Até Quando? - Antonio Henrique Fernandes

00:00 Fernanda Bizerra 14 Comments

Luciana Silva Tamburini 

Dia desse eu vi uma notícia na mídia que me deixou muito triste e preocupado. Não é a primeira vez, e temo que não seja a última vez que isso acontece.

Vamos aos fatos: uma agente de trânsito multou um cidadão que estava irregular, por dirigir um veículo sem placas e estar sem a sua CNH, isso no ano de 2011. O problema é que dito cidadão veio com o famoso “SABE COM QUEM ESTÁ FALANDO?” e disse que era um Juiz de Direito.

Bom, aí temos duas situações, que poderiam ter acontecido. A fiscal poderia ter simplesmente ignorado a lei e deixado para lá, já que se tratava de um Juiz (veja que estou colocando a primeira letra em maiúsculo para dar ênfase à profissão – sim, é uma profissão); ou poderia tê-lo autuado por infringir a lei e assim ter seu veículo recolhido e aplicado a multa.

A fiscal escolheu multar o cidadão e recolher o veículo irregular. Palmas para ela, que assim cumpriu a lei, independente de quem esteja sendo punido. Acontece que o sujeito não aceitou o cumprimento da lei (da qual ele deveria ser o maior mantenedor) e quis por força de sua profissão (chutando a lei para bem longe) que a mesma fosse autuada por abuso de autoridade, o que seria irônico se não fosse trágico. Foi quando ela disse a ele que “JUIZ NÃO É DEUS”, e convenhamos... Não é e nunca foi.

A profissional, dentro de seu direito, entrou com uma ação cível contra o magistrado e o maior absurdo aconteceu. Simplesmente o “outro” magistrado que julgou a matéria entendeu que ELA estava errada e não ELE e assim condenou-a a pagar uma indenização ao Juiz.

Não há como negar que exista corporativismo entre os magistrados, quando na realidade eles deveriam se livrar da maçã podre. Não entendem que essa maçã podre pode contaminar a todos de sua classe. Não foi a primeira decisão dessa natureza. É comum Juízes que praticaram algum crime serem julgados e o máximo que acontece é serem aposentados. Bela punição não é? Ao invés de pagar pelo crime que cometeu, aposenta o cara e ele vai curtir suas férias “forçadas” em alguma praia por aí. E para quem acha que estou contando história da carochinha, pesquise no Google e encontrará alguns casos, sendo o mais famoso o Juiz do Ceará que matou um homem em um comércio e simplesmente foi aposentado. Juiz mata vigilante de supermercado no Ceará

Vivemos um período negro na história deste país. A Justiça, infelizmente, não atinge a todos os brasileiros, e quando atinge é para punir, não beneficiar (aqueles que não têm poder aquisitivo, bem entendido). Não temos uma igualdade de direitos.
Não quero aqui generalizar, até porque conheço alguns Juízes por conta de minha profissão e são gente boa, quase gente como a gente.

Friso que Juiz é uma profissão, que deveria ser muito honrada pelo peso que tem, de julgar e determinar a melhor maneira de resolver uma situação, um fato, dentro e em conformidade com a lei.

Mas É uma profissão... Não são deuses. E como são humanos, juízes podem errar também. Falta admitirem isso.






Antonio Henrique Fernandes
Colunista.




14 comentários:

  1. É uma pena esse "privilégios" que eles impõem, acho um absurdo também e gostei do fato de vocês terem começado a discutir sobre isso por aqui.

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Inês, acho que o nosso país não comporta mais situações como essa de se impor pela posição social ou pelo tipo de trabalho que faz. Essa história de VOCÊ SABE COM QUEM ESTÁ FALANDO é antiga e mostra o quanto a gente precisa evoluir.
      bjs

      Excluir
  2. Que horror! Isso é um conto ou um fato que realmente aconteceu? Desculpe-me mas fiquei tão atordoada que fiquei confusa. Sei que existem casos de abuso de poder...não só aqui no Brasil...mas uma situação dessas ocorrer e ninguém fazer nada...é chococante!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Babi, infelizmente isso realmente aconteceu... a sociedade precisa se unir contra esses abusos, seja quem pratique, juiz, artista, rico, etc. acho que para evoluirmos como uma sociedade madura não devemos mais aturar situações como essa.
      bjs

      Excluir
  3. Olá, Antonio!
    Adorei a sua crítica. E, infelizmente, concordo completamente com você. Dentro do magistrado há um corporativismo SIM. E o pior é que a nossa sociedade também colabora para isso, sabe? Ao saber que Fulano é juiz, há quem passa a oferecer benefícios ou a tratá-lo com honras para as quais ele nada fez como merecimento. E assim o juiz começa a entender que o seu poder está além da toga. :/ O seu poder é útil em qualquer circunstância. E nesse ciclo acaba não tolerando quem não faz o mesmo e o trata como o cidadão que é e sempre continuará sendo: alguém com direitos e deveres a cumprir. Alguém que representa, mas também está a serviço da LEI.

    Enfim, essa é uma longa discussão… E acho que você deu conta de fazer seus leitores refletirem. :) Parabéns!

    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Francine,
      Você colocou o dedo na ferida... se não houvesse quem oferecesse esses benefícios fatos como esse não aconteceria. é preciso amadurecer como sociedade, onde cada um tem seu valor, independente de posição social ou posição no pirâmide trabalhista. obrigado.
      bjs

      Excluir
  4. Ola Antonio é revoltante ver noticias como essa, um abuso de poder sem limites, a que ponto chegamos que estão invertendo valores de certo e errado. Ainda bem que parece que foi revogado isso. Um alivio no meio de tantas injustiças. abraços


    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Joyce,
      infelizmente está acontecendo com alguma frequência. e não tenho informação de que essa decisão fora revogada. vou pesquisar.
      um abraço

      Excluir
  5. É uma situação dificil, ela cumpriu a ela, o trabalho dela e no fim, foi a culpada de todo o caso. Em um país onde as leis não são cumpridas pelos cidadãos, nem sei se fico surpresa com essa decisão de punir a moça, afinal, o Brasil é um poço de injustiça.

    Beijos.

    www.daimaginacaoaescrita.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sammysam,
      O nosso país ultimamente tem mostrado somente injustiças, infelizmente. vamos ver se um dia isso muda... para melhor.
      bjs

      Excluir
  6. Olá Antônio

    Infelizmente esses abusos estão cada vez mais frequentes, e não são apenas os próprios juízes, filhos e parentes. O pior ainda é quando a população consente com isso, espero sinceramente que a mentalidade das pessoas mude e para o mais importante é a educação. Parabéns pela crônica.
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Paulo,
      a sociedade tem que mudar certos pensamentos e o pior é esses profissionais acharem isso, sabendo que tem que zelar pelas leis e ter conduta ilibada.
      bjs

      Excluir
  7. Realmente esse caso foi um absurdo,só demonstra como está a realidade do nosso país,nde a impunidade existe para aqueles que podem pagar por ela,enquanto os que não podem são oprimidos.

    Eu fico extremamente revoltada com notícias desse tipo,como você escreveu um JUIZ deveria zelar pela lei e não infringi-la.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Biazinha,
      Infelizmente é uma realidade de nosso país,em que torcemos para que mude em um futuro bem próximo.
      bjs

      Excluir