O Brasil ainda tem Capitanias Hereditárias - Antonio Henrique

00:00 Fernanda Bizerra 36 Comments

Para quem ainda não sabe, as capitanias hereditárias foram para o Brasil o mesmo que as 13 primeiras colônias foram para os Estados Unidos, ou seja, o início do formato do que conhecemos hoje por Estados da Federação.

No entanto, diferentemente do que aconteceu nos Estados Unidos, em que a corrida para o norte ocorreu de forma gradual e de certa forma até mesmo violenta, pois ocorriam os conflitos com os indígenas nativos, havia a intenção de expandir os limites do país, no Brasil ocorreu de forma lenta, gradual, mais lenta e mais pacífica (em parte, porque sabemos o que aconteceu aos índios não só aqui, mas no país inteiro).

E mesmo assim, podemos considerar apenas após a Segunda Grande Guerra, pois na região Norte havia o que se necessitava demais naquele período, a borracha. Vieram para cá os chamados soldados da borracha, sendo muitos deles oriundos de outra região muito necessitada, a região Nordeste.

Procuravam trabalho e um lugar mais ameno para viverem. É claro que a presença de índios e a vasta floresta amazônica não favoreciam a quem vinha trabalhar. Ataques indígenas e doenças tropicais como febre amarela e malária espantaram muita gente.

Pois bem, decorridos aproximadamente quinhentos anos após as capitanias e mais de cinqüenta anos após a Segunda Grande Guerra eis que ainda deparamos com situações em que persiste a ideia de capitania hereditária, não no seu verdadeiro sentido, afinal, temos 27 unidades da federação conhecidos como Estados, mas afirmo no sentido do desconhecimento sobre o que existe e quem vive na região Norte.

Como naquela época, há uma espécie de desconhecimento geral do que rola aqui na região. Ainda me espanta que pessoas que se dizem inteligentes e que certamente passaram pelas carteiras de escolas e acompanham (ou deveriam acompanhar) os noticiários nacionais acreditem e afirmem que nesta região ainda existam só índios e onças – apenas para ilustrar – que aqui só tem selva.

Parece que a Região Norte não faz parte do Brasil. Duas das maiores metrópoles do país encontram-se na região, Belém e Manaus, nesta última inclusive existe a zona franca.

Em viagem para outras cidades do país, em três regiões diferentes, todos são quase unânimes em perguntar se aqui só tem índio e se as onças passeiam nas ruas. Sempre faço gracejos de que SIM, aqui tem índios e onças. Depois explico que os índios que tem na cidade estão na FUNAI e as onças estão na floresta e existem reservas indígenas. Ou seja, todo mundo no seu devido lugar.

Me entristece ver pessoas ditas famosas que demonstram total desconhecimento do mapa do Brasil e que quando acontece de virem à região, ainda perguntem ou gracejem sobre o que vão encontrar aqui. Alguns dizem até que aqui é tão longe que o vento faz a curva ou é onde Judas perdeu as botas.

Fazendo o caminho inverso eu diria que São Paulo ou Porto Alegre também estão longe, muito longe, mas nunca diria que essas cidades são o C... do Brasil, como dizem daqui. Em pleno Século XXI não podem existir mais preconceitos, de nenhuma ordem.  Não vivemos mais em um país que só existam capitanias hereditárias no litoral onde não se conheciam a região central e a região norte.

O Brasil é maior do que isso. A Região Norte é linda, com a Floresta Amazônica e tudo mais, e faz parte do país. Somos todos BRASIL.






Antonio Henrique Fernandes Neto

36 comentários:

  1. Interessante isso.
    Eu moro em Pernambuco, uma das capitanias bem sucedidas.
    Adorei o post.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Rizia,
      Você mora em um dos estados que mais me apaixonei fora daqui da região norte. obrigado pela visita.
      bjs

      Excluir
  2. Nunca tive a oportunidade de conhecer a região Norte e Nordeste, mas espero poder visitar em breve. Tenho amigas que sempre vão e fico admirada com as coisas que contam, as diferenças culturais, etc.

    Infelizmente inúmeros pessoas da região Sul e Sudeste agem de forma preconceituosa, com comentários desnecessários e ridículos. Me chamou muito a atenção um vídeo postado na internet há alguns "Imagine o Brasil ser dividido e o Nordeste ficar independente".

    ~ Blog:
    Cantar Em Verso . Fbook Cantar em Verso

    ~ Pessoal:
    Fbook . silvianecasemiro@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Silviane,
      A cultura nacional tem na região norte uma de suas maiores riquezas, e diferenças culturais existem em todo lugar. eu fico sempre muito irritado com o desconhecimento (ou até mesmo desprezo) desta região.
      bjs

      Excluir
  3. Um dia eu ainda vou conhecer os estados mais pra cima, tá na minha lista de coisas para fazer assim que conseguir um dinheirinho.
    Moro próximo a Porto Alegre, e a gente daqui também ouve umas bobagens a respeito da nossa cultura e tal, mas se a gente for separar todos os estados acaba o país hehehe.

    O texto foi muito bem escrito, parabéns!

    bjs
    www.confraria-cultural.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alessandra,
      obrigado. Nós temos que conhecer o nosso país, mesmo que nao seja ao vivo. conheço muita coisa boa da região central, da região sudeste, sul e do nordeste. só não fui no sudeste ainda, mas pretendo.
      bjs

      Excluir
  4. Belíssimo texto! Acho que a frase da música Perfeição do Legião Urbana continua atual 20 anos depois "Vamos celebrar nosso governo e nosso estado que não é nação". Infelizmente somos um país ainda muito segregado e que desconhece a própria história e diversidade. Que essa realidade mude num futuro breve!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ana, obrigado pelo elogio, é o que espero para breve. sermos realmente um país.
      bjs

      Excluir
  5. Oie Fê!
    Como estamos históricos hoje... hahaha
    Adoreiiiiiii o post, texto muito interessante e bem informativo. Infelizmente o Brasileiro não conhece o Brasil e sua história riquíssima. Ainda vou ter dinheiro para conhecer cada cantinho do meu país.
    Bjus

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju,
      o problema nem é conhecer direito. é que muitas pessoas agem com preconceito e total desconhecimento do que é o nosso país. Ele é grande sim, mas podemos conhecer ele todo. afinal estudamos isso na escola, Geografia nos coloca no mapa, literalmente.
      bjs

      Excluir
  6. Ola Antonio ainda não conheço a região norte , mas todo nosso Brasil é lindo, quanto as onças e índios virou lenda isso para os mal informados . Espero conhecer a região em breve. abraços

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joyce,
      a Região Norte é linda, tem muitos atrativos com certeza. E onças e índios apesar de serem bem comentados, não são lendas, existem mesmo hehehehe. cobra grande também.
      bjs

      Excluir
  7. Um ponto que achei interessante no post, é essa imagem que alguns fazem daqui, ainda não entendo como podem ter uma imagem tão diferente do que realmente o país é. O Brasil é rico em muita coisa, seja por seu passado ou presente, sua nação e animais, uma pena que não vejam isso tudo.

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sammysam,
      o Brasil é muito rico, em tudo, principalmente em cultura, tradições e diversidade da fauna e flora. um dia irão ver como isso é lindo e importante para a nação e para o mundo.
      bjs

      Excluir
  8. Otimo post!! Brasil é rico e tantas coisas, moro de vontade de conhecer cada canto
    http://contodeumlivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Brubs,
      espero que um dia consiga conhecer cada canto do brasil, este gigante lindo.
      bjs

      Excluir
  9. Olá!

    Adorei o post, muito bom! No que você trabalha?

    Beijos, Kamila

    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Kamila,
      Eu sou Escrivão de Polícia Civil do meu Estado de Rondônia.
      bjs

      Excluir
  10. Oi,

    Será mesmo um pecado desconhecer o Brasil? Porque quando mal se conhece, qual a vantagem de conhecer todo o resto?

    Eu amo São Paulo! E amo o Brasil, mas não tenho vontade de conhecê-lo por completo. Digo, que meu maior sonho é conhecer todo o litoral brasileiro de carro, essa ano vou viajar o trecho sul, de carro! rs
    Então, não me enquadre no patamar que não tem interesse... rs

    Bjs
    Silêncio Que Eu To Lendo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Clícia,
      a questão em si não é ser pecado ou não conhecer o Brasil, e sim fazer troças ou ter preconceitos com o que vc não conhece. a questão de conhecer é pessoal. e vc não precisa conhecer in loco, eu nunca fui a São Paulo, mas sei que é uma das maiores cidades do mundo e tem seus problemas e suas virtudes. eu tenho muita vontade de conhecer o meu país. ele é lindo de norte a sul, de leste a oeste.
      bjs

      Excluir
  11. Oi Antonio!
    Interessante o seu texto aparecer para mim hoje, mais cedo eu vi um comentário preconceituoso de uma carinha, para uma menina falando do sotaque nordestino dela, achei um absurdo que esse tipo de preconceito ainda exista, e mais triste ainda ver tão escancarado nas redes sociais, como se fosse uma coisa normal que ocorre sempre! Vergonha disso!
    beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulinha,
      muitas pessoas desconhecem o que é a região norte, acham que aqui não tem cidades, nem civilização e a gente sofre e briga contra isso. o Brasil é grande e tem suas peculiaridades, é claro e o melhor do país é essa diversidade, culturas diferentes, sotaques diferentes e riquezas minerais e vegetais. acho que não custa pesquisar um pouco a região que nao se conhece. evitaria muita confusão.
      bjs

      Excluir
  12. Gente, que coluna é essa!? Fenomenal! Adorei a iniciativa, Fernanda! Parabéns a você, pelo espaço, e ao Antonio pela excelente divulgação de informações que pouco conhecemos.
    Eu relembrei a importância das capitanias hereditárias para a estruturação da nossa geografia e a crítica do Antonio muito me agradou sobre o quanto o povo brasileiro ainda desvaloriza (ou simplesmente não tem noção) a riqueza cultural e a civilização que temos no Norte.
    Não posso falar muito sobre o assunto, porque nunca visitei o Norte. O que conheço provém dos livros, dos noticiários e, principalmente, das colunas jornalísticas regionais que procuro acompanhar. Ás vezes, parece que Norte e Sul são países diferentes... Uma lástima e uma grande perda para todos nós.
    Adorei o post!!!

    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Francine,
      Ás vezes muitas pessoas falam mal de uma região que não conhece, e se conhece teria mais respeito. nunca fui a São Paulo, mas sei que é uma cidade rica em todos os sentidos, principalmente cultural. e assim é a região Norte. Rica em cultura, pessoas inteligentes e lugares maravilhosos a serem visitados. Assim que puder eu publico mais alguma coisa aqui da região.
      bjs

      Excluir
  13. Adorei a ideia de postagens assim, eu não conheço nada que não seja aqui em Minas, tenho muita vontade de conhecer outras regiões, outros estados...infelizmente as vezes os próprios brasileiros são preconceituosos por não conhecerem muito ou nada do próprio país....Brasil é lindo de viver e quero conhecer muito, alguns cantos desse nosso país.

    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Simeia, minha família por parte de mãe é toda de Minas e já conheci um pedaço, assim como conheço algumas cidades do país, do nordeste, do sul, falta o sudeste. Todas são regiões belíssimas que merecem destaque. Nosso país é muito grande, principalmente culturalmente falando. um dia esse preconceito terminar e aí sim viramos o maior país do mundo.
      bjs

      Excluir
  14. Oi, Antonio.
    Devo concordar com você. Para muitos, há um monopólio idiota como se o Brasil fosse o sul e o sudeste! Eu moro na Bahia e no interior (vale salientar que é muito diferente do que a mídia diz na tv e de como eles mostram Salvador).
    Já me perguntaram absurdos: se eu tomava café da manha com acarajé, se eu dormia numa rede, se eu ia na praia todo dia e se tinha um coqueiro na minha casa pra eu beber água de coco.
    São estereótipos ridículos!!
    Adorei seu texto e sua critica!

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Adriano, estereótipos que não acrescentam nada, por puro desconhecimento. e pior que alguns conhecem e ainda assim fazem isso. o baiano só vive na rede, assim como aqui nós vivemos com os índios nas ocas. complicado.

      um abraço

      Excluir
  15. Oi Antonio,

    Parabéns pela postagem, que é um convite a reflexão, a quebra de "paradigma", de pré conceitos idiotas. Moro em São Paulo, conheço pelo menos 80% do Nordeste e que amo demais, demais, demais. O Norte conheço apenas Rondônia, mas ainda pretendo investir nesta parte fantástica de nosso Brasil de tantas cores, sotaques, culturas, enfim o Brasil tem uma enorme diversidade, o que é muito rico e instigante, pelo menos para mim. E não aceito os pré conceitos imbecis, desculpe pela palavra, mas é assim que penso.
    Sou baiana, mas minha família veio para São Paulo quando eu tinha 8 anos. Em 90 quando trabalhava como secretaria um idiota de um diretor, em uma brincadeira igualmente idiota disse que nordestinos que se deram bem como eu e meu chefe que era do Ceará eram poucos e que estávamos trabalhando para sustentar os baianos que só viviam na rede tomando água de coco. Aí não perdi a oportunidade e respondi, até que grosseiramente (rs). Disse a ele que se tinham baianos só descansado é porque tinham idiotas em algumas empresas de SP que pensavam como ele. Detalhe o cara era diretor e filho do dono da empresa, matei meu chefe de vergonha que depois veio falar comigo (chamar minha atenção). Ah! me poupe não tinha e não tenho paciência com imbecilidades. hahahaha,

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tânia,
      Você conhece o meu Estado de Rondônia... que legal. sabe muito bem entao do que estou falando. aqui não moramos em ocas e não dividimos o espaço com índios e animais selvagens. é uma total falta de conhecimento (será?). vamos ver se muda isso.
      bjs

      Excluir
  16. Oiiiiiiiiiiiiiii!
    Antonio, adorei o seu texto. Muito bem escrito, expondo com detalhes a sua opinião e conhecimentos históricos muito bem pesquisados. Já vivi e tenho parentes em Macapá e amigos que vivem na Bahia e sei como é bem essa infeliz situação. Ainda retorno a Macapá e irei visitar diversas regiões do norte do nosso belo e rico Brasil assim que tiver oportunidade, até lá, torço que essa visão primitiva se dissolve, sendo substituída por um olhar atual e verídico que o Norte merece.

    Parabéns pelo seu ótimo trabalho!
    http://www.msbarbaraherdy.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Barbara,
      Quando vier aqui pelo norte venha visitar o meu estado de Rondônia. tenho certeza que irá gostar. a nossa região Norte é belíssima e o povo é acolhedor, sempre.
      bjs

      Excluir
  17. Que postagem excelente.
    Muitos se fazem de bobo e gostam mesmo é de fazer piadinhas maldosas, não dão o devido valor a essa região do nosso país.
    Espero ainda poder conhecer não só o Norte mas muito mais do nosso país,

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Paty,
      pois é... mas esperamos que isso mude, afinal, parece que o mundo tem mais olhos para esta região do que o nosso próprio país. infelizmente. e ainda temos que ouvir piadinhas.
      bjs

      Excluir
  18. Achei a postagem muito interessante e informativa, eu acho que a região em questão tem um potencial muito grande mas é muito subestimada, é uma pena que pessoas do nosso país façam isso ao invés de valorizar todas as regiões como uma unica nação.
    Abraços, Carlos.

    http://blogchuvadeletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos, um dia nosso país será realmente um país.. unificado. mas até lá ainda vamos passar por muita coisa.
      um abraço.

      Excluir