Resenha: 10 Coisas que Aprendi Sobre o Amor por Sarah Butller - Ed. Novo Conceito.

10:53 Fernanda Bizerra 27 Comments


Olá Catarina´s(os)!

Vou começar a resenha já dizendo que a sinopse contém spoilers e dos grandes e não havia lido até terminar. Dificilmente leio a sinopse de um livro, costumo ir direto para a leitura.

Se você está esperando que, pelo título e pela capa fofinha, seja um livro de romance, engano seu. Desculpa acabar com as suas expectativas, mas não é um livro de romance. Trata-se de descobertas que a personagem faz sobre o amor fraternal. Suas intermináveis listas a cada capítulo me pareceu um pouco forçado e sem muito nexo e olha que eu sou chegada numa lista, hein!

Esse livro não funcionou para mim, isso não significa que não dê certo com você.

A leitura não flui de maneira que, quando vimos, já estamos virando a última página. A narrativa é atravancada e você precisa insistir um pouco para não abandoná-lo. Como não sou de abandonar leitura nenhuma... insisti muito para terminá-lo.

A autora traz capítulos com a personagem Alice, uma aventureira que vive viajando pelo mundo e retorna para casa porque seu pai está em fase terminal de câncer. Ela tem mágoas do passado que voltam para assombrá-la. Acredita que seu pai ame mais suas irmãs Cee e Tilly e, não a  ama. Passa o livro inteiro tentando saber mais sobre sua mãe (já que era pequena quando morreu) e quais as condições que aconteceu o desastre que ceifou a vida dela. Só pensa em retomar sua vida de viajante, apesar de querer se sentir em casa, mas esse sentimento de pertencer a um lugar não acontece como anseia.

Alterna com capítulos de um personagem que vive a procura de alguém que não conhece e aos poucos você vai entendendo de quem se trata. De início pensei que era o pai de Alice, o Malcom, que estava rememorando sua juventude antes de se tornar médico. Mas me enganei, logo em seguida saquei de quem se tratava, principalmente depois do funeral do “pai” dela. Esse personagem se chama Daniel e na sua busca por esse alguém acaba virando mendigo e só se dá conta disso quando encontra o que procura.

Já Alice, que deixou um relacionamento por conta do seu espírito aventureiro e por não se sentir em casa, ao cruzar com o personagem Daniel aprende que se você fica num lugar tempo o suficiente, pode começar a se sentir em casa.

Ela entende o significado de pertencimento nessas palavras e quando Daniel lhe diz: — Se você ficar imóvel num lugar tempo o bastante, ele se mostrará para você. Leva tempo, mas você encontra estampas e, depois que as encontra, pode começar a se sentir em casa.

De todo o livro, fica essa lição para os espíritos inquietos que, assim como eu, gostariam de por uma mochila nas costas e andar mundo afora.

Por ser a primeira obra da autora, acredito que deverá amadurecer muito a sua escrita e não sei como a Novo Conceito investiu num livro desse se há autores nacionais bem melhores necessitando de uma casa.

A diagramação está excelente. A capa é bem bacana.
            
     
                                     Siga o blog nas redes sociais:
 Facebook  |  Skoob  |  Twitter  G+ | Instagram    

       Abraços! 
Glau Tambra      

27 comentários:

  1. Olha quando esse livro foi lançado a primeira coisa que me chamou atenção de verdade foi a capa do livro que sinceramente achei linda. Acho que foi uma edição que capricharam sabe? Mas eu ainda não o li, provavelmente faca isso ainda esse ano. Quero ler todos os livros da Novo Conceito que não consegui ano passado, até porque foi uma das meninas que resenhou pra mim. Enfim...Mas espero gostar bastante, porque o livro me parece ser bom. Mas como tu disse, faltou um pouco mais de amadurecimento e tudo mais, as vezes se o livro tiver continuação isso acaba melhorando, se não.... =/

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/memorias-literarias-5-um-picante-ano.html

    ResponderExcluir
  2. Oi Glau,
    Que pena que o livro não funcionou para você.
    Eu fiz a ação da NC e os primeiros capítulos me chamaram muito a atenção.
    Não consegui ler o livro ainda.
    Espero que ele funcione para mim.
    Um beijo,
    Luana Lima
    http://blogmundodetinta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Nossa, eu li as primeiras páginas desse livro e havia me chamado a atenção, mas como eu acabei não o recebendo eu não tive mais a curiosidade para ler e com a resenha diminuiu ainda mais. Já sabia não se tratar de um romance, mas achei que a história fluísse e livros que não são assim raramente eu consigo continuar a leitura. Acho que por enquanto eu vou passar, quem sabe mais para frente!
    Beijos
    - Bruna
    www.brookebells.com

    ResponderExcluir
  4. A novo conceito sempre está lançando livros mais que fantásticos, não é mesmo? Amo esse, acima de quase todos dessa editora! Parabéns e sucesso!

    beijossss

    http://365diasliterarios.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. a primeira coisa que me chamou atenção no livro e me fez coloca-lo em minhas metas é a capa a achei muito linda, não cheguei ler nem a sinopse e nem resenha alguma, iniciei a leitura deste livro totalmente alheia do que se trata ou do que esperar dele ainda estou no inicio e não tenho uma opinião formada a respeito dele espero gostar

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    Bom o livro não tinha chamado muito a minha atenção quando o vi, mas tinha gostado do lance das listas, que pena que o livro não funcionou para você, mas isso acontece.
    Pela sua resenha notei que eu e a protagonista não nos daríamos muito bem, tenho vontade de viajar as vezes, mas sou tão caseira sempre preferia que minhas amigas viessem na minha casa e não eu ir na casa delas XD.
    Beijos
    http://poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá!!!
    O livro não me chamou muita a atenção e sua resenha não mudou em nada minha opinião. Eu sempre leio a sinopse antes de começar a ler os livros é como uma preparação para leitura, além de admirar as capa e contra capa, kkk. A resenha mesmo sendo clara e contendo spoilers dá a impressão de ser confuso e parada. As vezes não entendemos como uma editora faz um coisa desta com o leitor.

    Carla Fernanda
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Eu tô com esse livro aqui em casa, e ainda não. Na realidade li os primeiros capítulos, e deixei pra depois o resto, e o depois ainda não chegou :/. Cheguei a fazer uma listinha pra mim, ma ler que é bom, nada. Adoro livros que intercalam capítulos com personagens, acho essa técnica muito interessante. Realmente existem muitos escritores nacionais precisando de editora, mas acho que não é o foco da editora.

    ;D
    Profissão: Leitora

    ResponderExcluir
  9. Confesso que se eu fosse comprar esse livro seria somente pela capa e ia ter uma raiva tremenda quando fosse enfim pegar pra ler,tô fugindo de livro chato e principalmente quando a leitura não flui como a gente esperava!
    Tô passando por isso com o novo livro da Bridget Jones...noooossaaaaaaaaaaa que livro chato tô emperrada nesse livro a 1 ano e meio já li muitos nesse meio tempo mas esse olha tá fácil não e como não gosto de abandonar livro tô na sofrência e uma das minhas metas pra esse ano é terminar esse bendito!!

    http://livroaoavesso.blogspot.com.br/2016/01/resenha-vai-sonhando-megan-maxwell.html#comment-form

    ResponderExcluir
  10. Oii!!

    Eu li os primeiros capítulos desse livro e eu achei bem confuso o início, daí eu meio que desisti da leitura. Realmente, o fato de ser autora nova pode melhorar nos próximos livros. E concordo há diversos autores precisando de atenção por aqui.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  11. Oi Glau,
    interessante ver outro ponto de vista em relação ao livro,
    pois todas as resenhas que li anteriormente disseram justamente o
    contrário. Estou com o meu em casa e pretendo lê-lo em breve pra
    tirar minhas próprias conclusões, beijos

    ResponderExcluir
  12. É a primeira resenha negativa que leio, e confesso que mesmo assim estou curiosa para conferir a trama e tirar minhas próprias conclusões. Parabéns pela sinceridade! E espero que nos próximos livros a escrita da autora amadureça, né?
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  13. Ola Glau eu li alguns capítulos desse livro e me emocionei com o reencontro da filha. Depois li algumas resenhas e assim como você acredito que faltou algo no livro mesmo não lendo, confesso que não gostei do desfecho que me contaram. Então dessa vez vou deixar passar a dica. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  14. Oi
    Li esse livro e senti um misto de emoções muito grande. A ausência de uma filha a busca por si mesmo é algo tocante.
    Mas assim como você, esperava mais. Também tive a sensação de que falta algo.
    Mesmo assim, valeu a leitura.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bem?
    Que pena que o livro não funcionou com você. Mas eu espero ter a oportunidade de o ler, eu gostei muito da premissa da obra, e acho que o livro daria certo para mim.

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Olha já li algumas resenhas sobre esse livro e me lembro de que em algumas delas as pessoas falaram sobre o livro ter uma narrativa um pouco lenta e até mesmo maçante!
    Eu tinha muitas expectativas sobre ele quando vi que foi lançado, mas tô vendo que não era nada do que eu imaginava então vou deixar essa leitura passar.

    Beijos :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  17. Pra ser sincera, esse livro não me atraiu pela capa nem pela sinopse. E pelo que estou lendo dele, não é tão bom assim. Acredito que muitas pessoas podem gostar dele, mas não é pra mim. Ótima resenha, gostei muito de como você apontou as falhas de maneira construtiva.

    ResponderExcluir
  18. Eu tinha achado a capa bela (mas não um bela 'wow') e tive acesso às primeiras páginas e não consegui ser cativada de modo algum e sentia que as tais listas eram aleatórias e não me interessei na obra completa. Pela sua resenha dá para perceber que tem umas belas frases de efeito e que em geral não é lá grande coisa. Te entendo muito ao não entender porque livros assim são traduzidos por grandes editoras enquanto nacionais não tem casa editorial.

    http://deiumjeito.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oie!!!!
    Sinceramente fico feliz em saber que o livro não se trata de mais um romance água com açúcar - que eu gosto muito, que fique claro - afinal o amor é um sentimento com várias vertentes e formas. Estou muito curiosa para conferir a história.
    bjs

    ResponderExcluir
  20. Engraçado como reagimos realmente de forma bem diferente aos livros, né? Ao contrário de você, gostei muito desse, a leitura fluiu do início ao fim para mim. E adorei as listas! rs... É horrível quando a gente tem que realmente insistir para terminar uma leitura, que pena que sua experiência foi assim.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  21. Oi,

    Sorte que li sua resenha. Estava em dúvida se comprava ou não este livro e você me ajudou a decidir. Muito bom ler resenhas esclarecedoras como a sua. Parabéns.

    Beijos,

    Juci Pauda
    jusemfrescura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Quando vi esse livro pensei que seria no estilo Chick-lit, adicionei na minha lista de desejos, li a primeira resenha e vi se tratar mais daquele genero dramático típico da Novo Conceito, tirei da lista, apesar de a cada resenha eu achar que ele é bom como os outros da editora, também acho que continua no ritmo tartaruga de leitura, que não flui (algo confirmado por você aqui) e sinceramente, não tenho mais paciência , quem sabe um dia eu tomo coragem.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  23. Olá,
    Eu fiquei bem curiosa quando vi o lançamento porque achei a capa bem bonita. Mas não fiquei muito animada quando vi a sua resenha porque não gostei muito da personagem. Achei ela um pouco chata e também não gostei muita da história em si. Achei que seria um romance e pelo que você contou não me agradaria tanto.
    Beijos,
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  24. A capa é tão linda *_____*
    E sim, por ela e pelo título eu esperava um livro fofo - ou pelo menos um romance. Então, quando comecei a ler (também não tinha lido a sinopse) a leitura ficou atravancada e não fluiu, assim como aconteceu com você.
    Insisti um pouco, mas como já passei da fase de não abandonar livros, abri mão e passei o livro para a frente... Acho que algumas vezes a leitura de um livro depende muito do momento, e acho que nem eu e nem você estava no momento certo para a leitura desse livro, infelizmente!
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  25. Oi, Glau!
    Vou começar esse comentário, dizendo que adorei a sua resenha! kkkkkkkk
    E apesar de você ter acabado com as minhas expectativas, do livro ser um romance fofinho por causa da capa, eu te desculpo. kkkkkkkkkkk
    Não gostei da historia do livro e como já tenho um livro que estou me obrigando a terminar de ler, não estou animada para ler 10 Coisas que Aprendi Sobre o Amor.
    Beijokas!
    http://viciadaporlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  26. Oi Glau, tudo bem??
    Sinceramente,eu tenho birra desse livro e peguei uma verdadeira antipatia por ele, na época que começaram a chover as primeiras impressões, além de não curtir o enredo... cada vez que eu lia algo sobre ele, sentia antipatia... então não será o livro que eu irei ler... percebi pela sua resenha sentimentos que senti sem mesmo lê-lo, então agora a certeza e certa.. Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Oi!
    Vi muitos comentários desse livro, e as opiniões são sempre 8 a 80, uns amam e outros odeiam.
    Entendi seu ponto sobre o que não funcionou pra você no livro, mas eu ainda quero muito ler ele, pra ver se vai funcionar comigo também.

    www.gordinhaassumida.com.br

    ResponderExcluir