Resenha: Crise Financeira na Floresta por Ana Paula Hornos – Geração Editorial

17:53 Fernanda Bizerra 11 Comments


Olá Catarina´s (os)!

Ultimamente tenho procurado me inteirar um pouco mais sobre o mundo literário infanto-juvenil e como a Geração Editorial publica alguns títulos, não poderia deixar de lê-los. Foi assim com Flora Hen – resenha - e também com O Ratinho do Violão - resenha.

Crise Financeira na Floresta veio como alerta e também como crítica a atual situação do Brasil, ao menos vi a obra desta forma. Tudo começou com a Cigarra, uma criatura preguiçosa, é mais preguiçosa que o bicho preguiça e enganou muitos bichos na floresta, sempre prometendo que pagaria tudo que estava pegando emprestado e se não cumprisse sua viola era a garantia de pagamento, porém fez essa mesma promessa para a bicharada toda.

A formiga trabalhava mais e mais, pois estava sempre emprestando suas economias de forma desregrada para a Dona Cigarra. A Borboleta trabalhava muito, no entanto não podia ver uma novidade que saia comprando e gastava mais que ganhava e tinha que pegar emprestado com o Macaco no banco e os juros só estava correndo. 

A Joaninha gastava tudo na cantina e sempre ficava devendo mais que poderia pagar. Já João-de-Barro mais sensato de todos, além do Macaco, sempre guardava suas economias, só gastava com o necessário e sempre ensinou isso ao seu filho — a nunca comprar fiado e jamais gastar mais do que ganhava, pois ter nome limpo na praça é o que mais importa.

A Cigarra enganou a todos, mas as consequências chegaram e recaiu sobre toda a floresta, pois a bolha de mentiras que ela fez explodiu. No final, todos se juntaram para trabalharem juntos e reverterem à situação, trabalhando juntos e com honestidade.

O livro deixa uma lição clara: quem empresta é o banco gaste apenas o valor proporcional ao seu salário, pois assim você não contrairá dividas.   Use o fruto de seu suor diário com sabedoria e tenha bom nome na praça. A autora expôs o assunto de forma simples para que as crianças entendam que gastar pouco e comprar apenas o necessário são a alma do negócio.

A edição da obra ficou super linda e as ilustrações muito bonitas, que fiquei encantada. Recomendo a obra para todos, não apenas para seu público-alvo.  

Onde comprar: 
Casas Bahia // Extra // Livraria da Folha


Sobre a autora: Ana Paula Hornos é educadora financeira, palestrante, coach, autora e mãe. Com mais de vinte anos de experiência como executiva e empresária, tem se dedicado nos últimos anos ao trabalho com crianças, jovens, adultos e famílias, no alcance de objetivos pessoais, profissionais, familiares e na construção de uma vida financeira de sucesso. Graduada em Engenharia Química pela Universidade de São Paulo, com MBA em Finanças pelo INSPER e especializações pela Fundação Getúlio Vargas e International Institute for Management Development (IMD), na Suíça, foi diretora de grandes empresas nacionais, como o Grupo Pão de Açúcar e membro do Conselho de Administração de empresa ambiental.Sempre com foco em Estratégia, Negócios e Finanças, trabalhou em grupos nacionais de grande porte e em multinacionais, como as petroquímicas DOW e Oxiteno e a farmacêutica Eli Lilly. Na Argentina, trabalhou como consultora em Gestão Estratégica e foi professora convidada no MBA da Universidade Belgrano. É também autora da coleção didática escolar Educação Financeira e Valores, Editora FTD. (www.anapaulahornos.com.br)
Siga o blog nas redes sociais:
Beijos Fê :*

11 comentários:

  1. Oi
    legal que curtiu, parece ser um bom livro infantil e acho que hoje em dia é essencial as crianças saberem administrar seu dinheiro e é legal ver que estão surgindo livros que incentivem a isso.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi, Fê. Achei uma graça o livro da Ana Paula. Um jeito bonitinho de ensinar as crianças a não gastarem tudo o que ganham. Muito bom começar desde cedo tendo isso em mente.
    Abraços!
    www.viciadosemleitura.blog.br

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    Que livro ótimo, adorei a premissa e a foma de fábula vai agradar muito as crianças e assim quem sabe não criamos uma geração mais responsavel e menos consumista.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Que livro maravilhoso. Eu ainda não conhecia e fiquei de queixo caído com essa história e o que vem por trás dela. Sempre gostei desses contos de formiguinha e cigarra mas esse foi muito além. Fiquei muito curiosa com ele e gostaria dar ao meu filho, ele ainda tem pouca idade, só dois anos, mas futuramente esse livro vai ser muito bom para ele. Vou anotar a dica

    ResponderExcluir
  5. Este livro é maravilhoso! Eu tenho ele aqui e digo que ele é ótimo para escolas, já para a criançada ir aprendendo a como guardar dinheiro e saber lidar com suas mesadas. Adorei a resenha, ficou muito bem explicado;
    Bjus

    ResponderExcluir
  6. Ola lindona como meu príncipe adoro um livro, sempre fico de olho em livros do gênero, amei essa capa linda e fofa, e o fato de ter bichos na trama aguça a curiosidade das crianças e sempre trazem lindas mensagens. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  7. OIiI!

    Livros infantis são ótimos!! Eu adoro porque eu sei que sempre há mensagens importantes que devem ser levadas em consideração e diversos ensinamentos. Forque que, é muito legal porque nos traz diversos ensinamentos.
    Esse livro parece ser muito leve e gostoso de se ler. Principalemtne que nos ajuda a cuidar da vida financeira hahaha.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  8. Haha, que legal e bacana! Um jeito divertido de ensinar as crianças economizar e até nòs adultos!
    Adorei!
    Um abraço
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  9. Também acompanho livros infantis e ainda não conhecia este livro. Amei a premissa e com certeza estará entre minhas próximas compras porque quero que meu filho leia. Mega pertinente para os dias de hoje.
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Amiga normalmente eu não leio livros do gênero, mas gostei bastante da sua resenha
    e da maneira como é desenvolvida a estória. Até que tem um pingo de realidade ai né?
    Meu pai que me contava essa estória da formiga que vivia trabalhando e a cigarra bela e folgada tirando sarro. Ele sempre dizia que se eu não estudasse ia ficar igual a cigarra hahaahahah

    Pois é...Essas coisas são para se pensar porque é verdade mesmo.
    Eu ainda não conhecia esse livro da geração, mas achei muito bacana.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/resenha-pandemonio.html

    ResponderExcluir
  11. Olá,
    Gostei bastante do livro, sou bastante econômica e procuro passar para meu filho. Deixa ele ficar maiorzinho que com certeza vou comprar para ele.
    Temos que aprender desde pequeno a importância do dinheiro e saber lidar com ele.
    beijos
    www.conchegodasletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir