Resenha: Starling - O Despertar dos Filhos de Odin por Lesley Livingston – Ed. Jangada

13:00 Fernanda Bizerra 19 Comments

Olá Catarina´s (os)!

Sabe, tentei escrever uma resenha digna de Starling para vocês. Estou aqui com caneta e papel nas mãos – sim, voltei para o papel para ver se consigo desenvolver algo decente. Starling é uma obra que acabei protelando a leitura por bastante tempo e admito que não li a sinopse, mas a capa e as poucas resenhas que li me deixaram curiosa e, por essa razão, resolvi que era hora de dar uma chance à autora.

Já conhecia a escrita da Lesley de Nove Noites e Um Sonho de Outono, porém nem sequer me recordava disto, só lembrei quando vi no skoob. Fiz muitas comparações entre as duas narrativas, pois a autora não conseguiu desligar as duas obras ou pode ter sido proposital, não posso afirmar. Todavia, essa questão apenas enriqueceu minha leitura. Li poucas obras que trazem a mitologia nórdica como tema principal.

Lesley nos apresenta várias personagens da mitologia nórdica, num mundo  onde os humanos estão desatentos aos reinos e deuses mitológicos. Só que na Academia Gosforth os fundadores mantém essas lendas vivas e fazem com que todos os alunos as conheçam, mesmo que não creiam em sua veracidade. Os alunos da academia (escola) são totalmente alheios dos porquês de seus ancestrais criaram essa instituição e claro só os mais ricos da Ilha de Manhattan possui o privilégio e a obrigação de frequentá-la.

Mason Starling é nossa protagonista da vez, ela é campeã de esgrima de Gosforth e não faz nada além de dedicar seu tempo e vida aos treinos e estudos, ela é filha de Gunnar, um poderoso ricaço — suspeito eu, que ele seja dono de quase toda Manhattan. Tudo muda na vida de Mase numa noite de tempestade. Não é uma tempestade qualquer, é algo sobrenatural, pois ela vem acompanhada por draugr e não apenas destes monstros do outro mundo, mas também de Fennrys, o Lobo.

Esse garoto desconhecido e nu acaba salvando a vida dela e de seus colegas. No seleto grupo estão: Rory o irmão chato de Mase, Calum o cara por quem ela arrasta um bond, seu treinador Toby e sua “rival” Heather, a qual admito ter achado que seria um pé no saco, só que acabei dando de cara na porta, literalmente.

Rory me fez sentir certa compaixão por ele no início, afinal o garoto é totalmente ignorado pelo pai, mas com o passar do tempo tive a oportunidade de conhecê-lo um pouco mais e passei a ter raiva do garoto. As demais personagens também se mostraram ao longo da narrativa, porém meu ódio e desconfiança ainda estão um pouco velados, porque a autora não nos revela muito.

Roth o irmão mais velho de Mase me fez duvidar de seu caráter e o amor que sentimos por esse motoqueiro desde o início acaba oscilando um pouco e a autora não nos deu muitos detalhes a respeito deste personagem e isso acabou fazendo falta na narrativa. Seu pai, Gunnar é um personagem que tem muito a nos revelar e ainda resta saber o porquê dos ataques dos draugr, mas meus instintos dizem que ele tem algo haver com isso.

Mase mesmo sabendo que deve se manter longe de Fennrys — o Lobo, a atração entre os dois é inevitável e é maior que seus medos. Admito que achei estranho ela não surtar com todas essas novidades que estão acontecendo a sua volta, mas cada pessoa reage de uma forma diferente né!

Lesley deixa muitas perguntas no ar e as poucas respostas que obtemos é insuficiente, contudo, boas o bastante para nos deixar bem curiosos sobre como se dará o Rangnarök – o fim do mundo mortal.

Em suma, acho que mesmo a autora tendo construído e embasado bem sua trama na mitologia, ligado vários pontos a meu ver a obra ficou um pouco incompleta, mas como o livro faz parte de uma trilogia à tendência é ficarem muitas pontas soltas para serem ligados nos outros dois livros que temos pela frente. Só que, apesar de tudo, a autora ganha alguns pontos por ter intercalado a narrativa entre várias personagens, nos permitindo conhecer a fundo a intenção de todos eles e também o fato de iniciar Descendente no mesmo ponto em que finalizou Starling.

Livingston me surpreendeu muito no decorrer da leitura. Admito que algumas vezes até senti falta de respirar, pois estava tão focada que a respiração parecia-me  ficar presa para não cortar a adrenalina que a trama traz para o leitor. A autora conseguiu me prender do início ao fim, e olha que nem sempre me ligo muito em livros que trazem mitologias nórdicas ou quaisquer mitologias, portanto para os fãs do tema, creio que o livro será um prato cheio.

A forma como Lesley construiu suas personagens deixou margem para muitas desconfianças e por isso não sabemos em quem confiar ou desconfiar. Queria falar tantas outras coisas a respeito da obra, no entanto não posso me prolongar mais, por isso resta-me recomendar que leiam e divirtam-se, usar o termo diversão pode ser um eufemismo e tanto, sendo que a tensão da narrativa não nos dá essa brecha. Sem mais delongas, amei a obra e no que se refere à edição, apenas tenho que parabenizar a editora e também agradecer pela oportunidade de realizar a leitura. 

Onde comprar: Amazon / Fnac
Trilogia:

Siga o blog nas redes sociais:
 Facebook  |  Skoob  |  Twitter  G+ | Instagram        
Beijos Fê :*

19 comentários:

  1. Oie!
    O que eu gostei nessa trama é que apresenta deuses da mitologia nórdica, algo que não estou acostumada a encontrar em outros livros. Quanto a sentir que falta algo na trama, eu também senti isso durante a leitura, e acredito que isso acontece por ser o primeiro livro de uma trilogia. Eu gostei muito da protagonista, pois não achei ela tão fraquinha como outras em tantos livros, rs.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Não conhecia o livro mas amo histórias assim, ainda mais quando acontece de não sabermos em quem confiar. Fiquei extremamente curiosa para saber mais, quero ver toda essa tensão que está entranhada na trama, quero entender os personagens. Deve ser uma boa introdução à série.

    ResponderExcluir
  3. As capas são lindas e a história me pareceu bem legal e mais adulta também em se tratando de mitologia! E eu adoro mitologia nórdica!
    *-*
    E acho muito bacana essas tramas que fazem com que a gente confie e desconfie de todos ao mesmo tempo!!! Suspense é um item indispensável para mim em um livro...
    Beijos.
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Curti as capas e a premissa da história tbm! Não conhecia, mas gosto bastante de histórias inspiradas em mitologia, então acho que darei uma chance à essa saga! Um bjo!
    goo.gl/wHsdiQ

    ResponderExcluir
  5. Oiie

    Achei incrível colocar deuses da mitologia nórdica :O achei incrível, e ainda não li nenhum livro que tivesse, e com toda certeza quero ler, só para conhecer um pouco mais dessa cultura digamos. Acho maravilhoso quando os autores consegue fazer que nos prendamos a estória, tipo desconfiar em tudo e todos. As capas são lindíssimas.

    Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  6. Olá, ótima resenha, é a primeira que leio sobre o livro. Achei a trama bem interessante, amo livros que me prendem e que me fazem ficar até com a respiração presa para saber o que mais vai acontecer, além de gostar de livros com mitologia.

    petalasdeliberdade.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi...
    Nossa to espantada! Não sei se comigo ou com o que....

    Já cansei de ver esse livro por aí. Inclusive tenho ele adicionado no skoob. Mas só pela capa.
    Nunca tinha lido uma resenha dele. E posso dizer que a tua me surpreendeu positivamente.
    Se eu já queria ler antes agora com tua resenha, maravilhosa por sinal, eu preciso ler!

    Bjsss

    ResponderExcluir
  8. Oi...
    Nossa to espantada! Não sei se comigo ou com o que....

    Já cansei de ver esse livro por aí. Inclusive tenho ele adicionado no skoob. Mas só pela capa.
    Nunca tinha lido uma resenha dele. E posso dizer que a tua me surpreendeu positivamente.
    Se eu já queria ler antes agora com tua resenha, maravilhosa por sinal, eu preciso ler!

    Bjsss

    ResponderExcluir
  9. Oiee ^^
    Esse é um livro que eu tenho muita curiosidade de ler, mas como estou tentando evitar séries que ainda não têm continuação, vou ver se consigo esperar os outros dois serem lançados. Espero que a autora feche essas pontas soltas. Fico feliz que você tenha gostado do livro, espero gostar também :)
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  10. Olá!!!
    Já tinha lido a sinopse e algumas resenhas que assim como a sua me deixou curiosa e coloquei na lista de quero ler. Gosto muito do gênero de livro. Espero ter a oportunidade de ler em breve.

    Carla Fernanda

    ResponderExcluir
  11. Oi

    Confesso que não conhecia o livro.
    Acho que nunca vi uma personagem que pratique esgrima.
    Gostei do que você relatou e gostei muito de Rory também.
    o que me afasta um pouco é só saber que é uma série.
    Parabéns pela qualidade na resenha. Deu vontade de ler mais.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  12. Não sei se já tinha lido algo sobre mitologia nórdica antes de ler Starling, e gostei muito de conhecer um pouco sobre ela. Realmente a forma como a história é trabalhada torna difícil saber em quem deveríamos confiar e de quem desconfiar, mas isso só me fez gostar mais do enredo. E sim, ficaram meio incompletas as coisas, mas é normal isso das pontas soltas mesmo... estou ansiosa pelo restante da trilogia!

    Beijo.

    Ju - Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  13. Oi Fê, tudo bem?

    Não sou muito fã de mitologia, e nunca li nada sobre mitologia nórdica... e acho que mesmo sendo interessante, seria um pouco entediante para mim. Mas fico curiosa com esse livro, não sei bem porque. Os personagens parecem ser bem construídos, e gosto quando a narrativa é feita em terceira pessoa e dá para conhecer um pouco além da protagonista, e nossa, sei como é isso de no início não gostar de um personagem, e depois quebrar a cara... rs.

    É bem chato quando ficam muitas pontas soltas, mas para um primeiro livro até que é normal, mas espero que ao longo da trama as suas perguntas sejam respondidas.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima || Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  14. Oi,

    Nossa, esse livro parece incrível, até agora só li de mitologia nórdica, "Os Lobos de Loki", que super recomendo, mas com certeza eu lerei esse. Os outros livros da trilogia já foram lançados aqui?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Gabriel! Descendente já fi publicado, creio que no início de 2016 teremos o terceiro.

      Beijos

      Excluir
  15. Olha eu tenho o primeiro livro na estante, mas eu acho que já vou adquirir o segundo, porque pela sua resenha o livro me pareceu ser muito bom. Talvez eu venha ler ano que vem, porque agora com o ano acabando eu quero finalizar as leituras que tenho para poder começar com o pé direito sabe? Mas mesmo assim adorei saber da trama. Me parece ser uma estória muito boa e acho que quem tem interesse em ler sempre uma série tem que ter os próximos para não ter tanta curiosidade, porque é foda ficar depois se perguntando o que aconteceu depois. Acontece isso comigo lendo A GUERRA DOS FAE hahahahaha

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/resenha-star-wars-estrelas-perdidas-e-o.html

    ResponderExcluir
  16. Olá! Sempre tive curiosidade em ler os livros dessa saga, devido a história ter como base a mitologia nórdica, que eu acho fascinante! Sua resenha foi bem legal, mostrando os pontos principais da história, aguçando mais minha curiosidade. Quem sabe pode entrar na lista do ano que vem, beijos!

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Ei!
    As capas são muito bonitas!! Estranho que desde o começo não consegui afastar o pensamento de Crepúsculo.. tem algo a ver? kkkk Espero que o livro me surpreenda tb se eu pegá-lo, preciso de novas leituras!
    bjsss

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Amo quando os livros mudam para a mitologia nordica, pois é sempre uma história cheia de surpresas para os leitores, afinal não é um tema muito comum.
    Gostei de saber que o livro é cheio de tensões que te prendem o tempo todo, e não da tempo nem pra respirar, adoro histórias assim, e com certeza vou procurar esse livro para ler também.

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir