Entrevistando Leonardo Barros

22:15 Fernanda Bizerra 8 Comments


     Olá! Leitores a entrevista de hoje é como nosso parceiro Leonardo Barros. 
Veja Resenha dos livros: PresságioO Maníaco do Circo

Leonardo, primeiro desejo agradecer por confiar no Blog Amor Literário para a divulgação de suas obras. ^^

Fê: Quando surgiu seu interesse pelos romances policiais e suspenses recheados de sexualidade e loucura?

Leonardo: Difícil dizer. Sempre gostei de histórias com suspense. Não obrigatoriamente o suspense policial, mas todo tipo de história que instigue o leitor ou espectador a criar hipóteses e tentar antecipar o desfecho da trama. Quando era criança, eu lia, escondido do meu pai, os livros do Nelson Rodrigues e via, na sordidez daquelas histórias, algo inusitado e fascinante. Demora até que um escritor escute sua “voz narrativa”, sabe? Mas depois que isso acontece, é fantástico! Percebi que não era capaz de criar personagens maniqueístas (mocinhos perfeitos e vilões sem charme ou qualidades), mas personagens humanos, heróis com fraquezas ou com instintos reprováveis, e vilões com certo charme. Nessa narrativa de suspense, que brinca de mostrar e esconder, os personagens vivem suas vidas de ficção, com seus desejos e necessidades. Alguns deles não sabem se conter, por isso cometem seus crimes. A fantasia também é um elemento comum em todos os meus livros, em diferentes medidas, claro. E assim, com crimes, desejos e fantasias, eu crio minhas histórias.


Fê: Em Presságio e O Maníaco do Circo, você faz muitas referências a nossa sociedade, principalmente aos jovens que usam e abusam das drogas. Você o faz como uma crítica à sociedade ou até mesmo como uma tentativa de abrir os olhos de seus leitores?

Leonardo: Escrevo livros para divertir, para levar os leitores por uma viagem na qual a imersão seja a maior possível. Para narrar histórias com elementos fantásticos é necessária uma dose extra de realidade, em pontos específicos, como na definição do caráter dos personagens ou de algumas situações cotidianas, que levam o leitor a crer que aquela fantasia tem “um quê” de real. Por isso incluo uma dose de humanidade, seja com sexo, uso de drogas ou qualquer outro elemento que achar conveniente e que “mova a história para frente”. O fato de ser médico e de conhecer os efeitos da maioria dos medicamentos, também me induz um pouco a incluir personagens doentes ou drogados em minhas histórias. Mas não há nada como “moral da história” introduzida intencionalmente. Se há críticas sociais nas entrelinhas de uma história ou outra, eu o fiz de forma intuitiva, não propositada. Talvez isso dê à crítica um pouco mais de valor. O que você acha?

Fê: O Renato de O Maníaco do Circo teve uma infância turbulenta, você acredita que isso o influenciou em suas loucuras ou sua crença em Ogum ajudou um pouco?  

Leonardo: Renato, de O Maníaco do Circo, é um serial killer missionário, um assassino que vê na morte ritualística de suas vítimas um tipo de compensação de ordem espiritual. A infância de Renato, assim como a infância da maioria dos “agressores seriais”, é marcada por violência. Quando a mãe do garoto troca as medicações para controle da asma, prescritas pelo pneumologista, isso acaba agravando os efeitos colaterais da teofilina e causando, em Renato, alucinações recorrentes. As fantasias e sonhos de criança dão lugar aos mitos do candomblé e às alucinações da meta-anfetamina, na vida adulta. A doença mental do personagem, assim como de qualquer psicótico, tem seu componente genético e seus fatores agravantes. Uma causa multifatorial.

Fê: Já li Presságio e O Maníaco do Circo, em ambos os livros você relaciona o abuso de drogas, o erotismo com uma pitada de selvageria e muito sangue no dia a dia de seus personagens. Por que você optou por fazer esta junção?

Leonardo: Como já citei anteriormente, minha “voz narrativa” é o thriller, com elementos secundários que variam (sensualidade, fantasia, misticismo...). Personagens loucos são magníficos e dão um colorido a qualquer história. Seja qual for o gênero.

Fê: Quais são os sentimentos que sua escrita aflora em você? Você fica algum tempo com a sensação de maluco por escrever um suspense recheado de psicopatas?

Leonardo: Interessante você comentar isso, porque, ao escrever O Maníaco do Circo, eu passei por um momento tenso. Não dormia bem, pensando na história, e tentava ver o mundo sob o prisma de um serial killer. Algo como “e se eu matasse esse cara que furou a fila, o que eu sentiria?”. Isso me assustou um pouco, sabe? Mas foi bom, porque me obrigou a intensificar o trabalho e acabar o livro o mais rápido possível. O resultado foi um livro extremamente forte, até brutal, eu diria. Hoje, trabalho mais tempo nos resumos, antes de começar a escrever. Planejo um pouco mais, antes de mergulhar na elaboração do texto. Isso reduz o tempo de imersão e torna a sobrecarga emocional menos intensa para mim. Acho que a emoção é como um tempero: tem que se usar a dose certa. O Maníaco é um livro único, e tenho planos de relançá-lo no futuro, com uma grande editora.

Fê: Por que você utiliza a numeração “69” nas visões de Alice, personagem do livro Presságio? É alguma referência ao erotismo?

Leonardo: Claro que sim. A ideia era criar fatos que levassem Alice e seu psiquiatra a pensarem que as visões durante o orgasmo fossem oriundas de uma fixação genital. O número sessenta e nove, que remete ao sexo oral, reforça essa ideia. Pelo jeito funcionou.

Fê: Lendo O Maníaco do Circo, lembro-me que, apesar do erotismo e das drogas, fiquei imaginando porque os seus personagens são construídos com mentes distorcidas e horripilantes, dispostos a tudo por simples e puro prazer carnal. Porque personagens tão diabólicos (digamos assim)?

Leonardo: Espera. Primeiro deixe-me fazer uma pequena ressalva: nem todos os meus personagens são sórdidos, malignos ou pervertidos. No livro O Maníaco do Circo, especificamente, há alguns personagens pervertidos ou ruins, porque, apesar de ser um livro narrado em terceira pessoa, o narrador se mantém, na maior parte do tempo, próximo ao protagonista, que é um psicopata. Pareceu natural para mim que um psicopata tivesse, como amigos, uma patricinha viciada em meta-anfetamina e um cafetão andrógino, ou mesmo ter como guia espiritual uma mãe-de-santo. Quando planejei o resumo de O Maníaco do Circo, queria dar ênfase na gênese da loucura. Não queria apenas “mais um livro de serial killer”, mas um suspense policial em que o protagonista fosse um personagem fascinante, e que o leitor, no final, levasse a mão ao peito e dissesse, para si mesmo: “não concordo com o que ele fez, mas entendo seus motivos”.

Fê: A Soraya Abuchaim colunista do Amor Literário quer saber: Quando você soube que queria ser escritor?  E como começou o seu processo de escrita?

Leonardo: Ser escritor é um trabalho, uma profissão, mas ser um contador de histórias é um instinto. Você nasce ou não para ser ficcionista. Desde criança, era fascinado por contar histórias. Sonhava em ser ator, dublador ou diretor de cinema. Ou, quem sabe, tudo isso. Mas acabei cursando medicina, o que me obrigou a deixar meus projetos artísticos de lado. Em 2007, resolvi seguir o conselho dos amigos que sempre me sugeriam pôs minhas ideias no papel. “Você é uma figura”, eles diziam. “Criativo demais! Devia escrever um livro”. Ouvi aquilo tantas vezes que acabei ficando curioso. Experimentei e me apaixonei pelo processo. Escolhi algumas fofocas de bar, histórias interessantes que aconteceram com amigos, e romantizei as histórias, dando a todas forte tônica de erotismo. Ao final percebi que apenas 20% de tudo aquilo era verdade, todo o resto era ficção. O Amor de Yoni foi uma publicação independente e regional, mas a resposta dos leitores foi tão positiva que me convenceu a continuar escrevendo. Nesse momento resolvi estudar e me profissionalizar. No segundo livro já se via uma estrutura de romance mais característica. Seis anos se passaram, cinco livros foram lançados, um original está pronto, prestes a ser editado e o sétimo trabalho está “no forno” (com mais de duzentas páginas já escritas).

Fê: A Carol Guimarães do Blog Fome e Vontade de Ler quer saber sobre suas futuras obras e o que o leitor pode esperar delas?

Leonardo: Ih! Agora você tocou num assunto delicado. Estou louco para falar do próximo livro, mas não posso contar muito, pois ainda não tenho previsão de lançamento. Só posso adiantar que é um suspense, com a mesma narrativa tipo thriller características de O Maníaco do Circo e do Presságio. A história é ambientada em outro país e em um tempo remoto. E a tônica fantástica, já presente dos livros anteriores, ganha força total! A nova obra também é mais longa que as anteriores. Bem mais longa...
Ficaram curiosos? Logo teremos mais notícias.

Gostaria de agradecer à Fernanda Bizerra, por mais uma oportunidade de divulgar minha obra. Convido os leitores do Amor Literário a conhecer o livro Presságio – O assassinato da Freira Nua, que, devido ao Natal, está num promoção imperdível no site da Livraria Saraiva. Apenas R$ 9,90. Confira: http://migre.me/gTJu8
A todos um forte abraço e um feliz Natal!



8 comentários:

  1. Não conhecia o autor
    Mas a entrevista chamou bastante atenção e ajudou a saber mais
    Parabéns

    Beijos
    @pocketlibro
    http://pocketlibro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Gosto muito do gênero suspense/policial e não conhecia os títulos. Vou anotar e conferir depois.
    Muito legal você ter feito a entrevista.
    ;)
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Aii o Léo não é um fofo!!! Adoro ele!
    Eu não li O Maníaco do circo!!!! Quero muito ler!
    Amei a entrevista :)

    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  4. Oi Fê,
    tudo bem?
    Eu comprei esse livro, todo mundo estava fazendo ótimos comentários. Estou ansiosa para lê-lo.
    Gostei de saber mais um pouco do autor, desejo sucesso a ele!!!!!!!!
    Beijinhos.
    Cila- leitora voraz
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Olá Fê!
    Ah, adorei a entrevista! Me deixou morrendo de vontade de ler o livro, rs.
    Parece ser um grande autor! Parabéns :)
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Adorei a entrevista!!! Amei o livro Presagio! Estou planejando para o ano q vem algumas entrevistas tbm!
    Bjs, http://resenhasteen.blogspot.com.br/2013/12/herdeiro-da-nevoa.html

    ResponderExcluir
  7. Opa...bem legal a entrevista. O autor é super simpático e também parceiro do meu blog. Bom ver a opinião de vários autores do nosso país.
    Te desejo um Feliz Natal e ótimo Ano Novo
    Beijos
    Paloma Viricio- Monólogo de Julieta.

    ResponderExcluir
  8. Lindona, te indiquei lá: http://www.meumeiodevaneio.com.br/desafio-de-ferias/

    Beijos

    ResponderExcluir