80’s por Rodolfo Andrade

00:00 Fernanda Bizerra 20 Comments



E lá íamos nós outra vez, descendo a serra a caminho de Santos no meu fusquinha amarelo com um adesivo maroto na lateral esquerda. No lugar dos atuais CD players com entradas USB, um toca-fitas. Em vez dos famosos paredões, dois falantes nas portas dianteiras e dois atrás dos bancos traseiros no volume máximo (uma qualidade péssima) tocavam os sucessos daquela época. Dentre eles, a Blitz de Evandro Mesquita com aquelas vozes sexy das outras vocalistas e os Paralamas do Sucesso eram meus favoritos. Não existiam ainda os Mamonas e nem essa modinha de sertanejo e funk de hoje em dia (com todo respeito, é claro, pois até eu escuto de vez em quando). Era a época do bom e velho rock. E que época boa! Que saudades dos meus vinte e poucos anos que, ao contrário do que acontece com algumas pessoas, não me trouxe nenhuma crise existencial, muito pelo contrário, eu sabia muito bem o que eu queria: aproveitar. E não se preocupe, não fiz nada de errado. Há trinta e poucos anos as coisas eram diferentes; os tempos eram outros. Tudo o que a gente queria era “aproveitar a tarde sem pensar na vida/andar despreocupado sem saber a hora de voltar”, como diria Roberto Carlos.

Antes que pensem besteira, nós trabalhávamos, sim, ralávamos, dávamos duro, mas os finais de semana eram sagrados. A gente ia para a praia só com a cara e a coragem, provando que não precisa ser rico para ser feliz. O que precisamos é apenas administrar o que temos e viver a vida com uma boa vibe (a cara dos hippies essa palavra) e pensamento positivo.

Hoje as coisas estão indo por um caminho estranho e está tudo mudado. Um namoro que antes só podia ser na porta de casa, hoje é o único lugar em que ele não pode acontecer por que os jovens hoje se pegam em qualquer lugar mesmo. Nessas idas e vindas da vida vejo reportagens de jovens de 13, 14 anos grávidas, ou que já andam produzidas com maquiagem e roupa curta, falando de coisas que só fomos aprender com a maior idade. Me lembro até hoje de uma vez que dancei com uma garota e ela me deu um beijo no rosto (eu ainda era jovem, tinha meus quinze anos ou menos). Resultado: passei uma semana sem lavar o rosto e toda vez que me dava saudades eu passava a mão no lado em que ela havia beijado e era como se conseguisse sentir o cheiro dela... Hilário! Quando penso como os anos se passaram e tudo mudou. Vulgarizou.

Ah, que saudades daqueles anos 80! Se alguém me pergunta se me arrependo de alguma coisa, a resposta é um sonoro NÃO. Naquela época éramos felizes, éramos livres, não vivíamos com medo como hoje. Eu e minha galera cansamos de virar a noite jogando conversa fora e disputando no truco quem era o mais louco (isso na calçada!). Boião, Amadeu, Chulé, Paraíba e eu, Chicola. Essa era a gangue do fusca amarelo. E como aproveitamos todos aqueles fins de semana! E como guardo cada lembrança de uma forma tão especial na memória!

Hoje o cinquentão aqui é motorista de táxi. Boião (seu apelido era esse porque ele só tomava chifre) se mudou para Santa Catarina e é empresário. Amadeu virou pastor e posso dizer com certeza que é um homem abençoado. Chulé (esse nem preciso dizer o porquê do apelido, não é?), por ironia do destino ou sabe-se lá o quê, montou uma fábrica de calçados especiais anti odor nos pés. E o nosso querido Paraíba voltou para a terrinha dele: Souza, a cidade famosa pelas pegadas gigantes em suas ruas, supostamente de dinossauros. Infelizmente, há tempos não nos vimos. A vida seguiu seu curso e aconteceu o que tinha de acontecer com cada um, mas o que importa é que as lembranças ficaram e, com ela, a certeza que vivemos o que tínhamos para viver sem medo e como diriam os jovens de hoje, sem caô.

Viva a melhor época de nossas vidas! Viva os anos 80!


Escrito por Rodolfo Andrade 
Siga o blog nas redes sociais:
 Facebook  |  Skoob  |  Twitter  G+ | Instagram       

20 comentários:

  1. posso te dar um abraço? excelente texto.
    Uma vez fiz um vídeo falando sobre isso. As pessoas hoje são muito automáticas. Sinto falta da simplicidade das coisas, de romance, de amizades verdadeiras e não virtuais.
    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Helana! Pode siim rs <3
      hj está tudo banalizado, infelizmente. Saudades dos velhos tempos.
      Obrigado pelo comentário! Beijooos

      Excluir
  2. Olá,
    Cara, mesmo com toda tecnologia dos anos atuais, daria tudo para poder viver só um pouquinho lá na década de 80. Me pego sonhado com estes momentos que, eu, infelizmente não presenciei.
    Excelente texto!

    Abraços,
    www.isaaczedecc.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala ae Isaac! Somos dois! Sou dos anos 90... fico só na vontade dos anos 80 tbm rs..
      Abração!

      Excluir
  3. Olá linda,

    Não confesso que não sinto saudade de nada que já passou. Sinto saudade da simplicidade das coisas, da duração dos relacionamentos e a profundidade dos mesmos...sinto saudade dos valores universais acima dos religiosos. Sinto falta da qualidade acima da quantidade...sinto falta do contato humano...sinto falta do debate aberto sem preconceitos...sinto falta da humanidade na nossa sociedade.

    Sinto falta do ser humano no meio do mundo mecânico.

    Beijos,
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Joanice! Obrigado pelo comentário. Concordo com vc: saudades de tudo. Antes o mundo era um lugar bem melhor de se viver..
      Beijoos

      Excluir
  4. Olá, tudo bem.

    Tempo bom hein. Lembro da minha adolescência as vezes com saudade, fico comparando as vezes com das minhas primas de 14/15 anos e percebo como são épocas diferentes. Na minha época brincávamos na rua, ou ficávamos até trade conversando na calçada, pensávamos em diversão, em coisas simples. Parecem que eramos menos exibicionistas e mais felizes. Hoje se tornou obrigatório postar todos os passos. Até uma conversa que deveria ser um momento único, é compartilhado por várias pessoas nas redes sociais. Tudo mudou. Pelo menos passei por fases deliciosas.E agora encaro esta nova realidade de boa. Sem ser ativa o tempo todo.

    Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, Ana Lícia. Hoje muitas vezes fica até chato pq tudo o povo quer colocar no face. Tem isso no meu outro texto que a Fernanda postou aqui chamado "um dia sem internet". Já leu? <3
      Beijoos

      Excluir
  5. Eu sempre quis viver nos anos 80, era uma época que digamos "simples", mas que era tão bonito de se viver, era simplicidade que tornava a vida das pessoas mais intensa e felizes.
    Vendo esse fusca, lembro de 98, quando meu pai tinha um fusca que era tão bonito e que eu amava andar dentro dele e até hoje sinto saudades dele e daquela época.
    Excelente texto, dá para termos uma noção de como era os 80's e a nostalgia batendo.
    Ah, e até hoje eu tenho um toca fitas hahaha.
    http://blogpausageek.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, meu pai teve um fusquinha amarelo também. O carro que mais gostei. Tinha um toca-fitas que vivia engolindo as fitas haha...era um barato!

      Excluir
  6. Olá,
    Seu texto ficou maravilhoso... muitas vezes sinto falta da simplicidade. Eu moro em uma cidade que de simples não tem nada, as pessoas quase não conversam e nem conhecemos o nosso vizinho.
    Parabéns pelo texto, fez eu lembrar de muitas coisas.
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Daya! Obrigado por ler e opinar aqui. A ideia do texto era justamente essa: fazer uma comparação e é claro: anos 80 muito melhores do que anos 2000, sem dúvidas.
      Beijos e até logo

      Excluir
  7. Oi!!

    Parabéns pelo texto, relembrar é viver e sim as vezes tenho a nítida impressão que o bom e velho rock é a melhor coisa. A simplicidade é algo que gosto e me estima a viver e a natureza uma motivação para vivenciar momentos inesquecíveis, sim, o tempo passa e com ele vem a maturidade e experiências para serem contadas. Todo momento é único e especial e isso está mais do que retratado no texto. Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oláaa! Relembrar é viver. Você falou tudo! Obrigado pelo comentário. Beijos e até logo

      Excluir
  8. Eu tinha acabado de nascer nos anos 80, mas mesmo assim ainda me sinto privilegiada por ter vivido em uma época bem diferente da de hoje. Com 13 anos eu nem pensava em beijar menino nenhum, e as garotas de hoje já aparecem grávidas. Sorte minha que pude ser criança. E passei a infância inteira brincando na rua, sumindo de casa o dia todo, aparecendo só pra comer, sem celular pra dar notícias e sobrevivi muito bem, obrigada. Acho que a gente tem que aproveitar cada fase da vida, adorei seu texto!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou dos anos 90, Ju, mas posso dizer que também aproveitei a infancia. Aproveitei mesmo: estourando joelhos, dedões, quebrando dente e tudo mais rs..hj em dia é só internet. =/ não existe mais infancia

      Beijos e obrigado pelo comentario

      Excluir
  9. Eu nasci nos anos 80 então minha vivência começou nos anos 90 e nessa época era bem tranquilo... dormíamos de janelas e portas destrancadas... e foi uma maravilha.... eu tive uma infância livre e bem divertida... hoje as crianças mau sabem brincar... fico impressionada com a mudança de tempo... e como elas crescem aceleradamente... o bom de ter essas lembranças é o fato de tê-las vivido e compartilhá-las... adorei sua postagem. Xero!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente, Diana. As crianças hj em dia nem imaginam o que é infancia. Eu aproveitei mesmo!
      Beijãao e obrigado pela leitura

      Excluir
  10. Oie
    anos 80 parece ter suido uma época muito legal, nasci nos anos 90 mas ás vezes vejo e escuto coisas dos anos 80, muito legal seu post e as lembranças

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiee Catharina!Somos dois dos anos 90, mas confesso que tenho muita curiosidade de saber como era os anos 80 "ao vivo". Esse texto foi inspirado em conversas com um motorista de transporte público. Aí peguei as coisas que ele falou e fui encaixando aqui ;) beijoos

      Excluir