[Resenha] A Promessa – M.Pattal

00:00 Fernanda Bizerra 18 Comments


 Olá, seus lindos! Como estão?

Como muitos sabem eu sou evangélica e sempre me perguntei se não teria romances evangélicos para eu ler. Um dia fiz uma publicação no facebook pedido indicações e acabei conhecendo alguns escritores do gênero.  O M. Pattal foi um deles. E hoje eu venho apresentar a resenha de A Promessa para vocês. Pelo que sei é uma série, portanto logo teremos outros livros por aí.

Romances evangélicos, não são livros que falam de religião e sim de Deus. Eles trazem em sua narrativa os princípios bíblicos. Segundo a escritora Carla Montebeler, Romances evangélicos é aquela história pautada em princípios bíblicos. Mesmo que não estejam declarados na narrativa, os valores cristãos ficam salientes na postura dos personagens e o rumo da história sempre conduz o leitor a uma reflexão sobre sua vida espiritual e seu conceito sobre Deus.

 Realizada essa pequena explicação, vamos à resenha.

O livro nos conta a história da Polly. Ela é uma cantora famosa e a cada dia ganha mais visibilidade na mídia. Sua vida foi marcada por tragédias e rancores. O irmão de Polly morre em um “acidente” e ela sempre culpou o pai por isso que, não suportando mais tamanha humilhação e agressões verbais, Sidney resolve ir embora e deixar a família para trás.

Depois de oito anos de mágoas e tristezas, a vida proporciona suas reviravoltas e une novamente a família que foi destruída por causa do álcool e das palavras ditas em horas de agonia e raiva. 

Ângela, a mãe de Polly, sempre sofreu com a distância do marido, e confiou em Deus para que o trouxesse de volta. Ela, como uma mulher religiosa, sempre procurou estar perto de Deus e jamais deixar de crer que um dia sua história seria diferente. Nunca deixou de crer que sua família estaria reunida novamente e que um dia sua filha iria cumprir a promessa que fez a Deus.

O namorado de Polly é lindo e amoroso - quero um Renan para mim -. Renan tem grande parcela de ajuda na superação de Polly pelos sofrimentos que sempre enfrentou. Mas, com o tempo este relacionamento veio ao desgaste e tudo pode ter um fim.

Este livro trata de perdão e amor a Deus. Fala também sobre redenção e ainda nos mostra que a mágoa só traz sofrimentos para nossas vidas. Temos aqui a história e os dilemas de uma jovem que foi abandonada e encontrou nas coisas supérfluas da vida uma forma de aplacar tudo que sentia e sempre guardou. Mas também uma jovem que não deixou que as palavras ditas em hora de raiva a destruíssem. Ela soube usá-las para incentivar o seu crescimento. 

Este livro não fala somente da Polly e sua família, nos traz muitos personagens que de uma forma outra de outra estão sempre ligados aos amigos da personagem principal e cada um tem seus problemas e dores. Creio que no próximo livro será melhor explicado a relação futura que – eu acredito –virá a existir entre todos os personagens.

No início a leitura é fluida, mas depois essa fluidez desaparece. Nada que venha atrapalhar a leitura, embora o ritmo diminua consideravelmente. Eu sei que os momentos do livro são emocionantes e que os personagens choraram muito. Penso que este é o livro que mais teve choro – risos!,  mas algo bom é que não vivem reclamando de seus problemas, pois cada um sabe de suas dívidas e promessas. Sabem ainda dos erros do passado que necessitam de resolução.

Gostei muito do livro e quero ler outras histórias que relatam o perdão e o amor, pois sempre aprendo muito com este tipo de leitura. E outra coisa que me incomodou na leitura foram os sinais de excessivos de pontuação como - ! –, me incomodaram muito.
No mais, o livro é ótimo e recomendo muito a leitura.




Sobre o Autor: 
Com uma linguagem simples, M. Pattal procura dialogar com o jovem em suas obras temas como namoro, relacionamento com os pais, conflitos existenciais e fé. Casado com Sandra e pai de HelenaM. Pattal reside no Estado do Rio de JaneiroA Promessa é seu romance de estreia e o primeiro da Série Promessas.

 Redes Sociais
Aplicativo iOS e Android (Grátis): mpattal



Beijos

18 comentários:

  1. Não sou muito chegada à livros deste gênero, pois não sou evangélica. Mas este dia estava pensando o mesmo que você, sobre quando irei resenhar livros sobre minha religião, entrei em contato com uma editora que publica livros espíritas aqui e consegui meu primeiro livro que vai chegar semana que vem. *o*
    Apesar de como eu disse, não ser da mesma religião que a sua, eu gostei bastante da sinopse do livro e de sua resenha, o bom é que acima de tudo, prezamos à Deus, né?
    Beijos,
    http://pactoliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!

      Também andei resenhando alguns livros espiritas aqui no blog, para a Editora Vivaluz, mas dei uma parada, pois estava ficando meio sem graça já, mas quero voltar a ler. E sim é sempre bom sabermos mais sobre Deus.

      Beijos

      Excluir
  2. Nossa Amei este Livro , quero muito compra . Acho que este livro vai ser um dos meus favoritos deste ano .

    http://gabbyteensilva.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu amo esses romances cristãos e estou com muita vontade de ler esse, já ouvi ótimos comentários dele.
    Adorei tua resenha :D
    Ah! Se você gosta de livros sobre perdão e amor, eu tenho um ótimo pra te indicar haha. É o 'Uma Herança de Amor', da Lycia Barros. Não sei se você já leu, mas é uma ótima leitura, um dos meus favoritos ;)

    Beijos
    Colecionando Primaveras
    Fanpage

    ResponderExcluir
  4. Oi Fer, tudo bem?

    O último livro cristão que li, eu realmente odiei. Não que eu não goste, na verdade, eu adoro... Mas não quando o autor tenta nos forçar sua crença, sabe? Mas acho que esse livro não é assim (espero haha). A premissa parece ótima, fiquei bem curiosa em relação ao desfecho de toda da trama, e também da personagem Polly.

    Beijos
    http://www.estantedasfadas.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Não tenho religião, mas isso não significa que eu não acredite na existência de um Deus e tal, mas tenho um certo bloqueio para livros que falem dele. Preciso deixar claro que não é implicância, mas acho que foi o fato de eu ainda não ter encontrado um livro que fale de Deus sem que tudo seja tão lindo e perfeito.

    bjs

    ResponderExcluir
  6. Oi tudo bom? sou evangeliica tambem,e olha adorei poder encontrar essa indicação sua aqui no blog
    mais olha acho que deve ser mais dificil para um autor escrever um livro evangélico,ou do segmento,pois sao detalhes que podem distorcer a historia nao e mesmo..mais gostei de sua resenha,e acho que sepre e bom ler sobre amor perdão amor ao proximo
    Bjs lindaaa
    www.zilandramakes.com.br

    ResponderExcluir
  7. Não conhecia esse livro, então a sua resenha foi bem esclarecedora para mim.
    Por causa do enredo eu não sei se leria a obra; acho que acabaria me decepcionando. Então, por isso, passo a leitura.

    M&N | Desbrava(dores) de livros - Participe do nosso top comentarista de outubro

    ResponderExcluir
  8. Oiiii!!!! Legal quando encontramos aquele livro que fala sobre aquilo que estávamos procurando néh?
    Você gosta de romances, que tenha como pano de fundo, falar sobre Deus? Já leu A Bandeja ou os outros da Lycia Barros? E tem também a Bárbara que traz essa premissa para os livros =D
    Beijooos
    http://profissao-escritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi flor, a capa eu amei,a sinopse idem.Sua resenha ficou ótima e me despertou curiosidade..sou evangélica, mas o único livro que li e leio sobre é a bíblia, não sou muito chegada á livros assim não.Mas esse eu anotei,quem sabe gosto e começo a ler mais.

    bjs

    ResponderExcluir
  10. Já tinha lido algumas outras resenhas desse livro, realmente parece ser uma boa história.

    thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Oii!
    Também sou evangélica e preciso ler esse livro, a capa é um amor, sua resenha foi ótima flor!!
    www.doceliterario.com

    ResponderExcluir
  12. Adorei a resenha, histórias que resolvem nosso amor a Deus sempre mexem com nosso coração e consciência!

    ResponderExcluir
  13. Gostei de sua resenha e acho que o livro tem muita coisa positiva a ensinar e transmite uma aura boa. Apesar de eu não ler nada de cunho religioso, as vezes leio romances espíritas, pois sou kardecista, mas mesmo assim ando evitando, tudo muito igual, entende?
    No momento estou numa fase mais distópica e fantástica.
    Enfim... como eu disse apesar de não ser uma leitura que eu faria no momento eu não descarto a chance de no futuro ler o livro.
    Beijos
    Viviane
    Razão e Resenhas

    ResponderExcluir
  14. Ola Ana acho que independente da religião esses livros trazem grandes mensagens que servem a todos . Estou começando a postar resenhas de romances espiritas que trazem palavras tão lindas e pelo visto nesse livro fala de perdão quer tema mais lindo que esse menina . beijos adorei a resenha

    beijos
    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  15. Ahh, parece uma obra bem, mas não faz muito meu estilo, então, acho que dificilmente me arriscaria na leitura.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  16. Olá!

    O livro não pareceu ser bem o estilo que eu gosto, e achei sua resenha tão desanimadinha :/ esse vou passar!

    Beijos, Kamila
    www.vicio-de-leitura.com

    ResponderExcluir
  17. Oi Fê, tudo bem?

    Quando sei que o livro traz como tema gerador a própria religião do autor, acabo deixando-o de lado. Com certeza seria minha reação ao pegá-lo em minhas mãos. :/

    Vou passar este.

    Beijos

    ResponderExcluir