O Caçador de Pipas - Khaled Hosseini

09:00 Fernanda Bizerra 24 Comments

Olá!

A resenha de hoje é sobre o livro O Caçador de Pipas. O livro é extremamente bom...




 Sinopse - O Caçador De Pipas - Khaled Hosseini
O caçador de pipas é considerado um dos maiores sucessos da literatura mundial dos últimos tempos. Este romance conta a história da amizade de Amir e Hassan, dois meninos quase da mesma idade, que vivem vidas muito diferentes no Afeganistão da década de 1970. Amir é rico e bem-nascido, um pouco covarde, e sempre em busca da aprovação de seu próprio pai. Hassan, que não sabe ler nem escrever, é conhecido por coragem e bondade. Os dois, no entanto, são loucos por histórias antigas de grandes guerreiros, filmes de caubói americanos e pipas. E é justamente durante um campeonato de pipas, no inverno de 1975, que Hassan dá a Amir a chance de ser um grande homem, mas ele não enxerga sua redenção. Após desperdiçar a última chance, Amir vai para os Estados Unidos, fugindo da invasão soviética ao Afeganistão, mas vinte anos depois Hassan e a pipa azul o fazem voltar à sua terra natal para acertar contas com o passado

            Confesso que comecei a ler este livro como o coração na mão, pois já estava persentindo muita tristeza. O coração estava apertado e eu chorei, chorei em bicas.. O Caçador de Pipas é uma estória triste, mas nos ensina grandes lições de vida. Escrevi esta resenha chorando e a única verdade que posso relatar é que estou com o coração partido. 

          Eu odiei o Amir por ser tão covarde e por pensar apenas no próprio umbigo. Odiei o seu Baba por suas mentiras e por privar Hassan da verdade e da vida que merecia. Porque fazer isso com o Hassan?....(Estava chorando..) Ele era um bom garoto e merecia ser feliz...(continuava chorando)....

           Sohrad, porque permitir que lhe acontecesse tais coisas.... Quando Shrad corta os pulsos o meu coração parou de bater, o ar sumiu e coloquei o livro no colo..dizendo que não queria terminar de ler...só que já estava acabando e eu precisava saber o que ia acontecer..

                 Eu sei que as cicatrizes nos marcam para sempre, mas eu esperei um final diferente... desejei abraçar o Hassan, assim como desejei abraçar o Sohrad...na verdade eu os amei...ainda vejo aquele sorriso e aquelas mãozinhas pequenas.. Não consigo parar de chorar...sei que é um livro, mas sei também que á muitas crianças por ai que sofrem as mesmas coisas que Hassan e Sohrad.

                   Só queria que continuasse um pouco mais, para ver  Sohrad sorrir de novo, ser feliz de novo.., mas... acabou.. e o sorriso que tanto esperei não veio...  

          A guerra e a maldade humana, são os pontos altos deste livro. A humilhação, o sofrimento infantil, a mentira, a culpa, o amor, a lealdade e a desonra..e a redenção.. 

          O autor sabe exatamente como nós emocionar, como nós fazer sentir na própria pele a dor, o amor e todos os outros sentimentos e emoções humanas, de seus personagens..  
   



Espero que leiam!!


     Beijokas!! 

24 comentários:

  1. Oi flor, primeira vez aqui no seu blog...e aproveitei pra seguir.
    Eu sei o que vc está sentindo após ler O Caçador De Pipas... ele deixa a gente assim mesmo. Uma tristeza enorme, um vazio, uma revolta, nos tráz lágrimas intermináveis, enfim, é um livro que após lê-lo nunca mais conseguimos ser iguais.
    Foi assim que me senti quando terminei de ler este livro e posso afirmar que minha vida ficou dividida entre o antes e o depois de lê-lo.
    Não sei ao certo o quanto a história de Hassan e Amir impactou em mim, mas só sei que depois dela nunca amais fui a mesma.
    Aprendi lições lindas e a olhar pros outros de maneira diferente.
    É com certeza uma das melhores histórias que li até hoje.
    Parabéns pela resenha cheia de emoção. Bjão querida.

    www.lerepensar.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É o livro é muito triste, mas de fato muito bom..e sim depois de lermos este livro acabamos por mudar a nossa forma de viver a vida, vendo que há crianças por ai que sofrem tanto e que as vezes lhes faltam muito, amor e compreensão....

      Beijokas e obrigada por seguir e pelo comentário lindo.

      Excluir
  2. Eu te avisei que o livro era triste... Quase me acabei de tanto chorar também e fiquei em estado depressivo por uma semana!...Mas vc tem razão Fer, grandes lições são tiradas dessa história, e mesmo sendo uma ficção muitos fatos são verídicos. É o homem e suas maldades.

    Parabéns pela resenha, acho que se tivesse lido algo parecido com o que vc escreveu, eu teria pensado muitas vezes antes de encará-lo.

    Sei que devemos estar cientes da realidade disfarçada, mas dói no peito imaginar o quanto isso é possível e corriqueiro em muitos lugares.

    Bjão.

    Lu. Franzin

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom Lu eu chorei muito mesmo...e ainda hoje eu mim arrepio só de lembra de certas passagens do livro..claro que aprendemos muito e passamos a respeitar mais as pessoas depois de um livro deste...é esta marca que nunca deixará de existir em nosso peito....e dói muito ver tais coisas...

      Eu sempre leio um livro pensando que foi que o autor colocou ali da nossa realidade e sempre encontro mais coisas que eu imaginava.

      Beijokas!

      Excluir
  3. Oi Fer, eu li esse livro depois de ter assistido o filme que já me deixou em lágrimas, o livro pra mim foi bem mais chocante, eu tento entender a cultura do país enfim, mas seres humanos, sentimentos como amizade , dor , tristeza, lealdade, não mudam só pela cultura, mas influencia demais né? Depois desse eu tive que ler Cidade do sol do mesmo autor que é tão emocionante como este.
    Adorei seu último comentário, são realidades "disfarçadas" para nós, mas que acontecem a todo o momento!
    Bjs
    http://mundoliterando.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Marcia.
      Eu ainda não vi o filme, mas o livro por si só já mim deixou extremamente chocada...eu já sabia que o livro seria triste por ter ouvido certas coisas que a minha amiga contou, mas já ouvir tanto sobre ele que quis ler para ver o que tinha de tão especial entre aquelas capas....dai peguei ele e A Cidade do Sol com uma amiga e os li em uma semana..e confesso que a próxima resenha também é meio revoltante....

      Sobre a cultura eu nem sei mais o que pensar porque é tão "Machista" como vc mesma citou e a maldade é horrorosa.

      E este último comentário acho ele muito verdadeiro porque é de fato o que eu senti ao ler os livros do autor.

      Beijokas!

      Excluir
  4. esse com certeza foi um dos melhores livros que li!!
    amei demais.
    seguindo vc!!
    http://escreverdayse.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Li sua resenha e consegui me emocionar mesmo sem ter lido o livro...

    Não sei se consigo ler livros assim, tenho lido muitos livros assim e me sinto mal enquanto leio, sabe?

    Parabéns pela resenha!

    Literature Diary

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Letícia, após a leitura de um livro destes você passa a se sentir muito impotente diante as maldades humanas....fiquei super triste depois que acabei o livro.

      Obrigada.

      Beijokas!

      Excluir
  6. Fernanda, muito triste sua resenha. MAs a ideia é essa certo? mostrar o que sentimos e achamos. Acho que a primeira resenha que leio sobre esse livro. Sempre tive vontade de le-lo , pois falam muito bem dele.
    Eu tenho ele aqui ou estou morando bem pertinho, antes de ir pretendo le-lo.
    Gostei muito de sua resenha e acredito que também irei me emocionar com a história desses pequeninos!
    beijos fofa!
    Blog Leitura de Ouro
    www.leituradeouro.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Santos a resenha é bem triste assim como o livro..eu digo para vc ler, mas o leia sabendo que vc ficará muito triste, mas também aprenderá muitas coisas com ele...e sei que vc vai amar os dois tanto quanto eu...

      Beijokas e muito obrigada.

      Excluir
  7. Oi Fernanda,
    Sua resenha me emocionou assim como o livro, tem duas partes em especial que nunca vou esquecer a violência sofrida por Hassan logo no inicio do livro e a parte que Shrad corta os pulsos me senti tão impotente imaginando o sofrimento deles, sei que é uma história mas ao mesmo tempo é algo que acontece e isso é o mais chocante. Chorei tanto com esse livro que fiquei deprimida por alguns dias remoendo toda a história, segunda minha mãe esse não foi um bom livro para uma garota de 16 anos rsrsrs. Se você ainda não leu A cidade do sol é bom que leia é tão bom e tão triste quanto O Caçador de pipas, li esses livros na adolescência e sempre digo que eles me ajudaram a amadurecer e a enxergar o mundo com outros olhos.

    Amei sua resenha.
    Beijos
    Jéssica
    http://lilianejessica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica.

      Também mim sinto muito mal pelascoisas que aconteceram aos dois e esta sensação de impotencia é muito grande para a gente que sente a dor dos personagens...eu chorei muito lendo o livro e tinha hora que pensava realmente em parar de ler o livro..

      Já li A cidade do Sol que é a próxima resenha..e sim é muito triste também.

      E é certo que depois de um livro destes passamos realmente a ver o mundo com outros olhos.

      Beijokas!

      Excluir
  8. Deixei uma indicação de selinho para vc la no blog! espero que goste
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  9. Fernanda, muito bem escrita a sua resenha. Gostei muito. Dei esse livro para minha irmã de presente hehehe bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho sua linda.
      Espero que ela goste deste livro, pois ele tem um contéudo muito forte.

      Beijokas!

      Excluir
  10. Nós já ouvimos muito sobre esse livro, mas não é um dos que mais nos interessa, mas mesmo assim gostaríamos de lê-lo ele parece ser bem interessante!
    E adoramos sua resenha :D
    http://www.4youbooksmania.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele é muito interessante mesmo meninas.

      beijokas e obrigada pelo carinho.

      Excluir
  11. Não posso dizer com certeza, mas é o primeiro livro que me vem na mente quando penso em livros que realmente mexeram com meus sentimentos; o primeiro a precisar deixar de lado por não conseguir ler de tão triste, ou até mesmo forte, que em alguns momentos a história se tornou. No fim, o livro se torna uma verdadeira lição de vida e o único ponto ruim é imaginar que não é apenas ficção - infelizmente.
    Essa última imagem é de alguma HQ? Aliás, a cena da imagem é uma das mais emocionantes de toda a história.

    Beijos!
    Ricardo - www.blogovershock.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Ricardo.

      Realmente este livro é algo marcante para quem já leu e espero sinceramente que muitas pessoas possam ter a oportunidade de ler e aprender as coisas que aprendemos com ele.
      Esta imagem eu pegue no Google. E sim é uma passagem muito marcante da história.

      Beijokas e muito obrigado.

      Excluir