Resenha: Mentiras que Confortam por Randy Susan – Ed. Novo Conceito

20:52 Fernanda Bizerra 12 Comments


Olá leitores!

Mentiras que Confortam cita um tema dolorido para alguns, ou para todos, que é a traição. Entretanto, não é somente isso que a autora abordou na narrativa, afinal, as mentiras transformam-se em bola de neve, sufocando e destruindo uma família.

Tia, a quem considero personagem principal da trama, se envolveu com Nathan, casado e com uma família perfeita aos seus olhos. E claro, uma esposa machucada e disposta a algumas loucuras para manter, ou, até mesmo terminar com esse casamento. E dois filhos no meio disso tudo.

Juliette precisou colocar na balança o quanto seria doloroso conviver com a traição do marido, a quem ela sempre venerou, ainda com um pequeno ‘desconforto’ da existência da filha de Nathan, que não era dela. Como suportar tudo isso e ainda saber que o marido nem sempre foi ou será perfeito?! É preciso escolher, não somente por si mesma, mas também pelos filhos.

Tia sempre foi meio sozinha e carente. A falta de um pai pode tê-la levado ao caminho errado, entretanto, fez uma escolha, sendo ela certa ou errada, deu sua filha para a adoção. Ela mesma tirou-lhe as pernas e poderá passar a vida toda se arrastando. Contudo, tem a oportunidade de fazer novas escolhas e poderá assim conviver com sua filha, Savannah, uma garotinha muito especial.

Caroline nunca teve tempo para ser mãe e tem um marido que sempre insistiu em construir uma família. A adoção de Savannah deixou Caroline perdida em meio ao emprego e a nova filha. Sinceramente pensei que o final dela seria doloroso, entretanto, o amor falou mais alto do que a necessidade de fuga. No final, acabei gostando muito desta personagem que, mesmo em meio aos seus medos, tentou superar todos para manter sua família.

O livro não nos apresenta muitas reviravoltas e não aguarde muitas surpresas, pois o que encontramos aqui são apenas seres humanos lutando contra uma maré de sentimentos, uma confusão que cabe apenas a eles decidirem qual caminho escolher, e claro uma história que pode está narrando uma parte de sua vida, assim como pode ter narrado uma parte da minha.

A história nos faz refletir sobre o quanto somos capazes de mentir para nós mesmos, mentir sobre nossos verdadeiros sentimentos e vivermos em meio ao lamaçal de mentiras que nos confortam até certo ponto. Mas quando essas mentiras nos lotam e explodem, podemos perder tudo aquilo que tentamos proteger a base de uma farsa e nunca mais seremos capazes de restaurar, pois escolhemos os caminhos tortuosos das mentiras, ao invés das dores e a luz da verdade.

Randy Susan alternou a narrativa entre algumas das personagens e assim, nós leitores ficamos mais próximos de cada um deles, conhecendo seus verdadeiros sentimentos e não apenas as impressões que os outros nos descrevem. Mesmo com essa proximidade que a autora tentou estabelecer entre nós – leitores – e as personagens, a escrita dela não me passou a emoção necessária. Não conseguir sentir frio na barriga, nem mesmo a pressão, o medo, ou até mesmo a tristeza por perder e a alegria por ganhar uma batalha.

Até que ponto somos capazes de viver mentindo para nos mesmo?! Leia Mentiras que Confortam e descubra até onde as personagens foram capazes de manterem-se sufocados nas mentiras.

Sei que a trama é bastante emotiva, mas a forma como foi escrita não me conquistou como queria, e tanto esperei. Resta-me apenas parabenizar a Editora pela bela edição de Mentiras que Confortam e espero que ao ler outra obra da autora, a mesma consiga me passar os sentimentos de suas personagens a ponto de fazer-me odiar e amar ao mesmo tempo!

Siga o blog nas redes sociais:

Beijos Fê :*

12 comentários:

  1. Oi Fê, estou com este livro aqui para ser lido e sei que ele dividiu opiniões. Pelo visto, a autora partiu de uma boa premissa, mas não foi muito feliz em desenvolvê-la. Agradeço a sinceridade, assim, evito ir com muita sede ao pote.. kkk Beijos, Mi

    Blog Recanto da Mi

    ResponderExcluir
  2. Oi Fernanda, quando li o tema do livro logo fiquei intrigada, minha mãe passou por isso e não é legal, digamos que abomino qualquer pessoa que se presta nesse papel o traidor ou a amante, por isso quero ler o livro e saber o que levou tal atitude.
    Bjkas

    ResponderExcluir
  3. Olá.
    Passei por algo parecido na minha vida. São feridas que muitas vezes não podem ser curadas.
    Gostei da trama da história apesar de ter ficado um pouco confusa com alguns personagens.
    Gosto de livros que nos passem emoção e, como você, não sentiu emoção ao ler, não acho que seria uma leitura que começaria.

    Beijos, Lara.
    http://www.imperio-imaginario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Ola´´a
    Adorei sua resenha, e com certeza parece ser uma leitura muito interessante, me deixou bem curiosa e espero poder ler para tirar minhas conclusões em breve, a edição está muito bonita

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ola Fe confesso que lendo as resenhas esperava mais do livro, pois a premissa havia me chamado muito atenção, e traição é um tema que envolve muitas questões e chega a ser polêmico, a rede de mentiras que começa com um pequena mentira vira uma bola de neve e a pessoa perde o controle de sua vida e ações. Mesmo ainda ainda vou ler o livro. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  6. Olá,
    já tinha visto resenhas desse livro em outros blogs e como disse neles, a premissa não me chamou muito a atenção. Não curto muito romance, então fica meio difícil ler. Contudo, achei legal a ideia de mostrar as várias formas de mentiras e como isso vai crescendo. Bjus!!!
    http://www.lendoaestante.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Fe, eu queria tanto ler esse livro, mas ele vem dividindo as opiniões e isso me deixa com medo da leitura. A premissa é incrível, pena que a autora não conseguiu desenvolver como deveria. Não vou descartá-la, mas vi ficar mais para frente.

    Beijos, Andressa
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  8. Oie, tudo bom?
    Eu tinha me interessado por esse livro quando foi lançado e minha resenhista solicitou para ler. Parece ser um drama interessante, mas fala de traição e isso me assusta um pouco porque não gosto desse assunto nos livros. É um livro que divide opiniões.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oi Fê, tudo bem?

    Pena que a trama não te conquistou. Achei a premissa interessante, não tem nada que eu odeio mais que mentiras! Mas a capa é feia. Não sei se eu leria por agora, mas espero ter mais sorte que vc =)

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  10. Não consegui me sentir próxima de nenhum personagem, concordo que faltou emoção na escrita da autora e isso acabou me fazendo não curtir muito o livro, embora tenha achado muito legal ver como ela ligou tão bem as histórias. Infelizmente o livro foi meio que uma decepção para mim, não atendeu as minhas expectativas de forma alguma.

    Beijo.

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  11. Não me interessei muito pelo livro, na verdade no começo até tinha vontade, agora acho que mesmo se pegasse para ler seria uma leitura qualquer, sem sentir nada, sem nada a acrescentar.
    http://marifriend.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Fê!
    Eu achei que o livro seria com mais reviravoltas, ainda bem que não me aventurei a ler, pq o que mais me chama atenção no livro com certeza são as reviravoltas e as surpresas.
    Que pena que não te encantou!
    Bjos!
    Aline Praça
    www.leituravipblog.com

    ResponderExcluir