Resenha: A Menina da Neve por Eowyn Ivey - Ed. Novo Conceito.

11:38 Fernanda Bizerra 1 Comments


Quando vi a capa de A Menina da Neve nas redes sociais fiquei bem doida querendo. Mas gente não foi um doida do tipo “vou esperar o lançamento”; foi bem doida do tipo, corre na livraria para comprar, e eis que a atendente me diz que não tinha nenhum livro com esse nome, nem a autora.  E eu: “Mas gente como assim? O livro tá bombando”.

Mas como ‘esperta’ que sou, voltei para casa igual cachorro que cai da mudança e fui procurar pelo livro online, e daí a ‘esperta’ aqui viu que o livro não tinha nem sido lançado, que dirá ter em livraria, mas que estava em pré-venda na Saraiva. Aí me deu um estalo: “Ops, alguém falou Saraiva? Adooooooooooooooorooooooooooooo!” Mas na minha cidade não tem Saraiva, como frete o livro ficaria um absurdo e daí lá vai eu de novo igual um cachorro que cai da mudança me dando por satisfeita de comprar quando o livro fosse lançado. Mas eis que o destino foi mara e eu fui viajar, parando num shopping para almoçar, o que tinha lá??????????????????? Uma Saraiva, e que livro estava bem na entrada da livraria??????????????????????? O próprio: A MENINA DA NEVE!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Momento dancinha da felicidade. Não preciso dizer que comprei na hora, né? E que minha vontade era de começar a ler naquele mesmo momento. Mas gente já tentaram ler no carro? É certeza chamar o ‘ugo’, então tive que esperar infinitas duas horas para começar a ler quando a viagem acabasse.

Mas aí eu li, terminei e fiquei olhando pro nada. Querem saber o porquê? Continua lendo que vou contar:

Menina da Neve é um livro que me tirou totalmente da minha zona de conforto. Primeiro, temos que nos transportar para o ano de 1920 e pensar com a vida era diferente naquela época, não leia tentando imaginar o livro nos dias de hoje, e o ‘pior’ pensem num Alasca inóspito dessa data. Pronto, imaginou? Então agora vamos falar do livro.

Jack e Mabel são um casal que viviam bem até perderem a primeira chance que tem de ter um filho, gente isso não é spoiler, tá na sinopse. Mas voltando, eles não têm filhos, vivem numa fazenda, numa família onde todos tem algo novo para contar sobre seus ‘rebentos’, e Mabel se sente triste, depressiva, e até deixada e lado nas reuniões.

Quando vê um anúncio para que as pessoas fosse para o Alasca, que o governo daria a terra para que eles cultivassem, ela viu ali uma fuga para sua dor, e Jack concordou. A vida não tornou menos dura e menos difícil, mas pelo menos não tinha mães ostentando sua felicidade em ter filhos.

Mas eis que um dia, na primeira nevasca do ano, Mabel e Jack tem um momento de lembranças de como já foram felizes e resolvem em meio uma guerra de bola de neve, fazer um boneco de neve. Esse é um momento muito bonito e muito terno entre eles, mas misteriosamente o boneco some no outro dia. Sim pessoal, ele some e com ele todos os adereços que Mabel e Jack colocaram.

Depois disso eles começam a ser visitados por uma menina, que tem tanto as características físicas como os adereços que eles colocaram no boneco no dia anterior. Porém, com todos que eles conversam, ninguém nunca viu nem ouviu falar em tal menina. Mas ao mesmo tempo essa menina interage como casal, conversa, lancha, e aos poucos faz todas as refeições com eles, mas ela nunca fica, quando cai à noite, e esfria muito ela se vai; deixando tanto o casal, como nós leitores, sem saber se ela existe ou não. E para ‘complicar’ tudo fica ‘pior’, do ponto e vista de minha sanidade mental, quando Jack e Mabel fazem amizade com seus vizinhos, e eles começam uma frequentar a casa do outro, e o filho caçula dos vizinhos se apaixona pela menina. Mas se ninguém tinha visto a menina, como rapaz se apaixona por ela?

Eu não sei o que eu esperava do livro, e ainda não sei, para me fazer ficar tão louca querendo o livro, mas fato é que até hoje quando penso no livro não sei definir o sentimento que ele me trouxe.

Se eu gostei do livro? Simmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm, gostei muito. Se o livro é bom, nãooooooooooooooooo, ele é ótimo. Mas acho que ele me tirou de minha zona de conforto, porque ele é diferente de tudo que li.

Eu mais que recomendo o livro, mas vá esperando para se surpreender, seja pelo positivo ou pelo negativo, depende muito de como você vai ver a estória, mas uma coisa eu garanto, terá em mãos um livro muito bem escrito e uma trama muito instigante.

Sobre a autora:
Eowyn Ivey mudou-se para o Alasca ainda pequena e continua vivendo por lá com seu marido e duas filhas. Formou-se com honras em Jornalismo pela Universidade de Western em Washington e fez pós-graduação em Escrita Criativa pela Alaska Anchorage. A Menina da Neve é seu livro de estreia e foi finalista na categoria ficção do Prêmio Pulitzer, em 2013. Siga também no twitter: @EowynIvey




 Escrito por:
Eykler Simone

Siga o blog nas redes sociais:

Um comentário:

  1. Eu sou muito curiosa para ler esse livro, ouvi falar que ele é inspirado em contos de fadas russos que sempre têm crianças e neve nos seus enredos. E eu simplesmente AMO contos de fadas!

    Gostei da resenha e da sua Odisseia para conseguir o livro, haha.

    Beijos!
    Leituras & Gatices

    ResponderExcluir