[Resenha] Filhos da Senzala – Silvânia Dias – Schoba  

00:00 Fernanda Bizerra 23 Comments


Olá, leitores lindos! Como estão todos? Espero que bem...

A resenha de hoje é do lançamento da Editora Schoba. Já é o segundo livro que recebo da editora para divulgação e resenha, e estou muito feliz com a leitura deles. São sempre muito bonitos e o trabalho de revisão é ótimo.

O primeiro que recebi foi A Condessa de Assis (resenha aqui) que por sinal é lindo e a história é ótima. Quero muito ler o segundo e último livro da Condessa.

Quando a Lu, me perguntou se eu queria ler este livro, eu o quis somente pela capa. Mas depois da sinopse eu tive certeza. Muitos podem não gostar do tema, mas a história é ótima e recomendo muito a leitura.


O livro conta a história de várias famílias e suas mazelas. No início conhecemos a família Espírito Santo. Que depois de atingidos pela morte abruta da matriarca passa por momentos de dores e angústias. Após a morte da mãe, Francisco parte sem destino definido e acaba por firmar moradia na fazendo Cantareira, propriedade do impiedoso Capitão Bartolomeu.

O Capitão é um homem sem coração e para manter-se no poder, manda e desmanda como quiser e bem entender. Seu único instinto é fazer com que sua fortuna cresça a cada dia, mais à custa do trabalho escravo. E, quando Francisco, chega à fazenda, desperta ainda mais a ganância do Capitão, que logo lhe armada uma cilada e Francisco fico preso á ele por muitos anos.

Mesmo com as desgraças que se abate sobre sua família e seus bens materiais, este homem continua intransigente e sua maldade somente aumenta a cada dia. A esposa sempre foi desprezada mesmo amando-o como ninguém jamais o amou. Ele possuía gostos pecaminosos aos olhos da sociedade. E por viver sempre escondendo e remoendo as coisas dentro de si, ele sempre descontou suas angústias nos escravos e na esposa.

Após a saída de Francisco da fazenda Cantareira, ele ainda é perseguidos por vários anos pelo Capitão inconformado. Que nunca aceitou perder nada. Mesmo o homem estando sozinho e abandonado, nada é capaz de mudar sua essência maligna.

Mas depois de vários anos de sofrimento a família Espírito Santo, alcança a tão desejada paz que sempre procuraram. Este livro nos mostra que mesmo com as dificuldades e tristezas da vida o amor pode ultrapassar barreiras e sobreviver em meio ao caos. Francisco e Eugênia, mesmo com tanto sofrimento obteve sua liberdade e a de seus filhos.


23 comentários:

  1. Oi Fê, tudo bem?
    Eu nunca em toda a minha vida irei entender a escravidão. Você falou que ele não aceitava perder e descontava na esposa, nos escravos, que perseguiu Francisco. O homem sendo usado como coisa, é tão, tão, tão grave, que nem existem palavras, acredito eu, para falar sobre esse assunto. Acho que é o próprio mal na Terra personalizado.
    Parece ser um bom livro, que retrata bem essa temática.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. O livro parece ser ótimo, mas não faz meu estilo de leitura.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Olá, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia o livro, mas o livro me chamou a atenção, eu sempre gostei de me aprofunda na historia do Brasil, e sem falar que a historia parece ser de tirar o folego.

    http://fonte-da-leitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. É uma história ao menos interessante, e acho que leria, parece ser bem dramática.

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ola
    Pela sinopse a história parece ser interessante a a sua resenha me deu até vontade de ler, mais o que mais chamou a atenção foi a capa muito bem feita.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Parece ser um livro bem forte né?
    Fiquei curiosa para ler...
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia o livro, gostei da dica e postagem.
    Bjs
    http://eternamente-princesa.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Nao tinha imda ouvido falar desse livro.
    Confesso que não me chamou atencao pela resenha.

    Forever a Bookaholic
    Curta a página do blog

    ResponderExcluir
  9. Puxa, só pelo fato de tratar do assunto da escravidão já é um ponto positivo. Acho que a escravidão é a maior violência contra a pessoa humana. Como alguém pode se achar no direito de escravizar seu semelhante? É algo totalmente desumano. Parece, de fato, um bom livro.
    Ah! Que lindo o layout do seu blog! Gostei bastante!
    Beijo!

