[Devaneios da Sol] Ilusão - Soraya Abuchaim.

00:00 Fernanda Bizerra 15 Comments


Sentada na varanda de sua casa de campo, ela olhava o horizonte. Uma sensação de tristeza e nostalgia se apossava dela, trazendo à tona lembranças que ela lutava para esconder, para esquecer.
Tinha tudo o que uma mulher poderia desejar – casa, carro, família, beleza… Mas percebia que tudo o que ela sempre imaginou essencial para uma vida sólida se resumia a bens materiais e à dependência que sentia de outras pessoas, aliado à busca incessante da perfeição.
Desde que se lembrava, jamais havia vivido para si. Com a desculpa de fazer bem aos outros (claro, ser virtuosa fazia parte de sua programação de vida meticulosamente elaborada), esquecera-se por completo de que deveria fazer bem a si mesma, para poder doar-se.
Com isso, todos seus relacionamentos se pareciam agora com “muletas sentimentais”, em que ela se agarrara firmemente para não ser levada para a viagem mais profunda que um ser humano pode fazer – a busca por si mesmo, o autoconhecimento. Conhecia-se tão superficialmente a ponto de achar que era suficiente.
Casara-se com homem mais correto, o mais seguro, aquele que lhe daria estabilidade. Nunca viveu uma paixão tórrida, pois sempre procurou estabelecer-se, simplesmente.
Trabalhava na profissão que herdara de sua família, como se sua opinião a respeito não fosse mais importante do que manter a tradição de tantas gerações.
Mas olhando para seu passado, finalmente começara a sentir falta de alguma coisa.
A princípio, essa falta lhe corroía, e ela se enterrava em seus hobbies para supri-la. Livros, artesanato, caminhadas. Tudo que pudesse afastar a verdade de sua mente.
Mas a sensação de vazio continuava, e ela não tinha a mais vaga ideia de onde ela surgia, dominando seu corpo, tornando-a insegura.
A menina perfeita finalmente começava a ruir. Sua máscara, tão fortemente presa ao rosto escapava das sólidas amarras, deixando-a exposta e amedrontada.
Finalmente percebia o erro – uma vida construída sem alicerces, baseada unicamente na perfeição e segurança almejadas.
Nunca um erro, nunca um arrependimento, nunca uma atitude espontânea. Sempre a carreira certa, os namorados certos, a vida certa…
E hoje, sentia que precisava começar a viver. Deixaria para trás tudo o que a esgotava. Se isso significasse sair do trabalho e fazer o que realmente amava, buscar um homem que a deixa sem respiração, ao invés de simplesmente supri-la, que assim fosse!
Precisava se libertar, antes que sua vida passasse em vão, e só percebesse que desperdiçara uma chance imensa de ser feliz quando estivesse finalmente entregue ao descanso “eterno”.
A segurança da varanda parecia agora opressora. Mas ela tomaria a decisão mais tarde. Agora, precisaria voltar à sua vida perfeita, para agradar o marido perfeito, deixar a janta perfeita para mais uma noite perfeita… em seu silêncio e tristeza.

 

Sol




15 comentários:

  1. Que texto bem escrito. Penso que semelhanças com a vida real não são meras coincidências no caso desse texto. Quanta gente que só no meio da vida percebe que nunca procurou seguir o menor do próprio sonhos porque queria agradar os outros, fazer o que era considerado certo. E depois mesmo se dando conta disso não consegue sair do ciclo vicioso.

    Thoughts-little-princess.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Adorei o texto Sol, também me preocupo em não abandonar meus sonhos e meus hobbies, se a gente fizer só o que as pessoas querem ou apenas o que trás segurança acabamos nos sacrificando demais, esquecendo o compromisso que temos com nós mesmas! Parabéns bjos
    Confira Dicas para Blogs - CarolMello.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei o seu texto Sol. Tem um coisa que remete muito a realidade, o de ser a esposa perfeita, par ao marido perfeito, em uma vida de tristeza. Fui transportada para dentro de suas palavras, ão me encaixo no que li, mas é perfeitamente visível o que vc discorre....Parabéns!
    www.amorascompimenta.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Sol!
    Texto ficou lindo flor <3 Muito pensativo.
    Não vou ser hipocrita e dizer que ainda persigo todos os meus sonhos. Não. Alguns eu realmente abandonei, uns porque realmente o desgasto dessa velha ocasionou, outros por mera consequencia da vida adulta, quando outras responsabilidades toma mais sua vida.Em 2014 porém, no finalzinho percebi que andava me doando muito aos outros e pouco a mim e por este fato, comecei 2015 pensando mais em mim mesmo. Pode ate ser egoismo, mas de certa forma cansei de correr pelos outros e abandonar a mim. Agora correrei atras daquilo q quero e que sei q posso conquistas.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Sol. Um belo texto que traz muita reflexão esse que você escreveu. Se nós corremos atrás das coisas meramente por objetivos superficiais dificilmente somos capazes de enxergar que lá na frente vamos estar felizes e nos sentir realizados. O problema maior é que pouca gente enxerga isso!
    Continue escrevendo textos como esse, amei!
    Bjos

    www.tempodeopinar.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá!
    Uau que texto é esse! Baita reflexão e tapa na cara de muita gente, inclusive na minha! rs
    Muitas vezes esquecemos de nós mesmos, deixamos sonhos de lado, para fazer tudo pelos outros ou por desejos e objetivos superficiais. Se a pessoa acordar a tempo, tudo bem. O problema é quando a vida passa e a pessoa não enxerga.
    Parabéns pelo texto!
    Beijos

    Li
    literalizandosonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá... belíssimo texto... realmente as vezes fazemos caminhas imperceptíveis e somente quando paramos para observar é que a realidade cai em nosso colo e percebemos quanto a gente viveu no status automático... isso é chato e desagradável... mas acho que nunca é tarde para tomarmos as rédias de nossas vidas... mandar o comodismo para bem longe e vivermos da maneira que queremos... esse texto me fez refletir muito... gostei... Xero!!

    ResponderExcluir
  8. Oiee ^^
    Gente, que texto maravilhoso ♥ Adorei! O link do blog não estava abrindo, mas dei uma passadinha nele :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Uau, gostei do texto, já li outros por aqui e minha opinião sobre como são bons n muda ^^
    www.muchdreamer.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá Sol,
    Adorei o seu texto e a forma como você escreve. Ao termina-lo de leio fiquei meio sem palavras para descreve-lo. Você escreve muito bem e espero ver mais de seus textos por aqui
    Abraços
    http://www.ler-e-ser-feliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Uau, que texto incrível.
    Consegui me ver em suas palavras, pois em alguns momentos da minha vida já me deixei de lado, em segundo plano.

    Bjs

    ResponderExcluir
  12. Ola Sol que lindo texto, muitas vezes uma sombra segura, nos rouba a emoção do brilho do sol escancarado em nosso rosto. Até que ponto essa segurança vai nos bastar néh ? beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  13. Oiee, tudo bem?

    Texto lindo e super inspirador. Acho que errar faz parte da vida. Não dá para viver uma vida de mentiras, os erros é que nos fazem quem somos e nos faz querer ser melhor.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  14. Olá!
    Adorei o texto.
    Viver a vida tentando agradar as pessoas e se esquecendo de si mesma é muito ruim.
    Temos que viver o agora e lutar pelos nosso sonhos.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Sol, tudo bem?
    Lindíssimo texto, foi uma leitura bem inspiradora. Realmente é difícil viver a sombra dos outros, tentado agradar a todos, é essencial amar a si próprio e viver de acordo com o que você quer.

    Beijos,

    http://www.lendoeesmaltando.com/

    ResponderExcluir