Resenha: Anardeus: No calor da Destruição por Walter Tierno – Giz Editorial

00:00 Fernanda Bizerra 18 Comments

Olá Catarina´s (os)!

Anardeus é o terceiro livro que leio em parceria com a Giz Editorial. O primeiro que foi Jardim de Espelho da autora Veridiana Maenaka, e foi um dos melhores que li este ano. Confira a resenha aqui. E também li O Plano é o Amor da Neiva Meriele, resenha aqui. Mas vamos falar de Anardeus né?!

Sinceramente, faz tempos que tento escrever essa resenha, mas nada me vem à mente para escrevê-la. Se Tierno planejou enquanto escrevia nos deixar sem palavras ele conseguiu. Vou tentar colocar as palavras para fora e espero ser coerente, afinal nem o livro segue uma lógica de leitura, quem dirá minha resenha.

O escritor nos apresenta Anardeus e Izabel. Ele nunca foi amado, nem mesmo por sua mãe. Nasceu feio e ninguém jamais se sentiu bem em sua presença, ele representa tudo de ruim que a sociedade abomina. O pai lhe deu esse nome esquisito já que o dono também o é, que diferença faria?!

Ela é a beleza em pessoa, fascina a tudo e a todos, deixando assim o irmão gêmeo a mercê de sua beleza e simpatia.
Izabel é calor, paixão e leveza.

Anardeus é frio, e sente calor apenas em meio a destruição. Apenas quando está diante de tragédias que ele acredita provocar com seus desejos insanos e com suas revoltas, afinal odeia o mundo, assim como o mundo o abomina. Ele apenas deseja que o mundo se acabe.

Ele é casado e vive sua vidinha medíocre, mas seu companheiro inseparável é o frio, assim como o calor é companheiro de Izabel.  Anardeus só se aquece quando esta com a irmã ou quando acontecimentos sobrenaturais acontecem em meio ao cotidiano da cidade de São Paulo.

Anradeus no Calor da Destruição é uma leitura rápida, porém com cenas fortes. No início nos perguntamos o que acontece, no entanto a forma como foi escrito não nos deixa muito tempo sem respostas, pois o autor não segue uma lógica. Ele alterna a narrativa entre passado e presente de maneira ilógica, claro que não nos perdemos, afinal mesmo parecendo ser uma bagunça o livro é bem estruturado e compreendemos toda a trama.

Em suma, o livro é de leitura rápida e assustadora. Tierno não poupa o leitor de cenas fortes, mas a relação de Izabel e Anardeus é o que mais choca. O final é totalmente imprevisível e ainda não acredito nele, confesso que queria um pouco mais.  A edição da obra está impecável. A Giz fez um trabalho incrível na diagramação, com folhas amareladas e a formatação textual perfeita para a leitura, sem contar as ilustrações que também ficaram lindas.

Onde comprar: Fnac / Saraiva

Sobre o autor:
Walter Tierno decidiu cedo que seu negócio era desenhar. Ingressou na publicidade e teimou no ramo por quase vinte anos. Também é formado em jornalismo, mas nunca exerceu a profissão.É ilustrador, escritor, pagador de mico, engolidor de sapo e um cara desagradável que responde sinceramente quando alguém pergunta sua opinião.Vive em São Paulo com a esposa Veridiana, que revisa seus textos, a filha Catarina, que sempre tenta desligar seu computador, os gatos Titus e Sisko e a gata Jolie, que insistem em dormir sobreo seu teclado.Além de “Cira e o Velho”, seu livro de estreia, é autor “Anardeus. No calor da destruição”.
Siga o blog nas redes sociais:
               Beijos Fê :*

18 comentários:

  1. Oi Fe! Gostei do enredo e não me impressiono muito com cenas fortes, achei interessante, se tiver a oportunidade quero conhecer :)

    Beijos,
    Joi Cardoso
    Estante Diagonal

    ResponderExcluir
  2. OIe!
    Gostei muito da sua resenha, achei a trama intrigante, mas não é o livro que quero ler no momento. Estou mais para as leituras leves, daquelas que me fazem suspirar. Mas é uma ótima indicação!.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  3. Olá,
    Como eu não conhecia esse livro, *_____*
    Gosto desse jeito meio anárquico de escrever onde nada parece ter sentido, até que tudo faz sentido, estou morrendo de vontade de conhecer o Anardeus e a Isabel. Aiaia, preciso falar dessa capa se não, não vou dormir XD, tá linda demais.
    Deu para perceber que a dica esta mais que anotada

    ResponderExcluir
  4. Oi,
    Conheci a "Giz Editoral" devido a parceria com o André Vianco. Anardeus não faz meu estilo de leitura preferido, mas amo os livro do André. Quem sabe um dia não leio?
    Bjs!
    Fadas Literárias

