A vida nas redes sociais por Antonio Henrique

00:00 Fernanda Bizerra 0 Comments



Não há como negar, as redes sociais vieram para ficar e é praticamente impossível imaginar a vida sem elas. É um daqueles vícios sociais que todo mundo pega até mesmo sem querer.

Também não há como negar as coisas boas que surgiram, como por exemplo, reencontrar amigos e familiares que há muitos anos não se via. Confesso que no início eu estava meio reticente, mas é como eu afirmei anteriormente, é um vício que te pega. Mas ao contrário de muitos eu ainda consigo me controlar.

E como é do ser humano, tudo aquilo que ele toca se transforma. Para pior, é claro.

Impressiona o fato de que as redes sociais também estão sendo usada para coisas ruins, principalmente sendo disseminadoras de fatos conturbados, mentiras deslavadas, factoides e fofocas.

Embora todas essas ocorrências aconteçam, o pior é que as pessoas estão deixando de viver suas vidas, em particular, e estão metendo o bedelho na vida dos outros. Acabou-se o privado. Aqui abro parênteses: é evidente que se a pessoa quer privacidade total tem que passar longe de uma rede social.

Ocorre que mesmo sem ter uma rede social é possível acontecer as críticas (como assim não tem Facebook? Não tem WhatsApp? Em que mundo você vive?).

Viramos refém delas, as redes sociais.
Vejo com preocupação que as pessoas estão tão preocupadas com alguma rede social que a SUA vida social está em declínio.

Outro dia, em uma festa de confraternização, estavam quatro pessoas na mesa. Nenhuma delas estava conversando. Todos com seus celulares na mão e o digitar frenético não parava.

Conheço indivíduos que não largam do celular de jeito nenhum. Para não perder
nenhuma novidade ou fofoca.

Porém, acredito que nada é tão nocivo quanto às postagens no Facebook. Há postagens impressionantes, relevantes, informações que antes não poderíamos alcançar, contudo, há postagens que denigrem, desinformam e criam situações ridículas. Ninguém mais pesquisa se aquilo é verdade ou não. O julgamento é rápido e certeiro. A crítica é impiedosa.

Uma das regras do meu trabalho deveria ser passada a todos: seja na vida social conforme você é na vida particular.

E também poderiam usar um conselho muito sábio. Não desfile sua vida em uma rede social. Eu não quero saber o que você está fazendo no banheiro, ou o que você está comendo. Tem gente que faz verdadeiros relatórios de vida particular em rede social. Parece até que vive um reality show. Depois não quer que fofoquem sua vida!

Podemos sim conviver com as redes sociais e até devemos, no entanto, precisamos nos policiar e transformar em algo agradável.

Nada de ficar opinando na vida dos outros, principalmente aqueles que mal conhecemos, só porque somos amigos de Facebook. Se somos amigos ali, é por algum motivo, mas não vamos ultrapassar certos limites. Os meus direitos começam quando o seu termina.

O respeito à opinião das pessoas acabou faz um tempinho. É hora de as coisas se ajustarem.

Não sou obrigado a concordar com tudo e não quero ser crucificado se tiver opinião contrária. Somos indivíduos vivendo em uma coletividade, mas não somos iguais. Temos pensamentos diferentes e é isso que é mais importante.





Antonio Henrique 
Autor e colunista.
Visite Navio Errante 


Siga o blog nas redes sociais:
             

0 comentários: