Entrevistando Glau Tambra.

00:00 Fernanda Bizerra 15 Comments

Olá! 

Leitores, a entrevista de hoje é com a nossa colunista, escritora e também amiga Glau Tambra. Espero que curtam! E não deixe de comentar. 


1- Fê: Como se define?

Glau: Nossa, a Fernanda me deu uma tarefa difícil, como me autodefinir? (risos) Então acho melhor me apresentar, meu nome é Gláucia e utilizo Glau, a intenção é a informalidade. Antes de tudo, sou uma pessoa simples e interiorana, uma romântica incorrigível. Geralmente sou bem-humorada, procurou estar de bem com a vida todos os dias, na esperança de encontrar a felicidade sempre. Meu lema é levar uma vida zen, sem stress, na busca do equilíbrio, o que é bem difícil pela correria diária que temos, já que nós mulheres temos jornada dupla, acho que vocês me entendem né meninas! Procuro sempre agir corretamente com todos, afinal dessa vida não levaremos nada, apenas conhecimento e as relações de amizade que vamos fazendo ao longo da jornada.

2- Fê: O que quer passar com seus escritos?

Glau: Bom, escrever para mim é uma arte onde posso pintar o sete, literalmente falando, (risos). A intenção é sempre passar algo bom, seja um conhecimento, uma reflexão, ou até uma emoção. Quantas vezes rimos e choramos com os livros? Como eu sou uma manteiga derretida, não preciso nem falar que choro “baldes” com as histórias.

3-Fê: O que me diz sobre ao mercado literário brasileiro?

Glau: O mercado editorial no Brasil até pouco tempo atrás era algo restrito a alguns escritores, geralmente já consagrados na mídia. Mas, a história vem se alterando, ainda que vagarosamente, e novos escritores ganham espaço neste mundo literário. Embora muitos ainda comecem com a auto publicação para se inserir no mercado editorial e batalhar por um lugar ao sol. Tem muita gente (escritores) talentosa que está de fora desta fatia e sinceramente eu torço muito para que as editoras voltem os olhos para a literatura nacional.

4- Fê: Qual sua fonte de inspiração?

Glau: Sou completamente apaixonada por lendas, mitos, história de magia, do Rei Arthur, dragões, fadas e outros elementais da natureza. E isso já me dá inspiração a beça, mas gosto de observar a vida cotidiana, a realidade, os valores, a psique do ser humano. Às vezes, a leitura de um livro me inspira, uma música, um filme também consigo retirar ideias. Inspiração é algo muito subjetivo, mas é por aí que a coisa anda.

5- Fê: Músicas...

Glau: Na maioria das vezes, gosto de escrever no mais absoluto silêncio, em outras preciso de uma música para completar a inspiração e a escrita fluir. Gosto do estilo new age que acalma e tranquiliza como Enya, Loreena Mckennith (minha inspiração, suas músicas são fantásticas), Lisa Lynne com sua harpa me fascina demais, as músicas celtas, das quais sou apaixonada, me transportam para outro mundo. Musica Medieval me encanta muito. Também sou adepta ao rock, desde o nacional até o internacional. Curto MPB, músicas de viola e não podia faltar a maravilha da música clássica que amo com paixão, já que fui integrante de um Coral no Senac da cidade vizinha e do Coral da Paróquia de São João Batista aqui da minha querida cidade de Ariranha.
#Superindico para quem quiser se aventurar o CD Secret Garden, uma mistura de opera, clássica e música celta.

6- Fê: Filmes...

Glau: Não sou tão ligada a filmes como sou em música, apesar de gostar dos de ação, aventura, românticos, desenhos animados e comédias. Hum.. agora deixem-me pensar, para citar alguns que gostei para vocês. As Brumas de Avalon, tanto os livros como o filme. Não posso deixar de falar dos filmes O Senhor dos Anéis, um dos melhores filmes que já assisti. Piratas do Caribe, O Diabo Veste Prado eu simplesmente a-d-o-r-e-i, muito bom. Sem falar no Harry Potter, as Crônicas de Nárnia e as de Espadwick. Wall E é fantástico também.
Os românticos o que mais gostei de Uma Linda Mulher, E se Fosse Verdade, o Casamento do meu Melhor Amigo e não lembro de mais nenhum...risos, apesar de ter assistido vários.
Ah! Não posso esquecer-me dos seriados como Merlin, Once Upon a Time meus favoritos. Xena, a Princesa Guerreira e Hércules, A Caçadora de Tesouros.

7- Fê: Livros...

Glau: Ah, agora sim, os livros! Eles realmente são minha paixão, eu até iria mais profundo são minha vida. Gosto de literatura fantástica, aventura, romance policial, romance romântico, chiklit, ficção científica, filosófico enfim, gosto de ler. Mesmo que a leitura não seja sempre boa, não abandono livro não, leio até o final. Um livro que amei ler é “A Terceira Visão” de T. Losang Rampa, de tema religioso, trata da filosofia budista. Vou citar alguns, receosa de cometer injustiças, pois tenho certeza que vou esquecer de citar alguém que gosto de ler e não lembrei no momento, mas vamos lá: gosto de ler Marian Keys, Carina Rissi, Robson Gundim, Fábio Abreu, Marcelo Maropo, Maud Epascolato, Dan Brown, Nora Roberts, Alyson Noel, Rafael Draccon, Eduardo Spohr, Felipe Colbert, Moacyr Scliar, Robert Ludlum, Hermann Hesse, Pedro Bandeira que permeou toda minha adolescência e sem falar em Harry Potter. Meu Deus, e ainda tem um montão de autor que sou super fã!

8- Fê: O que seus Amigos significam para você?

Glau: Amigos para mim significam tudo. Equiparo a amizade ao amor como uma plantinha que você deve regar todo dia, se você não cultivar a planta morre. Assim é com a amizade também. Mas, devemos agir com responsabilidade, como diz Antony Saint Exupéry em O Pequeno Príncipe, “Tu és responsável por aquilo que tu cativas”. Mas, só posso dizer das amizades verdadeiras que te levam a construir algo melhor em seu mundo. Não das amizades falsas e da hipocrisia que não te ajudam em nada.

9- Fê: Onde espera estar daqui a 5 anos?

Glau: Espera aí que vou consultar o tarô e já venho (risos). Tenho projetos, planos e muitas perspectivas carregadas de expectativas. Estou escrevendo uma aventura romântica fantástica e já engajada na escrita de um drama romântico. Além é claro, de participar de um projeto denominado “Os 7”. Trata-se de um grupo de sete autores, onde escrevemos contos para Antologia. Em breve teremos novidades, aguardem!

10- Fê: O que pensa sobre a educação no Brasil?

Glau: Uma organização desacreditada e desmotivada. Desacreditada por formar jovens sem base educacional, desmotivada pelas más condições de trabalho e salários dignos de pena. A questão tecnológica muito vigente hoje despeja no mercado um grande número de profissionais não gabaritados, que não pensam em outra coisa, a não ser em si mesmos. A educação hoje não está formando cidadãos, mas sim analfabetos. É assustador não? Vou explicar: o analfabetismo funcional hoje é um dos maiores problemas que o país enfrenta, porque o que está errado é o sistema, essa questão de progressão continuada está fadada ao fracasso e com isso o aluno não tem vontade de aprender e, consequentemente o professor não tem ânimo para ensinar. Na minha humilde opinião, o ensino-aprendizagem consiste num sistema prático de ensino, cuja maioria dos profissionais “professores públicos” não tem conhecimento de como chegar ao aluno, fazê-lo aprender, de modo que ele resolva os problemas antes, para depois formar os conceitos dos conteúdos programáticos das diversas disciplinas.
Leia AQUI

11- Fê: Sobre o que você mais gosta de escrever?

Glau: Sobre as pessoas, seja um romance ou uma aventura fantástica. Escrever cenas que toquem o coração dos leitores, que possa sentir a emoção da personagem naquele momento que estão vivendo e se identificarem com ela a ponto de pensar, eu já passei por isso. Quando isso acontece, me sinto feliz.

12- Fê: O que gosta? E o que odeia?

Glau: Ain gosto de tudo... risos. Vamos lá, gosto de reunir os amigos para papear, comer e tomar uma cerveja. Gosto de cozinhar, mas me aventuro muito pouco nesta área. Amo comida japonesa, italiana, turca. Mas o que mais gosto de fazer, isso está no patamar de: o que mais amo fazer, é ler. A leitura faz com que eu viaje e conheça pessoas e lugares, como já comentei anteriormente.
Bom, o que odeio é a mentira, a falsidade, a hipocrisia, a opressão. Creio que quase todas as pessoas odeiam as mesmas coisas... risos.


Fê: Deixe uma mensagem para o leitor.

Glau: Gostaria de dizer a todos que estão lendo esta entrevista:
“Não desanime. Se a queda foi difícil, erga-se e lute! Você vencerá, acredite na sua capacidade. Confie em Deus, porque toda a caminhada tem seus obstáculos, não pare no meio do caminho. Se parar não verá a beleza quando chegar ao fim”!  Glau Tambra

Redes sociais 
Fanpage Oficial 
Blog


Fê :*

15 comentários:

  1. Oii,

    Noooossa que chique *--*

    Adooorei a entevista!!

    Beijinhos,

    entrechocolatesemusicas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, fico muito feliz que tenha gostado! Obrigado pela visita! Bjão

      Excluir
  2. Oi!

    Amei a entrevista! Eu não conhecia a autora... :)

    Beijos,
    http://smellingbooksallday.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Adorei a entrevista! É sempre bom conhecer novos autores :3

    ResponderExcluir
  4. Entrevista bacana, é bom conhecer um pouco mais dos escritores ;)

    Andy_Mon Petit Poison
    POISON BOOKS - As Mentiras de Locke Lamora (Scott Lynch) bit.ly/1g6MAIr

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade! É assim que fazemos amigos! Obrigado pela visita. Bjão!

      Excluir
  5. Oi, Flor! Tudo bom?
    Que felicidade entrar no seu blog e ver uma entrevista, é uma delicia não é? O único "mal" as vezes é bolar as perguntas, tentar não parecer boba e não criar algo repetitivo e comum, precisamos passar por cima disso!
    Na primeira resposta a autora passou uma verdadeira paz e harmonia com a própria resposta, na própria foto dela, olhando seu rosto, da pra perceber que ela é bem calma e isso é muito reconfortante! É muito ler e saber que ela é bem descontraída com sua escrita e ideias, isso acaba fazendo o próprio trabalho fluir e nos trazer uma ótima história.
    De fato, adentrar esse mundo deve ser bem difícil, admiro todos os autores nacionais pela coragem de tentar ou até mesmo publicar independentemente seus trabalhos, eu mesma morro de medo, comecei a escrever umas páginas aqui, mas nada tão sério assim, só de pensar, já me encolho aqui! A fonte de inspiração dela é maravilhosa, baseada em tudo um pouco, sempre assim criando novas ideias, sempre diferentes, nada igual demais.
    O gostoso da música é que ela sempre nos influência no ponto em que mais necessitamos e a escolha certa é a chave para se conseguir o que quer. Ela basicamente também gosta de quase todos os gêneros, o abre mais ainda o leque dela com relação a ideias. Temos algo em comum, os livros vem depois da minha filha, não consigo ficar longe de um livro, nunca mesmo, e sempre tem um na minha bolsa, no caso do horário abrir uma brecha e der pra ler um pouquinho, eu amo!
    Amigos são mesmo tudo, não me imagino longe deles, várias vezes, foram o real motivo para melhorar meu humor, em momentos assim é que percebemos o quanto amamos eles. Adorei os planos dela, desejo que todos sejam concluídos com muito sucesso e gratificação!
    Educação é sempre um tema bem delicado para conversar, hoje, até mesmo as escolas particulares estão com uma grande deficiência em seu ensino, onde tudo isso vai parar?
    Amei a mensagem dela, de verdade, me deu arrepios aqui e mais uma motivação para nos prepararmos para mais um dia! Parabéns pela entrevista, adorei, não é chata e não foi clichê, continue assim, quero ver mais entrevistas!

    Beijinhos,
    Percepções Blog | Grupo: Mais um livro, Por favor!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernanda, sua linda! Muito lindo e você deixou a autora radiante! Obrigado! Bjão!

      Excluir
  6. Glau Tambra além de uma grande amiga, é uma pessoa incrível e uma promessa para a literatura nacional contemporânea. Se pudesse dar uma dica,seria: Não a percam de vista!
    Parabéns pela linda entrevista Fê!
    Sucesso Glau!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fábio, meu amigo querido! Grata pelas suas lindas palavras! Bjão!

      Excluir
  7. ótima entrevista!!!
    Bjs
    eternamente-princesa.blogspot.com.b

    ResponderExcluir
  8. Não a conhecia
    mas gostei bastante da entrevista
    Super interessante
    Já estou seguindo *~

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Que autora querida!!!! Não a conhecia ainda, mas gostei de saber sobre ela. Eu gostei do seu próximo projeto literário… "Os 7" me soou como um presente que você sacode e sabe que tem coisa boa dentro (rs).
    A mensagem final dela foi bem motivadora para mim. <3 Fico feliz por tê-la lido.
    Sucesso à autora e a você, Fer!

    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir