[Resenha] Quem, Eu? – Fernando Aguzzoli – Belas Letras

00:00 Fernanda Bizerra 9 Comments



Olá, seus lindos! Tudo ótimo por aí?

A resenha de hoje é do livro Quem, Eu? lançado pela Editora Belas Letras e nova parceira do blog. Creio que muitos já conhecem essa história. Uma história cheia de amor e superação dos próprios limites, pois vejo que não somente o Fernando, mas a família precisou superar-se no quesito paciência e dedicação. Cuidar de alguém não é fácil, ainda mais sendo uma pessoa de gênio forte como a Vó Nilva.

Este livro me fez recordar da minha avó paterna e de meu avô. Ele um homem grosso e doente. Minha vó uma senhora já debilitada, mas sempre cuidou dele com todo amor e dedicação, mesmo recebendo patadas e até empurrões e socos. Mas o fato é que ela permaneceu lá até o fim, alimentando-o, dando banhos, limpando seus machucados e demonstrando o quanto ela o amava.

A história reflete a vida real. A convivência de Fernando e da Vó Nilva é mesmo uma grande lição de vida, com uma carga enorme de aprendizado. A forma como ele a descreve é linda e cheia de amor. Mesmo sendo grossa e impaciente muitas das vezes se mostrou uma velhinha linda, amorosa e eternamente divertida.

Antes de ler o livro fiquei pensando, como seria. Agora preciso dizer que estou maravilhada com o resultado. Não vemos em hora alguma ele falar dela como um empecilho em sua vida ou da família. Mas sabemos que não foi fácil. Ele não cita no livro as dificuldades que teve e sim as alegrias de estar com quem se ama e cuidar de quem necessita.

É incrível o que ele e a família fizeram. A forma como a tratavam e faziam-na sorrir. Amei saber da intimidade existente entre eles e sinceramente penso que se todos tivessem a liberdade de conversar sobre tudo como eles tiveram, seríamos mais felizes.

Eu ri quando ele colocou fralda para que ela se sentisse melhor usando a sua. Tenho certeza que ficaram ridículos como eles mesmos disseram (risos!). Foram estes pequenos atos que me fizeram admirá-lo ainda mais.

Criticá-la e tentar fazer com que ela entendesse que as pessoas não estavam mais vivas, que sua tataravó teria quase 200 anos não resultaria em benéficos. Mas dizer-lhe que ela estava em Paris com o novo namorado a faria rir.

A vida da família Aguzzoli me fez pensar no futuro. Lá terei meus velhos para cuidar e tenho certeza que este livro servirá de guia para mim, pois necessitarei de muita paciência para responder as mesmas perguntas um milhão de vezes e reconheço que não tenho muita, mas precisarei.

Quem, Eu? mostra-nos a delicadeza da vida. A importância que muitas vezes não damos. As alegrias que poderíamos ter vivido, mas deixamos passar por ignorância ou falta de compreensão de que o mundo é feito de momentos. Que podemos celebrar a partida de alguém com risos, para sempre podermos recordar que eles vieram e fizeram parte dos melhores e nos ajudaram nos piores momentos. Lembrar que sorrir é uma forma de mantê-los em nossos corações sempre alegres como eram. Claro que sentiremos falta deles, mas o sorriso que deixaram, sempre será absoluto. O carinho, o amor sempre será maior que as dificuldades.


Tenho certeza que sua visão para com seus velhos mudará depois de ler este livro. 

Beijos Fê :*

9 comentários:

  1. Oi Fê! Desde que vi o lançamento, fiquei mega interessada, admiro muito o carinho deste neto de largar tudo para viver com sua vó, que forma fantástica de se "despedir" dela e agora eternizou ela nesta obra encantadora! Amei

    Beijos Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  2. Oi, Fê! Tudo bem?
    Eu não conhecia esse livro, mas se só com a sua resenha eu já fiquei emocionada, imagina quando eu ler o livro?! Acredito que será uma leitura super proveitosa e é tão bom ler algo assim, que meche positivamente com os leitores né? Fiquei encantada e espero ter a oportunidade de conferir o livro! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Esse livro é um amor, ele conseguiu contar a história da vó dele numa leveza sem tamanho, as páginas transbordam amor.
    Adorei a resenha.
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Fêlinda! Tudo bom?
    Que saudades dar uma passada aqui no seu blog. Agora que estou colocando os comentários em ordem, prometo vir com mais frequência. Quando venho aqui, fico muito feliz ao ver que você comprou o domínio do blog. É um sentimento que mal da pra descrever, não é mesmo?
    De fato, não é fácil cuidar de outra pessoa, ela fica difícil, muitas vezes carrancuda e o pior, se for uma avó ou um avô, segura tudo porque a teimosia é em dobro. Acho que vemos essa demonstração de amor verdadeiro entre nossos avós, que estão a mais de sei lá, 20,30,40 anos juntos, mas o amor ainda está ali. Mesmo que um esteja debilitado, o outro não sai do lado, mesmo diante dos protestos.
    Estou arrepiada e com lágrimas nos olhos com sua resenha, transmitindo a verdadeira essência do livro. De fato, deve ser uma grande lição de vida e amor, algo que muitos de nós ainda não conhece e espero que conheçam de uma maneira menos trágica, não é mesmo? Linda resenha, Fê, como é de se esperar, e já quero o livro, para poder me emocionar como você se emocionou <3

    Beijinhos,
    Percepções Blog | Grupo: Mais um livro, Por favor!

    ResponderExcluir
  5. Oi Fê, tudo bem?
    Blog lindo o seu **.**

    Eu não conhecia o livro, infelizmente.
    Sua resenha me deixou emocionada.Até meus nove anos de idade ficava muito na casa de meus avó e sofri demais quando meu avô morreu. Foi duro, até porque depois dos doze anos eu me afastei deles, por mudanças de cidade e outras coisas.
    A gente leva a vida numa correria e perde as coisas sem nem ver. Sua resenha foi me fazendo lembrar e até chorei. Vou comprar esse livro, me emocionou só de ler sua resenha, necessito ler ele todinho. Obrigada.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    http://vivianeblood.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Esse livro parece ser muito bom, todas resenhas que vejo dele são positivas e confesso, essas resenhas me deixa totalmente emocionada, uma história linda.
    Beijinhos :)
    http://leit0res.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Fernanda,
    Esse livro é muito bom.. .uma lição de vida que fica para cada um de nós. nos ensina como devemos ser pacientes. ele já está na minha lista de leitura, com certeza.
    bjs

    www.navioerrante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Olá Fernanda,
    Achei a premissa desse livro incrível, parece ser uma história de vida impressionante e confesso que fiquei com vontade de ler, eu gosto muito de histórias assim. Elas me fazem pensar bastante e muitas vezes fazem com que eu olhe o mundo de uma maneira diferente.
    Abraços, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Fer! Eu já tinha visto divulgações dessa obra, mais é a primeira resenha que leio e meninaaaaaaaaaa eu achei tão fofo o autor escrever a história da vó! Lindo!
    Vou querer ler! Parabénsssssssssss flor!
    Beijos

    ResponderExcluir