O Terror por Antonio Henrique.

10:09 Fernanda Bizerra 41 Comments



Aproveitando a chegada do Dia das Bruxas, ou Halloween, como alguns gostam de dizer, gostaria de bater um papo sobre TERROR.

Por que o ser humano gosta tanto de TERROR? Por que nos fascina tanto?  Seja ele em filmes, séries, livros, contos, ou as famosas histórias de fantasmas que nossos parentes mais antigos gostam de contar ... e nós gostamos de ouvir.

Praticamente é impossível não encontrar alguém que já tenha ouvido ou até mesmo presenciado algo sobre o sobrenatural. Todos temos algum tipo de experiência, mesmo que seja só ouvindo. No meu caso, quando eu era garoto, uns dez anos, mais ou menos, tive uma experiência que até hoje não consigo dizer exatamente o que. Mas voltando ao assunto. O que nos leva a gostar de algo que assusta?

Adrenalina!!

Sim, pura adrenalina. Parece até uma ironia, né. Afinal, quantas pessoas perderam a vida com um simples susto. Mas desde que o homem se entende por homem ele gosta, e até mesmo procura o sobrenatural, o TERROR. E o que faz mover esse instinto? Nada mais simples: O MEDO.

Provavelmente alguém também já ouviu falar que a melhor maneira de controlar o nosso medo e enfrentando-o. Pois bem, não sou psicólogo, ou alguém entendedor da Psique humana, mas eu compreendo essa necessidade humana.

E ainda existe a conversa de se não pode vencer, que se junte a ele. Bom, eu não faço parte desse séquito. Sou mais do tipo VAMOS ENFRENTAR. 


Sim, eu gosto de filmes de terror, livros de terror, mas não sou nenhum amante ou vidrado no assunto. Tenho minhas restrições. Não sou totalmente vida louca, como diria minha filha (aliás, ela adora tudo que se refere a TERROR). É exatamente para compreender o terror que o enfrentamos, passando por cima até mesmo do medo. O medo é uma das formas de combustível de combater o terror. Explico: se você tem medo, você respeita, você enfrenta, e vai atrás do que é desconhecido ao homem. Sempre foi assim, e sempre assim o será.

Antigamente tínhamos apenas os filmes e a literatura do TERROR, ou HORROR, como queiram, mas nos dias atuais, temos uma gama de locais onde encontrar aquilo que nos mete medo e nos enche de adrenalina. Mesmo que nos assuste, vimos aquele vídeo horrendo, que nos faz cair da cadeira (ou quase). A internet está aí mesmo para isso. Blogs, páginas de redes sociais, sites especializados. Uns capricham, outros não. Uns mostram aquilo que são lendas, histórias, porém, outros chegam muito perto da verdade.

E mesmo em pleno século XXI, os cinemas lotam em filmes de Terror. Sempre vamos ter medo. Mas sempre vamos enfrentar o nosso medo. Até alcançar o nosso limite... ou ultrapassa-lo.

E você, gosta de terror?







Antonio Henrique 
Autor e colunista.
Visite Navio Errante 


Siga o blog nas redes sociais:
              

41 comentários:

  1. Haha...
    Confesso que já fui mais corajosa.
    Há muito tempo assistia filmes de terror quase todos os dias, juntava a galera e a adrenalina corria solta.
    Hoje, mais adulta, não sei exatamente o porquê, fiquei medrosa rs.
    Livro do gênero nunca li, acho que seria mais fácil pra mim no momento rs

    Beijinhos :*
    Sankas Books

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Thay,
      A gente quando é mais nova gosta de tudo que é novo, e isso inclui o terror. eu também era mais corajoso, vamos dizer assim, mas ainda assim gosto de tudo o que é terror, em certa medida.
      bjs

      Excluir
  2. Ai, não faço parte da galera que curte terror. Assisto alguns filmes com o tema, mas porque a grande maioria são bem previsiveis, mas aqueles aterrorizantes mesmo - Exorcista, Hora do Pesadelo, passo longe. Não curto esse tipo de adrenalina e tenho medo de sentir medo.... hahahaha
    meuamorpeloslivros.blogspot.com.br
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ivi,
      Pelo menos em algum momento de nossa vida a gente tem que enfrentar alguma coisa nesse tema. mesmo sem curtir.
      bjs

      Excluir
  3. Oi, Antonio!
    Gostei muito do texto. Eu, quando adolescente, assistia muuuito aos filmes de terror, mesmo com medo rs Depois de mais velha perdi totalmente o prazer em assistir, pois vi que filmes assim nada acrescentam na minha vida, e enfrento meus medos de outras maneiras. Mas como você citou, todos já tiveram algum contato com algo sobrenatural, e as pessoas costumam gostar muito de terror mesmo. Sou mais para as coisas calmas mesmo rs,

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Letícia,
      Obrigado. Quando a gente é mais novo a tendência é gostar mais de terror, depois a gente vai ficando mais receoso (para não dizer medroso mesmo hehehehe).
      bjs

      Excluir
  4. hehe, confesso que já tentei vencer meu medo de terror, mas não deu muito certo, kkk
    Tenho umas amigas que adora, mas eu prefiro ficar com comédia, romance. kkk!

    Beijos♥
    http://apaixonadaporleiturass.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Ariane,
      Tente ao menos ler alguma coisa... melhor que assistir a algum filme hehehehe.
      bjs

      Excluir
  5. Olha eu estou mais para cagona! huhuhu
    Como a Thay disse ai em cima, eu também já fui melhor... eu assistia mais filmes mesmo depois não conseguindo dormir. Mas hoje eu não vejo não, nem sei te dizer o último filme que eu vi desse gênero. Livros então, Não! huhuhu


    Every Little Book

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lud.
      Viu só? ao menos em algum momento de nossas vidas tivemos algum contato com o horror... ficção ou não.
      bjs

      Excluir
  6. Falando sinceramente, não gosto muito de terror pesado. Um pouco de suspense eu curto, contos sobrenaturais, se não houver abuso no terror, também eu gosto. Aprecio bastante os contos do Poe, mas não são o que eu considero terror pesado. Gosto de alguns (não todos) dos contos de King. Fora isso, não costumo ler o gênero, não tenho essa coragem! :)
    http://leituras-compartilhadas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade quis dizer "romances" de King. ;)

      Excluir
    2. Oi,
      Também nao gosto de terror pesado, gosto mais dos sutis, e por isso gosto de Poe e King. O sobrenatural é coisa que está inserido em nossas vidas.
      bjs

      Excluir
  7. Olá Antonio!

    Eu amo terror! Sou viciada!! Em filmes, literatura, vida real... Sinto pouco medo, então cada vez procura mais e mais!!
    Sou dessas que já passou noites em cemitérios e toparia visitas inusitadas à lugares mal assombrados rs
    Cada louco com sua mania né?! rs

    Bjus
    Blog Fundo Falso

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Andréa,
      Opa, temos uma viciada em terror aqui. hehehehe. cemitérios já fui muito. já experimentou passar a noite em uma igreja ou mesmo um hospital? dizem que é assustador de madrugada.
      bjs

      Excluir
  8. Olá, Antonio.
    Adorei sua postagem. Eu nunca tinha parado para pensar nesse assunto, mas não é que é mesmo? Desde criança temos um fascínio pelo terror, por algo que de medo. Não dormimos de noite, sabemos que isso vai acontecer, mas ainda assim não deixamos de conversar sobre o assunto quando encontramos algum amigo, ou de assistir um filme de terror. Eu particularmente sou medrosa e não assisto, mas ler eu leio hehe.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil,
      Obrigado. continue lendo... hehehehe. O medo faz parte de nós, assim como o terror ou horror. é intrínseco do ser humano.
      bjs

      Excluir
  9. Olha eu gostei bastante da postagem, mas eu não sou muito chegada nessas coisas de terror, por isso esse negócio nem me interessa muito. Mas quando eu era pequena eu gostava de ver filmes, mas hoje eu corro. Eu sinceramente não sou muito chegada não. Mas mesmo assim achei legal sua postagem para quem realmente gosta rs

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/11/resumo-do-mes-outubro.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Silvana,
      Obrigado, quando somos mais novos temos mais coragem. O medo faz parte de nossa vida. só o que temos a fazer é tentar controlar.
      bjs

      Excluir
  10. Oi, Antônio!

    Confesso que são poucas coisas da temática de Terror que me agrada. Gosto dos filmes de terror que focam na superação dos personagens e não no sangue. Li poucos livros com o tema, porém gostei de todos.

    Abraço!
    http://surpresasnaspaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Joe,
      Também nao gosto de Filmes sangrentos demais... para mim isso nao é terror... é escatologia. Gosto de filmes de terror que acabam mexendo com a gente, de alguma forma, pois mexe sim. Algo que faça pensar.
      por isso gosto de King.
      um abraço,

      Excluir
  11. Opa, me excluo desses seres humanos que gostam de terror... rs... mas gostei da sua postagem porque me ajudou a entender um pouco da cabeça de quem gosta. Eu, particularmente, prefiro ir atrás de adrenalina de outros jeitos, porque qualquer coisa de terror acaba me dando pesadelos... não gosto de sentir medo, outros medos até enfrento, mas o que o terror me causa prefiro evitar.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Ju
      a intenção da postagem foi essa... tentar esclarecer o porque muita gente gosta tanto de terror e até mesmo a necessidade do susto em nossas vidas. Mas convenhamos que o terror está muito intrínseco em nossas vidas.
      bjs

      Excluir
  12. Olá... Antonio, tudo bem??
    Eu curto terror, mas sempre assisti filmes... mas depois que conheci em livros, passei a gostar mais... não sou viciada e não são todos da temática que leio, mas tem alguns que me chamam atenção, então eu vou lá e me arrisco... adorei a sua postagem... eu sempre falo para as pessoas que me perguntam, porque você gosta de terror? Porque eu curto apenas ler e assistis, mas nunca vivê-los.... Xero!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Diana,
      Sim, tudo bem. Eu gosto mais de livros... são mais sutis e assustam mais e normalmente é mais inteligente que um filme. Obrigado pelo carinho.
      bjs

      Excluir
  13. Oi! Tudo bem?

    Cara, boa postagem. Não sou muito chegada ao gênero, mas confesso que de vez em quando é interessante recorrer ao pouquinho de adrenalina que principalmente os filmes do gênero exalam.

    Ainda não tive a oportunidade de ler um livro de terror, acredita? Tenho uma curiosidade enorme. Providenciarei que isso ocorra o mais rápido possível, porque a curiosidade só aumenta por aqui! Será que vou me assustar? Querer fechar o livro? Dúvidas, dúvidas.

    Um beijo,
    Doce Sabor dos Livros docesabordoslivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jeni,
      Obrigado. O terror é necessário. sem medo nao temos travas e tudo se torna perigoso. Se posso indicar um livro para vc, leia Rose Madder, de Stephen King...
      bjs

      Excluir
  14. Filmes de terror? Onde?! Quando?!

    Gosto muito de filmes de terror, lembro-me que nos juntávamos em grupos para assistir, o filme em vez de transmitir medo, só fazia a gente rir... Vá entender....

    Decidindo-se

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Vinicius,
      A gente é assim mesmo, procura o que nao conhece, somente pelo susto. Minha filha de 12 anos adora filmes e livros de terror.. não sei até onde vai esse gosto, mas por enquanto ela gosta e até que nao afeta tanto.
      um abraço,

      Excluir
  15. Olá,
    Já o terror não me fascina, eu corro a cinco léguas dele, sou medrosa demais, se eu vejo uma coisa dessas fico louquinha de medo, rsrs. Mas curti o post.
    Beijos.
    Memórias de Leitura - memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Inês,
      Obrigado, mas viu que tem medo? Só controlar hehehehehe.
      bjs

      Excluir
  16. Oiiiie
    Eu adoooro terror, seja livro ou filme, e tudo em geral, gosto muito das histórias e dos sustos, inclusive se for de psicopatas haha eu adorei o post

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Não sou muito fã de terror haha, quando vejo algum filme é com amigos, e olhe lá. Livros então? Raramente leio, não sou adepta ao tema haha.

    Beijos ♥
    http://intoxicadosporlivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Joice,
      Filmes realmente são para assustar muito, tem muitas gags só para isso. Mas livros são mais interessantes. abordam o tema de forma mais intensa. tente.
      bjs

      Excluir
  18. Ooi,
    Eu sou mais do tipo que até foge de pensar sobre kkk não gosto do gênero porque realmente passo muito medo kkk mas gostei da reflexão.

    https://corujasdebiblioteca.wordpress.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Vitória,
      Foi uma maneira de tentar explicar essa incrível propulsão ao susto hehehehe.
      bjs

      Excluir
  19. Olá Antonio tudo bem?! Oi Fê

    Antonio, lá no blog fizemos um especial apenas com indicações de filmes, livros e séries de terror, nos divertimos muito fazendo e adoramos. Nós adoramos o gênero ♥

    Fê, adorei o novo cantinho, o novo nome tudo! Bjão!

    Bjs Joi
    estantediagonal.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ola Joi,
      Imagino como deve ter sido divertido. no meu blog ano passado fiz isso, indicações de filmes e livros do gênero. somente este ano que nao fiz nada parecido.
      bjs

      Excluir
  20. Oi, Antonio!
    Eu não assisto filmes de terror porque o medo não deixa, mas eu tenho muita vontade de ler ao menos os livros de terror porque é o único gênero que ainda não me aventurei. Espero superar esse medo logo! hahaha

    Beijos,

    Rafa [ blog - Fascinada por Histórias]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rafaelle,
      Indico o livro Rose Madder do mestre Stephen King... tente.
      bjs

      Excluir