[Devaneios da Sol] Cultura X Inteligência - Soraya Abuchaim

00:00 Fernanda Bizerra 17 Comments


Fiquei pensando o dia todo o que eu poderia escrever hoje (tá, tudo bem, eu também trabalhei bastante, não pensem que não fiz nada o dia todo rs), e conversando com um amigo na academia (tá vendo, quem malha também tem conversas inteligentes rs) começamos uma discussão sobre cultura e inteligência.
E cheguei à pergunta que não quer calar: uma pessoa inteligente necessariamente é culta, e vice-versa?
Nós poderíamos aqui definir tecnicamente o que cada uma dessas palavras significa, mas acho que a questão é muito mais ampla… Conheço muitas pessoas que podem não ter um QI altíssimo, mas são extremamente inteligentes no trato com seus semelhantes, por exemplo. E que dizer daquelas que parecem que já nasceram sabendo tudo da vida, mesmo sem ter nunca cursado uma universidade?

A gente sempre acha que a pessoa inteligente é aquela que resolve uma conta complexa de matemática em exatos 0,4 segundos… Mas… não é só isso!
Que essa pessoa é inteligente nós já sabemos, mas hoje fala-se de outras formas de inteligência menos convencionais, como inteligência emocional (mais difícil do que a adquirida por meio de estudos e conhecimentos), a inteligência musical, linguística, etc.
Ou seja… uma pessoa pode ser inteligente de várias maneiras… E isso pode ou não ser perceptível.
E a cultura? O que é ser culto? Ou melhor… o que define a cultura? Pra mim, antes de mais nada, é tudo o que a pessoa viveu, onde e como ela passou a infância e a contribuição dos pais e da sociedade. Ou seja, todos nós possuímos nossa própria cultura (demais isso!).
Tá, legal… mas gostar de coisas que remetam cultura também ajuda na rotulação “ser culto”, certo? Por exemplo, ler um bom livro, ouvir uma boa música… Concordo… mas definir o que é ou não culto é muitooo complexo… Um bom livro para mim pode não o ser para você…
Então podemos concluir que todos tem cultura, mas nem todos são cultos, certo? Ou qualquer pessoa pode ser culto à sua forma, assim como a inteligência?
Resumindo… essa discussão vai longe, mas a minha ideia aqui é realmente fazer-nos pensar nesse assunto… Pode até parecer estilo “quem veio primeiro, o ovo ou a galinha” rs….
Antes de rotularmos alguém como culto ou inteligente (e pior ainda se fizermos isso chegando à conclusão que NÓS não somos isso) vamos rever esses conceitos e chegar à conclusão que cada pessoinha desse enorme planeta, ou universo é inteligente e culto ao seu jeito.
E é lindo pensar assim né?
E vocês, qual a opinião sobre esse assunto? Me escrevam e me contem 




Sol

Beijos!

17 comentários:

  1. Bom dia,
    Como vai?
    Bom questionamento no texto...
    Acho que uma pessoa pode ser muito inteligente em determinado assunto mas não culta.
    Ai depende o que definir por ser culto. alguém que gosta de peças de teatro? Ler livros ?

    Beijos e bom final de semana
    www.rimasdopreto.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem?
    Concordo com você, acho que cada um possui sua própria cultura pois cada um é diferente do outro. A inteligência também está em cada pessoa, cada um tem seu talento e sua forma de pensar.
    Amei o texto, me fez refletir!
    Beijos... Samantha Culceag.
    Só pra Menores

    ResponderExcluir
  3. Oi Sol (hm, acertei? Estou acostumada a vir aqui e ver os posts da Fernanda, rs!), tudo bom?
    Adorei o post de hoje, acho que como você disse, essa questão vai muito além das suas respectivas definições.
    Gostei bastante da forma como você abordou o tema e das reflexões que nos sugeriu.
    Realmente, cultura e inteligência são coisas diferentes e não necessariamente caminham juntas!
    Grande beijo ♥

    Thati;
    http://nemteconto.org

    Sorteio de "As Sete Irmãs", de Lucinda Riley, no blog.

    ResponderExcluir
  4. Acho a maior bobagem sair distribuindo rótulos de acordo com a forma que a gente acha correto.
    Somos todos diferentes, nossas culturas e onde aplicamos nossa inteligência também difere, então por que eu deveria dizer que a outra pessoa não tem cultura só pq não é igual a minha?

    bjs
    www.confraria-cultural.com

    ResponderExcluir
  5. Cada um é culto na sua medida, esse bang de rotular é fogo. Ser culto e inteligente, não é saber/manjar de determinando assunto, ou gostar de mpb, teatro e livros. Conheço tanto "maloqueiro" que ninguém da nada, mas na hora de ter um conversa seria, da banho em muitos "cultos' por ai...
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Olá

    Acredita que nunca havia parado para pensar nisso. Talvez porque eu tenho um complexo com rótulos. Acredito que todos são inteligentes a sua maneira e possuem sua cultura, que remete ao meio em que a pessoa vive e as vezes se confunde com conhecimento.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Eu gosto muito deste debate! Há tantas variáveis a serem consideradas, que por vezes precisamos cuidar para não chegar a uma conclusão que exclua outras. Particularmente, a minha opinião é semelhante à sua, flor. Cultura é tudo aquilo que pode ser transmitido socialmente, independentemente do seu "valor intelectual".
    Beijos!

    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Sol, tudo bem?
    Engraçado você falar sobre isso. Eu nunca parei para pensar, mas agora, refletindo, todas as vezes em que disse ou pensei que alguém era inteligente, foi baseada na conversa que tive com essa pessoa. E a pessoa, desenvolveu vários temas com riqueza de detalhes e conhecimento de causa, ou seja, me maravilhou com experiências que nunca tive, foi verdadeiro, não foi um discurso vazio. E confesso, que além do conteúdo, o que chamou minha atenção foi a cultura linguística da pessoa, um vocabulário super rico e facilidade para expor suas ideia de forma lógica.
    Sabe aquelas pessoas com quem você aprende, só por estar perto, ouvindo??? Foi assim.
    Eu gosto de posts assim.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Sol,
    Cultura e Inteligência nem sempre andam juntas, mas tem tudo a ver. Concordo com você a respeito de que existem muitas outras formas de inteligência além daquela de resolver um complexo cálculo matemático. Acredito que uma pessoa pode ser considerada inteligente quando ela enxerga e entende uma situação e a partir disso toma uma decisão que muda seu rumo ou de outras pessoas, mesmo que seja em coisas pequenas do dia a dia. nesse sentido, podemos nos enquadrar de uma forma geral, claro, uns mais, outros menos. Quanto à cultura, acredito que seja puramente o conhecimento. ter cultura é conhecer. mesmo um analfabeto pode ter cultura, pois ele observa o seu meio e tira um ensinamento que passa para outra pessoa. e assim como a inteligência, a cultura pode ser em qualquer evento.
    Excelente post.
    bjs

    www.navioerrante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Confesso que nunca parei para pensar no assunto, o que torna alguém inteligente, o que torna uma pessoa culta? Afinal, como descrito no post, ser culto não é um rotulo que se define pelo que li, assiste e etc, assim como a inteligencia, são inteligentes somente aqueles com QI avançado? Olha realmente são duas questões que geram ainda mais questionamentos e talvez não tenha um certo ou errado.

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
  11. Ola Sol a inteligência não vem apenas de saber matemática ou ter um QI alto vem de saber como usufruir das melhores coisas de fazer o bem , ser inteligente é ser feliz e fazer o bem. Quanto a ser culto, uma pessoa pode ler 1000 livros e não saber lidar com o próximo e o que lhe serviu ler tanto. néh ? beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  12. Olá Sol, tudo bem?

    Creio que não exista pessoa inteligente sem cultura e vice-versa.

    Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi flor, todos nós somos inteligentes para sermos o quão cultos e cheios de cultura, o quanto quisermos...basta buscarmos. Cultura e aprendizados estão aí para quem quiser, basta querer, e ter força de vontade para correr atrás e aprender alguma coisa. Não adianta eu dizer que todos nós somos inteligentes e podemos ser cultos, se menos da metade corre atrás para aprender algo.

    Você entendeu meu raciocínio?Sou meio atrapalhada,hahahaha.
    Mas,adorei seu texto.


    bjs

    ResponderExcluir
  14. Olá!

    Muito intrigante seu texto, realmente deixa um questionamento muito complexo. Ainda não consegui chegar em uma conclusão, mas concordo com o comentário da "Pamela Moreno Santiago", não se pode ser inteligente sem cultura e vice-versa.

    Beijos, Kamila

    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  15. Olá.
    Tudo bom?
    Bem reflexivo seu texto, acho que tem vários tipos de inteligência e a abrangência é bem grande.
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Sol! Adorei o texto! Super cabeça, acho que isso dá muita discussão mesmo, muito pano para manga! ahhahaha
    Eu, Paula, acho que cada pessoa é culta e inteligente a sua maneira, cada pessoa é diferente, não podemos comparar e colocar rótulos, depende muito da realidade que essa pessoa vive, por tudo que passou, pelas oportunidades que teve e assim por diante! Então... prefiro pensar de uma forma utópica! Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Concordo que cada um é inteligente a sua maneira,a vivência de cada pessoa interfere e muito em sua sabedoria e cultura e os dois não escolhem raça,classe social ou sexo.
    E eu também acho que podemos ser muito inteligentes em um assunto e nem tanto em outros,e isso nos torna incultos ou parcialmente cultos???

    Discussão muito legal e nos realmente nos leva a refletir sobre o assunto.

    Adorei o post.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir