5 Dicas para Aguçar sua Criatividade e Escrever uma História - Ana Faria

00:00 Fernanda Bizerra 12 Comments

Olá, seus lindos! 

Quero apresentar para vocês a Ana Faria. Ela é a escritora do livro Um Ano Bom e vai publicar alguns textos aqui para nós. Estou super feliz de tê-la por aqui e logo resenharei o livro para vocês. Espero que curtam as dicas. 


A capacidade de contar histórias surgiu na humanidade junto com a comunicação. Entretanto, colocar a história no papel de forma elegante, envolvente e convincente não é tarefa fácil. Muito mais do que apenas inspiração, são necessárias técnicas que permitem o autor construir o seu enredo dando a ele início, meio e fim coerentes, concatenados, interessantes, proporcionando aos leitores momentos de prazer e construção do conhecimento através dos livros.

Por outro lado, ainda que o escritor tenha o sonho de escrever um livro, domine a gramática e as técnicas da escrita, sem a inspiração, sem a ideia inicial, não há história a ser desenvolvida. Vamos chamar tal ideia inicial de “detonador”, a partir do qual pensaremos toda a história do início ao fim, ou vice-versa (sim, pois muitos autores escrevem o final da história antes do início).

Veja a seguir algumas dicas para lhe ajudar a realizar o sonho de escrever uma história, seja ela um livro, um conto, uma crônica, um poema, etc. Vamos listar algumas situações em que os detonadores aparecem no seu caminho e assim você poderá ficar mais atento para agarrar as oportunidades. Portanto não se desgrude de um caderninho de anotações ou mesmo de seu computador. Tenha sempre essas ferramentas em mãos para que as ideias iniciais sejam registradas e guardadas, para não serem esquecidas e sim utilizadas no futuro.

1)      Sonhos:

Parece clichê, mas é verdade. É bem provável que sonhemos todas as noites, porém nem sempre nos lembramos de tais sonhos. Muito embora grande parte dos sonhos não faça o menor sentido, alguns se passam como cenas de filmes em nossa mente e são excelentes como ideias iniciais para o futuro desenvolvimento de uma história. Dessa forma, mantenha próximo ao local onde você dorme um material de anotação para que, quando você acordar, seja no meio da noite ou pela manhã, possa registrar seu sonho ou pelo menos a parte que se lembra. Faça isso depressa, pois geralmente nos esquecemos deles ao longo do dia.

2)      Outras histórias:

Quando lemos outros livros, outras histórias, podemos ter ideias de conflitos que poderiam ser adicionados ou modificados na trama, mas não poderemos fazer isso no livro que não nos pertence. Contudo, essas ideias podem ser material para você escrever sua própria história. Isso não é plágio, é inspiração, influência. Todo autor bebeu em fontes anteriores para escrever o que escreve. É claro que você não fará uma cópia da história que está lendo, mas ideias podem pipocar na sua mente e dar origem a outras histórias, que mesmo com alguns pontos semelhantes, ainda assim serão originais.

3)      Situações vivenciadas por você ou por alguém que você conhece:

O cotidiano é um ótimo gerador de ideias iniciais, pois é dele que tiramos nossa experiência que dará veracidade às ideias da nossa história. Se eu não entendo nada de cavalos, posso até escrever sobre cavalos, mas terei de fazer uma pesquisa para isso. Por outro lado se escrevo obre algo que sei, que trabalho, que vivo, então escrevo com mais propriedade, e tenho muitas situações vivenciadas que podem servir como “detonadores”. O mesmo vale para experiências que conhecidos nossos viveram as quais tomamos conhecimento.

4)      Notícias:

Os noticiários estão repletos diariamente de notícias sobre política, economia, geopolítica, governos, questões policiais e, raramente, atos de bondade e coragem. Estas são boas fontes de ideias iniciais, ou seja, de “detonadores”.

5)      Filmes e obras de arte:

Posso, por exemplo, olhar para uma pintura de uma paisagem, há um rio, uma montanha ao fundo com o cume coberto de neve, em primeiro plano um campo florido, um pequeno barco preso à margem... Esse pode ser um cenário perfeito para a cena de uma história e daí surge a ideia inicial. Os filmes também são excelentes, pois nos envolvem de uma forma única, utilizando som, imagem, poesia, enredo... Nos dão inspiração e nos fazem ter excelentes ideias para escrever nossa própria história.


Gostou das dicas? Tem o sonho de escrever um livro? Então mãos à obra e aguce sua atenção na busca por ideias, por “detonadores”. Tenho certeza de que sua história poderá ficar sensacional!







Ana Faria


12 comentários:

  1. Adorei as dicas....
    Muito úteis e reais, eu não curto muito escrever, só os posts do blog me bastam hehe
    Prefiro ler, criar mundos, histórias e situações não é para mim, prefiro me perder em um mundo criado por outrem.

    http://soubibliofila.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olha, que texto incrível! Sei que tenho a mente aguçada para "criar histórias" Mas nunca tinha pensado em escrevê-las. As dicas até me ajudaram, e confesso que agora me deu vontade de colocar algumas coisas no papel. Tenha um dia abençoado, beijos!

    Blog Paisagem de Janela
    paisagemdejanela.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Realmente, a inspiração pode vir dos lugares mais inusitados!

    thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Ola, tudo bem? Passando para parabenizar-lhe pelo seu bom trabalho. Gostei do seu blog. Saiba que mesmo sem o reconhecimento de muitos pelo seu trabalho, ele é sem sombra de dúvidas muito importante. Não só pela qualidade mas também pela grande contribuição que você dá a literatura. Parabéns! Vá além! Tudo de bom! Abraços!

    mundopossivelsonhospossiveis.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Gostei bastante das dicas. E mesmo não tendo a pretensão de escrever um livro, aproveitei as dicas para usar no blog.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  6. ÓTIMAS DICAS!
    Algumas eu já sigo, outras foram novidade. Mas, para quem gosta de escrever como eu, temos que ficar atentos a qualquer possibilidade de inspiração. <3

    Um beijo,
    Luara - Estante Vertical

    ResponderExcluir
  7. Olha uma coisa eu concordo com a autora, pois eu sempre sonho umas coisas malucas e acho que daria uma boa história sabia ?? hahahaha....Muitos já me perguntaram se eu pretendo um dia escrever um livro, mas eu acho que não é pra tanto, pois eu não tenho o dom que os escritores tem de imaginar realmente os personagens e desenvolver uma boa história. Mas eu adorei as dicas da autora e é bem legal pra quem tá começando. =]

    Parabéns pela sua postagem. Muito bacana viu?!
    Se cuida amiga

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. amooo escrever, ja ate publiquei um livro ^^ amei suas dicas!

    http://jackelinenuit.blogspot.com.br

    se puder me visite! :)

    ResponderExcluir
  9. Adorei as dicas. Anotadas.
    Escrever pra mim é um prazer tão grande.
    Que geralmente quando sento pra fazer isso vai fluindo e se eu me programar não sai nada.
    Mas é sempre bom ter de onde buscar inspirações. Gosto muito de imagens, Já escrevi vários contos só baseados em uma imagem. ^_^
    Estou curiosa para ver o livro.
    Beijos
    ♫ Conversas de Alcova ♫

    ResponderExcluir
  10. Adorei as dicas, sem dúvida e concordo muito. As fontes de inspirações são várias. Para quem gosta de escrever, até olhar pela janela do ônibus já é uma fonte de inspiração para mim.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista. São 6 livros para escolher e 2 ganhadores.

    ResponderExcluir
  11. Nossa Ana, eu adorei as suas dicas !!!
    São muito válidas e sem sombra de dúvidas eu concordo com cada uma !!!
    Já anotei todas aqui !!!

    Beijinhos
    Hear the Bells

    ResponderExcluir
  12. Olááá! A autora é minha chará de sobrenome, adorei! As dicas também são ótimas, também quero ser escritora e as minhas principais ideias para futuras histórias já vieram de sonhos e filmes! Mas é aquilo, tem que anotar mesmo a ideia no papel, porque senão esquece mtu rápido! Beijos!

    www.bibliophiliarium.com

    ResponderExcluir