo imposta pela mídia, acho que cada um precisa estar bem com vc mesmo, sem neuras, e pensar exclusivamente na saúde.
      bjs

      Excluir
  3. Oi, tudo bem?
    A mídia coloca tanto na cabeça das pessoas um tipo certo de beleza que cada vez mais elas se arriscam para alcançá-lo e isso é muito triste :c A mídia devia é pregar que todo tipo de corpo é bonito, que cada um possui uma beleza, mas não é assim, por isso tantas mortes e tantas coisas ruins acontecem com pessoas que se querem por tudo alcançar a perfeição. Enfim, gostei bastante do post e fico com pena dessas pessoas que exageram nas cirurgias e acabam se dando mal :/

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Larissa
      Infelizmente o tipo de corpo que a mídia mostra é o perfeito e muita gente não consegue ter um, pela sua própria genética, e vai em busca do corpo com cirurgias, mudando a sua própria natureza... e transforma isso em fanatismo. o culto ao corpo, quando na realidade deveria pensar em sua saúde.
      bjs

      Excluir
  4. Realmente, as pessoas ficam muito alucinadas com o "corpo perfeito" imposto pelas midias, quando na verdade o bonito é se sentir bem consigo mesmo, gostei da matéria ^^
    www.muchdreamer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sharon, chega ser fanatismo pelo culto ao corpo perfeito e vao buscar isso sem pensaar nas consequências. Infelizmente.
      bjs

      Excluir
  5. Oie, tudo bom?
    Acho a discussão super válida porque vivemos em um mundo cada vez mais dependente das cirurgias. As pessoas deveriam seguir seu conselho e aceitar como são e não se submeter a uma industria que exige tanta perfeição. Parabéns pelo texto.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline,
      Cada dia vemos exemplos de cirurgias que não deram certo e mesmo assim há milhares (quiçá milhões) de pessoas querendo melhorar seus corpos através de intervenções cirúrgicas. preguiça de uma academia? vamos ver até onde vai, porque mesmo com notícias de desastres o povo não desiste.
      bjs

      Excluir
  6. oi, tudo bem?
    esse é um assunto que realmente precisa ser discutido. A cada dia vemos mais pessoas, em especial jovens, quase se matando para ser "perfeito". As intervenções cirúrgicas são um dos exemplos, mas temos os casos de anorexia e bulimia também.
    Cirurgias para corrigir marcas e cicatrizes deixadas por acidentes é uma coisa, como você disse, e são importantes até para ajudar muitas dessas pessoas a saírem ou evitarem uma depressão. Agora se submeter ao bisturi apenas porque não gosta de uma coisinha ou outra no seu corpo, é loucura
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Bruna,
      vivemos tempos em que a mídia, mais que nunca, está bombardeando com imagens de corpos perfeitos, como se fosse possível todos termos esses corpos. dá pra melhorar, mas acredito que através de alimentação saudável e exercícios físicos... é tudo também questão de saúde.
      bjs

      Excluir
  7. Oi Antonio, tudo bem ?
    Achi triste as pessoas ligarem para o corpo perfeito. Ninguém precisa de corpo perfeito, por que perfeição, é apenas uma questão de ponto vista e muitas pessoas perdem a vida por quererem a "perfeição" em seu corpo. Acho realmente desnecessário, a não ser que seja uma questão de saúde, nesse caso eu respeito e até mesmo apoio.
    Talvez uma hora as pessoas percebam que isso tudo é apenas um estereótipo e desistam por ver que não vale a pena arriscar a vida para se enquadrar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E aí Italo,
      concordo com vc, perfeição é questão de ponto de vista, vc pode achar que seu corpo é perfeito do jeito que está e eu ter outra opinião.. isso é muito pessoal.
      um abraço...

      Excluir
  8. Sem ser ruim e desejar o mal: mas eu quero é mais! E coitada é de mim que não tenho dinheiro e não deles que são vaidosos. Deles eu só tenho pena. Não é à toa que muitos se matam. A fama deve ser uma amiga e não alguém que dita as regras. Só lamentos por não serem perfeitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talima,
      acredito que quando não se torna um vício até dá pra aceitar, todo mundo tem alguma coisa que poderia consertar no corpo. Por que não? o problema é quando isso vira uma atração fatal.
      bjs

      Excluir
  9. Olá Antonio, tudo bem?

    Indústria da beleza é realmente uma merda --' . Sou gordinha e faço academia. O pessoal te olha estranho em todo e qualquer lugar!

    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Pamela,
      Tb sou gordinho, e apelo para academia e caminhadas e tento regrar na alimentação. mas com os caras tudo barriga da tanquinho por aí, fica dificil.
      bjs

      Excluir
  10. Oi Tony!
    Ótimo texto como sempre! Eu acompanhei esses casos que citou, é fogo mesmo, as pessoas são submetidas ao chamado padrão de beleza, todos lindos e magros, só que tem casos que as pessoas não se ligam é que com determinado biotipo nunca poderia ser assim ou assado! E ai fazem bobagens e coisas perigosas, para ficar no padrão!
    Acho que cada um tem que se aceitar, mas também comer direito, fazer atividade, ter uma vida saudável que isso reflete, mesmo não sendo o ideal perfeito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Paulinha,
      É o tal de conseguir um corpo perfeito em pouco tempo. até é possível conseguir um corpo bonito, mas demora um pouco, malhando e com alimentação balanceada.
      bjs

      Excluir