Resenha: Cidade Banida por Ricardo Ragazzo – Planeta Editora

10:27 Fernanda Bizerra 19 Comments



Olá Leitores! Lá vamos nós outra vez, pois o que seria de nós sem falar dos livros né!?

Cidade Banida chegou por aqui de surpresa, porém, gostei muito já que estava com vontade de ler a obra, afinal já li A Garota das Cicatrizes de Fogo do Ricardo e gostei da escrita, especialmente das loucuras que encontrei em ambos os livros.

O Ragazzo tem uma forma única de escrever, todavia, acredito que seja pela sexualidade, porque tenho lido muitos livros escritos por autoras e quando pego algo que foi desenvolvido por um homem acabo sentindo essa diferença, sendo que os homens podem ser mais agressivos que algumas mulheres. Sei que é maluquice – risos!

Vamos ao que interessa:

No futuro, 99% da população serão dizimadas, e o 1% que restou viverá atrás dos grandes e impotentes muros de Prima Capitale, regida pelas mãos de ferro do Supremo Decano. Esse futuro que a guerra trouxe, não deixou para trás as mazelas e crueldades do ser humano, ele apenas aumentou em um grau extraordinário.  

O governo é tão rígido que chega a vetar crianças ao nascer e para isso necessita dos poderes dos cógnitos, estes são detentores de poderes admiráveis, entre eles, o de prever o futuro. Eles são os responsáveis por prever o futuro dos novos cidadãos e se estes vierem a tumultuar Prima Capitale e colocar em risco o governo do Supremo Decano, seus destinos é a morte ou algo ainda pior. O que pode ser pior que a morte?! Vocês vão descobrir.  

O veto dos bebês nos causa um sentimento inexplicável, a vontade de entrar no livro e arrancar a cabeça dos responsáveis nos surpreende e até nos impressiona com o quanto podemos ser violentos – risos! E esses sentimentos apenas comprovam o quanto o ser humano pode ser levado a atos desumanos.

A trama nos apresenta Seppi Devone, uma garota que ao nascer foi vetada e sua mãe fez de tudo para salvá-la de um destino cruel e inimaginável pelos leitores e por muitas personagens. Appia abriu mão do conforto, em consequência da rigidez de Prima Capitale, por um lugar isolado no meio da mata, onde poderia criar sua filha como um garoto e também longe da perigosa Cidade Banida, onde o futuro dos renegados é pior que qualquer outro destino. 

Porém, Seppi completa seus 15 anos e um destino assustador bate a sua porta. Para uma garota que viveu boa parte da vida escondendo-se e vivendo como garoto, ansiando por aventuras maiores do que voar com sua leoa, agora terá que enfrentar o medo, a dor da perda e o peso de saber que é uma escolhida. O peso da ciência de que o futuro de uma humanidade sem esperança está em seus ombros, e que ela é a única esperança deste povo desolado, lhe causará frios monstruosos na espinha.


O epílogo do livro foi o que mais me deixou de boca aberta, certas coisas, como o carinha de bigodes bicolores, até que não foi uma supressa, mas o Ragazzo tinha que nos destroçar com um final maluco assim como todos os personagens de seu livro.

Essa distopia me deixou meio boboca ao final, pois descobrir tamanha traição é de arrepiar todos os pelos de nosso corpo. Sinceramente, sinto pena desta personagem que precisa enfrentar tantos altos e baixos para ter uma vida longa, e muitas vezes, pensamos que ela não passará da próxima cena.

Em suma, o Ragazzo escreveu uma trama completamente nova para mim, pois para você pode ser igual a outro livro que leu por aí. Bom, resta-me recomendar a leitura da obra e ainda, parabenizar a editora pela bela edição. E claro, esperar pela continuação!

Onde comprar: 
Submarino  // Livraria Cultura // Amazon  // Planeta Livros


Siga o blog nas redes sociais:


Beijos Fê :*

19 comentários:

  1. Que imaginação fértil!
    O livro me atraiu muito!
    Sigo o auto no insta, mas nunca me interessei de procurar a resenha de seus livros!
    Mas depois dessa, acho que irei procurar na bienal!

    Beijos,
    Karine - Lendo no Inverno

    ResponderExcluir
  2. Fê-linda, preciso ler esse livro! Conheço a escrita do autor, mas me parece que ele se superou. Uau! Que história f***! Ainda bem que já tinha marcado livro entre os meus desejados. A sua é a primeira resenha a respeito que leio, sei que não me arrependerei.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Eu não compreendi bem a parte da sexualidade, mas curti a divagação... O livro, é a primeira vez que vejo, a capa lembra seriados de TV. No geral, gostei do enredo. Nunca li nada do autor, acredito que eu vá gostas, pois adorei os elementos mencionados na resenha...

    ResponderExcluir
  4. Oiee ^^
    Já li dois livros do Ricardo, e assim como você, gosto bastante da escrita dele, mas não sabia sobre esse livro *-* ver que é uma distopia e que te deixou de boca aberta me fez ficar curiosa para conhecer, parece ser uma história incrível, mas saber que tem uma continuação me deixou com um pé atrás *-* não sei se aguento ler mais uma série...haha'
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  5. Oi oi!
    Adoro distopias e fiquei bem curiosa com essa, principalmente por ser nacional.
    Gostei da sua resenha e já quero ler. A capa ficou incrível!
    Já tô aqui viajando pensando no que pode acontecer com a protagonista hahahahaha
    Espero ler em breve e matar essa curiosidade!
    Obrigada pela dica, beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oiii
    Menina eu nao conhecia esse livro e fiquei meio chocada com a sua resenha. Não curto muito essas distopias, mas cara... estou mega curiosa.
    Anotei a dica aqui e vou procurar mais sobre ele.
    A capa é muito linda e a sua resenha está demais.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Não conhecia o autor e a obra mas quero hahahaha. Sou fã de livros de fantasia/ficção e essa obra promete que eu fique sem fazer nada além de ler por um tempo.

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Já conheço o autor e adoro sua escrita!
    Ainda não tive oportunidade de ler Cidade Banida, mas legal saber que é tão bom!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  9. Ola Lindona leio muitos elogios a escrita do autor, o conheci na semana nacional, eu amo distopias e essa traição menina me deixou mega curiosa para ler. Dica mais que anotada preciso correr para ler. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  10. Oii Fê

    Amo distopias e parece que nunca me canso do gênero, por mais que os livros pareçam iguais, um é sempre diferente do outro em alguma coisa. O livro parece super interessante e fiquei curiosa para sentir as emoções que a leitura despertou em ti e descobrir mais sobre essa tal traição

    Beijokas

    naprateleiradealice.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  11. realmente, certos sentimentos de indignação nos deixam pior que os algozes que odiamos tanto rsrsrs
    sei bem como é isso...
    tinha ouvido falar no livro, e até que a premissa dele me atraiu num primeiro momento, mas por hora não estou com clima para fazer a leitura dele...

    ResponderExcluir
  12. Oie!!!!
    Bom achei a premissa do livro bem interessante. E sua animação a respeito do autor só me deixou mais curiosa, lerei o livro assim que tiver uma oportunidade.
    bjs

    ResponderExcluir
  13. Oii, tudo bem?
    O livro esta na minha lista de desejados desde que a editora o lançou. Eu ja tinha adorado a premissa, mas depois de ler a sua resenha eu estou apaixonada. O livro com certeza esta na minha lista desejados.


    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Oi! Nunca tinha ouvido falar no livro ainda, acredita? Mas achei interessantíssima a sua resenha e com certeza fiquei curiosa para ler.

    Beijos
    albumdeleitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  15. Uau!! não conhecia o autor mas já adorei o livro quero ler pra já!! O.O
    Sem contar que esse é o meu estilo de leitura hehehe

    bjuus!

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bom?
    Não conhecia o trabalho do autor, mas a premissa chamou minha atenção, gostei bastante da premissa e da resenha.
    Bjss

    ResponderExcluir
  17. Olá Fer!
    Eu não li nenhum livro ainda do Ricardo, mas todos falam tão bem da história dele que fiquei muito interessada em ler.
    Amei a sua resenha, me deixou mais curiosa ainda para conhecer esse mundo que o escritor criou.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  18. Olá !!! Acho que não li nenhuma distopia nacional e fiquei muito interessada por essa,a maneira como você a descreve me conquistou e a capa é tão linda que o livro realmente não pode ser ruim,sim,eu me atraio pelas capas e geralmente meu sexto sentido está certo. Vou dar uma chance ao livro do Ricardo e espero ser confrontada e impactada com essa dura realidade da Cidade Banida .


    bjssss

    Apaixonadas por Livros

    ResponderExcluir
  19. Oii,
    Realmente, quando leio um livro escrito por homens também sinto essa diferença kk recentemente li uma distopia nacional MUITO boa e por isso fiquei realmente interessada na obra.
    Vivi
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir