Resenha: Revolução dos Bichos por George Orwell.

19:06 Fernanda Bizerra 0 Comments




Olá Catarina´s (os)! Faz tanto tempo que não passo por aqui, mas a vida anda tão diferente, contudo, finalmente vim deixar uma dica de leitura super incrível! 

Antes de começar o curso de Letras, ainda não tinha ouvido sobre este livro, porém, muito se falou dele no primeiro período do curso e minha professora (Vera Lúcia) acabou usando-o como parte de nossas aulas. A leitura foi extremamente agradável e proveitosa, além de mostrar como vivemos atualmente, principalmente no meio político. 

Em a Revolução dos Bichos de George Orwell, temos a revolta dos animais da fazenda Granja do Solar contra seu dono Sr. Jones. Para os bichos ele sempre foi um tirano que nunca agradecia por seus feitos, pois ele sempre levou os produtos que eles – os animais - produziram a vida toda, enquanto nunca produziu nada. Contudo, certo dia houve uma convocação geral de que o velho Major – o porco mais velho e detentor de maior conhecimento - queria uma reunião com todos os bichos da granja, para lhes contar um sonho de extrema importância.

Logo após o bêbado Sr. Jones retira-se para seu leito, a bicharada apressa-se para ir ouvir o que o velho porco tem a dizer. O Major havia por tempos se esquecido da canção “Bichos da Inglaterra” que sua mãe sempre cantou. Os versos da canção diziam que chegaria os dias em que o homem e sua tirania desapareceriam e os animais estariam livres de suas mazelas. Viveriam livres de arreios, chicotes e de argolas em suas ventas e para tal acontecimento, eles precisariam expulsar seu opressor.

Sobretudo, antes de tal acontecimento sobreveio sobre eles a morte do Major e como os porcos sempre foram vistos como os mais inteligentes, recai sobre Bola de Neve, Napoleão e também Garganta a responsabilidade de guiar seus iguais para a liberdade. Mas os acontecimentos estranhos não param, e sendo os novos líderes mais inteligentes que os outros que não possuem capacidade de aprendizado e muitos nem se importam com isso, restam-lhe serem guiados a aderir às ideias que lhe são expostas.

O mais esperto dos porcos, trama contra seu companheiro que quer seguir os passos e a sabedoria do finado Major, colocando todos os animais contra ele até que o expulsam da fazenda, assim como fizeram com os homens. E o novo líder começa seu reinado de ameaças veladas e tiranias.

Com toda a liberdade que lhes são dadas eles criaram os mandamentos do Animalismo que deve ser seguidos e todos votam apenas por casualidade, pois vejo que em nada alteraria a decisão já pensada dos novos líderes. E pensando como os bichos mais inteligentes e espertos, os porcos deixam a ganância sobressair-se e começa a enganar e aproveitar-se de seus iguais, além de ir alterando os mandamentos, já que nenhum outro irá questionar, pois são ignorantes demais para tal coisa.

Vejo a obra de George Orwell como uma descrição da nossa sociedade. Não apenas da atualidade, pois a maioria dos nossos líderes usam continuamente de suas espertezas para ludibriar seu eleitorado sabendo que poucos irão questionar sobre seus atos e que na maior parte das vezes não lhe causaram dano algum. A revolta dos bichos partiu do princípio de libertar-los da opressão do homem e fazer livres todos os animais, porém a ganância, o orgulho e a tirania do homem, parecem que foi transferida para os novos líderes de forma biológica.

A obra é uma distopia que traz até nós a realidade da natureza humana, afinal seus defeitos mais sujos como o orgulho e a ganância estão expostos na obra. Além do mais, vimos um governo que diz respeitar seu povo e os mandamentos do Animalismo, contudo na realidade se mostrou ao contrário e sendo algoz de um povo que acreditava está vivendo em melhores condições. 

Siga o blog nas redes sociais:
Beijos Fê :*

0 comentários: