O Melhor de Mim - Nicholas Sparks por Ana Faria.

07:00 Fernanda Bizerra 21 Comments

Capa do filme

É muito interessante quando lemos um livro e depois vamos ao cinema conferir o filme criado a partir dele. A obra de Nicholas Sparks é um bom exemplo disso. Para quem gosta de romance romântico, os livros de Sparks e os filmes por eles inspirados são sempre um convite irrecusável ao belo, às lágrimas, aos sorrisos e suspiros apaixonados. Para aquelas (e aqueles) que ficam envolvidos pelo enredo a ponto de serem absorvidos pela história, é possível ficar dias pensando no assunto, lembrando dos personagens, das frases de impacto, das declarações e provas de amor. Nos filmes de Sparks o elenco é selecionado de maneira exímia, o que contribui imensamente para o sucesso das películas. Os finais do autor nem sempre são felizes, mas definitivamente sempre emocionantes.

Em minha opinião, o autor erra a mão quando cisma em incrementar seus enredos com elementos místicos, quando, por exemplo, faz aparecer uma ou outra alma penada (fez isso em Um Porto Seguro e O Melhor de Mim). Penso que esse tipo de abordagem não é necessária, tendo em vista a beleza e a riqueza da história de amor em si.  Quando ele lança mão desses artifícios, acaba perdendo o senso de realidade e possibilidade. Uma história de amor, por mais idealizada que seja, não pode ser implausível.

“O Melhor de Mim” é o mais novo filme baseado na obra de Sparks. O livro que lhe deu origem apresenta o mesmo nome e foi lançado em 2011 no Brasil. Li o livro e assisti ao filme e posso dizer que não consegui me decidir qual é melhor. Em “Diário de Uma Paixão” não me restam dúvidas (opinião pessoal) de que o filme supera enormemente o livro. Mas em “O Melhor de Mim” há elementos que gostei mais no livro e outros que preferi no filme.


Trata-se da história de Amanda e Dawson, adolescentes de classes sociais distintas que se conhecem e se apaixonam. Amanda é bonita, tem muitos amigos, vem de uma família muito rica e tem um futuro promissor. Dawson pertence a uma família de marginais sem caráter e escrúpulos, sofre violência e é discriminado pelos próprios parentes por se diferenciar deles, já que é um garoto que pensa em estudar e ter uma vida honesta. Repete-se a velha história de que a família da moça não aceita o jovem pobretão e dificulta as coisas para o casal, que tenta mesmo assim enfrentar as barreiras para ficar junto. Mas as barreiras são muitas e a vida acaba por separá-los de forma bem trágica. Passam-se mais de vinte anos até que se reencontram, por ocasião da morte de um amigo em comum. É aí que, já adultos e com muita história para contar, a chama do amor, que na verdade nunca foi extinta, se reacende. Devem agora decidir, o que não será simples, entre ficarem juntos finalmente ou dizerem adeus mais uma vez.

O título se justifica mesmo no final do livro/filme, embora Amanda e Dawson tentem dar o seu melhor um para o outro sempre. É bem verdade que quando dizemos “eu te amo”, deveria estar implícito nesta frase não somente o amor paixão, que C. S. Lewis chama de “Eros”. Esta frase deveria dizer muito mais do que desejo, afeição, atração. O “eu te amo” implica o amor em forma de cuidado, de doação, de fazer o outro feliz. E para isso é necessário dar o melhor de nós. Amar de qualquer maneira, meia-boca, sem o total comprometimento, sem enxergar as necessidades do outro, não é amar de fato. O amor da pós-modernidade é encarado como um sentimento... Ele é isso. Mas não é apenas isso. O amor vai além do sentimento. O amor permanece, mesmo que o sentimento acabe. Ou pelo menos deveria ser assim.

Por isso, em “O Melhor de Mim”, embora o casal principal desperte o carisma do leitor, como já mencionado, uma tragédia acaba separando-os quando jovens. Amanda acabou se casando com outro homem e formando uma família. Quando ela reencontra Dawson, seu grande amor desde a juventude, ela já não é feliz no casamento. Contudo, ela tem um compromisso, tem uma aliança, e isso exige amor e fidelidade. Provavelmente seu coração ardia em desejo pelo lindíssimo Dawson, mas... No livro ela resiste e a traição não é consumada. No filme, talvez para apimentar as cenas, ela cede à tentação. Nessa parte preferi mil vezes o livro. Sparks não podia ter aberto mão disso. Sei que adaptações para o cinema se fazem necessárias, mas este não era um mero detalhe, era um alicerce. Nossa humanidade já está bem carente de valores e compromissos e saturada das mensagens de que “quem manda é o coração”, de que o que vale é “o que você sente”, VOCÊ, VOCÊ, VOCÊ!!!



No amor não há espaço somente para VOCÊ. Quando o objetivo do amor é atender somente suas necessidades e desejos, isso deixou de ser amor há muito tempo, se é que algum dia o foi. O casamento é muito bem retratado por Sparks em “Diário de Uma Paixão”. Quando nos casamos, fazemos um compromisso, um aliança, um juramento, empenhamos nossa palavra e nossa honra e dizemos ao outro: “eu te amo, vou cuidar de você e não vou embora”. Se essa aliança for construída com base em sentimentos apenas, estará condenada ao fracasso. O sentimento é importante, mas ele apenas não basta. O sentimento muda, transforma, pode aumentar ou se esgotar, mudar de forma, perder o brilho, comportar-se de maneira diferente ao longo do tempo. Um casamento para ser sólido não pode oscilar como os sentimentos. Ele é uma decisão. E só assim pode ser assumido como um compromisso para a vida inteira.

Talvez o casamento de Amanda chegaria realmente ao fim, mas era necessário dizer “não” a Dawson naquele momento. Se ela era uma mulher infeliz e frustrada, a culpa não era do marido dela. Somos responsáveis por nossas escolhas, por nossas desilusões, por nossos fracassos. Culpar o outro é apenas mais uma forma iludida de tentar enxergar a realidade. E, embora as histórias de amor nos façam bem e nos ajudem a sonhar, nossa vida e nossa felicidade não dependem apenas do encontro romântico.

Sparks, para quem gosta de histórias de amor, é sinônimo sempre de bons livros e bons filmes. Mas sugiro aos leitores/telespectadores que agucem sua capacidade de refletir sobre os temas abordados e entendam que o casamento não é a união afetiva entre um homem e uma mulher, pois o afeto é um dos elementos dessa união, não é o único. Tal união é um pacto, um compromisso, uma aliança. Alianças vão muito além dos sentimentos. Para quem se interessar sobre o assunto, sugiro o livro de C. S. Lewis “Os Quatro Amores”. Nem preciso tecer elogios a Lewis, não há palavras para expressar o quão magnífica é a obra desse autor. 



No geral, recomendo “O Melhor de Mim”, filme e livro (o Dawson jovem é um dos atores mais lindos que eu já vi na vida – Luke Bracey). E você? Qual livro e filme mais gostam do Nicholas Sparks? Qual livro dele já leram e gostariam de uma adaptação para o cinema? O que mais gostam na obra de Sparks? Abraço a todos. 






Ana Faria

Facebook - Livro: Um Ano Bom





21 comentários:

  1. Estou dividida, pois gostaria muito de ler o livro antes.
    Mas, acredito que vou assistir mesmo!
    Adorei o paralelo entre livro e filme.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando assistimos ao filme antes ficamos desanimados de ler o livro. Mas como o Sparks tem um zilhão de livros, você assiste esse filme e escolhe outro livro dele para ler. :) Daí quando sair o filme do próximo pode ser que dê sorte de já ter lido o livro. Você já viu outros filmes do Sparks? Qual mais gostou?

      Excluir
  2. Olá, tudo bem?
    Nossa, dei de cara com um super spoiler de "Um Porto Seguro" e "O Melhor de Mim" rs Ainda bem que já li "Um Porto Seguro". E eu adorei esse elemento "místico" no livro (e no filme), achei incrível e me surpreendi! *-*
    Concordo com você na questão do casamento e que saber dizer "não" é questão de caráter. Aconteceu a mesma coisa em relação a "Um Porto Seguro". No livro, a Kate se segura, já no filme, ela acaba se entregando e traindo o marido. E a cena foi super curta, não incrementou nada de mais ao filme, então não entendo porquê colocaram ali ):
    Adorei sua resenha, mais uma vez :)
    Super beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Roberta, que bom que gostou. Não se preocupe porque não é tão super spoiler assim. No filme e no livro acontecem muiiiiiiiiiiiiiiiitas coisas. O que contei não atrapalha as surpresas que aguardam o leitor/telespectador. Você vai gostar!!!

      Excluir
  3. Oi tudo bom?
    com certeza eu queria ler o livro,normalmente com livros vira filmes eu escolho ou um o outro
    mais a historia e bonita..achei legal o ponto de vista em manter se fiel,mesmo com amor pulando dentro do coração e como vc disse com certeza no filme vai ter nem que seja uma noite kkk
    mais concordo com vc e livros que os autores insistem em colocar ou levantar alguns temas que nao sao necessários para compor a historia
    bela resenha
    super beijo
    www.zilandramakes.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Zilandra. Qual o filme do Sparks você mais gostou até hoje?

      Excluir
  4. Olá!
    Não sou muito de ler Nicholas Sparks, sou mais de ver os filmes, e estou curiosa pra ver esse também.
    Concordo com o que você disse dele errar um pouco a mão quando coloca elementos místicos nos enredos. Em O Milagre tem isso, e foram as partes que menos gostei.
    Quanto a O Melhor de MiM, apesar de você ter mencionado algumas diferenças do filme em relação ao livro, ambos parecem legais. O livro eu não sei, mas o filme vou conferir em breve! :D

    Beijos, Fer.
    http://viciosemtres.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi, Ana!
    Você escreve muito bem! Gostei bastante da forma como você correlacionou as obras de Sparks e toda a questão sobre o casamento. Concordo com você! Casamento é uma decisão! :)
    Gostei bastante do filme, mas não entendi a parte sobre a alma no Melhor de Mim (não li o livro ainda). Vc pode me explicar? =)
    O único livro do Sparks que li foi Diário de Uma Paixão, mas gostei mais do filme. hehehe
    Mas, vi todos os filmes que foram inspirados nas obras dele :)
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Babi, é que no livro o Dawson fica vendo um "fantasma" que tem a ver com uma tragédia que aconteceu com ele e no final esse fantasma vai ter papel importante para o desfecho. Mas eu achei desnecessário. Penso que tira o senso de realidade... Opinião pessoal. Leia o livro, é legal!.

      Excluir
    2. Para mim falta assistir Noites de Tormenta. Estou com receio de chorar muito, pois já sei o final. Qual filme dele mais gostou?

      Excluir
  6. Desse autor eu só li Um Amor para Recordar e vi o filme também.
    Mas eu tenho outros livros dele também e pretendo ler O Melhor de Mim.
    Espero realmente gostar dele, pelo o que todos dizem.
    Beijos! :D

    http://luadesangue1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim, você vai gostar. É bem bonito. Mas Um Amor para Recordar é muito mais bonito! Até hoje sou apaixonada pelo Landon. kkkkk

      Excluir
  7. Oi Ana,
    Acho que temos pontos de vista opostos quanto à esse livro e filme .. kkkk
    Eu adoro os elementos sobrenaturais que Nicholas coloca nos livros, particularmente porque eu sou espírita e acredito neles (então não tornam um livro pouco plausível - na minha concepção, claro). E segundo, eu detestei a escolha do Luke como Dawson, ele é horroroso e não faz jus ao Dawson que eu imaginei ou mesmo o ator que o interpreta mais velho. Um não tem nada a ver com o outro. kkkk Gostei do post! :)

    Beijos,
    Mari Siqueira
    http://loveloversblog.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mariana, você disse que discordamos em alguns pontos... Mas concordo com você em uma coisa: nada a ver o ator jovem com o ator adulto né?! Nunca poderiam ser a mesma pessoa. O ator de Dawson adulto também acho gato (inclusive fez o Ciclope que amo), mas não tem nada a ver com o Luke.

