O Filme A Bela e A Fera - Ana Faria

00:00 Fernanda Bizerra 15 Comments

 Gênero: Fantasia/Romance
Ano: 2014
Diretor: Christophe Gans
Nacionalidade: França/Alemanha

Embora a proposta seja um longa-metragem para crianças, há um certo tempero de suspense no filme e também um pouco de sedução e nudez (ainda que mínima). A história de Bela é recontada nesse enredo que se passa em 1810, quando a família da moça vai à falência e precisa se mudar para o campo, deixando a vida de riquezas e mordomias da cidade. Passam a viver de forma mais modesta e sem muitas perspectivas.

Quando o pai de Bela arranca uma rosa de um jardim para levar de presente à filha, mal sabia ele que aquela seria sua sentença de morte. O jardim pertencia ao castelo de uma Fera e tudo ao redor era encantado. “Uma flor por uma vida”, rosnou a Fera. E deu ao homem apenas um dia para se despedir da família.
Ao saber do ocorrido, a moça sentiu-se culpada porque o pai morreria em razão da rosa que roubara para dar a ela. Por isso tranca-o no quarto e parte em seu lugar, oferecendo sua vida à Fera em troca da vida do pai. O resto da história todos conhecem. Porém, este filme reserva algumas surpresas bem interessantes.

O que mais chama a atenção são os cenários, o figurino e os personagens não humanos (com exceção da Fera, infelizmente). Os efeitos especiais são satisfatórios e o texto não é cansativo. Bem, talvez para as crianças muito pequenas seja cansativo sim, pois o filme é longo e um pouco confuso para elas, devido à linha do tempo não linear, com idas e vindas entre o passado e o presente.

No final das contas, vale à pena conferir. Os clássicos sempre trazem um gostinho de infância bem especial. Mesmo que com toda essa parafernália da modernidade.

O filme possui um narrador em terceira pessoa, que na verdade é uma mulher que está lendo um livro para seus filhos dormirem. Essa é uma das melhores partes para nós amigos do blog Amor Literário. Os livros são nossas paixões e são estrelas nesse filme também.

É cada vez mais comum livros darem origem a filmes não é mesmo?


Deixe nos comentários algum livro que você já leu e que gostaria que se tornasse um filme. Abraço.   






Ana Faria

Facebook - Livro: Um Ano Bom



15 comentários:

  1. O único filme da Disney que ainda lembro das músicas e um dos mais reais. O cara a conquista pela biblioteca, isso aconteceria hoje em dia kkk

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi, Ana, tudo bem?
    É verdade, cada vez mais livros têm virado filmes, mas outro movimento que também percebo é que o cinema está voltando bastante aos clássicos, né? Mas faz sentido, já que são histórias que atravessaram séculos e se mantém atuais por tratar de questões inerentes ao ser humano em qualquer tempo.
    Eu gostaria muito de ver nas telonas Os Sete, do escritor brasileiro André Vianco e A Sombra do Vento do espanhol Carlos Ruiz Zafón S2
    Bjos

    ResponderExcluir
  3. Amo esse filme! Lembro de quando assisti pela primeira vez, fiquei encantada por ela gostar da Fera mesmo ele sendo "feio", aquilo me pareceu tão errado rsrs
    Hoje eu entendo a moral da história e ela é minha princesa favorita.

    Abraços
    Jéssica Rodrigues
    http://lilianejessica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oie! Eu amo esse livro e esse filme! <3 Um dos meus favoritos!
    Bjs, se puder comentar nesse post ajudaria muito,
    http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/10/happy-halloween.html
    e tem promoção no ar, http://resenhasteen.blogspot.com.br/2014/10/sorteio-de-1-ano-de-aniversario-do.html
    =D

    ResponderExcluir
  5. Eu fiquei sabendo desta nova versão só que eu estava em Londres quando foi exibido aqui no Brasil :/
    Agora estou esperando sair no netflix para poder assistir! Uma sugestão: acho q vc poderia ter colocado uma foto do filme ou o trailer =) Muito bom o texto!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. A Bela e a Fera é uma fofura! Vi acho que umas duas vezes quando criança, mas nunca canso de assistir aos filmes antigos da Disney, que mesmo com a modernidade não perderam a magia e o encanto. Mas de livro realmente que eu gostaria de ver nos cinemas, é minha saga favorito, Percy Jackson, que, apesar de ter ido já as telonas, não foi uma boa adaptação e não ganhou o coração dos fãs e das criticas e morreu no segundo. Fico pedindo a Deus que uma produtora legal arrisque fazer o primeiro filme, de forma mais fiel ao livro. Ia amar ver todos os personagens la, nas telonas!

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  7. Assisti esse filme muitas vezes quando pequena,e agora com dois pequenos em casa assisto sempre esse e outros da Disney, nunca me canso.

    bjs

    ResponderExcluir
  8. Oi Ana!

    Sabe... Gosto muito dessas adaptações da Disney!
    Mas prefiro aqueles que tem muita ação!
    Você já viu João e Maria?
    Muuuuito bem bolado! Mesmo não tendo nadaver com o conto! ^^

    Beijokinhas!

    ResponderExcluir
  9. Ana lindona amo esse filme seja qual adaptação for em encanta até hoje, pois ve muito além da beleza exterior . beijos lindona

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  10. Olá Ana

    Pode me chamar de infantil e criança mas adoro essas animações da Disney, minha preferida é Alice no País das Maravilhas. Uma coisa ficou confuso para mim, você colocou Ano:2014, então seria um remake do antigo? É uma animação?
    Abraços

    estantejovem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi, Ana!
    Adorei a sua crítica. A Bela e a Fera é um dos clássicos infantis que mais gosto. Eu entendi que você estava falando sobre o filme, a adaptação da animação. Correto? Eu estou curiosa com ele e fico feliz em saber que vale a pena assisti-lo. Obrigada pela dica!

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Menina, quando conheci essa história eu era muito nova, desde então carreguei comigo uma paixão em especial pela Fera, mas acredita que o tempo fez com que eu esquece realmente como a história é?! hehehe
    Com certeza irei assistir à adaptação para relembrar algumas coisas e aumentar o encantamento por outras!

    bjs ❤

    ResponderExcluir
  13. Oi Ana,

    Adoro contos e sempre que fico sabendo que foi adaptado para cinema corro para ver o filme. Eu tenho carinho enorme pela Bela e a Fera, até coloquei a música deles no meu casamento, isto há 20 anos.
    Obrigada pela dica.

    beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Ana,
    Eu assisti essa nova versão de A Bela e A Fera e gostei muito, e como vc achei que a única coisa que destoou um pouco foi a própria fera, mas de resto o filme é muito bem acabado e com bons efeitos especiais. E é claro que a origem é diferente do filme da Disney que todos conhecem. muito bom.
    um abraço,

    Antonio Henrique
    www.navioerrante.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Eu amo esse filme,gostaria de ver e rever milhões de vezes,eu adoro as adaptações da Disney,são sempre muito bem cuidadas e cheias de detalhes.

    Muito bom relembrar um filme que amo tanto.

    bjsss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir