Resenha: Golfinhos e Tubarões: O Outro Mundo por Tais Cortez – Chiado Editora

00:00 Fernanda Bizerra 26 Comments


Olá Catarina´s (os)!

Há tempos tinha vontade de ler Golfinhos e Tubarões, no entanto, a oportunidade demorou a aparecer e quando a Chiado Editora selecionou o blog como parceiro, avisaram que enviariam essa obra fiquei feliz e curiosa. O livro chegou e acabei demorando um tempo para ler, mas quando comecei, parei apenas quando li a última linha.

Depois de ter lido dois livros de uma trilogia com uma personagem completamente infantil, confesso que me apeguei Victoria ainda nas primeiras linhas do livro, justamente por ser diferente. Sinceramente, não sei como escrever essa resenha! Meu coração está transbordando de amor. Sabe aquela sensação boa que sentimos ao terminarmos um livro que amamos as personagens? Sou eu neste momento. Amor, amor. Apenas amor!

Vic – como é chamada pelos amigos – foi separada de seus pais biológicos quando tinha apenas cinco anos. Ela nunca soube o que lhe tirou seus pais, mas esse episódio está rodeado de mistérios e vamos descobrindo ao longo da leitura e digo mais, não desconfiei em momento algum do que realmente aconteceu, afinal, estava focada em outros acontecimentos. A descoberta me deixou bem surpresa, porém feliz.

Alex é um meio-vampiro que vive isolado de todos até a chegada de Victoria na escola na qual ele sempre ficou confinado. Por ser quem é, sofreu muito ao longo da vida, as pessoas se afastavam dele porque nutriam muito medo por ele ser um meio-vampiro e de não conseguir se controlar. Como as pessoas nunca depositaram confiança em Alex, ele mesmo fugia das pessoas e vivia na solidão com medo se martirizando porque se achava um monstro.

Quando completou 15 anos Vicki – como é carinhosamente chamada por Alex – percebeu que algo dentro dela mudou, e por isso as pessoas que se diziam suas amigas se afastaram até terminar completamente solitária. Seus pais adotivos a tratavam apenas como uma agregada e quase nunca lhe dispensavam carinho. A fraternidade entre eles sempre foi algo frio e distante.

Gostei dessa garota desde o principio, pois apesar de nova demonstrou muita maturidade diante dos acontecimentos malucos que desabaram sobre sua cabeça. A força e a determinação dela me impressionaram, afinal, outra pessoa poderia “enlouquecer” ao descobrir que é superdotado, que existe um mundo completamente alheio ao dos humanos e que tudo por lá é fantástico, só que, com ela foi tudo muito calmo. 

Este é o segundo livro da Tais Cortez que leio, o primeiro foi O Último Homem do Mundo e como a autora tem uma objetividade incrível em sua escrita, acreditei que também amaria ler Golfinhos e Tubarões e não estava enganada. Ela trabalha o romance e a fantasia de forma entrelaçada não deixando nada de lado para focar apenas em uma das histórias e isso me deixou feliz.

A relação de Alex e Vicki é tumultuada de início porque existem segredos e o medo que ele carrega por se achar um monstro e que a machucará se ela estiver por perto, só que ele não contava com a insistência da garota. Ela como uma pessoa cheia de determinação não desistiu do que mais queria na vida, lutou e lutou até que enfim alcançou. A personagem nos dá uma lição de persistência e coragem que não estava esperando. A autora trabalhou bem e não encheu linguiça, foi direto ao ponto, claro que fiquei megafeliz por isso, porque assim não tive vontade de deixar a leitura.

Cortez estruturou as personagens secundárias muito bem e por isso me apaixonei mais pela trama, afinal de contas, as personagens principais só são o que são pelas ações dos amigos. Os professores da escola onde se passa a história são peças fundamentais para que tudo ocorra de forma unificada. A fantasia da narrativa ganhou muito espaço e o formato como foi desenvolvido respondeu a vários de nossos questionamentos, porém como tem continuação ficaram algumas coisas em aberto, todavia só no que diz respeito ao futuro, uma vez que o passado das personagens ficou bem fechado e o final do livro foi uma surpresa, completamente diferente do que estava esperando.

Em suma, concluí a leitura me sentindo preenchida de um amor lindo e forte. Não sei muito como descrever o que sinto no momento, no entanto, garanto que é algo bom, muito bom. Não menos importante, parabenizo a editora Chiado pela bela edição da obra. A formatação textual é ótima e garante uma leitura bem rápida.

Onde comprar: Martins Fontes 

Sobre a autora:
Nasceu em Campinas, interior de São Paulo. Formou-se em Relações Internacionais e fez bidiplomação em Economia na FACAMP. Fascinada desde criança por histórias de romance, mistério e poderes sobrenaturais, foi natural que, propondo a si mesmas escrever o livro que gostaria de ler, esses elementos estivessem presentes em sua primeira obra, "Golfinhos e Tubarões - O Outro Mundo", lançada em agosto de 2013 pela editora Chiado e vendida pela livraria Cultura. Em dezembro desse mesmo ano, lançou seu segundo livro em E-book pela Amazon: "O último homem do mundo", uma deliciosa comédia romântica. Durante o período de 5 dias o livro esteve em promoção para ser baixado gratuitamente, alcançando a primeira posição no ranking dos 100 mais baixados grátis.
Siga o blog nas redes sociais:
               Beijos Fê :*

26 comentários:

  1. Se eu visse um livro com esse nome em primeiro momento não me interessaria por causa do nome.... Nunca na vida imaginaria que o livro é recheado de fantasia, bem do jeitinho que gosto de ler. E o melhor nacional....
    Obrigada pela dica e pela lição de não julgar um livro pela capa.
    Um abraço
    Camila Bernardini Coelho

    ResponderExcluir
  2. Nossa um meio-vampiro, faz tempo que não vejo isso (em algumas obras o nome dado é Dampiro).
    Achei bem intetessante a mocinha da série, ela me pareceu bem madura.

    www.poyozodance.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Oiii, Fernanda
    Uau, adorei sua resenha!!!
    Nem lembrava q tinha feito parceria com a Chiado :)
    Fico muito feliz q tenha gostado e amei seus comentários sobre a Victoria!
    Eu nunca gostei de protagonistas frágeis, por isso a criei desse jeitinho q vc descreveu tão bem!
    Obrigada pelo carinho!
    Que venha Acima de Nós!
    Bjsss e sucesso ao blog :)

    ResponderExcluir
  4. Olá.

    Nunca tinha escutado nada sobre o livro. Gostei da forma como vc se mostrou na resenha. Falando o qua do o livro lhe captou. E tão bom isso né?
    Mas o livro não faz muito o meu gênero. Então acho difícil eu ler. Mas parabéns.

    Beijos
    Kah Fernandes
    Booksandcarpediem.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. OIe. Nossa para mim quando li o nome do livro pensei em coisas totalmente diferentes. Nada a ver com o que li em sua resenha. E aí até fiquei confusa. Será que a autora colocou este nome por qual motivo? Nada a ver com vampiros né? Mas talvez com a leitura dê para captar melhor o real motivo. É um livro com uma escrita adolescente e pelo que vi em sua resenha é bem fluída e pega o leitor de jeito. Mas eu deixaria passar por causa do tema.

    Beijos,

    Greice Negrini

    Blogando Livros
    www.amigasemulheres.com

    ResponderExcluir
  6. Eu já li esse livro e amei, a construção do personagens está muito bem feita, o livro envolve o leitor , a Tais conseguiu criar um mundo muito bem estruturado. Está entre meus favoritos. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Eu já havia visto algumas pessoas falando bem deste livro e a história sempre me chamou um pouco a atenção. Adoro livros que mesclam fantasia e romance, mas ainda se for uma escrita bem objetiva, sem esse "encher linguiça" como você mesma disse.
    Quanto as edições da Chiado pode ser que eles tenham melhorado bastante, porque já peguei alguns livros deles e não achei muito bom, não...
    Espero que eu possa dar uma chance a esse livro e me transbordar de amor também, assim como você!
    Beijos,
    Gabrielle
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oie!
    Confesso que estou curiosa para ler o livro devido a sua resenha, pois se eu fosse pela casa, estaria passando longe do livro. Nota-se que o livro te surpreendeu muito, e sua admiração está transbordando em sua resenha. Parabéns!
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  9. Oi Fê, tudo bem??
    Ha... adorei a sua resenha, porque curti demais a história... e quando comecei a ler... senti muita falta da história e pretendo comprar o meu exemplar, porque li através de book tour... eu não sabia o que esperar do livro, porque até então não tinha lido nem a sinopse... quando comecei a ler fiquei surpresa de como a leitura fluiu de uma forma inesperada e quando percebi já tinha finalizado a leitura da obra... Tais escreve bem e sabe prender o leitor com a história contada.... os personagens são cativantes.... bem desenvolvidos, então já sinto saudades rs... Xero!!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Olá!
    Eu sempre ouvi falar bem desse livro, mas nunca tive oportunidade de ler.
    Os personagens parecem ser maravilhosos e fiquei curiosa para saber todo o mistério que ronda a vida de Vick. Espero que o segundo livro seja tão maravilhoso quanto esse primeiro.
    Adorei a sua resenha.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oii, tudo bem?
    Eu já tive a oportunidade de conhecer a escrita da autora através do O Ultimo Homem do Mundo, e adorei a forma dela montar a historia. E eu vejo muitos elogios desse livro, tenho certeza que a Tais arrasou mais uma vez!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Fê!
    Já tinha visto algumas resenhas desse livro, mas nenhuma delas me despertou aquela vontade de ler, sabe? Mas agora lendo a tua, fiquei bem curiosa. A forma com que você falou, completamente apaixonada pela estória e escrita da autora, me deixou com uma enorme pulga atrás da orelha. rsrsrs
    Adorei a tua resenha e com certeza irei lê-lo, até porque amo vampiros e quando é um romance então, sou completamente viciada, pode-se dizer que é culpa de Crepúsculo. hehehehe

    Beijos!
    Books and Movies
    www.booksandmovies.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Oii!
    Até meu pai leu esse livro e eu ainda não ><

    Ele já está na estante faz um tempinho mas não consegui me dedicar a essa leitura. Acho a trama em si muito bem elaborada e saber que ela não enrolou nos fatos me anima muuuito. Porque o livro é bem grossinho né? Se ela enrolasse ia tirar minha vontade de ler.
    Gostei da resenha!! Muito bem escrita :D


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  14. Oiee ^^
    Eu também estava transbordando amor quando li esse livro ♥ confesso que o tamanho dele me intimidou um pouco, mas fui pega de surpresa com os personagens (apaixonáveis, não é?) e com a escrita da autora. O final também me surpreendeu bastante ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Amiga eu quando li esse livro eu fiquei completamente apaixonada pelos personagens.
    A estória é simplesmente envolvente e nos faz querer ainda mais, porque você não quer parar a leitura para saber até onde tudo vai dar. Quero muito refazer a leitura, porque já estou até com saudade de tudo que li. Espero que a autora escreva logo o segundo livro, porque é uma estória que vale muito a pena. Eu amei. Enfim...gostei muito da sua resenha e fico feliz que tenha gostado =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/11/resenha-tao-insano-quanto-voce.html

    ResponderExcluir
  16. Olá, Fê.
    Eu sempre vejo a autora divulgando seus livros no face. Mas ainda não li nenhum dela. É tão bom quando saímos de uma história onde não nos identificamos com o protagonista e pegamos outra que amamos logo de cara. Mas não entendi esse negócio de meio-vampiro. Se der eu vou ler, porque gostei bastante da resenha.

    ResponderExcluir
  17. Oiiie,

    Já tinha visto alguns livros da autora mas nunca tive a oportunidade de nenhum dela. Adorei a premissa e tudo o que você expôs na resenha. Apesar de ter ficado com medo da capa a priori rs
    Bjs

    ♡ Amantes da Leitura

    ResponderExcluir
  18. Olá, sabe que eu morro de curiosidade de ler esse livro, faz tempo que ouço falar muito bem dele e depois da sua resenha fiquei mais encantada ainda. Ele já entrou na minha lista e irei ler logo que surgir uma oportunidade. Mal posso esperar!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  19. Olá!!
    Eu já tinha visto o livro e a sinopse antes porque estou participando do book tour do livro organizado pela escritora. Nunca tinha visto uma resenha do livro e a sua me deixou bastante ansiosa e com muita vontade de ler o livro. Parabéns
    Beijão :*
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  20. Tão bom acabar um livro e ficar com esse amor todo transbordando né?
    Adorei a sua resenha e me deu muita vontade de ler! Digo logo que já me apaixonei pelo Alex!
    Mas a capa e o titulo provavelmente não me levariam a ler, ainda bem que li sua resenha para me mostrar que é feio julgar um livro pela capa!
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Oii,
    Esse livro faz parte de uma trilogia ou é uma duologia?? Por que gostei bastante da história e também da forma como você a descreveu. Gosto muito de romances com vampiros, e esse parece ser um daqueles de tirar o fôlego. Acho esses romances lindos. Já anotei ele aqui na minha lista viu.

    Beijos

    ResponderExcluir
  22. Olá! Olha que coincidência, ontem mesmo eu estava lendo um post em outro blog sobre essa autora, falando sobre um novo livro dela que será lançado. No post colocaram as capas dos outros livros da Tais e o que eu mais me interessei foi esse. Agora, lendo sua resenha, fiquei ainda mais curiosa! Já entrou para a lista de leitura <3

    Beijos, Maria.
    http://nerdsideblog.tumblr.com

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    Livros com personagens que nós amamos são os melhores, e quando os secundários são bem estruturados é melhor ainda. O livro parece ser um daqueles que serve como sopro de ar fresco, leve e cativante, só que essa de meio-vampiro me deixou com um pé meio atrás, mas quem sabe, tenho que superar esse meu trauma haha.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  24. Oi Linda!
    Adoro livros que nos apaixonam tanto a ponto de não sabermos escrever uma resenha.
    Para ser sincera, não teria livro o livro se olhasse para a capa e sinopse. Nem achei tão atraente assim, mas sua resenha mostrou o contrário.
    Gostei de saber que a Vic é uma personagem cativante e fiquei curiosa com o lance meio-vampiro do Alex.
    Principalmente queria saber o final.
    Gostei e fiquei na vontade de ler.
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  25. Nossa, estou muito surpresa com o enredo! olhando o título do livro não consegui entender bem do que se tratava, realmente me surpreendeu e me deu vontade de ler. Amo fantasia, ainda mais quando tem meus "sugadores" no meio! Hahaha...

    Beijinhos!
    www.citacaonumclick.com.br

    ResponderExcluir
  26. Oi Fe, sua linda, tudo bem
    Eu sei exatamente como se sente, pois também adorei esse livro, é muito amor, a narrativa é viciante, é muita fantasia, eu recomendo esse livro para todo mundo. E aconteceu a mesma coisa comigo, eu abri e só larguei quando tinha terminado, você se envolve tanto, que é impossível largar. Não vejo a hora de ler o Último Homem do Mundo. Sua resenha ficou ótima!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir