[Central Literária] O que é literatura? - Lu. Franzin.

12:19 Fernanda Bizerra 9 Comments


Desde que as palavras começaram a serem unidas, os textos escritos a ganhar forma, a serem transmitidos e discutidos surgiu a pergunta que delimita a estrutura dos registros escritos.

A investigação sobre a noção de literatura passou por dois instantes cruciais. Num primeiro momento, os estudiosos estavam voltados para a definição de literatura. Tratava-se de enfrentar esta que se considerava como a questão básica dos estudos literários. Formular a pergunta “O que é Literatura?” significava indagar sobre a natureza da literatura, significava colocar o problema de sua delimitação, da sua especificidade. Esta questão só foi levantada a partir da instituição critica literária e do estudo profissional da literatura, ou seja, depois da fundação dos estudos especificamente literários. Até o final do século XIX, o estudo da literatura não era uma atividade conduzida de forma independente. Foram os formalistas russos, no inicio do século XX, que estabeleceram a necessidade de definir a literariedade, ou seja, aquilo que distingue os textos literários dos outros textos. Durante um longo período multiplicaram-se as tentativas para conceituar de modo exato, definitivo, o que constitui a característica distintiva da literatura.



Após o entusiasmo e a euforia iniciais, como os resultados não correspondiam as expectativas criadas, começou a surgir entre os estudiosos certa desconfiança com relação a essa tentativa de definis literatura. A desconfiança só aumentou e o ceticismo se espalhou rapidamente. Um segundo momento iniciou-se por volta das décadas de 1960 e 1970. Desde então, vários estudiosos têm adotado uma atitude menos conformista, mais problematizadora com relação a indagação. Começou-se a colocar em questão a legitimidade da noção de literatura.

Embora não haja unanimidade entre os estudiosos, não há como ignorar a opinião de cada leitor a respeito de suas impressões sobre O que é Literatura? Não se pode contestar a impressão de cada um a respeito do tema. Se uma pessoa gosta e se diverte lendo uma bula de remédios ou um manual de instalação da máquina de lavar roupas, quem sou eu para contrariá-la? Não é o que me enternece. Mas se agrada ao outro, por que não chamar de literatura?

Para Longino, filósofo grego do século III a.C. e autor da obra “Do Sublime”, a literatura deverá conduzir o leitor a um estado de sublimidade ou êxtase.  Para ele a literatura é a que emociona e transporta o leitor, não só uma única vez, mas repetidamente.

Particularmente, concordo com Longino. Se o que você lê, lhe traz prazer, lhe acalma e agrada, por que não ser chamado de literatura?

Textos floridos, poemas e poesias, histórias dramáticas, assustadoras, apaixonadas, ou simplesmente uma bula de remédio, se faz o leitor se glorificar com as frases, os parágrafos ou as páginas, então acredito que é literatura.





Lu. Franzin


(referencia: “O contexto da obra literária” – Marco Antonio Escobar, Ângela Maria de Oliveira Lignani, Ivanilda Barbosa. – 2º edição - São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2010.)


9 comentários:

  1. que legal esse texto! conhecer um pouco mais da literatura e ao mesmo tempo perceber os sentimentos que ela traz
    http://felicidadeemlivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Olá Fernanda,

    Gostei muito do post, realmente tem coisas que não considero literatura, 50 tons de cinza é um....kk...mas muita gente gosta e respeito....abraços.

    devoradordeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Tem livros pra todos os gosto, a literatura é formada por vários gêneros e é legal respeitar todos né, mesmo se não gostamos. Parabéns pela matéria.

    ResponderExcluir
  4. Oi Lu, muito interessante o seu post. E concordo plenamente com Longino. Se te faz feliz e te faz sentir bem, mesmo que seja uma bula de remédio, é literatura.
    Lia Christo
    www.docesletras.com.br

    ResponderExcluir
  5. Ótima postagem!
    Concordo que a literatura é aquilo que agrada cada um e que dá prazer.
    Gostos tem que ser respeitados, mesmo que não nos agrade.

    Um beijão
    Lara - Magia Literária
    http://www.magialiteraria.com/

    ResponderExcluir
  6. Oiii
    Adorei o texto! E concordo com a autora, se a leitura deixa a pessoa feliz, porque não considerar ela literatura?

    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi,

    Amei a postagem, para cada pessoa o pode ser diferente o seu conceito sobre literatura, pra muitos 50 tons de cinza (não tenho nada contra) não é literatura, mas se a pessoa gosta e a faz sentir bem fazer o que né? Então pra mim tudo o que eu leio e me faz sentir bem é literatura.

    Mayla
    http://meulivromeutudo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Muito bacana a postagem. Concordo com literatura ser algo mais amplo em seu significado.. Se gostamos, nos proporciona prazer, por que não seria literatura, não é?

    Beijo grande.

    Thati;
    http://nemteconto.org

    ResponderExcluir
  9. Muito legal a postagem é sempre bom ler textos assim para adquirir mais conhecimentos, abraços e parabens!!!

    ResponderExcluir