    Sacudindo Palavras

    ResponderExcluir
  10. Olha mesmo sendo uma historia triste,achei bem emocionante,nos traz liççoes na qual podemos ver que o amor união pode vencer tudo,assim como podemos ver que pessoas para ter poder são capazes de tudo...
    parabens vc escreve maravilhosamente bem
    E outra coisa,a escravidão nos dias de hoje ainda é nitida..
    bjsss
    www.zilandramakes.com.br

    ResponderExcluir
  11. Ola Fe temas como a escravidão sempre mexem com a gente, tamanha a crueldade com o ser humano, gostei muito da premissa do livro , e em sua resenha o livro vai passar uma mensagem de aprendizado o que a leitura ficar ainda mais linda. Vou colocar em minha lista de leitura. beijos e sucesso a autora.

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  12. Oi Fe, como vai?
    Que bom que você gostou do livro, é tão bom receber um livro de parceria e ele se tornar especial para nós.
    Eu gostei muito da proposta que ele trouxe, parece ser uma leitura e tanto.
    Um livro que com certeza eu leria se tivesse a chance.
    Beijão,

    www.enquantoestavalendo.com

    ResponderExcluir
  13. Olá, tudo bem?
    Engraçado como cada pessoa tem uma interpretação totalmente diferente de um mesmo livro, rs. Não li este livro, mas li uma resenha em outro blog e quase duvidei que fosse desta mesma obra, mas é. O que acontece é que cada um de vocês observou um ângulo do livro. E isso é muito legal, pois posso perceber vários pontos de vista. O melhor é que todos me fazem querer comprar o livro, rs.
    Beijos <3
    http://livros-cores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi fê, tudo bem?
    Eu recebi esse livro e dei para minha prima que resenha no blog junto comigo, eu não gosto muito desse tema mas após tantas resenhas positivas que li dele me senti meio que atraído. A sua resenha está ótima como sempre.
    Um grande abraço.

    Italo t.
    www.ler-e-ser-feliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Fer!!!!
    Eu também leria só pela capa, confesso! Achei ela magnifica! E como vc a sinopse e o enredo, junto com sua opinião me deixaram bem curiosa! Anotada a dica, minha lista imensa! ahhhaha
    Parabéns! Beijos

    ResponderExcluir
  16. Olá!
    Nossa, amei sua resenha. Tão singela! Fiquei morrendo de vontade de ler o livro agora, vou até pesquisar mais sobre!

    Adorei seu blog, já estou te seguindo!

    Beijos, Kamila
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  17. Oie Fê!
    Não conhecia o livro, o tema é bem pesado. Gostei da forma como colocou sua opinião sobre ele, me fez ter vontade de ler. A capa é realmente linda e chama atenção.
    Parabéns flor!
    Bju

    ResponderExcluir
  18. Olá

    Escravidão é assunto bastante complexo, até nos dias de hoje e por isso ainda chama muita atenção livros desta temática. Parece ser um ótimo livro, com uma história densa, não poderia deixar de ser né. Adorei a resenha e pretendo ler o livro.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi Fê,
    Excelente resenha, mesmo sendo um livro muito difícil, por conta do tema escravidão, e que por si só já me causa revolta. de qualquer maneira parece ser um ótimo livro e pode crer que estará em minha estante para uma leitura futura.
    bjs
    www.navioerrante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  20. Oi flor, é um tema bem denso né? Eu curto muito rudo que tenha essa pegada, seja em livro ou em filmes..me deixou curiosa, adorei sua resenha e seu ponto de vista.


    bjs

    ResponderExcluir
  21. Oi Feeeeee!!!

    Li uma resenha desse livro e desde então fiquei super curiosa!
    Adoro histórias de época!
    Mesmo com um tema triste como a escravidão....

    Adorei sua resenha! Me deixou com mais vontade ainda de ler!!

    Beijokinhas da Giii!

    ResponderExcluir
  22. Olá, Fê! Fico muito feliz que tenha gostado das obras da Schoba que resenhou! Sempre fazemos o possível para encaminhar obras que se afinem como o gosto literário das(os) blogueiras (os). Grande abraço e até a próxima!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lu!
      Muito feliz pelas oportunidades de ler as obras da editora.
      Obrigada mesmo pela confiança.

      Beijos

      Excluir