Resenha: Tobias por Francine Porfirio

22:31 Fernanda Bizerra 18 Comments


Olá Leitores!

Há tempos vejo a Fran publicar no facebook a respeito do conto Tobias e sempre li vários elogios à obra. A curiosidade apenas aumentou com o passar dos dias e, como grande curiosa que sou, não poderia deixar de ler.

Tobias é um conto curtinho, porém a leitura deixa-nos abismados, pois a autora aborda um tema/sentimentos que muitas vezes tentamos aprisionar, porque sua exposição traz o medo.

A personagem que narra a trama possui um misto de amor e ódio por Tobias. Ele é tudo que ela sempre sonhou, tem os amigos que ela sempre quis e autoestima em grau elevado, enquanto a dela rasteja e afunda no chão com o passar dos dias.

Da personagem não sabemos sequer o nome. O que sabemos é que ela vive através de Tobias. Vive à sua procura e o dia em que não o vê é o mesmo que tirar-lhe o ar que necessita para existir. Ela é uma pessoa obsessiva, não no grau de praticar maldades contra os outros. Apesar disso, maltrata a si mesma.


A escrita da Francine me fez perceber quantas e quantas pessoas existem por aí e que vivem através dos outros!? Quantas pessoas martirizam-se por não ter o que o próximo tem, mas o que fazem para um dia poder alcançar o que sempre sonhou?! Nada, simplesmente nada!

Habituar-se a viver acomodado através dos outros é mais fácil do que lutar por aquilo que se deseja. Sonhar através de quem já se realizou é mais cômodo do que arriscar-se a ser aceito. Entretanto, o que pode fazer alguém com uma autoestima esmigalhada no chão? O que pode fazer alguém que nunca se importou consigo mesmo?  

Em suma, o final do conto é surpreendente! A Francine - como bela Psicóloga que é - leva-nos a um grau de confusão e realidade impressionante!  Recomendo que leiam e reflitam por si mesmos.

Links sobre o conto: Skoob e Amazon.
Blog da autora: MyQueen Side - Blog Literário



Siga o blog nas redes sociais:


Beijos Fê :*

18 comentários:

  1. Oi oi!
    Ainda não conhecia o conto e de cara a capa me deixou bem curiosa. Gostei muito do seu ponto de vista e fiquei bem curiosa, principalmente porque a Francine é psicóloga, colocando um ponto de vista diferente na escrita.
    Com certeza vou ler, parece ser incrível, obrigada pela dica!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. vi algumas pessoas falando sobre esse conto mas não me animei pra ler... A premissa dele não me atraiu, muito menos pra ler em e-book, que não tenho um pingo de paciência pra ler livros no pc... nem dos meus autores preferidos, que dirá de autores que não conheço...

    ResponderExcluir
  3. Oi Fê, tudo bem?

    Como tu já sabe, eu tive que ler e revisar essa resenha, então já tô sabendo mais ou menos do que ele se trata e posso afirmar que eu passaria longe deste e-book. Primeiro por ele ser um e-book e só Deus e meus olhos sabemos o quanto é difícil acompanhar qualquer coisa por aqui. Segundo, a trama não me chamou nem um pouco a atenção. Mas quem sabe alguma de minhas colunistas não gosta, não é verdade?

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Oi, Fer!
    Fiquei muito feliz com a sua percepção sobre o conto. Concordo com você que, infelizmente, há quem seja incapaz de amar a si próprio. A sociedade por vezes nos leva à distorcida compreensão de que valemos o que temos ou o quanto nossa presença é notada. Enfim, Tobias é sobre quão intensamente podemos nos perder. Obrigada pelo carinho em ler meu conto e tecer de modo sincero a sua opinião. <3

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Oii, tudo bem?
    Eu tenho visto muitas pessoas falando muito bem desse conto e eu estou super curiosa para poder conferir, com certeza vai ser uma das minhas próximas aquisições.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá... Fê... eu já li o conto só não fiz a resenha ainda rs... eu concordo com tudo isso que você disse... esse fato da pessoa não se gostar e viver em função do outro é bem complicado... fiquei perplexa... por mais que eu saiba que isso existe na vida real, ainda foi chocante ler... Xero!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Adoro contos e obras que nos fazem refletir e com certeza esse conto não vai me decepcionar!

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá Fernanda,
    Confesso para você que não tenho o costume de ler contos, um preconceito bobo meu.
    Mas gostei muito da sua resenha e do tema abordado em questão. Vou procurá-lo.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  9. Olá, tudo bem?

    Raramente leio contos apesar de curti-los.
    Já tinha lido uma outra resenha sobre "Tobias" e já estava curiosa sobre o final, lendo a sua resenha a curiosidade só fez aumentar. Preciso ler. XD

    Beijo!
    Livros & Tal.
    [http://livrosetalgroup.blogspot.com.br]

    ResponderExcluir
  10. OI
    Eu amo contos e fiquei bastante curiosa pra ler esse,por causa do projeto Brasil em prosa li vários contos esse anos e espero ler esse também.
    Bjss

    ResponderExcluir
  11. Olá Fernanda,
    Parabéns pelo blog e pela resenha.
    Já conhecia o conto e não canso de recomendar sua leitura. A escrita da Fran é um mergulho profundo nos desejos insaciáveis do id, onde a sociedade e a cultura censuram e ditam as pulsões de cada indivíduo. O vasto oceano chamado CONVIVER, onde ninguém sabe exatamente o que quer porque ninguém está consciente nem mesmo de quem é.
    Ansioso pelos novos contos, Fran! Boas escritas e que seu penejar seja constante. M.R.Terci

    ResponderExcluir
  12. Oi, Fefê... Já ouvi falar da Francine, não me recordo onde, mas sempre bem.
    Quero ler esse conto, amante desse gênero que sou. Adoro quando um autor vasculhas as profundezas da mente humana. Ela é psicóloga, isso com certeza agrega.

    Beijos

    Meu Meio Devaneio

    ResponderExcluir
  13. Oi Fer,
    UAU que capa incrível a desse livro, a história parece ser muito boa também
    Bjs

    ResponderExcluir
  14. Oiee ^^
    Também adorei o conto da Francine ♥ fiquei bastante surpresa com a história, e confesso que precisei reler o final duas vezes para entender o que havia acontecido...haha' me impressionou bastante. A história de "Tobias" daria um livro incrível ♥
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oii Fer, tudo bem? É tão legal quando vermos blogueiros escrevendo livros/contos não é!? Parece ser um conto bastante interessante, e mesmo com poucas páginas, bem profundo... e realmente reflexivo, nos fazendo imaginar como existe tanta gente que vive pelos outros, que desiste das suas coisas pelos outros e muitas vezes essa obsessão só faz mal. Com certeza vou querer conferir, principalmente por esse final surpreendente.

    Beijinhos,

    Rafaella Lima // Vamos Falar de Livros?

    ResponderExcluir
  16. Oi Fer,

    Também li vários comentários positivos sobre Tobias da Fran e quero muito ler. Achei interessante a autora querida abordar temas comuns, mas densos em um conto, fiquei curiosa para conhecer a história e descobrir o desfecho.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  17. Parece um conto bem interessante, vou tentar arranjar tempo para lê-lo!
    Beijinhos, Vic
    (https://corujasdebiblioteca.wordpress.com/)

    ResponderExcluir