[Resenha] O Guardião – Cidade das Sombras – Daniel Polansky – Geração Editorial

00:00 Fernanda Bizerra 10 Comments


Olá, seus lindos! Tudo bem com vocês?

Eu resolvi pedir este livro para a Geração quando conheci o segundo volume da trilogia “A Cilada”. Fiz a solicitação sem ao menos saber o que esperar da leitura. Sem ter lido resenhas ou outra nota que fosse sobre a obra. Sou o tipo de leitora que está sempre se arriscando em novas aventuras e estilos literários. Confesso que muitas das vezes eu não entendi nada do livro. É isso mesmo, nadica de nada.
Vamos ao que interessa!

O mundo criado por Daniel foi completamente novo para mim (não em todos os aspectos), pois muito da história do livro faz parte de nossa realidade social. Por exemplo: as drogas, prostituição, do descaso da justiça à corrupção dos governantes. Um mundo devastado, humanos não muito amistosos uns com os outros. Vê se, isto pelo próprio personagem principal da trama. Ele é um anti-herói devastado pela guerra e a peste que assolou Rigus (uma das Treze Terras = Países/cidades), transformando a cidade das sombras em um lugar cheio de becos, feios, pobres e sórdidos.

O Guardião, não é um personagem bonito e forte, do qual as leitoras irão se apaixonar por ele (como acontece com Travis Maddox), mas um homem forte, de vocabulário chulo, cheio de cicatrizes causadas pela guerra e as drogas. Sim, ele é uma cara que vive se drogando para suportar seus dias sórdidos de narcotraficante (droga vendida: Sopro-de-fada). Mas mesmo estando praticamente destruído ainda é capaz de levantar-se contra a corte e seus homens poderosos e fedorentos.

Neste primeiro livro, não nós foi revelado o nome do Guardião. Sim, isso me deixou meio perdida. O que sabemos é que ele é um ex-agente da Rainha (o que também não se explica), não conhecemos a razão da guerra entre os povos. Os deuses criados para narrativa foram completamente novos e ainda tem a magia (loucura total).

Vejo que o escritor pegou muitas ideias e as jogou no texto sem refletir, reler e corta coisas, ou até mesmo adaptá-las para algo mais palpável, de forma que o leitor captasse sua real ideia.

Entendo que o Guardião começou a investigar as mortes das crianças por influência de seu amigo Adolphus, e também porque a justiça não está à disposição dos “favelados” da cidade baixa, mas mesmo assim ficaram muitas pontas soltas e nos perdemos no porque de um narcotraficante drogado iria importar com o que acontece a sua volta. A não ser com seus negócios sujos e destrutivos.

Não é explicado de onde vem à magia envolta na história. Conhecemos apenas três pessoas, possuidoras deste poder. Na verdade, nada se explica apenas as mortes das crianças e sua finalidade, mas no fim acabou ficando algo bobo.

Creio que o escritor errou a mão e feio no primeiro livro. Lerei o segundo, darei minha opinião aqui. Embora, espero sinceramente que o gênero “fantasia noir” e o Daniel Polansky surpreendam-me e mostre algo bom no seu trabalho.

Compre na

Fê :*

10 comentários:

  1. Oie,
    já tinha visto a capa por aí, mas nunca nem tinha lido uma resenha ou sinopse.
    Gostei!
    O livro parece ser bom.

    bjos

    http://blog.vanessasueroz.com.br

    ResponderExcluir
  2. OOOOOiii Fê,

    Estou simplesmente louco por essa trilogia, capas chamativas e adoro a premissa deles. Adoro essas histórias que se passam em nossa realidade social e já vi vários comentários desse livro na blogosfera e pelos seus comentários não tem como ficar mais doido pela leitura mesmo que ele tenha errado e feio no primeiro como você citou, quero dar uma chance a ele ( rs ) . Espero que eu goste da leitura e consiga acompanhar toda a trilogia \õ/

    Beeijos >3<
    http://umgrandevicioliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Não faz muito meu tipo de leitura, mas gostei da dica!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  4. Sinceramente nn tinha ouvido falar sobre este livro. Acredita?? nnn hah
    Parece ser otimo e facil leitura
    http://b-maluco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Fernanda, como está?
    Ainda não conhecia o livro, mas parece ser bem legal.
    Acho ótimo quem se arrisca assim em leituras que não conhece bem :)
    Muito bom!

    www.enquantoestavalendo.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Fernanda,tudo bem?
    Ainda não conhecia o livro, mas parece ser legal.
    Beijos
    http://blogmaisumlivronaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Fê!
    Apesar desse não ser o meu tipo preferido de leitura, gostei da tua resenha.
    Acho que esse é um daqueles livros que instigam a leitura e que fazem com que você não consiga largá-lo enquanto não chegar na última página.

    Beijos!
    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oiew :D Eu achei a capa massa e não conhecia o livro. Que triste logo no primeiro livro você não gostar tanto :/ Mas, quem saiba no segundo dê certo!
    bjs

    http://horadaleitur.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi! Não tinha lido ainda resenha deste livro e me interessei bastante pelo fato do protagonista não ser um herói típico! Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Nosssa Fer quanta confusão o.O Sobre o assunto do livro parece ser bom,mas poxa o autor não poderia errar assim na escrita,assim fica difícil alguém ler sua obra hehehehehe
    Beijos amore!
    http://fomevontadeler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir