Resenha: O Plano é o Amor por Neiva Meriele – Giz Editorial

14:38 Fernanda Bizerra 16 Comments



Olá leitores!

O Plano é o Amor é a primeira obra que leio da autora Neiva e confesso que fiquei extasiada ao concluir a leitura. Muitos podem achar que o livro é pouca coisa, mas para mim que detenho da mesma fé introduzida nas linhas do livro foi algo maravilhoso.

Nessa trama, conhecemos Ricardo e Giovana, ambos jovens e cheios de sonhos. Ao se casarem vão viver na casa da tia de Ricardo e também sua mãe por criação, mas a paz e felicidade que eles esperavam viver no tão sonhado casamento sumiu. Não por falta de amor, e sim por excesso de inveja e rancor.

Giovana ama seu marido acima de tudo, assim como ele a ama. Um amor bonito, mas reprimido pelo ódio de uma mulher rancorosa, cheia de tristezas e demônios. Neli sofreu muito ao longo de sua vida e quando contemplou a felicidade do filho não suportou, fez de tudo para destruir a beleza do amor, pois em si havia apenas trevas.

As personagens precisam enfrentar o bem e o mal que habita em cada ser humano. Neli sempre fez o possível para viver na escuridão, quando Ricardo casou-se e trouxe Giovana para morar na mesma casa, as coisas apenas pioraram e a missão de restaurar o lar estava nas mãos da pessoa indesejada por Neli, a sobrinha-nora.

O livro está repleto de intrigas, ódio e separação, mas também existe amor e perdão. Sei que muitos não apreciam este estilo literário que retrata a presença de Deus e suas obras, mas deixo claro que a narrativa do livro não lhe obriga a crer na existência de Deus, a autora apenas usou de sua fé para construir e da vida as personagens.

Para mim, foi uma leitura incrível, ao finalizá-la comecei a refletir como muitas vezes, deixamos o ódio e o rancor fazer parte de nossas vidas, assim perdemos toda a felicidade que poderíamos desfrutar. Sei que todo ser humano é orgulhoso, no entanto, o orgulho apenas nos enfraquece, nos tira o melhor da vida, pois se Neli houvesse amando Giovana desde o início, ela teria sido muito mais feliz e teria evitado grandes decepções e estresses desnecessários.

No final das contas, a única pessoa que ficou ao lado de Neli, quando ela mais necessitou foi quem ela sempre odiou, Giovana. E ao ver o carinho desinteressado da garota, Neli conseguiu perceber o quanto foi injusta e monstruosa com a pessoa a quem deveria dedicar amor.

Quanto ao Ricardo, amei-o sempre, no entanto, foi um frouxo na maior parte do livro e, queria que ele tivesse mais atitude perante as ações da tia, mas no final ele apenas aceitou a história dela como verdade absoluta e resolveu fugir. Certos personagens nos tiram do sério viu! E para saber mais vocês precisaram ler!

Siga o blog nas redes sociais:

Beijos Fê :*

16 comentários:

  1. Fê, sua resenha me levou às lágrimas.
    Assim como você, também tenho consciência de que é um gênero para poucos. No entanto, quando o leitor entende a mensagem nas entrelinhas e dá uma pausa na correria do dia-a-dia a fim de refletir, pra mim é o maior prêmio de todos, é algo que realmente não tem preço.
    O fato de saber que você gostou da história me deixa nas nuvens, ainda mais depois de uma resenha tão linda <3

    P.S: O Rick foi inspirado em alguém que conheço. Muitas vezes tive vontade de sacudi-lo na intenção de que reagisse kkk

    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Oii Fernanda, tudo bom?

    Que resenha linda vc fez e obrigada por isso! Num mundo onde os valores são meio alterados e o que explode em sucesso são demônios, anjos caídos, vampiros e 50 tons de alguma cor, ver um livro com valores opostos enche a alma da gente de alegria. Eu quero ler sobre coisas boas, eu quero mensagens de edificação, de esperança, de fé. Eu quero ver que meus personagens escolheram o bem. E saber que ainda temos à nossa disposição histórias assim, me deixam alegre e esperançosa. Tomare que a autora faça muito sucesso e que outros livros como esse possam ser escritos.

    Beijos Alice

    http://naprateleiradealice.blogspot.com.ar

    ResponderExcluir
  3. Gente, Fer. Sempre vi os livros da Neiva por aí, tenho até um em meu computador e outro em meu tablet, depois de sua resenha é bem difícil não querer ler esse livro. Dica anotadissima!
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  4. Já li várias resenhas, e todas me deixaram louca para conferir a trama. Adoro esse tipo de história com intrigas e tal, vou querer ler em breve!
    beijos
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  5. bom que o livro te cativou... Vi muitos comentários positivos sobre o livro mas eu não me interessei. Talvez pq não seja meu gênero de leitura preferido... =T

    ResponderExcluir
  6. Fer-linda,
    Quero muito ler esse livro. Eu fico feliz em saber que você gostou dele também… E por "também" não me refiro a mim, pois ainda não tive a alegria de lê-lo, mas aos outros blogueiros que se apaixonaram pela narrativa da Neiva. Adorei as suas impressões sobre a história. Para mim, foram suficientes para cobiçar essa leitura (rs).

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Já li outras resenhas sobre o livro, mas nenhuma despertou tanto o meu interesse quanto essa. Adoro obras que nos fazem pensar sobre as nossas ações e nossa vida.

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Oi,
    Já li algumas resenhas sobre esse livro e fico cada dia com mais vontade de lê-lo.
    Vivi
    Corujas de Biblioteca

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Ainda que sua resenha seja positiva, e que parece que o livro nos leve a refletir, confesso ainda não fiquei convencida a lê-lo, acho que é por estar em uma "vibe" literária diferente no momento. Quem sabe futuramente... Parabéns pela resenha!

    Beijo!
    Ana.

    ResponderExcluir
  10. Oi Fernanda!
    Já conhecia o livro e só vejo comentários positivos sobre ele, então tenho muita curiosidade sobre a história. Sinto que vou me irritar um pouco com o Ricardo, por não enfrentar a Neli...
    Bjs
    sobrelivrosesonhos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá!

    Foi legal descobrir pela sua resenha que o livro te surpreendeu, é ótimo quando um livro que a gente não dá muito valor nos fisga para dentro da história!

    Abraços, Heitor Botti
    shakedepalavras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Oii, tudo bem?
    Eu li O Plano é o amor faz pouco tempo e adorei a historia! Foi muito bonito ver a força da Giovana nos momentos de provação e assim como você também achei o Ricardo um pouco mole kk

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Oi, Fernanda! Tudo bem?

    Resenha excelente! Não conhecia o livro, mas adorei a premissa. Adorei suas impressões! Anotado na minha lista!

    Beijos

    @rhadiapraia
    http://amoremprosaecia.blogspot.com.br/
    https://www.facebook.com/amoremprosaecia

    ResponderExcluir
  14. Oie!!!

    ainda não conhecia o livro, mas fiquei extremamente curiosa, li alguns desses livros com uma pegada mais religiosa e amei. acho que eles tem muito a nos ensinar.
    bjs

    ResponderExcluir
  15. Oieee, tudo bem? Eu adoro livros assim, não leio muito mas as vezes a gente se depara com livros assim e eu adoro, você já ouvir falar da Lycia Barros? Ela também possui livros assim e eu adoro eles, além da escrita que é maravilhosa rsrs, adorei a dica, o livro parece ser ótimo, amei a capa também, muito linda rs, Abraços.

    ResponderExcluir
  16. Oi, tudo bem?
    Como não sou fã de romances cristãos eu não me interesso pelo livro, mesmo com resenhas super positivas...
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir