[Central Literária] Um romance de banca - Lu. Franzin

07:13 Fernanda Bizerra 14 Comments

Felizmente a literatura de um modo geral, vem crescendo e expandindo-se entre todos os meios sociais ultimamente. Hoje, no mercado, existe uma grande variedade de assuntos, temas e títulos que podem agradar a qualquer tipo de público, desde o mais aficionado pela fantasia ao mais devorador de conhecimentos específicos.

 E com tamanha quantidade e variedade fica difícil e deliciosamente empolgante escolher qual linha literária escolher. Portanto optei por falar dos tradicionais Romances de Banca (aqueles livrinhos pequenos cheios de romantismo, que encontramos facilmente em uma banca de jornal) que são os “avós” de muitas linhas literárias, e dirigidos com exclusividade ao público feminino.


Um grande representante desse segmento que conheço é a Harlequim, que há muito vem mantendo as características principais desses clássicos que encantaram as mulheres por tanto tempo.

E diga-me agora, que mulher leitora não teve em mãos o livreto de folhas amareladas e não se emocionou com os dramas das protagonistas?

Mocinhas, damas, princesas e mulheres comuns que de repente se encontram frente a grandes desafios, a decisões doloridas e dores sentimentais extremas, quando sua única vontade é encontrar o homem que virá a ser o grande amor de suas vidas.

Mesclando fantasia e traços da realidade as autoras traçam personagens fortes e cheios de sentimento, que remetem o leitor a sentir todas as mazelas e conquistas das heroínas. E através delas, transmitem a esperança e reforçam a fé dos leitores (na maioria, há de lembrar, mulheres) a encontrar sua própria força interior e lutar por seus sonhos e objetivos.

Os Romances de Banca, nunca serão esquecidos. São a base da literatura feminina e abrem margem a busca de novas historias, ainda que o leitor opte por buscar os nomes que “mais estão na moda” no momento. Antes da explosão erótico-pornográfica recente, eram as histórias de “Sabrina”, “Julia” e tantas outras que enchiam as mentes femininas de sensualidade e erotismo. E a meu gosto, prefiro as mensagens subentendidas, que deixam margem para a imaginação e recheadas de sentimentos, do que a descrição crua e especifica de “50 Tons de Cinza” ou “Toda Sua”.

Uma coisa posso afirmar por mim mesma, os Romances de Banca me fizeram mais consciente de mim mesma como mulher, quando a educação a respeito de uma relação pessoal era tratada como um tabu por pais que tinham o estigma da vergonha enraizados em suas maneiras de falar com os filhos. Ajudaram-me a ver em meu companheiro o guerreiro, o príncipe, o cowboy e o herói que há nele, e a amá-lo ainda mais com cada nova descoberta de seus defeitos e suas qualidades. Sim, ele não é perfeito, mas a perfeição do sentimento esta na forma que nos entendemos e nos completamos.

Sou uma leitora compulsiva. Tento abraçar tudo o que é novo e sei que sou incapaz de conseguir ao menos um milésimo do que já foi publicado, e do que ainda virá. Mas não tenho a menos intenção de abandonar esses pequenos livros, que possuem um lugar cativo em minha essência literária.



14 comentários:

  1. Oi lindona!
    Não conhecia, adorei conhecer, deve ser livros maravilhosos.
    Tem postagem nova no blog, passa lá.
    Meu Blog: ➥ Plantão da Beleza
    Minha Lojinha ➥ Lojinha Blog Chic

    BeijosssssssssSimara Pink ♥♡♥♡♥♡♥♡♥♡♥♡

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Acredita que não li nenhum desses livros de banca ainda? Gostaria muito de ler, mas acabo não tendo oportunidade.
    Ótimo post!
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi!
    Meu amor pela leitura e pelos livros começou com os romances de banca. Minha mãe tinha um livrinho, que ela ganhou de presente, eu pegava e lia a sinopse e devolvia sem vontade de ler, era sempre assim. Até que um determinado dia resolvi ler e aí não parei mais. Como era o único romance de banca que tinha partir pra outros e meus companheiros foram os livros da série vaga-lume. Só que eu não esqueci o romance de banca e comecei a pegar emprestado com quem os tinha até adquirir meus próprios livrinhos. Como tinha poucos livros e pouco dinheiro pra comprar comecei a fazer trocas com amigas, mas sempre devolvendo o livro depois.
    Não abro mão dos meus romances de banca. Infelizmente aqui onde moro, não tem bancas e nem livraria. Comprar pela internet é quase impossível, o frete é um absurdo.
    Adorei o post, muito bem escrito!

    Bjos!

    ResponderExcluir
  4. Que interessante o post. Sabe que nunca li esse tipo de romance?
    Tão clássicos, mas que acabam esquecidos à vezes diante de tantos lançamentos literários.
    Gostei! Uma forma de resgatar essa leitura :)

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho um carinho especial por livros de banca... Li tantos que, infelizmente, não lembro o nome de todos. :( Mas foram responsáveis por me incluir nesse mundo literário. Claro que romances de bancas são, geralmente, repletos de clichês e não constituem um best-seller, mas acho que a vida não pode ser limitada somente a estes. Especialmente porque os best-sellers só são considerados desta maneira porque existem livros agradáveis como romances de banca que os fazem se destacar. Não é?
    É um equilíbrio necessário. E para qualquer leitor que se diz romântico, ao menos uma vez na vida deve "abraçar" um livro de banca (rs).
    Lu-flor, fiquei superfeliz de te ver por aqui, neste blog tão legal. Parabéns pela participação.
    Beijos!

    www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. AMEI a postagem! Sou leitora voraz de livrinhos de banca desde os 16 anos. Cheguei a colecionar mais de 300, mas fui obrigada a doar. Posso afirmar que graças a esses livros tão românticos e fofos tomei gosto pela escrita e hoje estou no meu quinto livro <3

    ResponderExcluir
  7. Eu vou ser sincera, meu problema com os romances de banca são as capas.
    É muito molenga, daquelas que logo se estragam. Sei que é idiotice, mas nao consigo me render.
    Graças a Deus que alguns romances de banca estão sendo republicados em forma de livro de livraria haha

    Ahhhh, lá no blog está rolando uma Gincana de Natal. A 1ª prova já está no ar valendo o livro A Casa de Hades do Rick Riordan!

    Beeijos, Dreeh.
    Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  8. Nunca li um romance de banca, mais tenho vontade já vi vários blogs falar desse tipo de romance, mais até hoje ainda não consegui entender muito bem o que é romance de banca.

    http://momentocrivelli.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Adoro esses romances apesar de não ser uma leitura que eu faço com frequencia, e as
    publicações da Harlequin são ótimas.

    Até mais.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  10. Sou viciada em romances ♥... muito bom o texto escrito pela Lu, retratou bem o que os romances podem agregar e representar em nossas vidas.

    ResponderExcluir
  11. Sou apaixonada por esses romances de banca ♥
    Faz um tempinho que não leio outra coisa se não esses livros de banca e ainda tenho vários pra ler!
    Só acho uma pena eles se tão pequenos amo um romance!
    Bju

    ResponderExcluir
  12. Oie, nunca li nenhum romance de banca, mas lembro que durante a minha infância minha mãe lia livros assim. Qualquer dia desses darei oportunidade para um desses livros. Se eu gostar, compro mais exemplares. Adorei o post!
    ;)
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Lu. e seus múltiplos talentos. É importante demais ver os amigos fluindo não só em suas criações literárias, mas nos canais que podem nos oferecer algum conhecimento e entretenimento sobre este meio.
    Excelente texto e boa recordação. Pois, dar valor ao que deu base para muito do que vemos hoje na literatura é importante, honrável e necessário.
    Parabéns Lu.
    Bjo =)

    ResponderExcluir