[Devaneios da Sol] Por Que Ler? - Soraya Abuchaim.

00:00 Fernanda Bizerra 14 Comments


Para quem não sabe, sou uma louca por livros, e leio absolutamente tudo: romance, ficção, técnicos, auto-ajuda, etc... Leio muito desde pequena, e até os livros mais chatos da época do vestibular, eu amava (sim, eu li Dom Casmurro 3 vezes.... afinal, cada um na sua loucura rs).

Na minha cabeça, nunca achei que havia "distinção" entre a leitura de um tipo de livro ou outro, certo? Afinal, estimular o cérebro é a ordem, e sempre fui a do time dos leitores maníacos (há muitos e muitos anos não sei o que é não estar lendo um livro no momento... eu sempre estou lendo alguma coisa)!! Pois é...Acontece que ouvi dizer esses dias que quem lê romance é fútil!

Não consegui acreditar... E acho que não devemos confundir as coisas... Gostaria de deixar claro aqui para todos que qualquer tipo de leitura é útil e muito importante!!

Para quem não gosta, tudo bem, mas digo que é questão de hábito apenas, e estimular a leitura com o livro certo. Sempre fui da opinião de que alguns livros podem "espantar" jovens leitores que estão iniciando, mas poderia citar zilhões de outros livros interessantíssimos.

Já foi provado que o fato do romance e similares "transportarem" o leitor para outro ambiente (diferente dos livros técnicos), estimulando a imaginação, é um fator decisivo no controle emocional e de stress... Ou seja, ler um romance faz, sim, muito muito bem para nossa saúde mental (ebaaa!!)

Portanto, sou muito a favor de diversificar a leitura (e vocês verão que darei dica de muitos tipos de livros diferentes), mas o importante no final das contas é LER!! Ler pura e simplesmente. Se entregar a esse prazer sem limites... E sentir a sensação dos benefícios que os livros nos trazem.

Quem tem filhos, deve estimulá-los à leitura desde cedo. Qualquer tipo de livro traz cultura e conhecimento, e garanto para vocês, faz uma baita diferença na vida de uma pessoa...
Se sou o que sou hoje, devo muito a todos os livros que já li...

Portanto, independente do que digam... vamos ler, e ler muito. O livro aproxima pessoas, nos faz trocar conhecimentos e garanto, ser mais felizes! Quem tem livros tem companheiros para todas as horas.

E vocês, apaixonados por leitura? Concordam comigo?






 
                                                                                                                                                                                                        
Sol
Beijos!


14 comentários:

  1. Sabe que leio meus textos e às vezes nem lembro detalhes do que escrevi? Hahaha
    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é natural Sol. Também percebo isso em algumas coisas que escrevo. rs

      Beijos

      Excluir
  2. Concordo SIM!
    Ler é extremamente importante, mas não acho que só o fato de ler por si só seja suficiente, temos que selecionar bem os livros que lemos, pois muitos livros hoje em dia passam conceitos "errados" para os jovens, idéias fúteis, e acabam fazendo quase o mesmo papel da maioria dos programas de televisão - alienando-os!
    O último chick-lit. que li (Sushi) a menina dormia com o cara porque caso não o fizesse se sentiria "antiquada"... Eu não queria que minha irmã mais nova ou filha lesse um negócio desse rs.

    Mas ler é algo maravilhoso sou grata a Deus por ter esse habito!!! Acho que me acrescentou MUITO!

    Bjs

    oceano-literario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Queria ter lido mais quando era mais nova, mas infelizmente não tive esse incentivo dos meus pais, eles nunca foram leitores assíduos.
    Lia só os da escola por obrigação mesmo, peguei o gosto tarde.. lá pela faculdade.

    Tentarei ser diferente com meus filhos, acho importante começar cedo sim!

    Ótimo texto.

    bjs e um ótimo feriado!
    Nana - Obsession Valley

    ResponderExcluir
  4. Oi Soraya,
    tudo bem?
    Adorei seu texto, e concordo plenamente quando disse que a liberação da imaginação durante a leitura combate o stress.
    Também adoro ler!!!!!!!
    beijinhos.
    cila-leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Fútil uma ova oras, pelo menos a pessoa lê. Isso é preconceito e.e
    Eu leio um pouco de tudo, ler é uma das melhores coisas da vida *_* Se os brasileiros lessem (fiquei na dúvida como se escreve essa palavra) mais, com certeza o Brasil seria diferente.

    Beijos
    Babih Hilla
    http://revolucionandogeral.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Gostei do texto, pois é muitos acham não só romance, mais outros tipos de livros fúteis e isso me deixa com raiva, quem gosta de ler consegue tirar boas coisas não importando o gênero do livro.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Gostei do texto, pois é muitos acham não só romance, mais outros tipos de livros fúteis e isso me deixa com raiva, quem gosta de ler consegue tirar boas coisas não importando o gênero do livro.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Nossa, sério que disseram isso? ¬¬ As pessoas fazem alusão de romance com histórias de amor melosas. Claro que não é bem assim. Algumas pessoas de (arrisco dizer) cabeças vazias dizem isso e assusta quem tá começando a ler, como você citou no seu depoimento.

    ResponderExcluir
  9. Concordo com você. Eu acho que cada um tem que ler o que gostar. Ler sempre é fundamental. Quando eu estudava lia de tudo o que tinha na biblioteca. teve uma época que acabou o que eu gostava de ler e comecei a ler o que eu achava que não gostava e acabei gostando. Já ouvi algo parecido com o que você ouviu, e a pessoa foi além, disse que romance era para pessoas de mente fraca e que quem não lia poesia que é o meu caso não era inteligente.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  10. Concordo sim. Pois como você disse "todo livro vai nos trazer algo para aprender e refletir".
    E continue assim lendo TUDO , é sempre bom!!
    Aprender um pouco de cada assunto. beijos. :*

    ResponderExcluir
  11. Sol, parabéns por este texto, ele ficou realmente incrível e veja só, seus leitores estão amando. Sabe que gosto de tudo que você escreve desde que conheci seu blog e espero ver mais coisas suas escritas e publicadas (estou falando do livro que você vai escrever e publicar) rs e vou torcer sempre por ti.

    E quanto ao preconceito literário ele sempre existiu assim como todo e qualquer preconceito bobo de nossa sociedade. Fútil?? vamos ser fúteis e felizes com o que lemos. rs

    Beijos Fê:*

    ResponderExcluir
  12. Eu concordo sim, acho que a leitura é válida desde que seja feita por livre e espontânea vontade e não para se promover como algumas pessoas fazem!

    http://resenhaeoutrascoisas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oieee, eu acho que qualquer tipo de leitura é importante e estimula nossa mente positivamente :D E a leitura deve ser de própria vontade, pois muita gente lê só para se aparecer, o que eu não acho legal, eu gostava de ler quando era criança, mas depois de ganhar meu primeiro pc parei de ler, ano passado voltei a descobrir o poder da leitura e me apaixonei, hoje em dia eu não consigo me ver uma pessoa que não lê, eu acho que se termos a oportunidade de saber ler, pois como muitas pessoas que são analfabetos e não sabem ler, se temos essa oportunidade temos que aproveitar :D

    ResponderExcluir