Valores Invertidos - Antonio Henrique

00:30 Fernanda Bizerra 18 Comments



O país dos valores invertidos. Assim é o nosso Brasil. Parece que ser honesto ficou fora de moda. Políticos votam leis que favorecem bandidos (será algo em benefício próprio hehehe).

A nossa brava polícia não pode algemar um bandido porque é contra a lei, não pode tocar em um fio de cabelo de um bandido porque é tortura (o contrário não é crime, é apenas lesão corporal – quando apenas lesiona), então se pergunta, porque se protege tanto o bandido em nosso país?

O famoso Estatuto da Criança e Adolescente – ECA veio para proteger a criança, mas ela foi elaborada como se fôssemos um país decente e de primeiro mundo. Infelizmente ainda somos país emergente e precisando realmente aprender o que são leis. A Lei foi criada, mas não preparou a sociedade para isso. Menores precisam ser protegidos, concordo, mas até onde vai a proteção quando se trata de um menor marginal? Se não temos condições de torná-lo novamente sociável como vamos protegê-lo? Afinal, um bandido pega um adolescente e o transforma em marginal, pois ao cometer um ato infracional, o adolescente não irá preso e sim internado. Na minha concepção isso não é pagar por um crime. Não importa quem o tenha praticado, se maior ou menor, ambos têm que pagar pelo seu crime.

Mas sou a favor de penas mais severas. Atualmente as penas são tão brandas que não inibem o crime, aliás, fazem o contrário. Também sou contra a pena de morte. Mas uma vez condenado, o criminoso (maior ou menor) deveria cumprir na íntegra, não passar uma temporada na cadeia.  

Alguém pode perguntar: mas e se o cara tiver bom comportamento? Certo, isso pode acontecer, no entanto, não há, por parte do governo, estadual ou federal, qualquer projeto que faça a ressocialização. Há projetos particulares, de Ongs em que conseguem fazer o criminoso ser readaptado à sociedade. O governo nem mesmo se interessa em melhorar as condições nas prisões. Aí vira caso de tribunal internacional, por causa dos Direitos Humanos (com certa razão... Eu já fui a um presídio aqui em Porto Velho e a coisa é feia, não auxilia ninguém a deixar de ser bandido, pelo contrário, acaba sendo uma universidade do crime).

O Brasil precisa de melhorias no setor, em caráter de Urgência... Afinal, hoje o cidadão que paga seus impostos (quantos impostos!) é quem vive detrás das grades que coloca em sua residência para proteção contra o marginal e estes vivem tranqüilos longe das grades de uma prisão. Já passou da hora de voltar a ser o que era antes...






Antonio Henrique Fernandes Neto

Colunista

18 comentários:

  1. O problema é muito grande! Pois como vão diminuir a maioridade penal se o menor vai para uma "universidade de bandidos"? Realmente a situação é alarmante, eu concordo com você, precisamos de melhorias urgentemente...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Suzana,
      Acredito que muitos desses "meninos" podem ser consertados, se realmente tiver um local adequado e uma atenção maior do Estado, caso contrário é só criadouro de mais bandidos. isso precisa mudar.
      bjs

      Excluir
  2. Bah,eu penso que se com 16 anos por exemplo, podemos escolher quem pode governar nosso país, também temos capacidade de entender o que é certo e o que é errado. um menor de 16 anos que mata, violenta, ou comete qualquer tipo de crime, tem consciência do que está fazendo...
    Os direitos humanos, são muito "humanos" com criminosos de desumano com as vitimas e família das vitimas. A lei é sempre burlada e as penas sempre reduzidas.
    Estamos realmente numa época de inversões de valores!
    Adorei o texto!
    Bjs da Le
    Le Versos & Controvérsias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Le,
      obrigado pela visita, além das penas reduzidas, os locais chamados reformatórios não cumprem o que deveriam, reformar ou consertar a vida desses adolescentes infratores. precisamos cobrar com mais ímpeto do Governo para que olhe com mais carinho para essa situação. As nossas leis criam mais bandidos do que evitam. com acompanhamento devido não haveria tanto adolescente infrator no país.
      bjs

      Excluir
  3. Vamos começar, essa situação é crítica demais... meu irmão mais novo é policial e ele costuma relatar algumas barbáries que menores de idades comentem em seu posto de trabalho e em como eles ficam amarrado em tal situação. Sempre achei que se tem culhões para entrar no mundo do crime e fazer o que quiser tem que ter culhões para aguentar as consequências - mas nossa justiça ainda é falha :/
    E essas penas reduzidas é o fim do mundo! Fim do mundo mesmo! Nem deveria existir isso de redução de pena ou até mesmo aquela velha historinha "pegou 40 anos mas só fica 5 na cadeia" o.O Revoltante!

    Ótimo texto.

    Passaporte Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Jheyscilane,
      Temos que aprender a cobrar de nossos políticos uma ação mais real do que acontece atualmente. Claro que os políticos têm grande culpa sobre o que está acontecendo. Tem muita gente preocupada demais com as crianças que criaram leis que só funcionam se o país fosse um país sério. Aqui infelizmente não funciona. muita gente cometendo crimes, e não sendo punido por isso. como vc comentou, se o criminoso, adolescente ou não, praticou um crime, tem que pagar por isso. Tem muita coisa errada que precisa de conserto.
      bjs

      Excluir
  4. Olá tudo bem, muitas acham que sou louca quando falo que sou a favor da pena de morte no Brasil, nosso país virou uma bagunça sem fim, políticos e policiais corruptos e leis que sempre favorecem os costas quentes, adorei o tema abordado, mas eu fico estressado só de discutir sobre o assunto! Espero que um dia isso mude.!
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. olá Danielle,
      o assunto sempre vai ser espinhoso de falar. principalmente pena de morte. acho que para mim não precisa chegar a tanto, apenas que as penas criminais fossem cumpridas. em sua totalidade. o cara pega 30 anos e passa pelo menos 20, aí sim pode pedir liberdade, mas do jeito que é hoje é puro incentivo à impunidade.
      vamos ver se um dia isso muda.
      bjs

      Excluir
  5. Isso gera assunto pra mais de uma semana, os problemas que geram a marginalidade menor são profundos e pra resolver não bastam cadeias maiores ou psicólogos capazes,. Na minha opinião a coisa começou a feder e degringolar quando abriram-se febens no pais. Aquilo lá era o inferno na terra. Não, nunca fui pra febem, mas já li muitos depoimentos e casos de crianças que entraram lá só porque que ficaram órfãos e saíram bandidos. Muito triste. Porém, não é só isso, citei um tópico somente. É assunto pra meses, como eu falei.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viviane,
      realmente o assunto é complicado. o Estado nunca se interessou de verdade em ressocializar os detentos, sejam eles maiores ou menores. pouco a pouco os locais de detenção foram se transformando em faculdades do crime. Temos que aprender a cobrar mais do Governo. afinal, tudo é pago com os nossos impostos.
      bjs

      Excluir
  6. Ótimo texto. Sou a favor de que os presos se sustentem na cadeia. Não fiquem lá comendo as nossas custas e ainda reclamando de tudo. Deveriam é ir para uma plantação por exemplo e trabalhar e pagar o aluguel da prisão e assim sustentar a sua família que ficou aqui fora. Mas infelizmente não é só nesse assunto que os valores foram invertidos. É bonito fazer coisas erradas. Está na moda.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil, obrigado pelo elogio. Concordo com vc quando fala que eles devem trabalhar e se sustentar. É perfeitamente viável isso acontecer, basta ter um programa do governo que efetive isso. E ainda é uma forma de ressocializar e trazê-los de volta à sociedade como cidadãos honestos e não bandidos como acontece atualmente.

      Excluir
  7. Oie, tudo bom?
    Precisamos reestruturar nosso sistema carcerário para adultos e adolescentes. A verdade é que os presos são marginalizados e muitas vezes voltam a cometer crimes. A lei precisa ser mais dura e não paternalizar suas ações. Ótimo texto!
    Beijos.
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline,
      Concordo e essa é minha opinião também. O Estado tem o dever de trabalhar com os presos em um sistema carcerário decente. E trabalhar em termos de ressocialização, para que possam novamente serem inseridos na sociedade e assim voltarem como cidadãos e não como bandidos mais marginalizados ainda. Isso reduziria o crime. Outro fator a reduzir crime seria o aumento de penas e mais rigor na hora de cumpri-las.
      obrigado .

      bjs

      Excluir
  8. Oi, Antonio! Sei que cada um de nós temos uma visão diferente sobre o mundo - mesmo elas parecendo iguais -. Eu não sei se a pena de morte séria o mais apropriado, pois corre-se o risco da pessoa ser inocente como já aconteceu em muitos casos, mas deixar este monte de gente "vagabundos" amontoados em celas sem nada para fazer e apenas com as mentes vazias para planejar mais crimes é terrível.
    Nosso país precisa olhar para este povo, coloca-los no rumo. Da estudos enquanto estão presos e colocar eles para trabalharem para viver como se estivessem aqui fora e não dá bolsa prisão - seja lá como se chama. Estão apenas criando mais vagabundos desta forma.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fê,
      Também não concordo com a pena de morte no Brasil... seria mais injusto ainda. Sou a favor sim de que as penas sejam mais duras e que sejam cumpridas à risca. Isso já ajudaria a reduzir os crimes. E o Estado tem o dever de trabalhar com esses presidiários com o intuito de ressocializar todos eles, trazendo cidadãos para o nosso convívio e não criminosos. Isso pode ser feito através de estudos e de cursos especializados, para conseguirem um emprego ao sair.
      bjs

      Excluir
  9. Oiee ^^
    Sempre fico me perguntando quantas leis são desrespeitadas por dia, e se fosse apostar, seria um número muuito alto. Sou suspeita para falar de criminosos e coisas do tipo, primeiro porque a polícia também não é santa, e segundo porque acho que ficar preso por alguns anos é pouco, principalmente para crimes mais graves. Concordo com a Fernanda ali em cima, os pobre coitados seriam injustiçados enquanto os ricaços se livrariam da pena por conta de seu dinheiro. Enquanto o Brasil for essa "porcaria", a pena de morte deve ficar escondida debaixo do tapete.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dryh,
      A Justiça tem que ser cega, surda e muda. Ela tem que ser igual para todos, ricos ou pobres. A Polícia tem seus problemas sim, mas ultimamente vem sendo muito injustiçada e marginalizada, com leis que protegem mais o bandido do que o cidadão. Sou a favor de que as penas sejam mais duras e sejam cumpridas em sua totalidade. E os presídios tem que dar a chance para aqueles que querem voltar à sociedade e trabalhar normalmente, de forma honesta. Assim o crime se reduziria. Não concordo com a pena de morte porque simplesmente no Brasil não daria certo.
      bjs

      Excluir