[Devaneios da Sol] Perfeitos - Soraya Abuchaim

00:00 Fernanda Bizerra 14 Comments


Sempre tenho receio das pessoas perfeitas.
Obviamente a ideia de perfeição apresenta muitas variáveis, mas geralmente temos um esteriótipo que os seres humanos buscam seguir a rigor, deixando de lado sua própria essência para se mostrarem perfeitos aos olhos alheios. E eu gostaria muito de saber de onde veio a ideia de que o que não é perfeito não serve.
Além disso, por que raios temos que ser perfeitos?
Então não é bom estar acima do peso? Ou é feio ter cabelos escuros e cacheados? Ou gostar de ler e estudar? Nós, leitores e nerds que nunca sofremos preconceito, levantemos as mãos! Desde quando é lindo ser alienado?

E ainda… Não podemos nos entristecer? Seria reprovável uma pessoa deprimida ou com problemas?
Concordo que lendo friamente parece absurdo. Mas a realidade pode ser muito mais cruel do que imaginamos.
E ainda tem o fato de sempre pensarmos que as coisas só acontecem com o vizinho.
Conheço uma série de pessoas que fazem de tudo para mostrar socialmente que são perfeitas. Não se apercebem desse fato e continuam sendo infelizes.
E por que a infelicidade, nesse casos? Porque é lógico que o esforço contínuo para ser algo que se é meramente exigido – não natural – desgasta. E pobre do perfeito, que não pode nem se dar ao luxo de ser infeliz à vista dos outros…
A perfeição é tão chata! Qual a graça daquela pessoa que sorri para tudo, sabe a hora certa de falar, usa as roupas sob medida, tem aquele corpo esculpido, lê o que está na moda (ok, quando lê…), come corretamente, faz exercícios com personal trainer, etc.? Fico pensando que essa vidinha sem nenhum desafio deve ser desagradável. E não é hipocrisia!
O legal mesmo é ter uma gordurinha localizada saudável, porque isso significa que comemos coisas gostosas sem culpa. É muito bom não ser escrava da chapinha, do secador e assumir os cachos. É bacana fazer aquele exercício físico que você ama, e não aquele que é chato, mas serve para te deixar “bombado”.
Bom mesmo é cuidar da alimentação, mas comer um docinho ou umas batatas fritas quando tiver vontade. É sair para jantar com os amigos e acompanhá-los no cardápio, sem ficar se restringindo tanto a ponto de ficar enfadonho e desagradável.
É chorar quando estiver com algum problema, assumir a TPM, aprender com os problemas, viver despreocupadamente, sabendo que tudo passa. É ter jogo de cintura para aceitar os desafios da vida e se livrar das amarras que nos prendem às convenções sociais.
E aposto que quando deixamos de tentar ser perfeitos, então somos realmente felizes. Porque por mais clichê que pareça, quem nos ama gostará de nós pelo que somos. E não corremos o risco de decepcionar as pessoas queridas quando cansarmos de ser nada menos que perfeitos.
Afinal, propaganda enganosa pode ser um crime. E qual o crime mais bárbaro do que aquele que nos faz perder quem amamos, ou aquele que cometemos contra nós mesmos?


Sol

14 comentários:

  1. OI Fê, tudo bem?
    Gostei muito do devaneio da Sol. Na minha opinião, não é que as pessoas tenham que ser perfeitas, na verdade, eu acho que as pessoas se esforçam para ser o que não são, para serem aceitas. Infelizmente, ainda é assim. A sociedade criou um produto e os que não correspondem as medidas desse produto, correm atrás para entrar nessas medidas. Uma pena mesmo.
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oii,

    Noossa que demais esse texto Sol, concordo com todos os pontos e virgulas. Qual é o problema de não ser perfeito não é mesmo??
    Adorei muito!!

    Beijinhos,
    entrechocolatesemusicas.blogspot.com.br
    EC&M

    ResponderExcluir
  3. Oi, tudo bem?
    Adorei o textinho e concordo muito com tudo, acho que ninguém deve buscar ou tentar ser perfeito. Nós já somos perfeitos aos olhos de Deus, e quando tentamos enganar as pessoas sendo algo que não somos só estamos na verdade nos enganando.
    Legal é ser você mesmo cheio de falhas, mas mesmo assim saber que as pessoas gostam de você!

    Beijo ;*

    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá Sol!
    Que texto lindo <3
    Não é de hoje que sou apaixonada por seus textos, mas este foi... Encantador!
    Amei!
    Beijos,
    Ana M.
    http://www.vicioemlivros.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Sol , tudo beem ?
    Adorei demais seu texto , muito bom *--*
    Para que ser tanto TÃO PERFEITO né hahaha
    Estou curioso com seus outros textos viu , quero mais aqui no A.L haha
    Beeijos !
    Um Grande Vício Literário | Compartilhe Seu Vício

    ResponderExcluir
  6. Parabéns! O texto é muito bom. Eu gosto de ser imperfeita, ser diferente hehhehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  7. Oiee ^^
    Adorei o texto ♥
    Realmente, a perfeição é tão chata *-* não entendo porque as pessoas querem ser perfeitas e certinhas o tempo todo (claro, também tento me encaixar de vez em quando, mas já não faço mais isso).
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Eu adorei esse texto!!!! Sério!!!! Eu sou daquelas que odeia o conceito da perfeição, mas no fundo, no fundo ajo como uma perfeccionista, mas tento puxar isso para um lado mais positivo. Penso que se no processo da busca pela perfeição você está se sentido feliz, isso é ótimo, mas quando isso vira uma pressão pessoal, social ou de qualquer outro tipo, a coisa fica problemática. Enfim, o post me fez pensar em algumas coisa e eu adorei, parabéns!! Bjs
    Jéssica - http://lereincrivel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Adorei o texto ! Vira e mexe, me questiono qual o real significado de tentar parecer perfeito a sociedade. Mas cheguei a conclusão de que fazemos isso , pra não demonstrar fraquezas, porque infelizmente as pessoas se aproveitam das nossas fraquezas, para fazer maldades.
    é triste, mas enfim rs
    Beijão !

    http://vivasincera.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Sol!
    Não acredito em perfeição. Talvez as pessoas tentem ser perfeitas, mas ela não existe.
    E realmente é chato querer ser 'a bala que matou Kennedy"..kkk
    Crônica bem escrita e reflexiva.
    cheirinhos
    Rudy
    Blog Alegria de Viver e Amar o que é Bom!
    Grupo MTE no face.

    ResponderExcluir
  11. Adorei esse texto, e algumas coisas nele é o que realmente penso.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Ah, como eu amo os textos da Sol :)
    Não existe essa coisa de perfeição. Ninguém é perfeito.

    http://enquantoestavalendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oie!
    Para mim, o importante é você se sentir perfeito. Sabe, dane-se se a balança está mostrando uma realidade absurda e pouco importa se sua comida preferida for arroz com ovo. O importante é ser feliz, e a perfeição é algo natural e pessoal de cada um...

    Beijos,
    Blog Procurei em Sonhos

    ResponderExcluir
  14. Olá, eu simplesmente amei.... é a mais pura verdade. Eu amo ficar com preguiça dr arrumar o cabelo e deixar os cacjos daquele keito hahaha como as beateiras que mais amo se dó nem piedade. De que adianta agradar aos outros se sou infeliz ?! Prefiro ser feliz assim , do meu jeito doidinha.
    seforasilva.blogspot.com

    ResponderExcluir