      Excluir
  8. Oi flor, tudo bem?!
    Não posso opinar muito sobre os elementos 'extras' que o tio Sparks insere em seus livros porque ainda não me atrevi ler nenhum (uma pena, eu sei). Essa foi a primeira comparação que li do livro vs filme, e minha vontade de conhecer a história só aumentou. Sou uma romântica assumida e também não sei se levaria tão de boa o lance da traição (já assisti outras adaptações de livros do autor e sei como ele preza isso). Espero poder conferir em breve para dar minha opinião final ;)

    Beijinhos :*

    ResponderExcluir
  9. Ganhei o livro em um sorteio, mas é com a capa antiga, rs. Quando vi o teaser do filme fiquei bem interessada, mas morro de medo de não gostar do filme, rs. Quanto ao livro, ainda pretendo ler, mas sempre bate aquele medo de não gostar, pois já vi umas criticas que me deixaram com pé atrás em relação ao autor, rs.

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Ana, tudo bem???
    Eu sou super fã do filme Diários de uma paixão. Não me bata, mas ele ter ficado ao lado dela daquela maneira, tão intensa, tão completa, tão linda, não tem nada a ver com compromisso, com uma aliança, com um pacto. Foi simplesmente amor!!!!!!!! Para mim, uma romântica incurável, o que une duas pessoas até o fim, é o amor!!!!!!! E quem ama não trai. Não é o estado civil de uma pessoa que vai manter um sentimento, ou despertar sentimento por outra pessoa, é o que está dentro dela, ou o que deveria estar. Então, ela não deveria ter se casado sem amor. E se ela não ama o marido e reencontra o verdadeiro amor dela, é tão simples: se separe do marido, sem o trair e viva intensamente seu verdadeiro amor!!!!!!! O que deve ser para sempre é o amor!!!!!!! Acho que o Nicholas Sparks faz isso, ele fala de sentimentos, de vida. E na vida, essas coisas acontecem, fazemos escolhas erradas, mas sempre dá tempo de corrigí-las. O livro e o filme parecem ser muito bons.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Anaaa, tudo bem?!
    Estou encantado com sua resenha, me fez interessado pela leitura! Eu ainda não li nada do Nicholas D:, tenho ''Noites de Tormenta'' aqui mas nunca tive tempo para ler, muita gente diz que os livros do autor são aqueles que te fazem chorar rios e rios, eu já estou anotando logo essa dica para depois assistir o filme primeiro e depois lê o livro ~não sou desses T.T~ espero me aventurar logo nessa leitura e que goste bastante :)

    Beeijos!!

    ResponderExcluir
  12. Ola Ala ainda não li o livro e não assisti o filme os livros de Sparks são sempre pura emoção. confesso que não gostei dessa mudança sobre traição na adaptação pois muda muito o contexto do livro . Vou ler o livro primeiro para depois assistir o filme. amei sua resenha beijos lindona

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  13. Oi flor, eu comecei a ler os livros do tio Nick a pouco tempo e posso dizer que estou adorando tanto os livros quanto filmes, porque os livros dele não abordam apenas romances, histórias de amor e tal, sempre á muitas lições nas entrelinhas, e eu adoro livros que me passem boas lições sobre a vida real.

    Amei a sua resenha.

    bjs

    ResponderExcluir
  14. Oi Ana,
    Gostei de sua resenha, e apesar de vários títulos não li ainda nenhum livro de Nicholas Sparks, mas gosto de romances como o que ele escreve. só discordo com vc sobre a questão de ele colocar o sobrenatural em alguns romances, além de um recurso do autor é algo que lidamos, acreditando ou não. Não sou muito chegado a filmes baseados nesses livros, prefiro sempre o livro. mas no momento certo claro que consigo assistir hehehe.
    bjs

    Antonio Henrique
    www.navioerrante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir