Resenha: O Véu por Luis Eduardo Matta – Primavera Editorial

22:42 Fernanda Bizerra 23 Comments


Oi Gente!

Recebi essa obra em parceria com a Primavera Editorial e esse é meu segundo contato com a escrita do Luis, pois já li e resenhei A Outra Face do Desejo para o blog Lost Girly Girl. Leia a resenha Aqui. De já agradeço a editora pela confiança no trabalho do blog.

O nome do livro tem tudo a ver com a trama, pois o foco da história é uma tela a óleo chamada O Véu. A obra foi pintada por Lourenço Monte Mor e retrata uma mulher muçulmana seminua usando apenas o véu islâmico e somente por essa descrição vocês já podem imaginar o grande problema em que o pintor se meteu né?!

Ao expor a obra, um grande interesse é despertado, pois os religiosos islâmicos ficam enfurecidos com tamanha audácia e considera a obra como blasfêmia, ferindo a pureza das mulheres muçulmanas. Após a exposição, acontecimentos estranhos começam a ocorrer no mundo inteiro e pessoas são assassinadas estando elas ligadas ou não à tela.

Quanto a Lourenço, sua casa foi incendiada e sua carreira encerrada de forma trágica e muito triste. São levantadas hipóteses de um atentado criminoso, porém nenhum vestígio é encontrado no local, deixando a resolução do caso às escuras. Acreditava-se que a tela havia sido destruída no incêndio, mas estava na posse de Aníbal, pai de Lourenço e após dois anos da morte trágica do filho o homem resolve leiloar a tela na casa de leilões da tia do pintor, Araci Quintanilha.

Araci nunca gostou da obra que seu sobrinho amado pintou e mesmo receosa com esse leilão resolveu apoiar o pai do pintor, porém, coisas estranhas começam a acontecer. Ela recebe ameaças, seu salão é invadido e o quadro roubado. Segue-se um mistério completo o paradeiro da obra, pessoas continuam a morrem, e cada morte deixa sua marca.

O livro está recheado de acontecimentos misteriosos e um grupo de extremista iraniana acaba sendo o principal suspeito do sumiço do quadro, por causa de seus diversos ataques terroristas. E, com isso, vários personagens vão surgindo em meio à trama para nos confundir. Só que a obra vai muito além da perseguição por causa de um quadro apenas, pois ele esconde um segredo que ninguém sequer imaginou que poderia existir. 

Em suma, Matta nos apresenta mais uma obra cheia de mistérios e grandes reviravoltas. Coisas que nem mesmo imaginamos descobrimos ao final da leitura.

O que me incomoda na escrita do Luis são as descrições longas demais e na minha opinião, o texto deveria ser mais enxuto, no mais as obras dele são ótimas.

Quanto à edição, parabenizo a Primavera pelo ótimo trabalho, pois a formatação textual é perfeita para a leitura.

Leia também:



A Outra Face do Desejo vai muito além de uma sogra revoltada pela escolha do filho, de manter um casamento que ela nunca aprovou. Vai além, de nossas expectativas. Pessoas que a gente simplesmente não da muito por elas simplesmente se transformam no maior pesadelo da vida de Fernanda. Leia na integra  Aqui.





Entre em contato com o escritor: http://www.lematta.com

 LUIS EDUARDO MATTA NASCEU no Rio de Janeiro, onde mora, em novembro de 1974, descendente de libaneses pelo lado paterno. Foi criado entre o bairro carioca de Copacabana e uma chácara em Maricá, no interior do estado do Rio. Publicou seu primeiro livro, o thriller CONEXÃO BEIRUTE-TEERAN, em 1993, aos 18 anos. A obra, ambientada no pós-guerra do Líbano, recebeu prefácio de Mansour Challita, ex-embaixador da Liga dos Estados Árabes no Brasil. Saiba mais aqui



Siga o blog nas redes sociais:

Beijos Fê :*

23 comentários:

  1. Oieee.
    Com toda certeza eu iria ler esse livro, ele tem um pouco de suspense e muito me interessou o nome do livro também.
    Assim como você descrições longas me incomodam, deixam o livro cansado.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  2. Olá!
    Nossa, fiquei muito interessada nesse livro. Gosto de suspense e a premissa me chama atenção.
    Eu meio que gosto de descrições longas, dependendo o caso em que são utilizadas.
    Beijos
    Historiar

    ResponderExcluir
  3. Oi Fê,  adorei a premissa do livro, um tema que chama a atenção e parece ter uma trama bem envolvente. Pretendo ter a oportunidade de ler a obra.
    Bjim!

    Tammy
    Livreando | Facebook

    ResponderExcluir
  4. Olá, Fê.
    Eu não conheço a escrita do autor ainda e mesmo você fazendo algumas ressalvas, como as descrições longas demais, eu quero muito ler esse livro. Só pelo comecinho lá já dá para saber que a história vai dar o que falar. Fiquei muito curiosa e assim que der eu vou ler ele.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  5. Oi Fernanda!
    os livros dessa editora são ótimos!
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  6. Amiga olha eu ainda não conhecia essa obra, mas gostei bastante do desenvolvimento da trama.
    Eu não sei se eu pegaria para ler esse livro nesse meu atual momento, mas com certeza gostaria muito
    de conhecer, porque me parece ser muito bom. Tem tantos autores que quero conhecer ainda, mas não tive a oportunidade. Espero gostar desse livro pelo menos =]

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/10/dia-de-quote-11.html?m=1

    ResponderExcluir
  7. O livro realmente parece ser muito bom, mas gosto de autor mais objetivo e esse não parece ser. Confesso que não sei se leria. Bjss

    http://livrosemarshmallows.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi, flor.
    Gostei do enredo. Acho que ficaria apreensiva a todo momento e triste por ver que, pela censura da cultura, o pobre pintou acabou sofrendo um fim trágico. Tive curiosidade sobre os mistérios que o autor desenvolveu. :)

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Fê! Meu deus, que livro é esse? Achei que fosse ser puramente histórico e tals, mas olha esses mistérios! Estou SUPER curiosa! Preciso saber quem matou Lourenço, quem roubou o quadro e qual o suspense que existe por trás dele!
    Não conhecia esse escritor, MAS já estou encantada!
    PS: também sou capricorniana! <3
    Sucesso e beijos!
    Juliane.

    ResponderExcluir
  10. Oi, Fê
    Eu já li este livro, e amei! As vezes algumas passagens podem ser meio descritivas mesmo, mas não tirou o encanto da obra. Amei todos os segredos da trama. Muito bom! Espero ler essa outra obra dele, que ainda não li.

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. O livro me pareceu bem interessante - pena essa coisa das descrições longas que acabam por muitas vezes cansando o leitor. Não é exatamente o tipo que estou lendo no momento, mas com certeza daria uma chance para ele.

    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  12. Oi,

    Achei o desenvolvimento do livro um pouco complicado, passando por vários personagens, e não, esse não serie um livro que eu leria.

    http://perdidoemlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Fernanda, achei a história bem interessante, principalmente para quem gosta de mistérios, mas infelizmente não é o meu caso.
    Apesar de ter gostado da premissa não leria no momento.

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  14. Oie,
    Não conhecia esse livro, achei super interessante! Bem audacioso o pintor rs Vou guardar essa dica, gosto de leituras com um fundo político social

    ResponderExcluir
  15. Olá, tudo bem?
    E vou comprar esse livro, eu preciso ler esse livro, esse autor deve ser maravilhoso, não tenho nem palavras, muito obrigada por me apresentar esse livro. Mas, colocar religião na história pode ficar emocionante, vou correr atrás desse livro, Beijos.
    http://leesoncre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Gente que livro fantástico!
    Desde a capa ele já começa arrasando! EU PRECISO comprar. Amo livros que tratam desses temas!
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. O livro é totalmente diferente de tudo que eu já li.
    A premissa é realmente muiiiiiiiiiito interessante, top.
    Eu leria sim, principalmente por causa dos mistérios hehehehe.
    Confesso que não curti a capa, mas a premissa arrasa.

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    O livro é bem exótico, mas apesar do interesse, acho que não leria :/
    Beijos
    http://www.vivendonoinfinito.com/

    ResponderExcluir
  19. Olá Fernanda,
    Acontecimento misteriosos de um grupo extremista iraniano? Já quero ler esse livro.
    Sei que parece ser bastante exótico, achei extremamente interessante!
    Beijos e adorei sua resenha ♥
    http://mileumdiasparaler.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Olá

    Não conhecia o autor, nem as obras dele, eu gostei da premissa, gosto de livros com mistérios/ investigação,vou anotar a dica.

    Bjss

    ResponderExcluir
  21. Nunca li nada do autor, e saber que é muito detalhado me desanima um pouco. Mas, como curti a trama em si, talvez dê uma chance.
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  22. Ola Fe lindona confesso que a premissa do livro não me chamou atenção, mas a temática é bem interessante sobre esse quadro e toda polêmica que deve ter criado. Quem sabe não estou no momento para essa leitura, deixei a dica anotada. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  23. Olá. Com certeza eu leria esta obra. A premissa é muito interessante e parece ser bem tensa e forte, do jeito que eu gosto. E acho que nesse caso, eu queria que fosse uma coisa mais detalhada, mas irei ler para saber melhor.
    Beijos e meus parabéns pela resenha.

    ResponderExcluir