    ResponderExcluir
  5. Olha amiga sinceramente o livro não me chamou muita atenção não.
    Eu nem pegaria para ler, porque não curto o gênero, mas mesmo assim
    espero que seus outros leitores tenham mais interesse, porque esse eu passo viu?
    Mas mesmo assim sua resenha ficou muito bem escrita e gostei do seu ponto de vista também =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/caixinha-de-correio-parte-6.html

    ResponderExcluir
  6. Oi
    eu não conhecia esse livro, mais já me conquistou pela sinopse,
    parece ser uma história diferente e que bom que gostou, fiquei curiosa para ler, o personagem parece ser meio assustador.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oiee ^^
    Ainda não conhecia esse livro, mas fiquei curiosa para ler. Adoro finais imprevisíveis que conseguem surpreender a gente e nos fazer pedir mais ♥ Também gosto de livros com cenas fortes, parece que eles acabam tornando-se mais reais, né?
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Palavras-chave que fazem com que eu não queria ler: cenas fortes e leitura assustadora... hehe... não curti esse personagem que representa tudo de ruim que a sociedade abomina, que só sente calor em meio à destruição, que abomina o mundo... Que bom que mesmo parecendo uma bagunça o livro é bem estruturado, mas realmente não chamou a minha atenção.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  9. Oiii, fiquei curiosa pra saber o que esse pobre rapaz é capaz de fazer. Acho que ele é um coitado da sociedade... sofrido. E por mais assustador que pareça, acredito que não conseguiria desgostar dele por isso. Adorei sua resenha e não conhecia o título. Quero ler
    -Mari

    ResponderExcluir
  10. Olá, Fê.
    Achei que você falou muito pouco sobre o enredo, não deu para ter bem uma idia do que se trata a história. Por isso eu não sei se quero ler ele. Mas achei o personagem principal bem intrigante, um personagem diferente dos mesmos que sempre vemos por ai. Mas fiquei querendo saber mais sobre a história hehe.

    ResponderExcluir
  11. Oii, tudo bem?
    Eu ainda não conhecia esse livro, porém gostei muito da sinopse, achei que a premissa dele é algo diferente do que eu já conheço. Fico feliz de saber que é um livro rapido de ser lido e o final é surpreendente. Espero ter a oportunidade de o ler algum dia.

    ResponderExcluir
  12. Oi Fê,
    Confesso que ao ler o nome do livro e as cores preto e laranja da capa, e claro o título, pensei se tratar de uma distopia. Eu gosto muito desse estilo, por isso ao me dar conta que era algo tão diferente e que infelizmente não me chamou a atenção, eu não leria. Gostei da sua resenha e da maneira que defendeu a obra, pois ela parece ter agradado. Mas esse eu passo.

    Boas leituras!!!!

    Beijos Elis - http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Não conhecia esse livro e não gostei muito da capa. A premissa em si não despertou minha curiosidade, no momento eu passarei a leitura desse livro pois não parece ser o tipo de livro que vá me agradar. Mas quem sabe mais para frente eu dê uma chance.

    Beijos,
    Andy!
    http://quotesperdidos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi Fê, sua linda, tudo bem
    Confesso que o enredo não me atraiu, não consegui entender qual é a mensagem que o autor quis passar. Mas pela sua resenha parece que o livro é muito bem escrito, e essa imprevisibilidade no final, deve ser instigante, então, para quem curte, parece ser uma boa dica. Dessa vez, irei passar, uma pena.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Eu gosto bastante de histórias em que há a alternância entre passado e presente, que não seguem a ordem cronológica. Outro fator que me chamou a atenção na obra é a oposição entre alguns elementos, como beleza e feiura, calor e frio, admiração e rejeição, etc. Geralmente há um simbolismo muito forte nesse tipo de narrativa. Olha, gostei bastante da sua resenha e talvez leia o livro futuramente, assim que botar em dia as minhas leituras atrasadas. ;)

    ResponderExcluir
  16. Nossa que loucura rs
    Eu não conhecia o livro, nem tinha visto essa capa linda!!
    Não entendi nada, mas me interessei muito!! Gosto de coisas assim complexas e metafóricas! Que pelo que entendi, é o que temos aqui né?!

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Não conhecia esse livro ainda, mas fiquei bem curiosa com ele, afinal, cenas fortes, livro que te deixou sem palavras, são expressões que você nunca pode ignorar.
    Fique extremamente curiosa mesmo, ainda mais com essa revelação que você falou que tem no livro, e o fato de não aceitar ainda o final.
    Já está na minha lista de leituras ^^
    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Eu fiquei meio confusa com a resenha. Esse livro me pareceu uma história sobrenatural. Onde cada irmão tem um tipo de poder. Fiquei curiosa para saber que tipo de cenas fortes são essas. Esse não é o tipo de leitura que costumo fazer, mas gostei do enredo e vou anotar a sua dica.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir