[Resenha] Os Judeus do Papa - Gordon Thomas - Geração Editorial

12:30 Fernanda Bizerra 7 Comments


Quando vi este livro pela primeira vez me interessei em lê-lo, pois conhecer um pouco mais do que aconteceu há muito tempo me interessa até porque isso faz parte do que e quem somos hoje, pois creio que de tudo que ocorreu lá atrás ainda respinga em nós. Principalmente os preconceitos. E ainda não tinha ideia de que o papa Pio XII tinha uma péssima imagem, e que era considerado omisso e até "o papa de Hitler".


O autor começa o livro bem antes de Pio se tornar papa e só termina depois do fim da guerra e assim podemos ver o destino de muitos alemães que tiveram papéis importantes na ocupação da Alemanha e Itália.


Gordon Thomas nos revela os fatos históricos desta guerra e isto é cruel. Quando ele nos apresenta os judeus e o que eles passaram e como tentaram se salvar de um homem louco e preconceituoso que queria exterminar todos os judeus. O que eles sofrem é revoltante.

O papa criou um plano para proteger os judeus e o melhor caminho que Pio encontrou foi criar uma rede secreta de auxílio, para assim fornecer abrigo aos judeus no Vaticano, em propriedades da Igreja, certidões falsos e vistos para que eles fossem embora para outros países. Mas isto custou caro, pois muitos padres e freiras foram enviados para os campos de concentração e além, deles soldados e aliados tiveram o mesmo destino dos judeus.

Mas o livro tem parte boas, pois o diretor de um hospital e sua equipe criaram uma doença imaginária, a Síndrome de K, que classificaram como altamente mortal e contagiosa. Ela foi usada como desculpa para abrigar judeus em toda uma ala do hospital. Os "doentes" eram ensinados a tossir constantemente, para que ninguém suspeitasse do falso diagnóstico.

No fim do livro o autor frisa que os documentos do Vaticano só são liberados depois de 75 anos depois dos acontecimentos por serem secretos. E não vai demorar muito para que documentos que iram revelar realmente as ações de Pio serão liberados e esclarecidos definitivamente.


O livro tem uma leitura forte em determinados momentos, mas somente assim ficaremos conhecendo um pouco mais desta história assombrosa vivida por muitos no passado. 

Fê :*

7 comentários:

  1. Oie Fê =)

    Não conhecia o livro, mas me interesso por tudo que tenha um "que" de fator histórico.

    Dica anotada!

    Beijos e um ótimo final de semana;***

    Ane Reis.
    mydearlibrary | Livros, divagações e outras histórias...
    @mydearlibrary


    ResponderExcluir
  2. Oii! Curti a resenha, mas não leria o livro, não porque não tenho interesse em conhecer mais da história, só porque o tempo tá tão curto, que quero aproveitar com leituras realmente que quero ler, sabe? rs
    beijos
    apenas-um-vicio.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oi Fer!
    É a segunda resenha que leio deste livro, e estou super curiosa a lê-lo.
    Não seria uma leitura que eu faria agora (acredito eu), mas que eu faria com certeza!
    Sua resenha está divina!

    Beijos,
    Marcela.
    ocantinholiterario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Fê!
    Adorei a sua resenha :) Mas o livro não faz muito meu estilo, acho que não conseguiria ler, não faz muito meu estilo.
    Beijos,
    Ana M.
    http://addictiononbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Interessantíssimo! Interessantíssimo. Livros com temáticas históricas, e de momentos tão importantes/marcantes para a humanidade, deveriam ser realmente mais ventilados e lidos pelas pessoas. Nossa história remonta quem somos, e isso é um fato. Livros que falam do período histórico ao qual esse se refere são normalmente muito pesados, e, por isso, às vezes eu acabo evitando um pouco - o que é errado, ao meu ver bibliófilo. Mas, enfim, o fato é que adorei o conteúdo do livro e o jeito o qual você falou dele. Gostei. ^^
    Beijão!


    Achou O Quê?:
    http://achouoque.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi Fê,
    Eu adoro livros históricos, então estou bem empolgada para ler e já é a minha próxima leitura.
    A capa está linda.

    Obrigada pelos comentários empolgantes sobre meu tratamento com o Roacutan :)

    bjs

    http://entrepaginasesonhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Quero muito ler esse livro, como você bem sabe. Primeiro devido ao tema, que acho fascinante, e também por falar do papado de Pio XII. Na verdade ele esteve no Brasil para a inauguração do Cristo Redentor, alguns anos antes de ser eleito, e por ser contemporâneo de um Cardeal brasileiro que nasceu em minha cidade, quero conhecer mais sua vida, principalmente como lidou com a IIGM. Só espero ter a oportunidade de ler em breve.

    Beijos,
    Ricardo - www.overshockblog.com.br

    ResponderExcluir